10/09/2021
Muitos professores se sentem a vontade para se fantasiar, cantar e dançar. Mas outros não.
Muitos professores são engraçados, piadistas e possuem um humor peculiar. Mas outros não.
Qual é o melhor e qual é o pior?
Não existe uma resposta certa para isso.
Nos fizeram acreditar que o novo professor deve ser quase um artista de circo, com habilidades musicais e com um Q de ator de stand up.
Os professores tímidos f**am fora dessa. Os professores mais sérios também. Ainda que sejam comprometidos com suas turmas e deem o melhor pelos alunos, não são bons porque não são tão divertidos.
O problema é que as crianças e jovens esperam diversão e não aprendizado. Se o professor divertido quiser ensinar muito, já não será tão interessante. Hoje os estudantes não querem esforço. Mas sem esforço não haverá aprendizagem.
O bom professor é aquele comprometido com o aprendizado do aluno, tendo em vista a formação de um ser humano com valores e com afeições ordenadas.
Se ele é capaz de fazer isso cantando e dançando. Ótimo. Mas não é essencial.
Claro que o professor precisa auxiliar no despertar do estudante e encantar. Apresentar de tal modo aquilo que ensina, que o aluno queira estar atento e vigilante.
Mas há formas distintas de se despertar o gosto pelo saber. Cada professor precisa encontrar a sua identidade e autenticidade. Nós passamos a nossa humanidade para os nossos alunos.
Se essa reflexão faz sentido pra você, me conte aqui.
Compartilhe com um professor que vai gostar de ler isso.