17/04/2025
Happy Birthday, Cristina Ortiz ! 🎉
It’s an honor to celebrate the 75th birthday of one of Brazil’s greatest pianists. From Bahia/Rio to the world’s most prestigious stages, your remarkable journey is a true inspiration.
Thank you for your invaluable contribution to music, for bringing Brazilian artistry to global audiences, and for moving generations with your unique interpretations.
Wishing you continued health, joy, and many more years filled with music and inspiration. Congratulations! 🎹🎂🇧🇷
Nesta quinta-feira, dia 17, a Cultura FM celebra os 75 anos de Cristina Ortiz, uma das maiores pianistas brasileiras.
Ortiz nasceu em Salvador, na Bahia, em 17 de abril de 1950. Aperfeiçoou-se em Paris com Magda Tagliaferro e conquistou o reconhecimento mundial ao vencer, em 1969, o Concurso internacional de piano Van Cliburn. Nos Estados Unidos, ela estudou com Rudolf Serkin no Curtis Institute da Filadélfia.
Em 1972, Cristina Ortiz muda-se para Londres. Na Europa, ela se apresentou como solista ao lado de algumas das principais orquestras do mundo, incluindo as Filarmônicas de Berlim, Viena e Londres, sob regência de maestros como Zubin Mehta e Vladimir Ashkenazy.
Como camerista, tocou, por exemplo, com Antonio Meneses e Emmanuel Pahud. Seu vasto repertório inclui a música brasileira, tendo sido responsável pela estreia do “Choro” de Camargo Guarnieri no Carnegie Hall, em Nova York, e pela gravação dos cinco concertos para piano de Villa-Lobos.
Nesta quinta-feira, dia 17, as interpretações de Cristina Ortiz estão presentes em vários momentos de nossa programação:
No “Desperte com os Clássicos”, às 7h, ela interpreta seis peças do “Guia prático” de Villa-Lobos, entre elas “Samba-Lelê”, “Nesta rua” e “Fui no Itororó”.
A seleção musical, que vai ao ar entre 8h e 10h, traz o “Poema Singelo”, também de Villa-Lobos.
No “Estação Cultura”, entre 10h e 12h, Ortiz interpreta ainda de Villa-Lobos, o “Prelúdio” das “Bachianas Brasileiras nº 4”.
O horário dedicado ao piano, às 13h, apresenta Cristina Ortiz em piano solo, e ao lado de Antonio Meneses, do Quarteto Fine Arts e da Filarmônica de Londres, em obras de Gershwin, Fauré e Villa-Lobos.
O programa “Tarde Cultura”, entre 14h e 17h, traz a pianista brasileira no 3º movimento, “Allegro” do “Concerto nº 2 para piano em fá maior, Op. 102”, de Dmitri Shostakovich.
Encerrando as homenagens, às 22h, o programa “Empório Musical”, de Irineu Franco Perpétuo apresenta as “Bachianas Brasileiras nº 3” de Villa-Lobos, com a pianista ao lado da Philharmonia Orchestra, sob a regência de Vladimir Ashkenazy e a “Sonata nº 2 para violoncelo e piano”, também de Villa-Lobos, com Ortiz e Antonio Meneses.