Gourmetherapy

Gourmetherapy Compartilho com você as minhas receitas, dicas, aventuras na cozinha e as experiências gastronômi

Curte um vinhozinho mas tem dificuldades pra entender a diferença entre eles? Está tentando mergulhar no mundo dos vinho...
19/05/2022

Curte um vinhozinho mas tem dificuldades pra entender a diferença entre eles? Está tentando mergulhar no mundo dos vinhos e não sabe por onde começar? 🍷

Montei este guia pra te ajudar nesta missão. Já salva este post pra consultar sempre que precisar! 😉

Basicamente, os vinhos podem ser classif**ados como leves, médios ou encorpados, de acordo com a sua estrutura, teor alcóolico, acidez e concentração de taninos (substâncias responsáveis pela adstringência, aquela sensação de “amarrar a boca”). Espia só:

- Leves: São uma boa opção para quem está começando no mundo dos vinhos, por geralmente terem teor alcóolico um pouco menor, menos taninos. Harmonizam bem com peixes e frutos do mar, queijos brancos moles e semi-moles e algumas pizzas.
- Médios: É um meio-termo entre os outros dois. Têm taninos e acidez moderada, boa densidade, mas sem muito corpo. São mais fáceis de harmonizar, permitindo várias combinações. Vão bem com carnes vermelhas mais magras, massas, queijos semi-moles e duros e carnes brancas.
- Encorpados: São vinhos com mais estrutura, densos, mais potentes ao paladar, com mais taninos e mais alcóolicos. Costumam harmonizar melhor com carnes vermelhas em geral, queijos duros e fondue de carne.


Gostou deste conteúdo? Comenta aqui embaixo com qual intensidade de vinho você mais se identif**a! ⬇️

Sextou! Pizzou? 🍕Por aqui, o pontapé inicial do final de semana tem prato definido. E desta vez venho contar pra vcs a n...
09/04/2022

Sextou! Pizzou? 🍕

Por aqui, o pontapé inicial do final de semana tem prato definido. E desta vez venho contar pra vcs a nossa recente experiência na , eleita uma das 10 melhores no prêmio 50 Top Pizza 2019, em Nápoles, na Itália! 🇮🇹

“Apaixonados por pizza”, assim se denominam e é o que demonstram, em cada detalhe! Dos ingredientes de primeira, à massa de fermentação longa e natural, levinha levinha. Do atendimento gentil à decoração rústica e acolhedora. 💕

Visitamos a unidade Higienópolis e escolhemos:
- Favorita (quatro queijos especial, com taleggio, pecorino, caciocavallo e gorgonzola - R$65): minha escolha! Uma pizza intensa por ser uma quatro queijos, saborosa, sem ser enjoativa. Amei!
- Margherita Burrata (molho de tomate italiano, mussarela e manjericão com uma cremosíssima burrata no centro - R$69): escolha do maridão aqui, que se esbaldou no recheio da burrata combinada com o clássico sabor da Margherita!

De sobremesa:
- Sorvete ao forno (sorvete de vanilla com calda de frutas vermelhas, biscoito ao rum e merengue italiano- R$30): sim ao forno e juro que não derrete! Uma incrível combinação de texturas, super equilibrado, alcóolico na medida certa e com um dourado lindo!

Aproveitamos o desconto do livro , e não pagamos a pizza de menor valor, “Favorita”. Mas ressalto que as pizzas são individuais e tem tamanho ótimo! Dependendo da fome dá até pra dividir. 😉

Amamos a experiência e muito em breve devemos voltar lá, além de conhecer outros estabelecimentos da rede, como a e a .

E ai, deu vontade? Não passa vontade sozinho não! Marca alguém pra passar junto com vc! 😂

📍 São Paulo (Higienópolis, Moema, Tatuapé, Pinheiros, Perdizes, Vila Mariana e Paraíso), Campinas (Cambuí) e Rio de Janeiro (Jardim Botânico)

🕘 De domingo a quarta, das 18:30 às 23:30 e de quinta a sábado das 18:30 às 00:30.

🛵 iFood, Rappi e pelo telefone da unidade (consulte no site https://www.brazpizzaria.com.br/)

🍃 Opções veganas e, a partir de 25/04, sem glúten.

💵 Cartões de débito e crédito, vale refeição

Segundou, minha gente, e a semana aqui começou com tudo! Eu não sei vocês, mas em dias assim fico tão, mas tão acelerada...
04/04/2022

Segundou, minha gente, e a semana aqui começou com tudo! Eu não sei vocês, mas em dias assim fico tão, mas tão acelerada, que mesmo sendo tardão da noite custo a relaxar, sabe? 😅

Por isso, hoje resolvi compartilhar com vocês este Suchá de Camomila com Maracujá, uma misturinha poderosa que super me ajuda a botar o pé no freio, depois de um dia intenso! Vem comigo! ⬇️

📝 INGREDIENTES⁠
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠
- 1 colher de chá de camomila (ou 1 saquinho)
- 1 maracujá (polpa)
- 1 xícara de água
- Mel e gelo a gosto

🍳 MODO DE PREPARO⁠
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠
- Coloque a água no fogo e, assim que começar a ferver, desligue.
- Adicione a camomila e tampe. (Costumo usar a erva que compro em lojas de produtos naturais, pois acho mais potente. Mas, na falta dela, pode ser um saquinho daqueles de mercado mesmo, tá?)
- Deixe em infusão por 5 minutos, coe e deixe esfriar.
- No liquidif**ador, bata o maracujá, o mel e o chá de camomila.
- Coe novamente e sirva num copo com gelo. Coloque uma musiquinha bem calma, respire fundo e relaxe! 🍃

Me conta abaixo: na correria do dia-a-dia quais são os teus rituais pra “desacelerar”? 🧘🏻‍♀️

Nhoque já é uma delícia, né? Recheado então... Aposto que vc se imaginou dando uma bela mordida nessa delícia! 😋Hoje, di...
30/03/2022

Nhoque já é uma delícia, né? Recheado então... Aposto que vc se imaginou dando uma bela mordida nessa delícia! 😋

Hoje, dia 29, dia do , trago este nhoque recheado com queijo! E aí? Vamos à receita? ⬇

📝 INGREDIENTES⁠

- 3 batatas médias (aprox. 500g)
- 1/2 colher de sopa de azeite
- Sal e pimenta a gosto
- Noz-moscada ralada (opcional)
- 1 xícara de farinha de trigo
- Mussarela cortada em cubinhos pequenos

🍳 MODO DE PREPARO⁠

- Assei as batatas cortadas em cubos, no microondas por aproximadamente 10 minutos, até f**arem macias. Outra opção é assar no forno convencional (aqui embrulhadas em papel alumínio). O motivo de assar e não ferver: precisamos que eles fiquem o mais sequinhas possível e no cozimento em água elas acabam absorvendo líquido.
- No processador, triturei as batatas junto com o azeite, o sal, a pimenta e a noz-moscada.
- Misturei a massa resultante com metade da farinha. A partir daí, fui acrescentando o restante da farinha aos poucos, até chegar a uma massa que pudesse ser modelada, sem grudar nos dedos.
- Na bancada polvilhada com farinha, dividi a massa em 3 partes e fiz rolinhos de mais ou menos 2 cm de espessura e fui cortando a cada 2 cm.
- Com a mão enfarinhada, modelei bolinhas e coloquei um pedacinho de mussarela dentro delas, polvilhando os nhoques com farinha para evitar que grudem entre si.
- Coloquei uma panela com água (e sal) no fogo, e quando ferveu, fui mergulhando os nhoques em grupinhos de 8 ou 10 unidades.
- Deixei cozinhar até flutuarem e tirei com uma escumadeira, escorrendo bem a água.
- Transferi para um refratário grande untado com óleo, dando espaço entre os nhoques.

Servi com um saboroso molho de tomate com manjericão (amooo!) acompanhado daquela tacinha de vinho!
Poderia ter polvilhado com parmesão? Sim! Mas era tanta a ansiedade pra ver o queijinho derretendo, que nem lembrei! 😅

E vc? Costuma seguir a tradição de comer nhoque no dia 29? Me conta! ⬇

E aos poucos as coisas vão voltando às nossas vidas... Passeios, viagens, restaurantes, abraços... Claro que com toooood...
26/03/2022

E aos poucos as coisas vão voltando às nossas vidas... Passeios, viagens, restaurantes, abraços... Claro que com tooooodos os cuidados que ainda precisam ser tomados, né? 😉

Há algum tempinho, demos uma passada pelo Circuito das Águas Paulista. A região, famosa pelas águas minerais é encantadora, perfeita para quem procura tranquilidade e aquele agradável clima de montanha. De quebra, ainda dá pra trazer queijos, doces e roupas de linha/lã... E cervejas! 🍻

Sim, cervejas artesanais! Visitamos a Dortmund Bier, cervejaria localizada em Serra Negra premiada nacional e internacionalmente. Uma das mais reconhecidas é a Nostradamus, eleita a melhor Stout do mundo, no Mondial de la Biére, em 2013. De sexta a domingo, é possível fazer uma visita guiada (paga) à fábrica, para acompanhar de pertinho os processos de produção dessas maravilhas e ainda comprar cervejas e outros produtos na loja deles.

Anexo à cervejaria há um pub, com pratos e petiscos para harmonizar com os rótulos da marca. Claro que tínhamos que parar ali, para aproveitar com calma. Escolhemos o clássico alemão Eisbein (joelho de porco), servido com salada de batata e chucrute. Para acompanhar, chopp (Linderhof, uma Weiss de estilo alemão e Pils, mais suave). E, como a pessoinha aqui estava dirigindo, uma Pink Lemonade. Aliás, f**a sempre o lembrete: beba com moderação e se beber, não dirija! 🚗

Na parte externa do pub, um deck, com vista para as montanhas e um pôr de sol que, como podem ver, é de tirar o fôlego! E vcs? Já conhecem Serra Negra e região? ⬇

📍 Rodovia SP-360, Km 144.7, S/N - Bairro das Posses, Serra Negra - SP

🕘 Pub: sexta-feira de 16hs à meia-noite, sábados das 11:30 à meia-noite e domingos das 11:30 às 22hs. Visitação à cervejaria: sexta a domingo (horários a confirmar).
💵 Cartões de débito e crédito

Você, assim como eu, já deve ter f**ado meio perdidinho (a) ao pegar uma receita e ver lá escrito: xícara, colher, grama...
24/03/2022

Você, assim como eu, já deve ter f**ado meio perdidinho (a) ao pegar uma receita e ver lá escrito: xícara, colher, gramas, mililitros... E quando a medida é em gramas e você só tem uma xícara medidora na cozinha? Aí pronto! O desespero se instala! 🤦🏻‍♀️

Calma, calma, que estamos aqui para ajudar! Fiz este post para reunir os principais ingredientes e suas conversões... 😉Pra guardar e consultar sempre!

Me o que vocês acham deste tipo de conteúdo! E se tiver alguma história com medidas na cozinha, compartilha com a gente! ⬇️

**aadica

Ele já foi moeda na antiguidade e começou a ser utilizado na cozinha para ajudar na conservação de alimentos. Com o pass...
16/03/2022

Ele já foi moeda na antiguidade e começou a ser utilizado na cozinha para ajudar na conservação de alimentos. Com o passar do tempo o sal tornou-se um dos principais temperos e é indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo, graças ao sódio.

Presente em váaarios alimentos in natura, ele também é encontrado em alimentos processados. E é aí que mora o perigo: muitos dos enlatados, congelados, embutidos, refrigerantes e demais produtos dessa categoria “passam do ponto” e tem excesso de sódio, se tornando prejudiciais à nossa saúde. No Brasil, consumimos 9g de sal por dia, quase o dobro da quantidade recomendada pela OMS, que é de 5g. ⚠

Na Semana Mundial de Conscientização Sobre o Sal, trago um conteúdo que trata sobre os diversos tipos de sal que temos para caprichar nos preparos! E f**a o lembrete: independente do tipo escolhido pra tua receitinha, o ideal é consumi-lo sempre em doses moderadas, tá? 😉

**aadica

Você já parou pra se perguntar quem inventou a geladeira que conserva os alimentos aí na tua cozinha? E quem criou o fil...
08/03/2022

Você já parou pra se perguntar quem inventou a geladeira que conserva os alimentos aí na tua cozinha? E quem criou o filtro do seu cafezinho de todas as manhãs? 🤔

No Dia Internacional da Mulher, trago uma seleção de invenções presentes na nossa cozinha, criadas por mulheres que são verdadeiras inspirações e que mostram que competência e criatividade independem do s**o! 🌹💪🏻

Sabe de alguma outra invenção feita por mulheres? Conta aqui pra gente! ⬇️

Uma seleção dos drinks mais queridos do Gourmetherapy, para você que é inimigo do fim e quer curtir o Carnaval até o últ...
01/03/2022

Uma seleção dos drinks mais queridos do Gourmetherapy, para você que é inimigo do fim e quer curtir o Carnaval até o último segundo! 🙌🏻

🎉 Divirta-se! Saúde e bom carnaval! 🎊

* Conteúdo destinado a adultos. Beba com moderação. E se beber, não dirija!

Dias mais quentes pedem pratos mais frescos, né? Hoje, enquanto programava a janta, me veio a ideia de fazer uma sopa......
23/02/2022

Dias mais quentes pedem pratos mais frescos, né? Hoje, enquanto programava a janta, me veio a ideia de fazer uma sopa... Peraí... Sopa? 🤔 Simmmm! Uma sopa que pode ser servida tanto quente quanto fria! Chama-se Borscht, um prato de origem ucraniana, muito tradicional em vários países do Leste Europeu, feita à base de beterraba.⠀⠀⠀

A combinação de temperos pode ser das mais variadas. Abaixo, explico como fazemos por aqui... Espero que gostem! 🙃⠀

📝 INGREDIENTES

- 2 beterrabas (aprox. 500g)
- 2 batatas-doces médias
- 2 dentes de alho
- 1 cebola média
- 1/3 de colher de chá de cominho
- Azeite
- Sal e pimenta a gosto

🍳 MODO DE PREPARO⠀⠀⠀

- Refogue a cebola picada e o alho amassado no azeite.
- Acrescente as beterrabas e as batatas-doces cortadas em cubos e refogue para pegar o sabor.
- Cozinhe na pressão até os legumes f**arem macios (Aprox. 7 minutos)
- Deixe esfriar por 10 min e bata os legumes no liquidif**ador.
- Volte para a panela em fogo médio, acerte o sal, pimenta e polvilhe o cominho. Mexa para incorporar e absorver os temperos.

Pra finalizar, um pouquinho de iogurte natural na hora de servir! 😉

19/02/2022

Uma opção diferentona pro café da manhã? Temossss! 🙌

Mostrei pra vcs nos stories o meu café da manhã de hoje, esse Smoothie de Pitaya! De brilhar os olhos e refrescar o paladar, né? 🤩

Bastou bater as frutas congeladas (o segredinho pra f**ar mais consistente) com o leite gelado e servir... Simples assim!

Ahh! Desta vez, usei o leite de amêndoas da . “Ahhh, mas eu pensei que Ades era de soja!” Eu tb pensava! Até descobrir que estão com essa e outras alternativas vegetais. 🍃 Experimentei ele puro e achei o sabor bem suave. Já quero testar em outras receitinhas! 🤗

As quantidades dos ingredientes estão no vídeo! Se quiser, adoce a gosto, com açúcar, adoçante ou mel! E aí, animou pra fazer agora no final de semana? 😊

Ei! Você aí! Gosta de um peixinho? 🐟Dia destes encontrei uns filés no meu congelador e improvisei uma Moquequinha de Til...
14/10/2021

Ei! Você aí! Gosta de um peixinho? 🐟

Dia destes encontrei uns filés no meu congelador e improvisei uma Moquequinha de Tilápia. Fácil e saborosa! 😋

Quer saber como fiz? Então vem comigo!

📝 INGREDIENTES⁠
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠
- 2 filés grandes de tilápia
- 2 dentes de alho
- 1 cebola média picada
- 1/2 pimentão verde picado
- 1 tomate em cubinhos
- 1/2 xícara de molho de tomate
- 100ml de leite de coco
- Coentro picadinho a gosto
- 1/2 colher de sopa de azeite de dendê
- Sal, azeite e pimenta a gosto
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁠
🍳 MODO DE PREPARO⁠

- Temperei os filés de tilápia com sal e pimenta e deixei descansando enquanto preparava os demais ingredientes.
- Em uma panela, refoguei cebola e alho no azeite.
- Acrescentei o pimentão, e refoguei por mais 2-3 minutinhos.
- Coloquei o tomate, o molho e misturei.
- Aí, e hora de colocar os filés de tilápia e regar com o leite de coco.
- Depois de 10 minutinhos, acrescentei o coentro picadinho e o azeite de dendê.
- Deixei no fogo por mais uns 5 minutinhos e servi, acompanhado do clássico arroz branco e uma farofinha!

Pra harmonizar, uma tacinha de vinho branco.

E faltou só o pé na areia e o cheiro de mar... Saudaaades de uma praia! 🏖️


Endereço

Rodovia SP , 360 KM-144,7, S/N
Serra Negra, SP
13930-000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Gourmetherapy posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar