28/11/2024
É altura de explicar porque é que esta página "Lelevisão de Cabo Verde" ficou inactiva apesar de se tornar cada vez mais popular. Porque paramos de publicar quando a audiência da página crescia?
Porque alguém foi mais forte que nós. Um "Senhor X" conseguiu silenciar-nos.
No verão passado publicamos um post completamente normal, como sempre era uma simples piada para g***r dos partidos politícos, de todos os partidos. Mas a publicação recebeu milhares de likes e comentários, muito mais do que as postagens anteriores. Era estranho.
O mais estranho ainda é que os likes viam da Índia, Paquistão, Indonésia, os comentários estavam escritos em língua estrangeira e não tinham nada a ver com o assunto do nosso post. Percebemos então que alguém havia contratado uma fazenda de cliques, alguém pagou para inundar nossa postagem com curtidas e comentários falsos.
Sem entender o sentido da manobra, por prudência bloqueamos esses países para não receberem mais curtidas.
Mas já era tarde demais: rapidamente o Facebook julgou que nós mesmos havíamos comprado curtidas. O Facebook decidiu então sancionar Lelevisão, restringindo gradativamente a visibilidade da página.
Publicações que antes eram vistas milhares de vezes em poucos dias, são agora vistas apenas por algumas dezenas de seguidores (dos 5.200 da página).
Gozamos com toda a gente, com todos os lados políticos, ativistas, artistas. Mas nunca por maldade, apenas para se rirem daqueles que se julgam suficientemente bons para correr atrás da notoriedade.
Então, quem decidiu e conseguiu fazer isso? Quem é este "Senhor X" que pagou ou que mandou pagar?
Provavelmente alguém de quem gozávamos regularmente. Provavelmente também "um Sr.X" que conhece muito bem as redes sociais e que se vangloria do número de visualizações das suas próprias publicações (com recordes completamente inexplicáveis tendo em conta a demografia caboverdiana).
Provavelmente, finalmente, alguém cuja ambição não suporta ser ridicularizado pelos seus fracassos, suas fraquezas e sua bazofaria.
Para nós, o desaparecimento da página “Lelevisão” não é catastrófico, perdemos um pouco menos de tempo nas redes sociais e isso é bastante positivo.
O que é mais preocupante é que este “Senhor X" é finalmente candidato às eleições autárquicas. Como dissemos num vídeo que o irritou bastante, ele ambiciona naturalmente cargos muito mais elevados do que a presidência de uma câmara municipal.
Um líder político que não aprecia o humor, já é preocupante. Mas um político que paga para silenciar as críticas, que se envolve em manipulações tão medíocres e baixas, é ainda mais perturbador para o futuro.