30/05/2022
Olá vocês! Hoje eu trouxe para vocês 3 lendas urbanas (ou mitos) que muitas pessoas possuem sobre a ida ao psicólogo.
1 - Corra! Afinal só existem psicanalistas - Freud era um cara muito legal e ícone do mundo POP. Mas embora os psicanalistas sejam muitos (sempre é um psicanalista nos filmes), existem diversas outras abordagens por aí.
Uma delas é a Terapia Cognitivo Comportamental, uma psicoterapia baseada em evidências científ**as e muito ef**az no tratamento de ansiedade, depressão e transtornos em geral.
Para se tornar um psicanalista muito estudo é necessário mas não precisa passar pela faculdade de Psicologia necessariamente. Psicólogo é uma coisa e psicanalista outra, ok?
2 - O silêncio do paciente - Bom, muitas pessoas não vão ao psicólogo com medo de não terem o que falar ou com vergonha de f**ar em silêncio e podem achar a situação constrangedora.
Pois bem, o silêncio é bem-vindo ao consultório sempre que quiser ou for necessário. Os profissionais já esperam algum silêncio por parte do paciente e estão preparados para lidarem com ele.
Pode f**ar em silêncio sim, mas também pode falar (muito ou pouco). Você escolhe, certo?
3 - Estarei sozinho, perdido e no escuro - A gente sabe como é difícil enfrentar um medo ou uma situação difícil. Nos sentimos aterrorizados, às vezes sozinhos e perdidos na escuridão.
Mas a boa notícia é que você não está só. Um bom profissional poderá te acolher e te dar as ferramentas para que você possa caminhar e lidar com essas situações.
Você não estará sozinho(a), vai ter um(a) profissional com você nas consultas te ajudando sempre. Mas claro, para isso antes você precisa ir na consulta.
Se você deseja procurar atendimento psicológico, não deixa essas lendas urbanas (ou outras) te impedirem. Mostra pra elas que você pode sim ter um final feliz.
Obrigado por ler até aqui, f**a de olho nas novidades e até a próxima! Ah e não esquece de salvar e enviar, isso ajuda demais :D