05/08/2025
🥳 Feira Central de Campo Grande comemora 100 anos de história! 🇧🇷
📍 Você sabia? A Feira Central de Campo Grande começou na Rua Abrão Júlio Rahe antes de se mudar para a Esplanada Ferroviária em 2004.
Fundada em 1925, a chamada “Feirona” nasceu nas calçadas da Rua Abrão Júlio Rahe, com barracas simples e alimentos frescos. Aos poucos, cresceu, mudou de local e virou patrimônio cultural da capital do Mato Grosso do Sul, no Brasil.
Enquanto isso, o sobá caminhou junto com a feira. Introduzido por imigrantes de Okinawa na década de 1940, ele começou a ser servido discretamente e logo caiu no gosto da população local. Em 2006, foi declarado patrimônio imaterial de Campo Grande.
Atualmente, funciona de quarta a domingo, com destaque para o sobá servido por dezenas de restaurantes dentro da feira.
🎉 Agora, com 100 anos de história, a Feira Central é símbolo da identidade da cidade: com artesanato regional, cachaça artesanal, doces de tabuleiro, bolos de vó... tudo feito com o afeto do Mato Grosso do Sul.
E ainda tem o Sobá, claro: uma fusão cultural que virou marca registrada da cidade e é servido sempre quentinho nas noites de quartas e finais de semana na feirona.
🗓️ Entre os dias 06 e 10 de agosto, acontece o 18º Festival do Sobá, integrado às celebrações dos 100 anos da Feira, com programação cultural variada — incluindo shows de Gian & Giovani, apresentações folclóricas e gastronomia local — tudo com entrada gratuita cada dia do evento.
💛 Gratidão à generosidade da .ronizze e família, que cederam essas imagens incríveis e ajudaram a contar essa história com verdade e beleza.
🌍 E o tá aqui pra isso: mostrar com orgulho as raízes sul-mato-grossenses que seguem vivas e pulsando!
📲 Marque alguém que precisa viver essa experiência!
👀 Compartilhe esse post e ajude a espalhar o sabor da nossa história!