Terapia Dose Dupla

Terapia Dose Dupla 📚🧠

31/10/2025

“A vergonha nasce no olhar do outro e cresce quando você começa a se olhar por esse mesmo olhar.”

De onde vem a vergonha?A vergonha é uma das emoções mais humanas e, paradoxalmente, uma das mais difíceis de admitir.Ela...
27/10/2025

De onde vem a vergonha?
A vergonha é uma das emoções mais humanas e, paradoxalmente, uma das mais difíceis de admitir.
Ela aparece quando sentimos que o nosso eu mais íntimo foi exposto ao olhar do outro.

📚 Freud foi um dos primeiros a associar a vergonha à formação do superego, aquela instância psíquica que internaliza as regras, críticas e expectativas que recebemos desde cedo.
Desde crianças, aprendemos que “isso é feio”, “isso não pode”, “você devia ter vergonha”.
Aos poucos, passamos a vigiar e julgar a nós mesmos como antes fizeram conosco.

Já Lacan amplia essa ideia ao mostrar que a vergonha surge no encontro entre o sujeito e o olhar do Outro.
Não é apenas o que faço que me envergonha, é imaginar o que o outro pensa sobre mim.

Por isso, a vergonha tem um poder ambíguo:
👉 ela protege (nos faz pertencer à ordem social),
mas também aprisiona (nos impede de ser quem realmente somos).

A vergonha é, no fundo, o medo de ser rejeitado por ser quem se é.
E quando esse medo cala o desejo, o sujeito deixa de se reconhecer.
A psicanálise oferece um espaço onde essa vergonha pode ser olhada sem julgamento, transformando-se em palavra, em compreensão, e, com o tempo, em liberdade de existir.

📖 Referências:
Freud, S. (1923). O Eu e o Isso
Lacan, J. (1953-54). O Seminário, Livro 1: Os Escritos Técnicos de Freud

17/10/2025

O que a sua raiva tenta dizer?

Por trás de toda raiva, há um pedido de cuidado.      📖 Referência: Winnicott, D. W. (1971). O Brincar e a Realidade.
15/10/2025

Por trás de toda raiva, há um pedido de cuidado.



📖 Referência: Winnicott, D. W. (1971). O Brincar e a Realidade.

Você já sentiu culpa… sem saber exatamente por quê? 🤍Aquela sensação de ter feito algo errado, mesmo quando tudo parece ...
06/10/2025

Você já sentiu culpa… sem saber exatamente por quê? 🤍
Aquela sensação de ter feito algo errado, mesmo quando tudo parece certo.
A psicanálise nos ensina que nem toda culpa nasce de um erro, algumas vêm de histórias que nem são nossas, mas que carregamos no inconsciente.

Culpas herdadas.
Culpas por desejar, por descansar, por existir de um jeito diferente do que esperavam.
Culpas silenciosas que nos impedem de sentir leveza.

Quando começamos a escutar o que há por trás desse sentimento, a culpa deixa de ser um castigo e se torna um caminho de autoconhecimento.

💬 E você? Já sentiu uma culpa que não sabia explicar?
🩵 Conta aqui nos comentários, talvez o primeiro passo pra compreendê-la seja nomeá-la.

📌 Salve este post pra reler quando aquela culpa “sem motivo” aparecer.

“Tenho tudo, mas me sinto vazio(a).”Quantas vezes você já ouviu, ou até mesmo falou, essa frase?Freud, em O Mal-Estar na...
24/09/2025

“Tenho tudo, mas me sinto vazio(a).”
Quantas vezes você já ouviu, ou até mesmo falou, essa frase?

Freud, em O Mal-Estar na Civilização (1930), já nos alertava: viver em sociedade exige abrir mão de parte dos nossos desejos. O resultado? Um conflito interno constante entre o que queremos e o que é permitido.

Hoje, além disso, carregamos o peso de um ideal quase impossível: ser feliz o tempo todo, ser produtivo sem parar, ter sucesso em todas as áreas. E quando não alcançamos esse padrão, surge a angústia, o vazio, a sensação de inadequação.

A psicanálise surge como um espaço de acolhimento e escuta, onde é possível dar nome a esse vazio, compreender seus sentidos e ressignificá-lo. Não se trata de “apagar a dor”, mas de aprender a se reconhecer como sujeito, com limites e desejos próprios.


O que mais te encantou nele(a) pode ser o que hoje mais te irrita.No início de um relacionamento, costumamos viver a fas...
26/08/2025

O que mais te encantou nele(a) pode ser o que hoje mais te irrita.

No início de um relacionamento, costumamos viver a fase da idealização. É quando enxergamos o parceiro(a) com um olhar romântico e seletivo: vemos as qualidades que mais nos agradam e, muitas vezes, ignoramos ou não percebemos os defeitos.

Isso acontece porque:
🔹 Segundo Freud, projetamos no outro aquilo que gostaríamos de ter ou ser, criando uma imagem ideal.
🔹 Para Jung, mostramos a persona (as máscaras sociais), mas escondemos a sombra (os aspectos que não aceitamos em nós mesmos e que, cedo ou tarde, aparecem).
🔹 E as pesquisas de John Gottman mostram que toda característica positiva tem um lado que pode ser visto de forma negativa no convívio diário com o tempo, vem a desidealização: a mesma característica ganha outro olhar.

Exemplos:
➡ “Ele é tão decidido!” Vira → “Ele é controlador demais.”
➡ “Ela é organizada” Vira → “Ela é rígida”.
➡ “Ele é divertido” Vira → “Ele é imaturo”.
➡ “Ele é tão dedicado ao trabalho!” Vira → “Ele não tem tempo pra nós.”
➡ “Ela é tão carinhosa!” Vira → “Ela é grudenta demais.”

A transição da idealização para a desidealização é natural em qualquer relação. O segredo não está em negar esse processo, mas em aprender a olhar para o parceiro como um ser inteiro, com virtudes e limitações.

Quando aceitamos essa dualidade, o relacionamento amadurece, cresce e se fortalece.

💬 E você? Já percebeu alguma característica no seu parceiro(a) que antes te encantava, mas hoje te incomoda?

Terapia Individual e de Casal
🌐 Presencial e Online

Muitos dos nossos vínculos amorosos não são escolhas conscientes, mas repetições emocionais.Reproduzimos o que um dia fo...
14/07/2025

Muitos dos nossos vínculos amorosos não são escolhas conscientes, mas repetições emocionais.
Reproduzimos o que um dia foi conhecido como amor, mesmo que tenha sido ausência, confusão ou dor.
Quando esperamos que o outro nos salve, nos aprove ou nos preencha, colocamos nele um peso que não é dele.
E o ciclo se repete, até que algo se torna consciente.

Nem sempre o trauma vem com gritos.E muitas vezes, ele se disfarça em frases ditas no automático…Por trás dessas falas, ...
14/05/2025

Nem sempre o trauma vem com gritos.
E muitas vezes, ele se disfarça em frases ditas no automático…
Por trás dessas falas, pode haver um sofrimento que ainda pulsa no inconsciente.
Quando não é elaborado, o trauma se repete, silencia e adoece em silêncio.

A escuta analítica se propõe a acolher aquilo que escapou da palavra, possibilitando elaboração psíquica e ressignificação da dor.

🌐 Atendimentos presenciais e online
📍 Terapia individual e de casal

A dor que você não cura, seu filho carrega.Os traumas que você ignora, ele sente.Os medos que te paralisam, podem prendê...
31/03/2025

A dor que você não cura, seu filho carrega.
Os traumas que você ignora, ele sente.
Os medos que te paralisam, podem prendê-lo também.

A melhor herança que você pode deixar não é dinheiro, nem bens materiais, mas a leveza de uma história que não pesa sobre os ombros dele.

Por isso, escolha a cura. Por você. Por ele. Por vocês.

💬 Você já parou para pensar no impacto da sua história na vida dos seus filhos?

Vamos conversar sobre isso?

Endereço

00
Palmas, TO
7700000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Terapia Dose Dupla posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar