Luana em Pequim

  • Home
  • Luana em Pequim

Luana em Pequim Espaço para compartilhar meu cotidiano, viagens, gastronomia e curiosidades.

15/08/2025

Sabe aquela história de que a tecnologia pode transformar vidas? Pois a região de Longzi, em Xizang, é uma prova viva disso! Hoje, a região lidera a produção mundial de trigo-preto, com um título oficial certif**ado em 2023. De sementes jogadas ao chão ao maior produtor mundial de trigo-preto, esse grão é o exemplo perfeito de como o modelo que une tecnologia, tradição e como a tecologia tem transformado a vida dos tibetanos nos últimos 60 anos.

Nasci na capital do carvão da China, uma cidade que contribuiu para a República Popular da China com o primeiro barril d...
14/08/2025

Nasci na capital do carvão da China, uma cidade que contribuiu para a República Popular da China com o primeiro barril de petróleo, a primeira tonelada de carvão, o primeiro lingote de alumínio e a primeira tonelada de aço. Aqui f**a a maior mina exposta a céu aberto da Ásia, explorada há mais de cem anos, com 480 metros de profundidade e uma área total de 10 quilômetros quadrados.
Nasci no hospital da então administração mineira da cidade. Tanto meu avô quanto meu tio trabalhavam no departamento de imprensa desse grupo de minas, e foram eles que me inspiraram a ser jornalista desde criança.
À medida que os recursos minerais foram se esgotando, essa mina que sustentou três gerações da nossa família começou a lutar pela sobrevivência a partir de 2014. O solo exposto e afundamento da superfície formaram uma fenda com cerca de 3 quilômetros de extensão. Foi necessário realocar empresas e moradores.
Em 2018, retornei à minha terra natal para cobrir algumas reportagens. Vi que a mina passava por um processo de recuperação integral. A restauração de minas a céu aberto é um desafio global pouco explorado, e os trabalhadores avançaram por tentativa e erro, explorando atividades como fabricação de papel e refino de petróleo, entre outras.
Após anos de esforços incessantes, mais de 400 hectares de área ecológica foram recuperados, com o plantio de dezenas de espécies de árvores e mais de 4 milhões de mudas. O projeto foi reconhecido como uma das dez primeiras "World Restoration Flagships", uma iniciativa emblemática da restauração ambiental da ONU, oferecendo uma solução exemplar para desafios ambientais globais.
Atualmente, mais de 70% da cratera da mina está coberta por áreas verdes, e diversos projetos econômicos derivados foram implementados, como zonas de acampamento, campos de rosas, parques e bases para estudos rurais.
Em dez anos de transformação, mudamos não só a economia e o meio ambiente, mas também nossa forma de pensar: se antes o minério era sinônimo de riqueza, hoje sabemos que a verdadeira fortuna está em proteger a natureza. “Águas cristalinas e montanhas verdejantes são tão valiosas quanto montes de ouro e prata.

As cicatrizes da história ainda nos alertam: a paz nunca é algo óbvio, deve ser protegida pela memória. O Museu Memorial...
13/08/2025

As cicatrizes da história ainda nos alertam: a paz nunca é algo óbvio, deve ser protegida pela memória. O Museu Memorial do Antigo Centro de Detenção de Criminosos de Guerra em Fushun ocupa uma área de aproximadamente 30.000 m2, com uma área construída de cerca de 10.000 m2. As exposições são divididas em três partes: "Exposição Histórica sobre a Reeducação de Criminosos de Guerra Japoneses", "Exposição Temática sobre a Reeducação do Último Imperador" e importantes vestígios históricos do local. O museu abriga 210 conjuntos de relíquias culturais e cerca de 4.000 imagens e vídeos. O local já deteve e reeducou 982 criminosos de guerra japoneses. A transformação do "último imperador" da China, Pu Yi, em um cidadão comum foi aclamada como um "milagre mundial".
Através de uma grande quantidade de textos, imagens, arquivos materiais, além da reconsituição de mais de 30 cenários reais, como celas, clube, enfermaria, cozinha, estufa de flores e palco ao ar livre, onde os criminosos de guerra viviam e estudavam, o museu revive vividamente a história imortal do governo chinês em defender a justiça e os direitos humanos, conseguindo reeducar com sucesso os criminosos de guerra.

01/08/2025

Bônus para ter filhos? Na China, agora tem!

As pessoas que vivem aqui são muito felizes, e eu também me sinto feliz neste lugar.           E você, quer viajar por a...
01/08/2025

As pessoas que vivem aqui são muito felizes, e eu também me sinto feliz neste lugar.
E você, quer viajar por aqui?

É realmente lindo! A cultura tibetana, pertencente a uma das 56 etnias da China, tem trajes tradicionais e paisagens nat...
01/08/2025

É realmente lindo! A cultura tibetana, pertencente a uma das 56 etnias da China, tem trajes tradicionais e paisagens naturais que me impressionaram muito.
Você gosta?

Quando era criança, sempre quis viajar para a Região Autônoma de Xizang. Agora adulta, tornei-me jornalista e viajo por ...
01/08/2025

Quando era criança, sempre quis viajar para a Região Autônoma de Xizang. Agora adulta, tornei-me jornalista e viajo por vários lugares do país devido ao trabalho, e acabei vindo parar aqui.
Quer viajar comigo?

Saúde, paz e felicidade para quem eu amo✨e quem me ama💫! Que a vida nos presenteie com sorrisos sinceros🌼e a leveza de v...
26/07/2025

Saúde, paz e felicidade para quem eu amo✨e quem me ama💫! Que a vida nos presenteie com sorrisos sinceros🌼e a leveza de viver🌿🦢

25/07/2025

Você precisa realmente do que compra?

Uma poesia visual entre humanidade e natureza: grande retrospectiva de Sebastião Salgado🇧🇷em Xangai🎞️As nuvens de um cin...
22/07/2025

Uma poesia visual entre humanidade e natureza: grande retrospectiva de Sebastião Salgado🇧🇷em Xangai🎞️
As nuvens de um cinza profundo, a água prateada e as copas das árvores recortadas como se saídas de uma gravura antiga: as fotografias de Sebastião Salgado conseguiram captar a floresta amazônica como nenhum outro autor. Sua obra tem um valor singular para o Brasil: ele conseguiu construir um olhar próprio sobre o país, combinando sensibilidade estética, compromisso social e uma notável capacidade de leitura do território.
A partir de 18 de julho, é possível visitar a exposição Sebastião Salgado. Retrospective no Fotografiska Xangai, em colaboração com o Chengdu Contemporary Image Museum, com apoio acadêmico de Jean-Luc Monterosso e o respaldo da Embaixada do Brasil na China. A mostra percorre cinquenta anos de trajetória e inclui séries como Gênesis, Trabalhadores, Êxodos, Sahel: o fim do caminho, Perfume de um sonho e Outras Américas.
Durante trinta anos, seu trabalho fotográfico se desenvolveu em mais de cem países. Sua câmera documentou paisagens profundamente humanas: trabalhadores rurais da América Latina e da Ásia, a relação entre pessoas e animais na África, e os grandes movimentos migratórios que transformaram o século XX. Quando faleceu, em maio de 2025, a Academia de Belas Artes da França — da qual era membro desde 2016 — prestou-lhe uma homenagem, reconhecendo-o como “um grande testemunho da condição humana e do estado do planeta”. Naquele mesmo dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu: “Se não o maior, um dos maiores e melhores fotógrafos que o mundo já conheceu”. Sua obra permanece como testemunho da beleza do mundo natural e da dignidade de quem o habita.

       O dia 11 de julho marca o 21º Dia Marítimo Nacional da China. Este ano, a data coincide com os 620 anos das viage...
11/07/2025

O dia 11 de julho marca o 21º Dia Marítimo Nacional da China. Este ano, a data coincide com os 620 anos das viagens de Zheng He e os 20 anos da criação do Dia Marítimo.

Há cerca de 600 anos, Zheng He liderou uma grande frota em sete expedições, deixando vestígios de comércio no Oceano Índico; quase ao mesmo tempo, navegadores portugueses passaram o Cabo da Boa Esperança, inaugurando a Era dos Grandes Descobrimentos. Embora as navegações da China e de Portugal tenham ocorrido de maneiras distintas, ambas despertaram a paixão da humanidade pela exploração dos oceanos.

Hoje, o antigo entusiasmo pela navegação transformou-se em cooperação pragmática entre os dois países.

Com vasta experiência em cultura marítima e economia azul, Portugal tornou-se o primeiro país da União Europeia a estabelecer uma parceria azul com a China.

Em 18 de janeiro deste ano, o navio "Ding Wei", carregado com 1.300 contêineres, partiu do Terminal de Jiangyin, na província chinesa de Jiangsu, marcando a abertura da nova rota de comércio exterior de contêineres de Jiangyin, para o Porto de Sines, em Lisboa, Portugal.

Na área da pesquisa científ**a marinha, os dois países conduzem investigações conjuntas sobrea criação sustentável de mexilhões, esforçando-se por inovar modelos de cultivo verdes e sustentáveis.

De 21 a 23 de julho deste ano, Oeiras, cidade satélite de Lisboa, sediará o Oeiras Bluetech Ocean Forum (OBOF), com a presença de uma delegação de 30 empresas da Grande Baía da China, cujo modelo de negócio combina Inteligência Artificial com economia azul.

A cooperação marítima sino-portuguesa não é apenas um tributo ao espírito pioneiro dos navegadores do passado, mas também transcende limitações históricas, baseando-se no princípio de consulta extensiva, contribuição conjunta e benefícios compartilhados, com o objetivo de criar uma comunidade de interesses comuns nas áreas de pesquisa científ**a marinha, proteção ecológica e redes de navegação.

05/07/2025

Curitiba e Hangzhou, além de possuírem inúmeros cartões-postais, compartilham uma característica comum, são cidades inteligentes.

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Luana em Pequim posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share