12/07/2021
Olá!
Vamos parar para pensarmos, hoje, sobre a importância do diálogo nos relacionamentos!
O diálogo é a base para que todo o tipo de relacionamento seja fluido, leve, harmonioso. Ele é indispensável para a duração e fortalecimento dos relacionamentos.
Sem diálogo não existe relação (mesmo o surdo-mudo se comunicam pelas mãos). É muito importante percebermos que o diálogo é uma troca, onde falamos, mas também ouvimos.
Os sentimentos precisam ser falados, as ideias precisam ser faladas. Não é sadio quando não falemos o que pensamos numa conversa com outra pessoa. Quando guardamos e não falamos o que sentimos isso vai doendo por dentro. Imagine que cada sentimento que guardamos, cada palavra que não expressamos, vai incomodando por dentro e é como se um pontinho pesado f**asse no coração, como uma tatuagem. E esses pontinhos vão aumentando em número, cada vez que guardamos algum sentimento que dói, até chegar a um ponto que nosso coração está inteiro de pontos pesados! Nossas opiniões, nossos sentimentos, precisam ser falados. Mas, precisamos ver o momento certo para falarmos.
A falta de diálogo acontece muito em casais com muitos anos de casados, como se não tivessem mais nada para falar um para o outro, mas isso não é verdade, nós mudamos sempre, aprendemos algo sempre, nos alegramos, nos entristecemos, nos preocupamos, f**amos felizes e tudo isso pode ser compartilhado com o parceiro. É preciso cuidar para que esse relacionamento não seque e para que isso não aconteça é bom ter um dia na semana reservado para que o casal.
Todos nós devemos ter um lugar para conversarem sem televisão, sem celular, pode ser na varanda, no quintal, onde estarão para conversarem.
Quando estamos começando uma discussão, por ex., querermos argumentar, e se os ânimos já estão exaltados, ninguém vai ouvir ninguém! Existem momentos que o melhor é parar de falar (ou de gritar), sair do ambiente, ir fazer um café, tomar uma água ou simplesmente ir no quintal olhar os pássaros, e depois que estiver mais calmo voltar e continuar a conversa, assim metade das palavras que iriam ser faladas e muitas vezes trazer arrependimento, não acontecerá! Sei que não é fácil pararmos na hora que está pegando fogo, mas, quando nos acalmamos conseguimos raciocinar melhor. Mas é preciso que se continue a conversa para colocarem para fora os sentimentos guardados.
Também precisamos ver se nós achamos que só o que falamos é o certo, porque quando em um relacionamento onde nós ou o outro acha que só o que diz é o certo, (pode ser um pai, uma mãe, um marido uma esposa, um amigo, etc.) frequentemente o diálogo f**a prejudicado, pois a outra pessoa ou se fecha e não argumenta mais pois sabe que não é ouvida e desiste de argumentar ou então a outra pessoa discute o tempo todo, não há diálogo, só há gritaria, xingamento, grosserias onde ninguém ouve ninguém! Em ambos os casos se forma um abismo entre essas pessoas. (sua vida é assim?)
Não é normal um lar em que a discussão seja a única maneira de diálogo! Isso não é saudável para ninguém.
Quando conseguimos dialogar, falar e ouvir realmente o outro, sem julgar e sem considerar só a nossa ideia como certa dando oportunidade de tentar entender o argumento do outro o sentimento do outro, podemos conhecer mais o outro e quando eu consigo falar sobre meus sentimentos me conheço mais também.
Prá nós mulheres é mais fácil falar de sentimentos, mas para os homens, de uma maneira geral, é muito mais difícil; começa nessa cultura machista que vem de nossos pais, avós, bisavós... onde está muito incutido o conceito de que “homem não chora, não mostra seus sentimentos!” e isso desde pequeno! E com isso os homens têm dificuldades de falar sobre seus sentimentos com alguém. Nisso resulta que 76% dos suicídios são praticados por homens.
O mais importante para que haja um diálogo sadio e necessário é saber ouvir. Todo mundo tem noção do certo e do errado, até uma criança já tem essa noção. Todo mundo tem uma ideia sobre tudo. As crianças, os adolescentes também têm suas ideias seus conceitos que precisam ser ouvidos!
Tem uma história real onde a única lembrança que uma certa pessoa tem da mãe era ele querendo conversar, contar coisas para ela e ela nunca ouvindo. As vezes balançava a cabeça como se estivesse ouvindo, mas ele via que não estava. Seu pai trabalhava e chegava tarde todos os dias e no domingo f**ava na garagem mexendo em suas coisas. Nunca conversavam! Resultado: ele ficou um adulto que não consegue expressar seus sentimentos com ninguém, nem com amigos nem com os filhos e nem com a esposa, e sempre foi assim. E isso o incomoda bastante!
Manter um diálogo sadio é um comportamento aprendido. Filhos que vêm os pais conversando sempre, aprenderão a conversarem também.
O mais importante a fazermos é tentar entender o que o outro está falando. É muito comum falarmos algo com uma intenção e o outro entender de outra maneira! Por isso é muito importante vermos se a pessoa entendeu realmente o que queremos passar. Com as mídias sociais cada vez mais usadas, as pessoas se sentem protegidas por estarem atrás de um telefone ou computador e acabam falando coisas que pessoalmente não falariam. As pessoas estão se falando menos e se escrevendo mais e nisso acontecem muitas distorções de entendimento nas comunicações.
Para um relacionamento sadio é preciso que haja um diálogo onde a pessoa consiga ouvir as ideias do outro, mesmo que não ache certo, mas aceite que é a ideia do outro! Não precisamos querer mudar o pensamento do outro. É preciso paciência para ouvir e falar. Quando você consegue ouvir o outro você ensina o outro a ouvir também!
Quando conseguimos ouvir o outro com consideração pelo que ele fala, é muito comum acontecer de falarmos: “Nossa, não tinha pensado nisso! “
Todos nós somos diferentes um do outro. Cada um teve sua experiência e seu aprendizado único! Sempre queremos ser respeitados em nossas ideias, então, precisamos respeitar as ideias dos outros. Respeitar não é achar certo, mas aceitar que o outro pensa diferente.
Reveja sua postura nas conversas. Perceba se você fala mais do que ouve. Perceba se você conversa sobre seus sentimentos, se você ouve os sentimentos dos outros. E tenha a certeza: O diálogo é o que mantem os relacionamentos e faz com que sejam sadios!
Sônia Regina