19/09/2025
"Governantes assinam Comunicado Final no fim da visita"
O Ministro das Forças Armadas do Senegal, General Birame DIOP, terminou esta sexta-feira, 19 de setembro de 2025, uma visita de trabalho, de dois dias, no país.
O governante senegalês esteve em Bissau para fortalecer as relações bilaterais entre Guiné-Bissau e Senegal, particularmente nas áreas da Defesa e das Forças Armadas.
No final dos trabalhos os dois Ministros assinaram o Comunicado Final da visita, na presença das duas delegações, para depois prosseguirem com a comunicação conjunta.
Na sua intervenção o Ministro da Defesa Nacional, Dionísio Cabi, afirmou que a visita do seu homólogo senegalês reafirma que o diálogo entre os Estados deve estender-se aos povos.
Cabi destacou a importância da resolução conjunta dos problemas transfronteiriças entre as partes.
"Disputa de terrenos, roubo de gado, as práticas florestais que ameaçam o nosso património ambiental, o cultivo de substâncias ilícitas, todos estes problemas não conhecem fronteiras por isso a resposta também não pode ser isolada" sublinhou o titular da pasta da Defesa Nacional.
Por seu turno, o Ministro das Forças Armadas do Senegal, General Birame DIOP, agradeceu os esforços das autoridades da Guiné-Bissau no fortalecimento das relações entre os dois países, que considerou de particulares e fortes.
O Comunicado Final, depois de ser assinado pelos dois governantes, foi apresentado, perante as duas delegações, pelo Assessor de Imprensa do Ministro da Defesa Nacional, Mamadú Baldé.
O documento estabelece, nas recomendações fianais, a realização de patrulhas terrestres conjuntas e combinadas para fortalecer o controlo na gestão das áreas fronteiriças.
Durante a sua estadia no país General Birame DIOP reuniu-se com o Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, Primeiro-ministro, Braima Camará e o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, General Biaguê Clussé Na N'tan.
Redação GW - NEWS TV
19 de setembro de 2025