28/08/2025
*Presidente da ASMIR, Tenente Coronel Adão, participa de solenidade de condecoração da Polícia Militar do Tocantins*
Na manhã desta quarta-feira, 27, o presidente da Associação dos Militares da Reserva, Reformados e Pensionistas da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Tocantins (ASMIR), Tenente Coronel Adão, participou da solenidade realizada no Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), que homenageou cerca de 700 policiais com medalhas de tempo de serviço.
O evento, presidido pelo Comandante-Geral da PMTO, Coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, reconheceu a dedicação e o compromisso dos militares que completaram 10, 20 e 30 anos de carreira, reforçando o valor da lealdade, do profissionalismo e da entrega à segurança pública da sociedade tocantinense.
Durante a cerimônia, também foi assinada a portaria que autoriza o uso do fardamento por policiais militares veteranos, uma conquista histórica para a categoria. Para o presidente da ASMIR, a medida representa mais que um reconhecimento:
“A possibilidade de uso do fardamento pelos veteranos é um gesto de respeito e valorização àqueles que ajudaram a construir a história da Polícia Militar do Tocantins. A ASMIR sempre esteve engajada em lutar por conquistas que reforcem a dignidade e o vínculo dos nossos associados com a instituição”, destacou o Tenente Coronel Adão.
A solenidade foi marcada por emoção e reconhecimento, como demonstrou o 2º Tenente Raimundo Rodrigues de Araújo, homenageado pelos seus 30 anos de serviço, que afirmou sentir-se honrado em dividir esse momento com a família e os companheiros de farda.
O evento contou com a presença de diversas autoridades militares, entre elas o Chefe do Estado-Maior, Coronel QOPM Cláudio Thomaz Coelho de Souza; o Subchefe do Estado-Maior, Coronel QOPM Marizon Mendez Marques; e comandantes de unidades da capital e do interior.
A ASMIR, representada pelo seu presidente, reforçou durante o evento seu compromisso em continuar lutando pela valorização dos militares da ativa, da reserva e dos pensionistas, reconhecendo a importância de cada um na construção de uma Polícia Militar forte, respeitada e comprometida com a sociedade