DW Português para África

DW Português para África Descubra o que se passa no continente africano em www.dw.com/portugues. Discuta temas da atualidade. A nossa missão é regulamentada por lei.
(957)

Nós criámos um fórum para os pontos de vista de alemães e de outros e, assim, estimulamos a compreensão e o intercâmbio de povos e culturas. A nossa principal função é assegurar a presença mediática da Alemanha a nível mundial, fornecendo informação independente e credível. Transmitimos os valores que a Alemanha defende no mundo, especialmente a democracia e os direitos humanos. Promover a cultura

e a língua alemãs é também a nossa responsabilidade. Em países sem liberdade de expressão e sem liberdade de imprensa, oferecemos informações objetivas sem censura. Observação:

Nós reservámo-nos o direito de apagar e denunciar comentários ofensivos, difamatórios, violentos, pornográficos, racistas ou xenófobos. Veja também a nossa Netiqueta: http://www.dw.com/dw/article/0,,15809058,00.html

Por favor, observe os nossos termos de uso: http://www.facebook.com/terms.php?ref=pf

03/12/2025

📌"Com estas afirmações da CNE, f**a mais evidente que este golpe foi planeado para inviabilizar a publicação dos resultados, que garantidamente seriam favoráveis a Fernando Dias da Costa", afirmou ativista guineense Sumaila Jaló, acusando políticos e militares ligados ao Presidente cessante, Umaro Sissoco Embaló, de liderarem a ação. "São as mesmas figuras que estiveram com Embaló durante seis anos e até na campanha eleitoral", acrescentou.
A acusação surge após a Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciar que não tem condições para divulgar os resultados, alegando vandalismo à sua sede e confisco das atas de apuramento regional por homens armados.
O ativista defende que ainda é possível concluir o processo eleitoral, uma vez que as atas regionais estão na posse dos delegados das candidaturas e partidos. "Esses números advêm do apuramento já feito nas mesas de voto. Há condições para um novo apuramento regional ou para usar as atas das candidaturas e plataformas políticas", explicou.

03/12/2025

‼️O analista político guineense criticou, Diamantino Lopes, em entrevista à DW, o silêncio dos candidatos às eleições presidenciais da Guiné-Bissau após o golpe militar que interrompeu o processo eleitoral e levou à suspensão da divulgação dos resultados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Segundo Diamantino Lopes, "o momento para reagir já passou" e qualquer comunicação agora é "extemporânea", acusando os principais candidatos de "cumplicidade". Entre os nomes apontados estão João Bernardo Vieira, atual ministro dos Negócios Estrangeiros no governo de transição, e José Mário Vaz, ex-Presidente da República, que, segundo o analista, "poderia ter assumido um papel de mediação".
O especialista lamentou que os candidatos não tenham exigido a conclusão do processo eleitoral nem condenado o golpe, sublinhando que “o povo guineense investiu esperança e esforço na mudança democrática". Mamadu Iaia Djaló, outro candidato, afirmou à DW que quer saber quantos votos obteve, defendendo que essa deveria ser a posição de todos.
Diamantino Lopes alertou ainda para o risco de regressar a "uma época sombria" semelhante à crise de 2012-2014, marcada por violações graves dos direitos humanos, agora com o poder militar e policial a dirigir o país.

Autoridades moçambicanas detiveram quatro pessoas por alegada corrupção e sonegação fiscal, mas ativistas pedem mais.
03/12/2025

Autoridades moçambicanas detiveram quatro pessoas por alegada corrupção e sonegação fiscal, mas ativistas pedem mais.

Autoridades moçambicanas detiveram quatro pessoas por alegada corrupção e sonegação fiscal numa operação na Direção do Tesouro e na Autoridade Tributária. Ativistas pedem que a ação não seja apenas "cosmética".

ONG denuncia que medicamentos usados para tratar o HIV podem estar a ser usados como "vitamina" para frangos.
03/12/2025

ONG denuncia que medicamentos usados para tratar o HIV podem estar a ser usados como "vitamina" para frangos.

ONG denuncia que medicamentos usados para tratar o HIV podem estar a ser usados como "vitamina" para acelerar o crescimento dos frangos na província de Tete. Autoridades alertam para possível problema de saúde pública.

03/12/2025

Olá, boa noite! Em destaque no Jornal de hoje:

- Guiné-Bissau: Candidato Fernando Dias exige a divulgação dos resultados eleitorais. Em declarações à DW, jurista garante que ainda é possível reconstituir o processo eleitoral.

- Em Angola, cresce a polémica:Serão as acusações contra o general Higino Carneiro uma estratégia política para impedir a sua candidatura à liderança do MPLA?

- Camarões: Após eleições presidenciais de outubro, vida começa a regressar à normalidade, apesar da forte presença policial.

General Higino Carneiro, militante do MPLA e assumido pré-candidato à liderança do partido, foi constituído arguido.
03/12/2025

General Higino Carneiro, militante do MPLA e assumido pré-candidato à liderança do partido, foi constituído arguido.

O general Higino Carneiro, militante do MPLA e assumido pré-candidato à liderança do partido, foi constituído arguido pela Procuradoria-Geral da República de Angola, acusado de peculato e burla qualif**ada.

❓PERGUNTA DO DIA: As acusações contra o general Higino Carneiro serão uma estratégia política para impedir a sua candida...
03/12/2025

❓PERGUNTA DO DIA: As acusações contra o general Higino Carneiro serão uma estratégia política para impedir a sua candidatura à liderança do MPLA, como suspeitam vários analistas em Luanda?

O general Higino Carneiro, militante do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e assumido pré-candidato à liderança do partido foi constituído arguido pela Procurado Feral da República (PGR).

O antigo ministro das Obras Públicas e governador das províncias do Cuando Cubango e Luanda é acusado dos crimes de peculato, por uso de fundos públicos para fins particulares, e burla qualif**ada.

O próximo congresso do MPLA, partido no poder desde 1975, está agendado para 2026, ano que antecede as eleições gerais de 2027, ato eleitoral em que João Lourenço não deverá se recandidatar à presidência do país, por cumprir já dois mandatos, como estabelece a Constituição angolana.

03/12/2025

⁉️Guiné-Bissau: Por que está Domingos Simões Pereira detido?

O líder do PAIGC continua detido há mais de sete dias nas celas da Segunda Esquadra, em Bissau, sem que se saiba ao certo o motivo. Domingos Simões Pereira foi impedido de concorrer às eleições Presidenciais e apoiou a candidatura de Fernando Dias, mobilizando a máquina do seu partido e da coligação PAI-Terra Ranka. À DW, o analista Diamantino Lopes explicou o que poderá estar na origem da detenção de Simões Pereira.

A campanha de Fernando Dias da Costa acusa a CNE de travar ilegalmente o processo eleitoral, garante que as atas regiona...
03/12/2025

A campanha de Fernando Dias da Costa acusa a CNE de travar ilegalmente o processo eleitoral, garante que as atas regionais existem e exige a divulgação imediata dos resultados.

📍🇺🇸 EUA suspendem pedidos de imigração de 19 paísesO governo dos EUA decidiu suspender os pedidos de imigração de 19 paí...
03/12/2025

📍🇺🇸 EUA suspendem pedidos de imigração de 19 países

O governo dos EUA decidiu suspender os pedidos de imigração de 19 países, alegando que está a reforçar as medidas de segurança nacional. Críticos alertam que a medida deixará milhares de pessoas num limbo jurídico.

A administração do Presidente Donald Trump citou preocupações com a segurança nacional como base para a medida, após um ataque a membros da Guarda Nacional em Washington na semana passada. Um suspeito afegão foi preso.

De acordo com a nova política, todos os requerentes dos países afetados devem passar por um processo de verif**ação abrangente. O objetivo é garantir a integridade do sistema de imigração e evitar "lacunas de segurança".

Os países que enfrentam as restrições mais severas incluem Afeganistão, Birmânia, Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irão, Líbia, Somália, Sudão e Iémen. Vários dos países da lista já estavam sujeitos a uma proibição parcial de viagens. (DW com AFP, AP, dpa)

🇬🇼 A Guiné-Bissau, agora dirigida por militares, pode deixar de ter a presidência da Comunidade dos Países de Língua Por...
03/12/2025

🇬🇼 A Guiné-Bissau, agora dirigida por militares, pode deixar de ter a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova, anunciou que a organização está a preparar uma cimeira extraordinária para resolver a questão, depois do golpe militar de 26 de novembro.

A Guiné-Bissau, agora dirigida por militares, pode deixar de ter a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A organização está a preparar uma cimeira extraordinária para resolver a questão.

03/12/2025

Uma nova geração está a encontrar formas de honrar o seu passado. Sarah LeGrand transforma motivos tradicionais ruandeses em designs contemporâneos de joalharia.

Adresse

Bonn
53113

Benachrichtigungen

Lassen Sie sich von uns eine E-Mail senden und seien Sie der erste der Neuigkeiten und Aktionen von DW Português para África erfährt. Ihre E-Mail-Adresse wird nicht für andere Zwecke verwendet und Sie können sich jederzeit abmelden.

Service Kontaktieren

Nachricht an DW Português para África senden:

Teilen

Da Alemanha para o continente africano: DW África

A Deutsche Welle (DW) é a emissora internacional da Alemanha. Os programas de rádio e a oferta online em português da DW dirigem-se aos países africanos de língua portuguesa - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

A missão da DW é regulamentada por lei. Nós criámos um fórum para vários pontos de vista e, assim, estimulamos a compreensão e o intercâmbio de povos e culturas.

A nossa principal função é assegurar a presença mediática da Alemanha a nível mundial, fornecendo informação independente e credível. Transmitimos os valores, que a Alemanha defende no mundo, especialmente a democracia e os direitos humanos. Promover a cultura e a língua alemãs é também a nossa responsabilidade. Em países sem liberdade de expressão e sem liberdade de imprensa, oferecemos informações objetivas sem censura.

Para saber mais sobre a DW, consulte: http://www.dw.com/pt-002/o-que-%C3%A9-a-dw-%C3%A1frica/a-1936905