Radio Nova de Maria - Cabo Verde

Radio Nova de Maria - Cabo Verde Organização sem fins Lucrativos

Sintonize-nos neste link: https://www.dreamsiteradioplayer.it/wf/wfnovamaria/

Frequências da RNM:
S.Vicente/Porto Novo/Fogo : 104.3;
Santiago Sul: 97.3
Santiago/Maio/Fogo: 101.6
Santo Antão: 97.8 - Brava/Fogo/S.Nicolau: 99.1
Sal: 106.4; Boa Vista: 97.0

  𝐉𝐨 𝟏, 𝟐𝟗-𝟑𝟒𝐄𝐯𝐚𝐧𝐠𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝐍𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐒𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫 𝐉𝐞𝐬𝐮𝐬 𝐂𝐫𝐢𝐬𝐭𝐨 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐒𝐚̃𝐨 𝐉𝐨𝐚̃𝐨Naquele tempo, João Batistaviu Jesus, que vinha ao...
18/01/2026

𝐉𝐨 𝟏, 𝟐𝟗-𝟑𝟒

𝐄𝐯𝐚𝐧𝐠𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝐍𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐒𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫 𝐉𝐞𝐬𝐮𝐬 𝐂𝐫𝐢𝐬𝐭𝐨 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐒𝐚̃𝐨 𝐉𝐨𝐚̃𝐨

Naquele tempo, João Batistaviu Jesus, que vinha ao seu encontro, e exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É d’Ele que eu dizia: ‘Depois de mim vem um homem, que passou à minha frente, porque era antes de mim’. Eu não O conhecia, mas foi para Ele Se manifestar a Israel que eu vim batizar na água». João deu mais este testemunho: «Eu vi o Espírito Santo descer do Céu como uma pomba e permanecer sobre Ele. Eu não O conhecia, mas quem me enviou na batizar na água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que batiza no Espírito Santo’. Ora, eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus».

𝐏𝐚𝐥𝐚𝐯𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐬𝐚𝐥𝐯𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 🙏

Acompanhe a transmissão da 𝐄𝐮𝐜𝐚𝐫𝐢𝐬𝐭𝐢𝐚 𝐃𝐨𝐦𝐢𝐧𝐢𝐜𝐚𝐥, neste 2º Domingo do Tempo Comum, a partir da Igreja Pró Catedral de Nos...
17/01/2026

Acompanhe a transmissão da 𝐄𝐮𝐜𝐚𝐫𝐢𝐬𝐭𝐢𝐚 𝐃𝐨𝐦𝐢𝐧𝐢𝐜𝐚𝐥, neste 2º Domingo do Tempo Comum, a partir da Igreja Pró Catedral de Nossa Senhora da Graça, na cidade da Praia, pela Rádio Maria ou em https://radiomaria.cv/

17/01/2026

“O cuidado dos menores e pessoas vulneráveis”, é o tema deste encontro de formação que decorre na “Domus Ordinis”, na ilha de São Vicente. Trata-se de ...

Programa de visita do Nùncio Apostólico Dom Waldemar Sommertag à Diocese de Mindelo
17/01/2026

Programa de visita do Nùncio Apostólico Dom Waldemar Sommertag à Diocese de Mindelo

  𝐒𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐀𝐧𝐭𝐚̃𝐨, 𝐨 𝐬𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐯𝐢𝐯𝐢𝐚 𝐧𝐨 𝐂𝐞𝐦𝐢𝐭𝐞́𝐫𝐢𝐨Antão nasceu em 251 no Egito, em família cristã e abastada. Seus pais mor...
17/01/2026

𝐒𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐀𝐧𝐭𝐚̃𝐨, 𝐨 𝐬𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐯𝐢𝐯𝐢𝐚 𝐧𝐨 𝐂𝐞𝐦𝐢𝐭𝐞́𝐫𝐢𝐨

Antão nasceu em 251 no Egito, em família cristã e abastada. Seus pais morreram quando contava entre 18 e 20 anos, deixando para ele e sua única irmã, bem mais nova, uma certa fortuna material, e outra espiritual muito maior. Entrando numa igreja, ouviu o Evangelho que diz: “Se queres ser perfeito, vende o que tens e dá-o aos pobres, depois vem, segue-me e terás um tesouro no céu” (Mt 19,21). Decidiu então doar os seus bens aos pobres e dedicar-se radicalmente à vida eremítica e ascética, mas reservou algo para garantir o sustento da irmã.

Porém, novamente, entrando na igreja, ouviu a passagem: “Não vou preocupeis, pois, com o dia de amanhã. O dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”(Mt 6,34). Então doou também esta reserva, e entregou a irmã aos cuidados de virgens conhecidas e de confiança.

Era comum aos que procuravam a vida eremítica retirar-se para alguma região isolada próxima da cidade onde habitavam, e assim fez Antão. Procurou contudo aprender sobre este tipo de vida visitando outros ascetas, só voltando para o seu retiro depois de absorver ensinamentos espirituais.

Santo Antão foi terrivelmente tentado pelo demônio, que, conforme Santo Atanásio, biógrafo de Antão, não suportava a sua decisão de vida radicalmente santa. Inicialmente o diabo tentou fazê-lo abandonar a vida ascética com a recordação da sua irmã, dos seus bens, da boa mesa e coisas agradáveis da vida, mas nada conseguiu. A seguir foram as tentações do prazer sensual, quando o diabo chegou a aparecer como mulher durante a noite. Antão permaneceu casto, perseverando na oração, jejuns e mortificações; e decidiu mudar-se para os sepulcros de um cemitério próximo à aldeia, numa região, portanto, mais afastada.

Ali vários demônios o açoitaram selvagemente numa noite, de modo que Antão ficou no chão, sem fala por causa da dor. Assim o encontrou um parente seu no dia seguinte, ao lhe levar pão, e o transportou para a igreja da aldeia, onde ficou prostrado como morto até a noite seguinte. Antão pediu para ser levado de volta ao sepulcro, e depois de rezar, ainda deitado pela fraqueza, gritou ao diabo que estava de volta, não acovardado com os golpes; os demônios retornaram, agora sob a forma de animais ferozes que o ameaçavam, mas ele debochou deste ataque, afirmando que, se de fato tivessem poder sobre ele, bastaria que viesse um só deles. Então um raio de luz baixou pelo teto sobre Antão, e os demônios sumiram. Antão, já sem dores, levantou-se e rezou, com o corpo mais forte do que antes.

Depois disso, ele se retirou para um deserto. Mas sua santidade atraía discípulos, e, muito procurado, internou-se ainda mais no ermo, numa gruta. Ainda assim, formou-se ao seu redor uma comunidade cenobítica, onde cada monge vivia sozinho e isolado, mas em contato e sob a sua direção espiritual. Pela terceira vez, Antão aprofundou-se no deserto, a três dias de caminhada, vivendo completamente só por 18 anos. E novamente vieram discípulos. Então ele compreendeu que a caridade é superior à solidão e à própria oração. De toda a forma, sempre que novos discípulos perguntavam por ele no cenóbio, a resposta era procurar a pessoa mais alegre, sorridente e espontânea do local: austero consigo mesmo, ele era afável com os irmãos.

Apesar da busca de vida solitária, Antão nunca deixou de ajudar pessoalmente os demais, quando necessário. Assim, durante a perseguição de Dioclesiano, foi a Alexandria para apoiar a fé dos cristãos e, se necessário, ser martirizado. Aí voltou para combater os arianos, em auxílio do amigo Santo Atanásio, perseguido por estes hereges.

Santo Antão faleceu em 17 de janeiro de 356, com 105 anos, e é considerado o pai do monaquismo cristão.

Oração
“ Ó pai da vida monástica, pai dos eremitas, formai almas que tenham a mesma generosidade de se dedicar inteiramente a Deus na oração e na penitência. Sustentai aqueles que já vivem assim e tornai-os grandes testemunhas nesse mundo perecível. Amém”

𝐒𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐀𝐧𝐭𝐚̃𝐨, 𝐫𝐨𝐠𝐚𝐢 𝐩𝐨𝐫 𝐧𝐨́𝐬! 🙏

  𝐌𝐜 𝟐, 𝟏𝟑-𝟏𝟕𝐄𝐯𝐚𝐧𝐠𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝐍𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐒𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫 𝐉𝐞𝐬𝐮𝐬 𝐂𝐫𝐢𝐬𝐭𝐨 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐒𝐚̃𝐨 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐨𝐬Naquele tempo, Jesus saiu de novo para a beira-ma...
17/01/2026

𝐌𝐜 𝟐, 𝟏𝟑-𝟏𝟕

𝐄𝐯𝐚𝐧𝐠𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝐍𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐒𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫 𝐉𝐞𝐬𝐮𝐬 𝐂𝐫𝐢𝐬𝐭𝐨 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐒𝐚̃𝐨 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐨𝐬

Naquele tempo, Jesus saiu de novo para a beira-mar. A multidão veio ao seu encontro, e Ele começou a ensinar a todos. Ao passar, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-me». Ele levantou-se e seguiu Jesus. Encontrando-Se Jesus à mesa em casa de Levi, muitos publicanos e pecadores estavam também a mesa com Jesus e os seus discípulos, pois eram muitos os que O seguiam. Os escribas do partido dos fariseus, ao verem-n’O comer com os pecadores e os publicanos, diziam aos discípulos: «Por que motivo é que Ele come com publicanos e pecadores?». Jesus ouviu e respondeu-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».

𝐏𝐚𝐥𝐚𝐯𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐬𝐚𝐥𝐯𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 🙏

Núncio Apostólico, 𝐷𝑜𝑚 𝑊𝑎𝑙𝑑𝑒𝑚𝑎𝑟 𝑆𝑡𝑎𝑛𝑖𝑠ł𝑎𝑤 𝑆𝑜𝑚𝑚𝑒𝑟𝑡𝑎𝑔 , de visita a Diocese de Mindelo 🙏
16/01/2026

Núncio Apostólico, 𝐷𝑜𝑚 𝑊𝑎𝑙𝑑𝑒𝑚𝑎𝑟 𝑆𝑡𝑎𝑛𝑖𝑠ł𝑎𝑤 𝑆𝑜𝑚𝑚𝑒𝑟𝑡𝑎𝑔 , de visita a Diocese de Mindelo 🙏

𝑁𝑈́𝑁𝐶𝐼𝑂 𝐴𝑃𝑂𝑆𝑇𝑂́𝐿𝐼𝐶𝑂 𝑉𝐼𝑆𝐼𝑇𝐴 𝐷𝐼𝑂𝐶𝐸𝑆𝐸 𝐷𝐸 𝑀𝐼𝑁𝐷𝐸𝐿𝑂

Hoje ao fim do dia, o Senhor Núncio Apostólico, 𝐷𝑜𝑚 𝑊𝑎𝑙𝑑𝑒𝑚𝑎𝑟 𝑆𝑡𝑎𝑛𝑖𝑠ł𝑎𝑤 𝑆𝑜𝑚𝑚𝑒𝑟𝑡𝑎𝑔 chega a São Vicente e será acolhido pelo 𝐵𝑖𝑠𝑝𝑜 𝑑𝑎 𝐷𝑖𝑜𝑐𝑒𝑠𝑒, 𝐷𝑜𝑚 𝐼𝑙𝑑𝑜 𝐹𝑜𝑟𝑡𝑒𝑠, para uma visita apostólica que decorrerá até ao dia 24.

Seguindo a programação, visitará as Paróquias de Santo Antão Norte e Sul, já a partir de amanhã à tarde e regressará a São Vicente na próxima terça-feira, dia 20.

Em São Vicente estão previstas visitas a algumas comunidades religiosas, escolas católicas, Lar de Santa Clara, obras sociais e visitas a algumas comunidades mais afectadas pela tempestade ERIN do passado mês de Agosto.

Ainda no Mindelo, mais precisamente no dia 22, o Senhor Núncio, Embaixador da Santa Sé junto de Cabo Verde, irá presidir à Solene Festa de São Vicente, patrono da Ilha e da Paróquia que lhes levam o nome, por ocasião do jubileu dos 20 anos da criação da paróquia.

Está é a terceira vez que a Diocese recebe a visita do actual Núncio, que se faz acompanhar pelo Secretário da Nunciatura, Padre Anderson Faenello.

#𝗱𝗶𝗼𝗰𝗲𝘀𝗲𝗱𝗲𝗺𝗶𝗻𝗱𝗲𝗹𝗼 #𝗽𝗮𝘀𝗰𝗼𝗺

Ouça o «𝐁𝐮𝐬𝐜𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐋𝐮𝐳𝐞𝐬» desta sexta-feira, com o Frei Hipólito Barbosa. O seu programa de todos os dias as 07h15, na sua...
16/01/2026

Ouça o «𝐁𝐮𝐬𝐜𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐋𝐮𝐳𝐞𝐬» desta sexta-feira, com o Frei Hipólito Barbosa. O seu programa de todos os dias as 07h15, na sua Rádio Maria.

https://on.soundcloud.com/dgjfjH4Cs0wVMUR7xv
https://radiomaria.cv/

Listen to BUSCANDO LUZES COM O FREI HIPOLITO BARBOSA PARA 16 JANEIRO 2026 by Radio Maria Cabo Verde on

  𝐒𝐚̃𝐨 𝐁𝐞𝐫𝐚𝐫𝐝𝐨 𝐞 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬 𝐦𝐚́𝐫𝐭𝐢𝐫𝐞𝐬Vida ReligiosaA Igreja universal venera o diácono Santo Estêvão como o primeiro m...
16/01/2026

𝐒𝐚̃𝐨 𝐁𝐞𝐫𝐚𝐫𝐝𝐨 𝐞 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬 𝐦𝐚́𝐫𝐭𝐢𝐫𝐞𝐬

Vida Religiosa
A Igreja universal venera o diácono Santo Estêvão como o primeiro mártir do cristianismo, mas também as Igrejas locais, bem como as congregações religiosas, sempre prestaram especial veneração aos seus protomártires. Hoje, é a Ordem dos Frades Menores que celebra aqueles irmãos que foram os primeiros a derramar o seu sangue como testemunho perene da sua fé cristã: Berardo, Otone, Pietro, Accursio e Adiuto, esses são os seus nomes, foram os primeiros missionários enviados de San Francesco nas terras dos sarracenos.

Trajeto Religioso
Seis anos depois da sua conversão, tendo fundado a Ordem dos Frades Menores, São Francisco sentiu-se inflamado pelo desejo do martírio e decidiu ir à Síria pregar a fé e a penitência aos infiéis. No entanto, o navio em que viajava acabou na costa da Dalmácia devido ao vento e ele foi forçado a regressar a Assis. O desejo de obter a coroa do martírio, porém, continuou a permear o coração de Francisco e ele pensou então em viajar ao Marrocos para pregar o Evangelho de Cristo a Miramolino, líder dos muçulmanos, e aos seus súditos. Chegou à Espanha, mas foi forçado novamente a retornar à Porciúncula devido a uma doença súbita.

Uma Nova Tentativa
Apesar dos dois fracassos sofridos, organizou a Ordem em províncias e enviou missionários a todas as principais nações europeias. No Pentecostes de 1219 deu também autorização ao padre Otone, ao subdiácono Berardo e aos irmãos leigos Vitale, Pietro, Accursio, Adiuto, para irem pregar o Evangelho aos sarracenos marroquinos, enquanto optou por se juntar aos cruzados que se dirigiam para Palestina, para visitar os lugares santos e converter os indígenas infiéis. Tendo recebido a bênção do fundador, os seis missionários chegaram a pé à Espanha.

Chegada ao Reino de Aragão
Ao chegarem ao reino de Aragão, Vitale, líder da expedição, adoeceu, mas isso não impediu que os outros cinco irmãos continuassem a viagem sob a orientação de Berardo. Em Coimbra, Portugal, a Rainha Orraca, esposa de Alfonso II, recebeu-os em audiência. Descansaram alguns dias no convento de Alemquer, beneficiando da ajuda da Infanta Sancha, irmã do rei, que lhes forneceu roupas civis para facilitar o seu trabalho apostólico entre os muçulmanos. Assim vestidos, embarcaram para a sumptuosa cidade de Sevilha, então capital dos reis mouros.

Conversa com o Rei
Não exatamente prudentes, correram apressadamente para a mesquita principal e, ali, começaram a pregar o Evangelho contra o Islamismo. Naturalmente foram considerados loucos e espancados, mas não perderam a compostura e, tendo ido ao palácio do rei, pediram para falar com ele. Miramolino ouviu-os com relutância e, assim que ouviu Maomé ser descrito como um falso profeta, ficou furioso e ordenou que fossem trancafiados numa prisão escura. Seu filho lhe disse que decapitá-los imediatamente teria sido uma sentença muito dura, além de sumária, e portanto era preferível pelo menos observar algumas formalidades. Passados ​​alguns dias, o soberano fez com que fossem chamados à sua corte e, ao saber que pretendiam mudar-se para África, em vez de os mandar de volta para Itália, satisfez-os embarcando-os num navio pronto a partir para Marrocos. dos cinco missionários estava o infante português Dom Pietro Fernando, irmão do rei, muito ansioso por admirar a corte de Miramolino.

Tentativa de pregar a Fé
Desde a sua chegada ao país africano, Berardo, que conhecia a língua local, começou imediatamente a pregar a fé cristã perante o rei e a criticar Maomé e o Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos. Miramolino então os expulsou da cidade, ordenando também que fossem mandados de volta para terras cristãs. Mas os frades, assim que foram libertados, retornaram prontamente à cidade e retomaram a pregação em praça pública. O rei enfurecido então os jogou em uma cova para morrerem de fome e dificuldades, mas eles, após três semanas de jejum, foram retirados dela em melhores condições do que quando estavam trancados lá. O próprio Miramolino ficou um tanto surpreso.

Segunda Viagem a Espanha
Um dia Miramolino, para reprimir alguns rebeldes, foi obrigado a marchar com o seu exército, solicitando também a ajuda do príncipe português. Estes últimos, porém, incluíam também os cinco franciscanos e um dia, quando o exército ficou sem água, Berardo pegou numa pá e cavou uma cova, fazendo correr uma fonte abundante de água doce, com inegável grande espanto por parte dos os mouros. Contudo, continuando a pregar apesar da proibição do rei, foram novamente presos, submetidos à flagelação e lançados na prisão. Foram então entregues à plebe para se vingarem dos insultos que proferiram contra Maomé: foram assim açoitados nos cruzamentos das ruas e arrastados sobre cacos de vidro e cacos de vasos partidos.

Proteção com a Coragem da Fé
Sal e vinagre misturados com óleo fervente foram derramados sobre suas feridas, mas eles suportaram todas essas dores com tanta coragem que pareciam impassíveis. Miramolino só poderia ser admirado por tamanha paciência e resignação e, por isso, tentou convencê-los a abraçar o Islã prometendo-lhes riquezas, honras e prazeres. Os cinco frades, porém, também rejeitaram as cinco jovens que lhes foram oferecidas como esposas e perseveraram destemidamente na exaltação da religião cristã.

O Falecimento dos Cinco Intrépidos Confessores da Fé
A esta altura Miramolino já não resistiu a tais aversões e, tomado de raiva, pegou na cimitarra e decapitou os cinco intrépidos confessores da fé: era 16 de janeiro de 1220, perto de Marraquexe. Nesse momento as suas almas, ao levantarem voo para o céu, apareceram à infanta Sancha, sua benfeitora, que naquele momento estava reunida em oração no seu quarto.

Canonização
Regressando a Portugal, trouxe finalmente consigo as preciosas relíquias, que destinou à igreja de Santa Croce em Coimbra, onde ainda hoje são objeto de veneração. Esta experiência desenvolveu em Santo António de Lisboa (conhecido por nós como António de Pádua) a ideia de passar da Ordem dos Cónegos Regulares para a dos Frades Menores. Ao ouvir a notícia do martírio de seus cinco filhos, São Francisco exclamou: “Agora posso dizer que realmente tenho cinco Frades Menores”. Eles foram canonizados pelo pontífice franciscano Sisto IV, em 1481, e o Martyrologium Romanum os comemora em 16 de janeiro, aniversário de seu glorioso martírio.

𝐒𝐚̃𝐨 𝐁𝐞𝐫𝐚𝐫𝐝𝐨 𝐞 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬 𝐦𝐚́𝐫𝐭𝐢𝐫𝐞𝐬, 𝐫𝐨𝐠𝐚𝐢 𝐩𝐨𝐫 𝐧𝐨́𝐬! 🙏

  𝐌𝐜 𝟐, 𝟏-𝟏𝟐𝐄𝐯𝐚𝐧𝐠𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝐍𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐒𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫 𝐉𝐞𝐬𝐮𝐬 𝐂𝐫𝐢𝐬𝐭𝐨 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐒𝐚̃𝐨 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐨𝐬Quando Jesus entrou de novo em Cafarnaum e se soub...
16/01/2026

𝐌𝐜 𝟐, 𝟏-𝟏𝟐

𝐄𝐯𝐚𝐧𝐠𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝐍𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐒𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫 𝐉𝐞𝐬𝐮𝐬 𝐂𝐫𝐢𝐬𝐭𝐨 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐒𝐚̃𝐨 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐨𝐬

Quando Jesus entrou de novo em Cafarnaum e se soube que Ele estava em casa, juntaram-se tantas pessoas que já não cabiam sequer em frente da porta; e Jesus começou a pregar lhes a palavra. Trouxeram-Lhe um paralítico, transportado por quatro homens; e, como não podiam levá-lo até junto d’Ele, devido à multidão, descobriram o tecto, por cima do lugar onde Ele Se encontrava e, feita assim uma abertura, desceram a enxerga em que jazia o paralítico. Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse ao paralítico: «Filho, os teus pecados estão perdoados». Estavam ali sentados alguns escribas, que assim discorriam em seus corações: «Porque fala Ele deste modo? Está a blasfemar. Não é só Deus que pode perdoar os pecados?». Jesus, percebendo o que eles estavam a pensar, perguntou-lhes: «Porque pensais assim nos vossos corações? Que é mais fácil? Dizer ao paralítico ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer ‘Levanta-te, toma a tua enxerga e anda’? Pois bem. Para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados, ‘Eu te ordeno – disse Ele ao paralítico – levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa’». O homem levantou-se, tomou a enxerga e saiu diante de toda a gente, de modo que todos ficaram maravilhados e glorificavam a Deus, dizendo: «Nunca vimos coisa assim».

𝐏𝐚𝐥𝐚𝐯𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐬𝐚𝐥𝐯𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 🙏

  𝐒𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐀𝐦𝐚𝐫𝐨, 𝐀𝐛𝐚𝐝𝐞 (𝐚𝐦𝐢𝐠𝐨 𝐝𝐞 𝐒𝐚̃𝐨 𝐁𝐞𝐧𝐭𝐨)Santo Amaro nasceu em Roma e entrou muito cedo para a vida religiosa. Filho es...
15/01/2026

𝐒𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐀𝐦𝐚𝐫𝐨, 𝐀𝐛𝐚𝐝𝐞 (𝐚𝐦𝐢𝐠𝐨 𝐝𝐞 𝐒𝐚̃𝐨 𝐁𝐞𝐧𝐭𝐨)

Santo Amaro nasceu em Roma e entrou muito cedo para a vida religiosa. Filho espiritual e grande amigo de São Bento, tornou-se um beneditino com apenas 12 anos de idade. Realidades daquele tempo, mas que apontam para uma necessidade dos tempos atuais.

Ele foi apontado, desde muito cedo, como um exemplo de silêncio e também de correspondência às exigências da vida monacal. Vida de austeridade, de ação, de oração; “ora et labora” de fato.

Amigo de São Bento
Grande amigo de São Bento, viveu momentos que ficaram registrados. São Gregório foi quem deixou o testemunho de que, certa vez, São Bento, por revelação, soube que um jovem estava para se afogar em um açude. Disse ao então discípulo Amaro que fosse ao encontro daquele jovem. Ele foi. Sem perceber, com tanta obediência, ele caminhou sobre as águas e salvou aquele jovem; só depois ele percebeu que havia acontecido aquele milagre. Retribuíram a ele, mas, claro, ele atribuiu a São Bento, pois só obedeceu.

História ou lenda, isso demonstra como Deus pode fazer o impossível aos olhos humanos na vida e por meio da vida naqueles que acreditam e buscam corresponder à vocação. Todos nós temos uma vocação comum, a mesma que Santo Amaro teve: a vocação à santidade. Esse santo foi quem sucedeu São Bento em Subiaco, quando este foi para Monte Casino. Ele foi exemplo de virtude, obediência e abertura à ação do Espírito Santo.

Ele morreu em 15 de janeiro de 584, aos 72 anos. Rezado contra resfriados, reumatismo e gota, contra dores musculares, Santo Amaro tornou-se muito querido pelo povo e venerado como santo taumaturgo.

Devoção
Aliás, na viagem para França, conta-se o milagre da multiplicação dos pães num pobre convento que o acolheu, em que os pobres monges, para acolher o santo peregrino, deram-lhe o único pão que restava na despensa, mas, na manhã, por milagre, encontraram a despensa cheia de pão fresco e em abundância por mais de um mês… O símbolo da Eucaristia e da caridade está aqui claro; em muitos países ainda é costume abençoar os sanduíches, símbolo de partilha, na festa do santo.

Oração
“Fiel seguidor de São Bento, rogai por todos os que circundam sob esse mesmo carisma, de modo especial pelas vocações beneditinas e pelos monges que ali vivem, para que também sejam fiéis ao fundador até o fim do mundo. Amém.”

𝐒𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐀𝐦𝐚𝐫𝐨, 𝐫𝐨𝐠𝐚𝐢 𝐩𝐨𝐫 𝐧𝐨́𝐬! 🙏

Endereço

Rua Dos Salesianos
Mindelo
426

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 12:30
14:30 - 18:00
Terça-feira 08:00 - 12:30
14:30 - 18:00
Quarta-feira 08:00 - 12:30
14:30 - 18:00
Quinta-feira 08:00 - 12:30
14:30 - 18:00
Sexta-feira 08:00 - 12:30
14:30 - 18:00

Telefone

+2385832116

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Radio Nova de Maria - Cabo Verde publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Radio Nova de Maria - Cabo Verde:

Compartilhar

Uma Rádio diferente!

Sintonize a Radio Nova neste link: http://radios.vpn.sapo.pt/CV/radio10.mp3

Radio Nova, Emissora Cristã, é a primeira rádio privada de Cabo Verde. A sua principal missão é informar, formar e promover todo o homem e o homem todo, segundo os valores evangélicos. É uma rádio do povo e para o povo, e, por isso, sem fins lucrativos.

Desde 17 de Dezembro de 1992, a RN está ao serviço dos cabo verdianos, com simplicidade e alegria!

Efetivamente, é uma rádio diferente, pois tem sido uma voz de esperança e um espaço de promoção e crescimento integral do homem!