Jornal Nossa Jambeiro

Jornal Nossa Jambeiro Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Jornal Nossa Jambeiro, Jornal, Jambeiro.

O Jornal Nossa Jambeiro é um jornal escrito por jambeirenses que querem compartilhar com os munícipes seus pensamentos e ideias, conectando todos os moradores da cidade de Jambeiro.

24/07/2021

Resenha do Livro “A Revolução dos Bichos” de George Orwell   A Revolução dos Bichos, de George Orwell, vem a ser uma fáb...
21/07/2021

Resenha do Livro “A Revolução dos Bichos” de George Orwell

A Revolução dos Bichos, de George Orwell, vem a ser uma fábula repleta de metáforas que remetem ao período histórico em que a obra foi escrita. Além de trazer à tona o autoritarismo e a corrupção que existe entre as relações humanas, sejam elas políticas ou sociais, os personagens também demonstram características de personagens históricos. Como, por exemplo, o Porco Major que apresenta semelhanças idealistas com Karl Max, ou então o Porco Napoleão que se assemelha com Stalin, a quem Orwell critica de maneira ferrenha, pois ele era declaradamente socialista democrático, absolutamente contra a Revolução Russa e sua administração corrupta. Dessa forma, a obra de George Orwell é considerada o que podemos chamar de “fábula satírica”, onde a realidade é retratada com uma pitada de bom humor, sem de forma alguma, esconder as lições e preceitos morais que pretende incutir no leitor.
O imenso sentimento de ambição e a busca pelo poder, pela vantagem a qualquer custo, levam os porcos, principalmente Napoleão, a esquecer dos princípios e motivos que os levaram até a Revolução. Os porcos passam a tomar o lugar dos humanos, e a explorar os outros animais tanto quanto Sr. Jones explorava. O “Animalismo”, que passa a denominar o sistema e as regras que o regem, se transforma à medida que os interesses dos porcos vão mudando; mais uma vez remetendo ao Socialismo, duramente criticado por Orwell em toda sua vida.
Com isso, até os sete mandamentos, a principio criados para nortear a Revolução e ditar regras de convivência, vão sendo mudados, conforme os porcos vão se tornando mais e mais detentores do poder. E, mais uma vez, metaforizando o povo que possui “memória curta”, os animais não se lembram das regras, não se lembram como era antes da Revolução, e muito menos conseguem comparar se a vida na granja está pior ou melhor, nem mesmo se lembram se o que foi prometido, foi cumprido. Voltam apenas a obedecer.

Gostou desse Livro? Ele está disponível na Biblioteca Municipal de Jambeiro para empréstimo, esperando por você!

Bárbara

O que Maria não sabia sobre suas dores?Maria sempre se queixava de dores no joelho, onde já tinha tido algumas lesões, o...
15/07/2021

O que Maria não sabia sobre suas dores?

Maria sempre se queixava de dores no joelho, onde já tinha tido algumas lesões, ou na coluna, quando não era isso era aquela dorzinha chata no ombro ou a cabeça que pesava durante o dia. Exames de rotina, remédio e mais remédios...
Mas e as dores? Bom, elas continuavam lá, pois o que Maria não sabia sobre suas dores é que elas são multifatoriais, ou seja, envolve vários fatores biológicos, cognitivos e emocionais. Noites mal dormidas, lembrar de tomar água apenas quando sentia sede, rotina diária com pouca ou nenhuma movimentação, sempre na mesma posição durante o dia todo, má distribuição anatômica ou má postura, o que acabava sobrecarregando uma parte ou outra do corpo, por exemplo coluna curvada grande parte do tempo, e por aí vai...
Os índices de obesidade aumentaram durante a pandemia, também os casos de depressão, ansiedade e doenças coronarianas. Além disso, no Brasil, estima-se que entre 30% e 40% da população sofrem com dores crônicas, impactando diretamente na qualidade de vida.
Como Maria pode começar a agir para melhorar ou amenizar os sintomas? Exercitando-se, o exercício auxilia no alívio da dor, liberando endorfinas, beta endorfinas, melhora qualidade do sono, do humor, socialização, promoção de funcionalidade. Por outro lado, a falta de movimento pode comprometer a flexibilidade e gerar diminuição da força muscular.
Não tenha medo do movimento! Principalmente o que é bem orientado, respeita a cicatrização e evolui com cautela. Ficar muito tempo na mesma posição pode influenciar no surgimento de dores, em média a cada 30 minutos tente levantar e dar uma espreguiçada, soltar os braços e as pernas, tomar água (mesmo nos dias de frio, tá?) deixar a garrafa de água em outro cômodo também pode ajudar no aumento da movimentação e então retornar ao trabalho/estudo com uma boa postura e coluna alinhada.
Neurofisiologicamente a dor funciona como uma ameaça, que captam qualquer tipo de estímulo químicos, térmicos e mecânicos. Pode ser classif**ada pela cronologia em aguda que dura cerca de três meses, ou crônica durando mais que três meses, que também tem condições de melhorar, porém quando mais tempo sem cuidados específicos mais delicada f**a a situação.
Uma boa avaliação profissional vai te ajudar a identif**ar esses pontos e trabalhá-los ao longo do tempo, além disso, existem várias comprovações científ**as que mostram a eficácia do exercício na diminuição da depressão, ansiedade e a promoção de bem estar.
Depois de saber de tudo isso, vale a pena conviver com a dor? Seus hábitos de hoje terão grande impacto no idoso que você se tornará amanhã.

Brenda Diana

Olá!Vamos parar para pensarmos, hoje, sobre a importância do diálogo nos relacionamentos!O diálogo é a base para que tod...
12/07/2021

Olá!
Vamos parar para pensarmos, hoje, sobre a importância do diálogo nos relacionamentos!
O diálogo é a base para que todo o tipo de relacionamento seja fluido, leve, harmonioso. Ele é indispensável para a duração e fortalecimento dos relacionamentos.
Sem diálogo não existe relação (mesmo o surdo-mudo se comunicam pelas mãos). É muito importante percebermos que o diálogo é uma troca, onde falamos, mas também ouvimos.
Os sentimentos precisam ser falados, as ideias precisam ser faladas. Não é sadio quando não falemos o que pensamos numa conversa com outra pessoa. Quando guardamos e não falamos o que sentimos isso vai doendo por dentro. Imagine que cada sentimento que guardamos, cada palavra que não expressamos, vai incomodando por dentro e é como se um pontinho pesado f**asse no coração, como uma tatuagem. E esses pontinhos vão aumentando em número, cada vez que guardamos algum sentimento que dói, até chegar a um ponto que nosso coração está inteiro de pontos pesados! Nossas opiniões, nossos sentimentos, precisam ser falados. Mas, precisamos ver o momento certo para falarmos.
A falta de diálogo acontece muito em casais com muitos anos de casados, como se não tivessem mais nada para falar um para o outro, mas isso não é verdade, nós mudamos sempre, aprendemos algo sempre, nos alegramos, nos entristecemos, nos preocupamos, f**amos felizes e tudo isso pode ser compartilhado com o parceiro. É preciso cuidar para que esse relacionamento não seque e para que isso não aconteça é bom ter um dia na semana reservado para que o casal.
Todos nós devemos ter um lugar para conversarem sem televisão, sem celular, pode ser na varanda, no quintal, onde estarão para conversarem.
Quando estamos começando uma discussão, por ex., querermos argumentar, e se os ânimos já estão exaltados, ninguém vai ouvir ninguém! Existem momentos que o melhor é parar de falar (ou de gritar), sair do ambiente, ir fazer um café, tomar uma água ou simplesmente ir no quintal olhar os pássaros, e depois que estiver mais calmo voltar e continuar a conversa, assim metade das palavras que iriam ser faladas e muitas vezes trazer arrependimento, não acontecerá! Sei que não é fácil pararmos na hora que está pegando fogo, mas, quando nos acalmamos conseguimos raciocinar melhor. Mas é preciso que se continue a conversa para colocarem para fora os sentimentos guardados.
Também precisamos ver se nós achamos que só o que falamos é o certo, porque quando em um relacionamento onde nós ou o outro acha que só o que diz é o certo, (pode ser um pai, uma mãe, um marido uma esposa, um amigo, etc.) frequentemente o diálogo f**a prejudicado, pois a outra pessoa ou se fecha e não argumenta mais pois sabe que não é ouvida e desiste de argumentar ou então a outra pessoa discute o tempo todo, não há diálogo, só há gritaria, xingamento, grosserias onde ninguém ouve ninguém! Em ambos os casos se forma um abismo entre essas pessoas. (sua vida é assim?)
Não é normal um lar em que a discussão seja a única maneira de diálogo! Isso não é saudável para ninguém.
Quando conseguimos dialogar, falar e ouvir realmente o outro, sem julgar e sem considerar só a nossa ideia como certa dando oportunidade de tentar entender o argumento do outro o sentimento do outro, podemos conhecer mais o outro e quando eu consigo falar sobre meus sentimentos me conheço mais também.
Prá nós mulheres é mais fácil falar de sentimentos, mas para os homens, de uma maneira geral, é muito mais difícil; começa nessa cultura machista que vem de nossos pais, avós, bisavós... onde está muito incutido o conceito de que “homem não chora, não mostra seus sentimentos!” e isso desde pequeno! E com isso os homens têm dificuldades de falar sobre seus sentimentos com alguém. Nisso resulta que 76% dos suicídios são praticados por homens.
O mais importante para que haja um diálogo sadio e necessário é saber ouvir. Todo mundo tem noção do certo e do errado, até uma criança já tem essa noção. Todo mundo tem uma ideia sobre tudo. As crianças, os adolescentes também têm suas ideias seus conceitos que precisam ser ouvidos!
Tem uma história real onde a única lembrança que uma certa pessoa tem da mãe era ele querendo conversar, contar coisas para ela e ela nunca ouvindo. As vezes balançava a cabeça como se estivesse ouvindo, mas ele via que não estava. Seu pai trabalhava e chegava tarde todos os dias e no domingo f**ava na garagem mexendo em suas coisas. Nunca conversavam! Resultado: ele ficou um adulto que não consegue expressar seus sentimentos com ninguém, nem com amigos nem com os filhos e nem com a esposa, e sempre foi assim. E isso o incomoda bastante!
Manter um diálogo sadio é um comportamento aprendido. Filhos que vêm os pais conversando sempre, aprenderão a conversarem também.
O mais importante a fazermos é tentar entender o que o outro está falando. É muito comum falarmos algo com uma intenção e o outro entender de outra maneira! Por isso é muito importante vermos se a pessoa entendeu realmente o que queremos passar. Com as mídias sociais cada vez mais usadas, as pessoas se sentem protegidas por estarem atrás de um telefone ou computador e acabam falando coisas que pessoalmente não falariam. As pessoas estão se falando menos e se escrevendo mais e nisso acontecem muitas distorções de entendimento nas comunicações.
Para um relacionamento sadio é preciso que haja um diálogo onde a pessoa consiga ouvir as ideias do outro, mesmo que não ache certo, mas aceite que é a ideia do outro! Não precisamos querer mudar o pensamento do outro. É preciso paciência para ouvir e falar. Quando você consegue ouvir o outro você ensina o outro a ouvir também!
Quando conseguimos ouvir o outro com consideração pelo que ele fala, é muito comum acontecer de falarmos: “Nossa, não tinha pensado nisso! “
Todos nós somos diferentes um do outro. Cada um teve sua experiência e seu aprendizado único! Sempre queremos ser respeitados em nossas ideias, então, precisamos respeitar as ideias dos outros. Respeitar não é achar certo, mas aceitar que o outro pensa diferente.
Reveja sua postura nas conversas. Perceba se você fala mais do que ouve. Perceba se você conversa sobre seus sentimentos, se você ouve os sentimentos dos outros. E tenha a certeza: O diálogo é o que mantem os relacionamentos e faz com que sejam sadios!

Sônia Regina

A pintura pode se manifestar de diversas formas, uma delas é por meio da pintura de murais. O mural é a reprodução de um...
10/07/2021

A pintura pode se manifestar de diversas formas, uma delas é por meio da pintura de murais. O mural é a reprodução de uma imagem, geralmente em uma parede ou muro. Ela surgiu muito antes do que se imagina, ela está presente desde a pré-história, quando o homem desenhava cenas do seu cotidiano em pedras, as famosas pinturas rupestres.
Hoje, o muralismo se manifesta principalmente nos espaços urbanos, com temas diversos. Uma das grandes intenções do muralismo é tornar a arte acessível a todos os públicos, o que antigamente não era possível, pois só quem podia ter acesso a ela, eram pessoas que iam a museus ou possuíam muito dinheiro.
Pensamos nas cidades inicialmente com muros cinzas, sem nenhuma cor. O muralismo vem justamente para colorir esses espaços, que talvez antes não eram percebidos, ou eram esquecidos com a correria do dia-a-dia. Tornando assim, o muro de uma casa em uma grande tela, que pode ser vista e admirada pelo povo.
A pintura muralista, é capaz de dar vida aos muros, e também pode transformar e sensibilizar, pensamentos e emoções de pessoas ao seu redor, ou que passam naquele caminho todos os dias.
O ato de pintar nas ruas, através do muralismo, é uma grande vivência, além de ser uma tela muito maior, o artista tem a possibilidade de interagir com o ambiente em volta do mural e com as pessoas que transitam ali, sempre é uma experiência compartilhada.
A arte muralista, possibilita no ambiente escolar, a criação de uma interação da criança com seu espaço, as cores e as figuras podem cativá-la a olhar a escola com outros olhos.
Comecei a pintar murais, com uma enorme vontade de expor ao público as minhas pinturas, levando temas que gosto, como a representação do feminino e questões sensíveis do mundo, como a importância da infância, de dar valor ao nosso cotidiano e das coisas mais simples e mais bonitas da vida.
A pintura muralista das escolas municipais da cidade de Jambeiro, que realizei junto ao artista Douglas Reis, no ano de 2020, teve como principal ideia e intenção, retratar as brincadeiras de criança, de uma forma leve, colorida e espontânea. Pintamos crianças de diversas cores e idades, para que as crianças que estudam ali, ou passam naquele caminho todos os dias, pudessem se identif**ar com as figuras.
Uma das pinturas que mais gosto, realizei na escola Sônia Maria Alencar, “a menina assoprando um dente de leão” (aquela flor que é comum de se achar em nossos quintais). É uma brincadeira que faço até hoje, pegar essa flor tão delicada, pensar em algum pedido especial e assoprá-la. Talvez querendo realizar algum sonho de criança, ou só me divertindo.
Vejo através do muralismo, a oportunidade de unir a arte com a interação de diversas pessoas, em suas casas, nas escolas e em ambientes públicos/privados. De inspirar e cativar cada vez mais, o surgimento de outros murais na cidade de Jambeiro e também de novas artistas, ressaltando a cultura já existente, compartilhando o conhecimento sobre arte, tornando assim, tudo mais colorido.
Isabella Siqueira - Artista Visual


Endereço

Jambeiro, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Jornal Nossa Jambeiro posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria