Betegb "TV Betegb — Informação, cultura e entretenimento da Guiné-Bissau.

Notícias em tempo real, reportagens exclusivas e conteúdos que conectam você ao que realmente importa. "

19/12/2025

Fenómeno raro tinge de vermelho as praias da ilha de Hormuz, no Golfo Pérsico

Crise Democrática em Gabú: Libertação de Dirigentes do PAIGC Exibe Fragilidades do Estado de DireitoA libertação de cinc...
18/12/2025

Crise Democrática em Gabú: Libertação de Dirigentes do PAIGC Exibe Fragilidades do Estado de Direito

A libertação de cinco dirigentes do PAIGC, após quatro dias de detenção por participarem de uma manifestação pacífica, evidencia as persistentes lacunas na proteção dos direitos fundamentais e a vulnerabilidade das instituições democráticas na Guiné-Bissau.

Cinco dirigentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) da região de Gabú, detidos no passado domingo, já se encontram em liberdade.

A informação foi confirmada esta quarta-feira, 17 de dezembro, à Rádio Gandal Gabú por uma fonte oficial do partido. Entre os libertados está o secretário regional do PAIGC, Amadu Baldé, conhecido como “Perlel”. A libertação ocorreu graças a diligências institucionais, com destaque para a intervenção da Direção Regional do Movimento Nacional da Sociedade Civil.

Os dirigentes permaneceram detidos durante quatro dias nas celas da Polícia de Gabú, após participarem de uma manifestação pacífica em frente à sede regional do partido. A ação tinha como objetivo exigir a libertação de dirigentes políticos detidos em 26 de novembro, bem como a divulgação oficial dos resultados das eleições gerais realizadas em 23 de novembro.

Este episódio expõe a seletividade da justiça, a fragilidade das instituições e o risco de normalização de práticas repressivas contra vozes políticas críticas. A detenção de cidadãos que exercem o direito à manifestação pacífica e à participação política revela uma preocupante desconexão entre o Estado e os princípios democráticos que deveria proteger.

Quando a manifestação pacífica é tratada como crime, a democracia deixa de ser um princípio e passa a ser apenas um discurso.

Gabú, 17/12/2025
Redação: Betegb
Fonte: Rádio Gandal

Comunidade da região de Gabu recebe cartões de carne doados pelo governo da Arábia SauditaA comunidade da região de Gabu...
18/12/2025

Comunidade da região de Gabu recebe cartões de carne doados pelo governo da Arábia Saudita

A comunidade da região de Gabu recebeu, nesta quinta-feira (18/12), vários cartões de carne doados pelo governo islâmico da Arábia Saudita.

No ato da entrega dos donativos, a Governadora da Região de Gabu, Maria Elisa Tavares Pinto, agradeceu ao país doador e destacou que cada região beneficiou-se de uma parte dos alimentos. Ela explicou que as autoridades religiosas serão responsáveis pela distribuição adequada, assim como as autoridades locais, e prometeu levar os donativos também aos fiéis católicos e evangélicos da região.

Amadu Cassamá, em nome dos beneficiários, manifestou satisfação pelo gesto e pela colaboração, reconhecendo pequenas falhas, mas ressaltou a importância da presença da Ministra pela primeira vez para testemunhar este tipo de ação.

Por sua vez, Cadi Florença Dabó Correia, Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, afirmou que o gesto simboliza o respeito do governo, em nome do Primeiro-Ministro de Transição. Ela destacou que a ação reforça mensagens de união, paz e solidariedade entre os guineenses. “A carne doada vem na sequência dos países mais carenciados, e nesse sentido a Arábia Saudita também escolheu a Guiné-Bissau”, concluiu.

Reportagem: Saliu Sandém, correspondente na cidade de Gabu, leste do país.

Gabú: Cerca de cinco dirigentes do PAIGC detidos após manifestaçãoCerca de cinco dirigentes do Partido Africano da Indep...
14/12/2025

Gabú: Cerca de cinco dirigentes do PAIGC detidos após manifestação

Cerca de cinco dirigentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), entre os quais o secretário regional do partido, Amado Baldé, conhecido por “Perlel”, foram detidos na sequência de uma manifestação que exigia a libertação do líder do partido, Domingos Simões Pereira.

Durante a concentração, os manifestantes reclamavam igualmente a libertação de outros cidadãos detidos na véspera da divulgação dos resultados das eleições gerais e apelavam à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para que tome medidas face à situação política que o país atravessa e, consequentemente, à divulgação dos resultados das eleições gerais de 23 de novembro de 2025.

Segundo uma fonte próxima do processo, os detidos, que inicialmente se encontravam na esquadra da Polícia de Gabú, foram posteriormente transferidos para o quartel.

Na sequência das detenções, a polícia procedeu à dispersão dos manifestantes.

Redação

Fonte: Rádio Leste FM

Em atualização…

Liceu Regional Quemo Mané, em Mansoa, continua a enfrentar falta de professoresO Liceu Regional Quemo Mané, localizado n...
14/12/2025

Liceu Regional Quemo Mané, em Mansoa, continua a enfrentar falta de professores

O Liceu Regional Quemo Mané, localizado no sector de Mansoa, continua a deparar-se com a falta de professores, uma situação que preocupa a comunidade escolar.

A informação foi transmitida pelo presidente da Associação dos Alunos da Escola Regional Quemo Mané de Mansoa, Adramane Sani, esta sexta-feira, durante uma entrevista concedida ao nosso correspondente no sector de Mansoa.

Na ocasião, Adramane Sani denunciou a carência de docentes na instituição, sublinhando que se trata de um facto que poderá afetar negativamente o normal decurso do ano letivo.

O presidente da associação apelou ainda às camadas políticas para que se unam em torno do interesse coletivo, deixando de lado os interesses pessoais, com vista à resolução dos problemas que afetam o setor da educação.

Por: Umo Djamila Turé

Bolama: Guarda Nacional detém quatro jovens por suspeita de vandalização do sistema elétricoO Comando da Unidade Territo...
13/12/2025

Bolama: Guarda Nacional detém quatro jovens por suspeita de vandalização do sistema elétrico

O Comando da Unidade Territorial n.º 04/SUL da Guarda Nacional procedeu, na manhã desta sexta-feira (12), à detenção de quatro (04) jovens, com idades compreendidas entre os 19 e os 30 anos, no bairro Telegra, na cidade de Bolama, por suspeita de envolvimento em cortes de cabos elétricos subterrâneos.

De acordo com informações divulgadas na publicação feita na página oficial da Guarda Nacional, a operação foi realizada no âmbito das ações de patrulhamento e combate a atos de vandalização de infraestruturas públicas. Durante a intervenção, os agentes encontraram, na posse dos suspeitos, cabos elétricos já cortados, pertencentes ao sistema elétrico da cidade de Bolama, bem como uma picareta, alegadamente utilizada para a escavação e remoção dos cabos subterrâneos.

Os quatro detidos encontram-se sob custódia das autoridades competentes e deverão ser apresentados ao Ministério Público para os devidos trâmites legais e esclarecimento dos factos.

Redação: Betegb

Endereço

Bissau

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:00 - 00:00
Terça-feira 07:00 - 00:00
Quarta-feira 07:00 - 00:00
Quinta-feira 07:00 - 00:00
Sexta-feira 07:00 - 00:00
Sábado 08:00 - 16:00
Domingo 09:00 - 12:00

Telefone

+245956924392

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Betegb publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Betegb:

Compartilhar