24/03/2022
🇧🇷 Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, o Governo Federal lançou, nesta quarta-feira (23/3), a Força-Tarefa das Águas, esforço articulado entre órgãos federais para levar água a + de 600 mil brasileiros de comunidades rurais do Nordeste e semiárido mineiro em 2022.
A cerimônia aconteceu no município de Quixadá (CE) e contou a participação do Presidente Jair Bolsonaro e de ministros. A iniciativa vai impulsionar a entrega de poços, cisternas, sistemas simplificados de abastecimento de água (SSA) e unidades de dessalinização.
Entre 2019 e 2021, mais de 300 mil pessoas foram beneficiadas, ao ano, com essas tecnologias. Até o fim de 2022, o total de brasileiros com acesso a água deve chegar a 1,5 milhão.
O Governo do Brasil já investiu cerca de R$ 1,2 bilhão no setor: R$ 600 milhões a partir de 2019 com entregas já realizadas e R$ 590 milhões entre 2021 e 2022, com entregas previstas para este ano.
Para dar mais transparência ao trabalho conjunto, o evento marcou ainda o lançamento do site Força-Tarefa das Águas, que vai apresentar, com números atualizados semanalmente, o total de sistemas entregues e a quantidade de pessoas beneficiadas, além de notícias e outros informes.
Saiba mais: gov.br/nossobrasil
📷: Isac Nóbrega/PR
Ministério do Desenvolvimento Regional Codevasf FUNASA Ministério da Cidadania Ministério da Defesa Ministério da Saúde