30/10/2025
A China, enquanto importante economia da Ásia-Pacífico, sempre manteve seu compromisso de se enraizar na região, desenvolvê-la e beneficiá-la. Desde sua adesão à APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), o país tem promovido de forma inabalável sua abertura de alto nível, aprofundando a cooperação prática com outros membros em áreas como comércio e investimentos, inovação no desenvolvimento e transição verde. Com ações concretas, a China tem garantido a estabilidade e fluidez das cadeias de suprimentos regionais, compartilhando abertamente suas experiências de desenvolvimento e soluções de governança, contribuindo significativamente para a estabilidade de longo prazo e o crescimento econômico da região.
Cooperação em economia digital, desenvolvimento verde, intercâmbios culturais e capacitação serão elementos centrais da colaboração no âmbito da APEC. A China possui experiência substancial, vantagens distintas e resultados notáveis em campos como economia digital e desenvolvimento verde, podendo estabelecer uma cooperação ampla e profunda com outras economias da região, através dessa importante plataforma.
Durante os 19º Jogos Pan-Americanos, ônibus elétricos de dois andares fabricados pela China foram utilizados para transportar um grande número de chilenos para os estádios em Santiago, injetando "energia verde" no evento esportivo.
O projeto eólico de 600 MW de Monsoon no Laos ilumina milhões de lares; veículos elétricos chineses "chegam" a milhares de famílias na Ásia-Pacífico; programas de cooperação Sul-Sul sobre "mudança climática e desenvolvimento verde de baixo carbono" são realizados em países insulares do Pacífico... A China avança de mãos dadas com as nações da Ásia-Pacífico nos processos de digitalização, esverdeamento e inteligência, acumulando um impulso robusto para o desenvolvimento regional.