18/12/2025
ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL APOIAM DECISÕES DA CEDEAO SOBRE A GUINÉ-BISSAU
Jornal Liberdade- Gw; 18/12/2025
O CTO-Bissau/Fórum de Paz, a Voz di Paz e a WANEP-GB, organizações da sociedade civil dedicadas à consolidação da paz na Guiné-Bissau, expressaram seu apoio ao Comunicado Final da Sexagésima-Oitava Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, realizada em 14 de dezembro, em Abuja, Nigéria
Em nota, publicada hoje na página oficial do Facebook da Voz di Paz e consultada pela nossa redação, as organizações destacam a importância do cumprimento rigoroso das decisões e recomendações da CEDEAO, que visam assegurar uma saída pacífica, inclusiva e sustentável da atual situação político-militar e social do país.
“As autoridades constituídas e os líderes políticos nacionais devem agir com responsabilidade, boa-fé e espírito de diálogo, cooperando plenamente com a CEDEAO”, afirmam as organizações, reforçando que a preservação da coesão social é um imperativo inadiável.
O comunicado também faz um apelo aos órgãos de comunicação, ativistas e cidadãos para evitar interpretações que possam aumentar as tensões. As organizações reiteram ainda sua disposição em colaborar de forma construtiva na promoção da reconciliação nacional e da estabilidade democrática na Guiné-Bissau.
Em consonância com a CEDEAO, o texto lembra: “A paz não pode existir sem a democracia; a democracia não pode sobreviver sem liberdade.”
Por: Redação