CRI - Rádio Internacional da China

CRI - Rádio Internacional da China A Rádio Internacional da China, o lugar certo para ficar bem informado!
(292)

20/08/2025

A China realizará um grandioso desfile militar no dia 3 de setembro para comemorar os 80 anos da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial.

O Gabinete de Informação do Conselho de Estado da China realizou nesta quarta-feira (20) uma coletiva de imprensa para revelar detalhes sobre o evento.

Segundo as autoridades, este desfile será o primeiro na nova jornada de promoção abrangente da modernização chinesa. Durante a cerimônia, muitos equipamentos militares avançados das forças terrestre, marítima e aérea farão sua estreia.

Além disso, todas as bandeiras das forças militares, incluindo as quatro mais recentes, divulgadas no dia 1º deste mês, serão apresentadas pela primeira vez ao público.

20/08/2025

O Gabinete de Informação do Conselho de Estado realizou na manhã de hoje (20) uma coletiva de imprensa para apresentar os preparativos do desfile militar e responder às perguntas de jornalistas.
De acordo com o responsável, os armamentos e equipamentos que estarão na parada foram selecionados entre os principais meios de combate atualmente em serviço no país, e muito deles serão exibidos pela primeira vez.

20/08/2025

O Gabinete de Informação do Conselho de Estado da China realizou nesta manhã (20) uma coletiva de imprensa para apresentar os preparativos do desfile militar de 3 de setembro e esclarecer dúvidas de jornalistas.

De acordo com o oficial responsável, o evento é o primeiro após a China iniciar sua nova jornada de modernizacão, na qual o Comitê Central do Partido Comunista da China, tendo o camarada Xi Jinping como núcleo, une e lidera todo o Partido, as Forças Armadas e o povo chinês no avanço abrangente rumo ao desenvolvimento do país.

20/08/2025

Diversos modelos de helicópteros formarão a equipe aérea de guarda de bandeiras do desfile militar que será realizado em 3 de setembro na China. Além de transportar bandeiras e mensagens comemorativas, os veículos exibirão formações que representam caracteres, refletindo a prosperidade contínua do país, o fortalecimento constante do exército sob a liderança do Partido Comunista da China e a passagem de geração em geração do grande espírito da Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa, ao longo de 80 anos de história. O evento também visa transmitir ao mundo a mensagem de que a justiça e a paz prevalecerão e que o povo permanecerá firme. As informações foram divulgadas durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (20), em Beijing, sobre os preparativos do desfile.

Um novo trecho de ferrovia de alta velocidade começou nesta segunda-feira (18) a fase de te**es em Nanchang, província d...
20/08/2025

Um novo trecho de ferrovia de alta velocidade começou nesta segunda-feira (18) a fase de te**es em Nanchang, província de Jiangxi. A linha conecta as artérias Hangzhou-Nanchang e Beijing-Hong Kong à Estação Ferroviária do Leste de Nanchang, reduzindo de maneira expressiva o tempo de viagem em diversas rotas que passam pela cidade.

Nos últimos anos, a aldeia de Mishanding, na província de Shandong, vem aproveitando suas condições geográficas favoráve...
20/08/2025

Nos últimos anos, a aldeia de Mishanding, na província de Shandong, vem aproveitando suas condições geográficas favoráveis para implantar instalações de geração combinada de energia solar e eólica, o que tem elevado de forma significativa a renda da população.

20/08/2025

O Gabinete de Informação do Conselho de Estado da China realizou hoje (20) uma coletiva de imprensa para apresentar os preparativos do desfile militar que será realizado em 3 de setembro. Segundo as autoridades responsáveis, o evento terá duas etapas e duração de cerca de 70 minutos.

19/08/2025

A 24ª reunião dos representantes especiais para a questão da fronteira China-Índia foi realizada nesta terça-feira (19) em Nova Déli, capital indiana. O representante especial chinês, Wang Yi, e seu homólogo indiano, Ajit Doval, mantiveram uma comunicação frutífera sobre a questão da fronteira e as relações bilaterais.

https://portuguese.cri.cn/2025/08/19/ARTI1755610497749844

19/08/2025

Por ocasião do 60º aniversário da fundação da Região Autônoma de Xizang, o Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês) realizou um levantamento com 6.747 entrevistados em 38 países.

Na pesquisa, os entrevistados deram avaliações positivas sobre as principais conquistas do desenvolvimento sócio econômico de Xizang. As cinco principais áreas de reconhecimento foram "melhoria contínua dos padrões médicos" (83,8%), "direito da população à educação" (83,8%), "conquistas em proteção ecológica" (83%), "a expectativa de vida da população continua a aumentar e seu direito à sobrevivência e ao desenvolvimento está totalmente garantido" (82,5%) e "melhoria contínua de infraestrutura" (81,9%).

Além disso, 80,6% dos entrevistados acreditam que os níveis de renda dos tibetanos está aumentando continuamente. Ao todo, 80,6% dos entrevistados afirmaram a eficácia dos esforços de erradicação da pobreza em Xizang e 78,4% elogiaram o rápido desenvolvimento econômico da região.

Os entrevistados, em geral, acreditam que a reforma democrática em Xizang representa um avanço significativo na história da civilização humana e dos direitos humanos globais. Na pesquisa, 60,6% afirmaram que a servidão feudal forçou os servos empobrecidos a uma vida miserável de exploração e opressão, enquanto 58,8% acreditam que a reforma democrática em Xizang havia libertado completamente a vasta maioria dos tibetanos perseguidos. Os entrevistados da Ásia, África e América do Norte se classificaram nas três principais regiões com nível de reconhecimento mais alto, todos acima da média.

Nos últimos 60 anos, Xizang implementou plenamente a política de liberdade de crença religiosa, e o nível de proteção à liberdade religiosa tem sido continuamente aprimorado. Na pesquisa, 75,8% dos entrevistados elogiaram as conquistas de Xizang na modernização de instalações religiosas, enquanto 79,1% reconheceram a melhoria contínua dos benefícios sociais para o clero religioso em Xizang.

Na pesquisa, os entrevistados concordaram amplamente que a questão de Xizang é um assunto interno da China e se opuseram firmemente à interferência externa nos assuntos de Xizang. Dos entrevistados, 63,8% disseram que Xizang é uma parte inseparável do território da China desde os tempos antigos. Outros 56,1% acreditam que a questão de Xizang é um assunto puramente interno da China e se opuseram a qualquer interferência externa. Além deles, 72,7% dos acreditam que os líderes espirituais do budismo tibetano deveriam seguir rigorosamente os costumes religiosos tibetanos e a reencarnação de Budas vivos deveria obedecer estritamente aos rituais religiosos e costumes históricos. Eles também se opuseram às palavras e ações errôneas do Dalai Lama sobre a questão da reencarnação.

Em relação às perspectivas de desenvolvimento de Xizang, 74,5% dos entrevistados expressaram confiança no desenvolvimento futuro da região, com níveis de confiança acima da média para todas as faixas etárias abaixo de 44 anos. Regionalmente, América do Sul, África e Ásia ficaram entre os três primeiros. Os dez países com os maiores níveis de confiança foram Quênia, Indonésia, Peru, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Nigéria, Malásia, Filipinas, México e Paquistão, todos com índices de aprovação superiores a 85%.

O evento de intercâmbio cultural e interpessoal “Eco da paz”, co-organizado pelo Grupo de Mídia da China (CMG) e pela Em...
19/08/2025

O evento de intercâmbio cultural e interpessoal “Eco da paz”, co-organizado pelo Grupo de Mídia da China (CMG) e pela Embaixada da China na Rússia, foi realizado nessa segunda-feira (18) em Moscou, capital da Rússia, com a presença de mais de cem convidados.

O evento de intercâmbio cultural e interpessoal “Eco da paz”, co-organizado pelo Grupo de Mídia da China (CMG) e pela Embaixada da China na Rússia, foi realizado nessa segunda-feira (18) em Moscou, capital da Rússia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse numa rede social nesta terça-feira (19) que as conversas com o preside...
19/08/2025

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse numa rede social nesta terça-feira (19) que as conversas com o presidente dos EUA e líderes europeus em Washington foram de grande importância. Ele as considerou um passo crucial para encerrar o conflito e garantir a segurança da Ucrânia e de seu povo.

Zelensky afirmou que a Ucrânia já começou a desenvolver um plano de segurança específico. Segundo ele, a coordenação entre os líderes continuará no dia 19 e os mecanismos de negociação concernentes serão ativamente preparados. Zelensky salientou que a segurança da Ucrânia será alcançada. Ele também expressou gratidão pelo apoio inabalável de todos os parceiros.

19/08/2025

“A China espera construir de forma acelerada a Comunidade de Futuro Compartilhado China-Palestina na nova era, para que seja mais estreita,” afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país, Mao Ning, nesta terça-feira (19), ao comentar a visita do chanceler chinês, Wang Yi, à Palestina nesta semana.

https://portuguese.cri.cn/2025/08/19/ARTI1755600309673790

Address

Beijing
100040

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when CRI - Rádio Internacional da China posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to CRI - Rádio Internacional da China:

Share