08/03/2026
Eu fui mãe durante o doutorado. E, isso só foi possível porque eu tenho uma rede de apoio maravilhosa que, além do meu esposo, conta com duas mulheres incríveis: minha mãe e minha sogra. Além disso, eu fui orientada por outra mulher (e também mãe) e assim nos compreendemos mutuamente em nossos ritmos e prazos. Durante a pós-graduação eu ainda tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com outras tantas mulheres (e agora amigas) em um projeto sobre equidade de gênero, buscando melhorar um pouquinho mais nossa profissão.
Agora eu comecei minha carreira docente e tenho a alegria de atuar em um curso que conta com mais 6 colegas mulheres, somos a casa das 7 mulheres kkkk Além de contar com outras mulheres que confiam no meu trabalho, seja ele pra docência na pós-graduação, seja em projetos de comunicação e marketing.
Nunca foi fácil. Muitas vezes fiquei insegura, com dúvidas. Mas adivinha? Tinha uma amiga mulher me dando força, me encorajando, topando dividir perrengues e conquistas da nossa profissão. E, também, sempre teve outras tantas mulheres vibrando por mim, me dando apoio, rindo, compartilhando a vida e tantos momentos importantes. Amigas, comadres, primas, tias, avós, vizinhas.. nossa rede é tão poderosa!
Eu sigo tentando fazer um pouquinho da minha parte: busco sempre dar oportunidades e voz para as mulheres, debater questões de gênero em sala de aula e no mercado, atuar em projetos que tenham esse propósito, flexionar a linguagem pra ser sempre inclusiva, impulsionar a reflexão e, claro, criar um menininho que seja um homem compromissado com essa causa e que respeite as mulheres!
Uma vez me disseram: se um microfone vem até ti, como mulher, tua obrigação é ocupar esse espaço, fazer tua voz ser ouvida. Então seguimos firmes, juntas!
Feliz dia de luta, mulheres 💛