08/05/2026
🚦 Maio Amarelo 2026 começa com foco na empatia e na preservação de vidas no Pará
O Departamento de Trânsito do Estado do Pará dá início, nesta terça-feira (5), à programação do Maio Amarelo 2026, movimento que chama atenção para a redução de acidentes e mortes no trânsito.
Com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a campanha reforça uma mensagem simples, mas direta: a responsabilidade nas vias vai além de regras, envolve respeito entre todos que fazem parte do trânsito.
📍 A abertura será em Belém, com uma ação educativa na BR-316, onde equipes vão orientar condutores, pedestres, ciclistas e principalmente motociclistas, grupo que concentra grande parte das ocorrências na rodovia.
⚠️ Orientação e conscientização
Durante as abordagens, serão repassadas orientações sobre uso de capacete, respeito à faixa de pedestre, limites de velocidade, direção segura, uso do celular e transporte adequado de passageiros.
📊 Mais que campanha, um alerta
O movimento, que já acontece em diversos países, busca provocar mudança de comportamento. A ideia é levar a discussão para além das ruas, alcançando escolas, empresas e famílias.
🚧 Com as mudanças recentes na BR-316, incluindo novas estruturas viárias, a atenção redobrada passa a ser essencial para evitar acidentes.
Além da capital, as ações também devem chegar ao interior, incluindo atividades educativas na região do Marajó.