14/08/2025
Nasci na capital do carvão da China, uma cidade que contribuiu para a República Popular da China com o primeiro barril de petróleo, a primeira tonelada de carvão, o primeiro lingote de alumínio e a primeira tonelada de aço. Aqui f**a a maior mina exposta a céu aberto da Ásia, explorada há mais de cem anos, com 480 metros de profundidade e uma área total de 10 quilômetros quadrados.
Nasci no hospital da então administração mineira da cidade. Tanto meu avô quanto meu tio trabalhavam no departamento de imprensa desse grupo de minas, e foram eles que me inspiraram a ser jornalista desde criança.
À medida que os recursos minerais foram se esgotando, essa mina que sustentou três gerações da nossa família começou a lutar pela sobrevivência a partir de 2014. O solo exposto e afundamento da superfície formaram uma fenda com cerca de 3 quilômetros de extensão. Foi necessário realocar empresas e moradores.
Em 2018, retornei à minha terra natal para cobrir algumas reportagens. Vi que a mina passava por um processo de recuperação integral. A restauração de minas a céu aberto é um desafio global pouco explorado, e os trabalhadores avançaram por tentativa e erro, explorando atividades como fabricação de papel e refino de petróleo, entre outras.
Após anos de esforços incessantes, mais de 400 hectares de área ecológica foram recuperados, com o plantio de dezenas de espécies de árvores e mais de 4 milhões de mudas. O projeto foi reconhecido como uma das dez primeiras "World Restoration Flagships", uma iniciativa emblemática da restauração ambiental da ONU, oferecendo uma solução exemplar para desafios ambientais globais.
Atualmente, mais de 70% da cratera da mina está coberta por áreas verdes, e diversos projetos econômicos derivados foram implementados, como zonas de acampamento, campos de rosas, parques e bases para estudos rurais.
Em dez anos de transformação, mudamos não só a economia e o meio ambiente, mas também nossa forma de pensar: se antes o minério era sinônimo de riqueza, hoje sabemos que a verdadeira fortuna está em proteger a natureza. “Águas cristalinas e montanhas verdejantes são tão valiosas quanto montes de ouro e prata.