21/07/2025
São Lourenço de Brindes
Seu nome de batismo era Júlio César. Nasceu em 21 de julho de 1559, em Bríndisi, Itália. Desde muito cedo manifestava possuir dotes excepcionais e aos seis anos era capaz de repetir de memória um livro inteiro.
Sua mãe ficou viúva muito jovem, o marido morrera por frequentes incursões dos sarracenos que avançavam junto a Puglia promovendo saques e semeando a morte. Por isso, ela o levou para Veneza.
Após a morte de sua mãe, aos 14 anos, ele se estabeleceu na casa de um tio sacerdote, com o qual aprofundou a sua formação cultural e espiritual.
Dois anos depois, ele ingressou no Convento dos Frades Menores Conventuais, mas atraído pela vida pobre e austera, mudou para os Capuchinhos, em Verona. Em 19 de fevereiro de 1575, vestiu o hábito franciscano e emitiu a profissão religiosa. Um ano depois, recebeu o nome de Frei Lourenço de Bríndisi.
Concluiu seus estudos na universidade de Pádua. Saiu de lá enriquecido culturalmente e com grande conhecimento em idiomas hebraico, aramaico, caldeu, grego, latim, alemão, italiano e outras línguas.
Após a ordenação sacerdotal, recebida em 18 de dezembro de 1582, sua missão foi pregar por toda a Itália. De 1583 a 1586 desenvolveu o ofício de leitor, e no triênio seguinte, de 1586 a 1589, foi guardião e mestre de noviços. Em 1590 foi eleito provincial da Toscana e, quatro anos depois, foi provincial de Veneza e depois da Suíça. Dois anos antes, em 1596, foi eleito definidor geral. No Capítulo Geral de 24 de maio de 1602, foi eleito Geral dos Capuchinhos. Em 1610 a 1613, residiu em Mônaco como representante da Santa Sé.
São Lourenço morreu aos 60 anos deixando muitos escritos, os quais externam o amor pela Palavra de Deus: “A Palavra de Deus é luz para a inteligência, fogo para a vontade, para que o homem possa conhecer e amar a Deus… É martelo contra a dura obstinação do coração, nos vícios contra a carne, o mundo e o demônio; é espada que mata todo o pecado”.
São Lourenço de Bríndisi, rogai por nós!
Oração
Ó Deus, que, para a Vossa glória e a salvação dos homens, destes a São Lourenço de Bríndisi o espírito de conselho e fortaleza, concedei-nos, pelo mesmo espírito, conhecer o que devemos praticar e, por Sua intercessão, que sejamos fiéis à Sua doutrina e a proclamemos em nossas ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.