22/06/2025
=Estado Maior General das Forças Armadas lança Campanha da Produção Agrícola Militar 2025=.
O Estado Maior lançou este sábado, 21 de junho de 2025, na localidade de Saré Djaé, região de Bafatá, leste do país, a Campanha da Produção Agrícola Militar 2025.
A cerimónia foi presidida pelo Primeiro-ministro, Rui Duarte Barros, na presença do Ministro da Defesa Nacional, Dionísio Cabi, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Queta Baldé, das Chefias Militares e da população local.
Na sua comunicação durante o ato, o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), General do Exército Biaguê Clussé Na N'tan, afirmou que os militares abdicaram, este ano, da preparação combativa para se concentrarem na produção agrícola.
"Temos a nossa missão principal de garantir a estabilidade do país, mas também temos a responsabilidade de participar no processo do desenvolvimento, neste sentido estamos a trabalhar na infraestruturação da nação e na produção agrícola, pelo que informo ao chefe do governo que as Forças Armadas já abdicaram, este ano, da preparação combativa para se dedicarem na produção agrícola" disse Na N'tan.
O CEMGFA aproveitou a presença do Primeiro-ministro para solicitar mais apoios ao governo na produçao militar.
"Solicitamos mais apoios por parte do governo, principalmente dos tratores, para que possamos produzir a nossa própria alimentação e reduzir a sobrecarga do executivo em relação as despesas alimentares da nossa classe".
As Forças Armadas estão a preparar a colheita da produção da época seca em Bafatá (Campossa C2) e lançar, de seguida, as sementes para a campanha da época chuvosa.
Mamadú Baldé
21 de junho de 2025