CRI - Rádio Internacional da China

CRI - Rádio Internacional da China A Rádio Internacional da China, o lugar certo para ficar bem informado!
(292)

16/09/2025

Um relatório da Comissão de Inquérito Independente das Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta terça-feira (16), considera o Estado de Israel autor do crime de genocídio contra o povo palestino na Faixa de Gaza.

Após quase dois anos de investigação, a comissão concluiu que as autoridades israelenses e as forças de segurança do país cometeram quatro dos cinco atos de genocídio definidos pela Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio, incluindo matar membros do grupo, causar danos físicos ou mentais graves a membros do grupo, infligir intencionalmente condições de vida destinadas a destruir total ou parcialmente o grupo e impor medidas para impedir nascimentos dentro do grupo.

https://portuguese.cgtn.com/2025/09/16/ARTI1758027470289778/

16/09/2025

O filme "731" (Evil Unbound, nome em inglês) terá sua estreia mundial nesta quarta-feira (17) em Harbin, cidade no norte da China.

O filme relata a véspera da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa, quando os invasores conduziram pesquisas secretas sobre armas biológicas, bem como realizaram terríveis experiências em civis chineses, numa tentativa de reverter o curso da guerra.

Os invasores tinham tentado ocultar a verdade, mas a determinação do povo chinês em expor essa história permanece inabalável.

O filme será lançado em vários países do mundo para que essa memória sangrenta sirva de alerta para toda a humanidade.

16/09/2025

Um porta-voz da defesa da China afirmou nesta terça-feira que o terceiro porta-aviões da China, o Fujian, certamente desempenhará seu papel na salvaguarda da soberania, da segurança e dos interesses de desenvolvimento nacionais.

Jiang Bin, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da China, fez essas declarações em uma coletiva de imprensa ao responder a uma pergunta sobre os recentes te**es e atividades de treinamento do Fujian no Mar do Sul da China, e se isso significa que o porta-aviões estava prestes a entrar em serviço.

https://portuguese.cgtn.com/2025/09/16/ARTI1758023986265762/

16/09/2025

A China está entre os 10 primeiros no Índice Global de Inovação 2025, publicado nesta terça-feira (16) pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

De acordo com o índice, a China lidera entre as economias globais de renda média e registrou uma forte tendência de crescimento em gastos com pesquisa e desenvolvimento, exportações de alta tecnologia e produção da inovação. Suíça, Suécia, EUA, Coreia do Sul e Singapura ocupam as primeiras posições.

De acordo com as estatísticas, o crescimento real dos gastos na pesquisa e desenvolvimento das empresas desacelerou para 1%, bem inferior da média de 4,6% dos últimos dez anos.

O Índice Global de Inovação da OMPI avalia, com cerca de 80 índices, as inovações de cerca de 140 economias em todo o mundo, incluindo gastos com pesquisa e desenvolvimento, comércio de capital de risco, exportação de alta tecnologia e pedidos de direitos de propriedade intelectual.

16/09/2025

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, expressou a forte insatisfação e oposição resoluta à implantação do sistema de mísseis Typhon no Japão por parte dos Estados Unidos. A afirmação foi feita durante a coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (16).

Lin Jian destacou que as ações dos Estados Unidos e do Japão, sob o pretexto de exercícios conjuntos, ignoram as preocupações graves da China, prejudicam os legítimos interesses de segurança de outras nações e aumentam os riscos de corrida armamentista e confronto militar, constituindo uma ameaça à segurança estratégica regional.

https://portuguese.cgtn.com/2025/09/16/ARTI1758022275164776/

16/09/2025

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, expressou a forte insatisfação e oposição resoluta à implantação do sistema de mísseis Typhon no Japão por parte dos Estados Unidos. A afirmação foi feita durante a coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (16).

Lin Jian destacou que as ações dos Estados Unidos e do Japão, sob o pretexto de exercícios conjuntos, ignoram as preocupações graves da China, prejudicam os legítimos interesses de segurança de outras nações e aumentam os riscos de corrida armamentista e confronto militar, constituindo uma ameaça à segurança estratégica regional.

https://portuguese.cgtn.com/2025/09/16/ARTI1758022070567774/

A China enviou ao espaço com sucesso um satélite experimental para tecnologia de internet via satélite, a partir do Cent...
16/09/2025

A China enviou ao espaço com sucesso um satélite experimental para tecnologia de internet via satélite, a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, localizado no noroeste do país, nesta terça-feira.

O satélite foi lançado às 9h06 (horário de Beijing) a bordo de um foguete Longa Marcha-2C, com o estágio superior Yuanzheng-1S (Expedição-1S) acoplado ao foguete. O satélite atingiu com sucesso sua órbita pré-definida.

Esta foi a 595ª missão de voo da série de foguetes Longa Marcha.

Fonte: Xinhua

A China enviou ao espaço com sucesso um satélite experimental para tecnologia de internet via satélite, a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, localizado no noroeste do país, nesta terça-feira.

16/09/2025

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, realizou uma turnê de visitas à Áustria, à Eslovênia e à Polônia a convite dos três países de 12 a 16 de setembro. Durante sua visita à Áustria, Wang Yi se encontrou com o presidente austríaco, Alexander Van der Bellen, e conversou com a ministra das Relações Exteriores, Beate Meinl-Reisinger. Na Eslovênia, reuniu-se com a presidente eslovena, Nataša Pirc Musars, o primeiro-ministro, Robert Golob, e o presidente do Conselho Nacional da Eslovênia, Marko Lotric respectivamente, e conversou com a vice-primeira ministra e chanceler, Tanja Fajon. Durante sua visita à Polônia, Wang Yi se reuniu com o presidente Karol Nawrocki, e conversou com o vice-primeiro ministro e ministro das Relações Exteriores, Radoslaw Sikorski, com quem copresidiu a 4ª Reunião Plenária do Comitê Intergovernamental de Cooperação China-Polônia.
Na coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (16), o porta-voz da Chancelaria chinesa, Lin Jian, disse que as visitas de Wang Yi consolidaram a amizade tradicional entre a China e os países europeus concernentes de forma efetiva, além de terem reforçado o consenso bilateral sobre o aprofundamento da cooperação, a promoção do desenvolvimento comum e a manutenção da paz.
De acordo com Wang Yi, a China e a Europa devem ser amigas, não rivais, e precisam cooperar em vez de se confrontar. Ele expressou a esperança de que a Áustria, a Eslovênia e a Polônia desempenhem um papel ativo na promoção de um entendimento objetivo e racional da UE em relação à China e contribuam para o desenvolvimento saudável e estável das relações China-UE. Os líderes da Áustria, da Eslovênia e da Polônia expressaram sua disposição em manter intercâmbios de alto nível com o governo chinês e enfatizaram que a Europa e a China são parceiras e devem fortalecer o diálogo e a cooperação de maneira construtiva.
Outro resultado da visita do chanceler chinês foi a promoção de uma visão correta sobre história da Segunda Guerra Mundial. Wang Yi enfatizou que este ano marca o 80º aniversário da vitória na Guerra Mundial Antifascista. O povo chinês pagou um preço altíssimo e fez contribuições significativas para a vitória no teatro asiático da Segunda Guerra Mundial e para a Guerra Mundial Antifascista. As conquistas da vitória na Segunda Guerra Mundial, incluindo o retorno de Taiwan à China, devem ser mantidas. Os líderes da Áustria, Eslovênia e Polônia reconheceram os enormes sacrifícios e as contribuições extraordinárias feitas pelo povo chinês para alcançar a vitória na Segunda Guerra Mundial e reiteraram sua firme adesão à política de Uma Só China.

Durante a invasão japonesa na China, a Unidade 731 cometeu atrocidades revoltantes ao realizar experimentos bacteriológi...
16/09/2025

Durante a invasão japonesa na China, a Unidade 731 cometeu atrocidades revoltantes ao realizar experimentos bacteriológicos contra o povo chinês. Sob o disfarce de "pesquisa", esta unidade secreta de guerra biológica criou tragédias humanas em escala monumental, sendo conhecida como a "unidade demoníaca" escondida nas sombras.

16/09/2025

Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, comentou hoje (16) em uma coletiva de imprensa sobre a realização do Fórum Internacional de Intercâmbio de Parlamentares de 2025 em Urumqi, Região Autônoma Uigur de Xinjiang, bem como sobre a publicação da “Declaração de Urumqi”.

Segundo Lin Jian, mais de 60 parlamentares e ex-parlamentares de mais de 40 países participaram desta edição do Fórum. Os participantes realizaram discussões aprofundadas em torno de temas como a construção conjunta de alta qualidade da Iniciativa Cinturão e Rota, a proteção ambiental e de ecologia, o desenvolvimento verde, bem como a unidade étnica e o desenvolvimento comum. O evento também promoveu o “Diálogo entre Parlamentares da China e da União Europeia” e o “Diálogo entre Parlamentares dos Países do Sul Global”.

De acordo com o resumo dos principais pontos de vista apresentados, o Fórum publicou a “Declaração de Urumqi”. A China dá boas-vindas à participação de um número cada vez maior de parlamentares internacionais nas atividades do Fórum, a fim de aprofundar os intercâmbios, reforçar a coordenação e a cooperação e promover o desenvolvimento sustentável de maneira contínua.

O filme "731" (Evil Unbound, nome em inglês) foi lançado no dia 18 de setembro em diversas regiões do mundo. O filme con...
16/09/2025

O filme "731" (Evil Unbound, nome em inglês) foi lançado no dia 18 de setembro em diversas regiões do mundo. O filme conta a história do exército invasor japonês que conduziu pesquisas desumanas durante a com o povo chinês, acabando com as vidas de vários cidadãos de Harbin, no nordeste da China. Até 14 de setembro, a pré-venda do filme já tinha arrecadado mais de 60 milhões de yuans.

Dissecação de seres humanos vivos, experimentos de congelamento, te**es com agentes bacteriológicos. Durante toda a guerra de invasão, mais de 8 mil civis inocentes da China, Coréia, União Soviética e Mongólia foram assassinados em experimentos com bactérias e gases venenosos. No entanto, o governo japonês sempre negou os crimes cometidos na Unidade 731, alegando que "não há dados que mostrem os detalhes desta unidade".

Nos últimos anos, uma grande quantidade de arquivos originais e evidências materiais vem sendo divulgados, tornando-se provas irrefutáveis que expõem os crimes dos invasores nipônicos. A histórica não deve ser encoberta. O filme "731" restaura este capítulo doloroso, servindo tanto como uma homenagem às vítimas quanto como uma defesa firme da justiça histórica.

16/09/2025

Em resposta à entrada de mais de dez embarcações oficiais das Filipinas nas águas de Huangyan Dao, incluindo uma que colidiu deliberadamente com um navio da Guarda Costeira da China, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, afirmou nesta terça-feira (16) que Huangyan Dao é território inerente da China.
Segundo Lin, o envio de navios oficiais filipinos à área constitui grave violação da soberania e dos direitos e interesses chineses, além de comprometer seriamente a paz e a estabilidade na região marítima. A China, de acordo com a lei, tomou as medidas necessárias para proteger sua soberania territorial e seus direitos e interesses marítimos, o que não pode sofrer repreensão.
O porta-voz chinês acrescentou que os fatos demonstram mais uma vez que as provocações deliberadas das Filipinas são a raiz da tensão marítima. Ele instou o país a parar imediatamente com tais violações e provocações, e a não subestimar a firme determinação da China em defender seus direitos legítimos.

Address

Beijing
100040

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when CRI - Rádio Internacional da China posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to CRI - Rádio Internacional da China:

Share