CAP GB midia digital

12/08/2025

No âmbito do reconhecimento das ilhas dos Bijagós como património natural mundial da UNESCO, um grupo de mulheres da sociedade civil homenageam com o pano de pente a Diretora-Geral do IBAP, Aissa Regala de Barros.

Satisfeito com o gesto, Aissa Regala de Barros promete dobrar esforços para o bem da Guiné-Bissau.

12/08/2025

O Partido Assembleia Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), não participa no governo liderado por Braima Camará. A garantia é do seu Secretario Nacional, Agostinho da Costa.

De salientar que esta decorrer na sede nacional do Partido a reunião da comissão política nacional para debaterem entre os quais, situação política nacional.

Por: Ussumane Fitchas

11/08/2025

Palácio da República: Cerimónia de Tomada de posse dos membros do governo

Secção de Guiledje: População denuncia aumento de “cobranças ilícitas” a motorizadasPor: Ussumane Baldé [Fitchas]Bissau,...
11/08/2025

Secção de Guiledje: População denuncia aumento de “cobranças ilícitas” a motorizadas

Por: Ussumane Baldé [Fitchas]

Bissau, 11 de agosto de 2025- Moradores da Secção de Guiledje, no Setor de Bidanda, região de Tombali, sul do país, acusam agentes da Viação e da Polícia de Trânsito de aumentarem as chamadas “cobranças ilícitas” a condutores de motorizadas. A população exige resposta das autoridades nacional o mais rápido possível.

Em entrevista telefónica à nossa redação, o assessor do Régulo de Guiledje, Suleimane Djalo, confirmou a situação e afirmou que o caso já é do conhecimento do Ministro do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé.

“É verdade, a Viação e os polícias de Trânsito estão a dificultar a circulação das motorizadas na zona, exigindo documentos e, quando o condutor não os apresenta, cobram valores para libertar o veículo, mesmo quando o motociclista está devidamente equipado com capacete. Essa prática contraria um despacho do Ministério do Interior que proíbe a cobrança de multas por falta de documentos a motorizadas. Como é do conhecimento do ministro Botche Candé, esperamos que sejam tomadas medidas urgentes junto do Governo”, apelou.

Além das queixas sobre o trânsito, Suleimane Djalo falou da situação da educação na Seção de Guiledje, originada pela falta de professores e de infraestruturas escolares adequadas.

"Não temos número suficiente de professores nem edifícios escolares. As aulas costumam iniciar apenas entre dezembro e janeiro, o que impede que os alunos aprendam sequer 80% das matérias. O Governo deve priorizar e investir na educação para garantir que todos tenham acesso a um ensino de qualidade”, defendeu.

Outro ponto crítico apontado pela comunidade é o estado precário da estrada que liga Mampata a Cacine e até Cassaca, o que dificulta o transporte e o desenvolvimento local. A população também reclama da escassez de pescado no setor.

"O pouco que se pesca aqui é enviado quase todo para Bissau, deixando as comunidades locais com carência de peixe”, lamentou o assessor.

Os populares aguardam respostas das autoridades face às suas preocupações, desde a mobilidade e segurança rodoviária até questões estruturais de educação, vias de acesso e abastecimento alimentar.

Guiné-Bissau: Poucas mudanças no novo Governo liderado por Braima CamaráBissau, 10 de agosto de 2025- O Presidente da Re...
10/08/2025

Guiné-Bissau: Poucas mudanças no novo Governo liderado por Braima Camará

Bissau, 10 de agosto de 2025- O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, anunciou esta segunda-feira, através do Decreto Presidencial n.º 30/2025, a composição do novo Governo, sob proposta do Primeiro-Ministro Braima Camará.

O executivo, que mantém a maioria dos nomes que integravam o anterior elenco governativo, é composto por 26 ministros e 11 secretários de Estado, abrangendo áreas da economia, administração, defesa, educação, saúde e cooperação internacional.

Os Ministério serão dirigidos por, Soares Sambú- Ministro da Economia, Plano e Integração Regional ;Botche Candé – Ministro do Interior e da Ordem Pública; Marciano Silva Barbeiro – Ministro dos Transportes; Malal Sané – Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares; Maria do Céu Silva Monteiro – Ministra da Justiça e Direitos Humanos; Orlando Mendes Viegas – Ministro do Comércio; Aristides Ocante da Silva – Ministro da Administração Territorial e do Poder Local; Abel da Silva Gomes – Ministro das Pescas e Economia Marítima; Ilídio Vieira Té – Ministro das Finanças; Carlos Pinto Pereira – Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades; Júlio Mamadu Baldé – Ministro das Telecomunicações e Economia Digital; Dionísio Cabi – Ministro da Defesa Nacional; Malam Sambú – Ministro dos Recursos Naturais; Queta Baldé – Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural; Florentino Fernando Dias – Ministro da Indústria, Transformação e Promoção dos Produtos Locais; Secuna Baldé – Ministro do Turismo e Artesanato;Maria da Conceição Évora – Ministra da Comunicação Social; Queba Djate – Ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica; Senhora Mónica Buaro da Costa-
Ministra da Administração Pública, Emprego, Formação Profissional
e Segurança Social.

Ainda na Orgânica, o Senhor Augusto Gomes assume o Ministro da Saúde Pública; Senhor Aly Hijazy- Ministro dos Combatentes da Liberdade da Pátria; Senhora Maria Inácia Có Mendes Sanhá- Ministra da Mulher, Familia e Solidariedade Social; Senhor José Carlos Esteves- Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo; Senhor Viriato Soares Cassamá- Ministro do Ambiente, Biodiversidade e Ação Climática; Senhor Fidélis Forbes- Ministro da Energia; eSenhor Alfredo Malu- Ministro da Cultura, Juventude e Desportos.

Enquanto que as Secretarias de Estado estão compostas por onze pastas, dirigidas por Joaquim Baldé – Secretário de Estado do Tesouro ; João Tavares – Secretário de Estado da Juventude e Desporto; Adelino Gomes Pereira – Secretário de Estado da Administração Pública e Reforma do Estado; Nené Coli Baldé – Secretária de Estado da Solidariedade Social e Família; Fatumata Jau – Secretária de Estado da Cooperação Internacional; Cipriano Mendes Pereira – Secretário de Estado das Comunidades; Salomé Santos Allouche – Secretária de Estado do Plano e Integração Regional; Elísio Gomes Sá – Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais; Djibrilo Djaló – Secretário de Estado de Ensino; Josefina Ricardo Gomes Soares da Gama – Secretária de Estado de Gestão Hospitalar; e Nancy Raisa Cardoso – Secretária de Estado da Cultura

MGD desconhece negociações da API-Cabaz Garandi para integrar novo GovernoPor: Ussumane Baldé [Fitchas]Bissau, 10 de Ago...
10/08/2025

MGD desconhece negociações da API-Cabaz Garandi para integrar novo Governo

Por: Ussumane Baldé [Fitchas]

Bissau, 10 de Agosto de 2025- O Movimento Guineense para o Desenvolvimento (MGD), membro da Aliança Patriótica Inclusiva (API) Cabaz Garandi, afirmou não ter participado nem ter sido informado sobre quaisquer negociações ou deliberações que envolvessem a sua inclusão na composição do novo Governo. A posição foi tornada pública através de um comunicado à imprensa.

De acordo com a nota, “o MGD, em consonância com os seus princípios fundacionais, assentes na defesa intransigente da democracia, do Estado de Direito, da transparência e da boa governação, declara formalmente a sua demarcação política em relação à atual configuração governativa, cuja constituição consideramos incompatível com a legalidade constitucional.”

O partido, liderado por Jorge Fernandes, recorda que a sua participação na API Cabaz Garandi “decorreu de um compromisso programático com o fortalecimento das instituições democráticas, a promoção da justiça social, o combate à corrupção e a consolidação do Estado de Direito Democrático”.

" O MGD não se associa a práticas que fragilizam o regime democrático ou que contrariem a estabilidade política e social. Repudiamos, igualmente, quaisquer políticas ou decisões tomadas unilateralmente em nosso nome que não estejam em conformidade com os valores que defendemos, baseados na legitimidade democrática.”

A formação política reafirma o seu compromisso com o respeito pelos processos democráticos internos da coligação, a manutenção da transparência, a coerência política e a integridade institucional.

“Todavia, continuamos empenhados na defesa do interesse nacional, no diálogo político responsável e construtivo, e na construção de uma Guiné-Bissau justa, transparente e governada com maior probidade”, conclui o documento.

10/08/2025

Bissau, 10 de Agosto de 2025
Surge no cenário político guineense mais uma formação partidária: o Partido do Povo (PdP). O ato de lançamento oficial ocorreu na tarde deste domingo, num dos hotéis da capital, reunindo simpatizantes e membros fundadores.

Por: Ussumane Baldé [Fitchas]

Política: Baciro Djá critica saída de Braima Camará da API para liderar GovernoPor: Ussumane Baldé [Fitchas]Bissau, 10 d...
10/08/2025

Política: Baciro Djá critica saída de Braima Camará da API para liderar Governo

Por: Ussumane Baldé [Fitchas]

Bissau, 10 de Agosto de 2025- O Presidente da Frente Patriótica de Salvação Nacional (FREPASNA), Baciro Djá, acusou o atual Primeiro-Ministro, Braima Camará, de abandonar a Aliança Patriótica Inclusiva (API) Cabas Garandi, para assumir a chefia do Governo, classificando a decisão como uma quebra de compromisso com o projeto político da coligação.

“Pelo menos deveria ter-se despedido. Agora diz que vai resolver problemas de saúde e educação em três meses e realizar eleições simultâneas em novembro. Não acreditamos. Para nós, Braima Camará é incapaz”, afirmou Djá, durante uma conferência de imprensa após reunir-se com a Comissão Política do FREPASNA.
Para ele, a saída de Camará demonstra falta de compromisso com as metas traçadas pela coligação.

“Um bom político não deve ser corrupto nem depender exclusivamente de recursos financeiros para mobilizar apoios”, e Braima Camará não reúne condições para cumprir as promessas feitas à população", reforçou.

Baciro Djá confirmou ainda ter rejeitado um convite do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, para assumir o cargo de Primeiro-Ministro, alegando que só participaria num Governo que respeitasse a Constituição e garantisse, entre outros pontos, a devolução da Assembleia Nacional Popular à coligação PAI Terra Ranka e a escolha livre e transparente dos dirigentes do Supremo Tribunal de Justiça e da Comissão Nacional de Eleições.

O ex-chefe de Governo apelou também à população para identificar e reprovar “políticos obcecados por dinheiro” e exigiu que as autoridades esclareçam o caso do cadáver encontrado na ponte de João Landim.

Guiné-Bissau: Partido LANTA CEDU congratula com a nomeação do Braima Camará Bissau, 09 de Agosto de 2025- O Partido LANT...
09/08/2025

Guiné-Bissau: Partido LANTA CEDU congratula com a nomeação do Braima Camará

Bissau, 09 de Agosto de 2025- O Partido LANTA CEDU, liderado por Nagikson Muacir Carvalho Perdigão Baldé, felicitou Braima Camará pela sua nomeação para o cargo de Primeiro-Ministro da República da Guiné-Bissau, no âmbito de um Governo de Iniciativa Presidencial. A mensagem de congratulação foi divulgada através de uma nota oficial.

Na declaração, o partido considera que a nomeação “constitui um momento de grande relevância para a Nação, traduzindo o reconhecimento da sua capacidade de liderança, do seu percurso político e do seu sentido de compromisso com a estabilidade e o futuro do país”.

O LANTA CEDU afirma não ter dúvidas quanto à capacidade intelectual do novo Primeiro-Ministro, empossado ontem no Palácio da República, e expressa confiança na sua “visão estratégica e profundo sentido de Estado” como elementos essenciais para assegurar uma boa governação, reforçar a coesão nacional e criar condições para a realização de eleições gerais livres, transparentes e inclusivas.

O partido reitera a total disponibilidade para, no respeito pelos princípios democráticos e pelo pluralismo político, colaborar em todas as iniciativas que contribuam para o fortalecimento das instituições e a defesa do interesse nacional.

“Renovamos os votos de pleno êxito nesta nobre missão de conduzir o país até ao próximo ciclo eleitoral, com paz, estabilidade e confiança no futuro”, conclui a nota.

Política: COLIDE-GB não reconhece novo governoPor: Ussumane Baldé [Fitchas]Bissau, 08 de agosto de 2025- O Partido da Co...
08/08/2025

Política: COLIDE-GB não reconhece novo governo

Por: Ussumane Baldé [Fitchas]

Bissau, 08 de agosto de 2025- O Partido da Convergência Nacional para a Liberdade e o Desenvolvimento (COLIDE-GB) declarou que não reconhece o novo governo liderado por Braima Camará. A força política acusa o Chefe de Estado de “usurpar e ocupar a Presidência da República pela via da força”.

A posição foi tornada pública através do Comunicado à Imprensa n.º 04/2025.

“É com profunda preocupação que o COLIDE-GB assiste à nomeação e ao empossamento de um novo Primeiro-Ministro, bem como à exoneração do anterior, Rui Duarte Barros”, lê-se no documento.

O partido sublinha que, desde 28 de fevereiro de 2025, o país entrou forçosamente em transição política, pois “ficou sem Presidente da República, sem Assembleia Nacional Popular, sem governo legítimo, sem plenário do Supremo Tribunal de Justiça, sem Tribunal Constitucional, sem Direção Executiva da CNE, sem direitos e liberdades fundamentais e sem segurança de pessoas e bens”, acrescenta a nota.

O COLIDE-GB reafirma a sua “disponibilidade e interesse inabalável” em participar ativamente de um processo que tenha como agenda fundamental a concretização de um diálogo inclusivo nacional, nos moldes que o partido defende desde a sua fundação.

A nota exorta ainda o Presidente Sissoco Embaló a “abandonar, desta vez de forma livre e democrática, o Palácio da República no dia 5 de setembro de 2025”.

Por fim, o partido afirma que, fiel à sua postura de defesa intransigente dos valores do Estado de Direito Democrático, “os chamados ‘Decretos Presidenciais’ que têm sido emitidos, incluindo os que destituem e nomeiam Primeiros-Ministros e governos, no atual contexto, são absoluta e irremediavelmente inconstitucionais”.

Guiné-Bissau: Presidente condecora ex-Primeiro-Ministro Rui Duarte Barros com Medalha Colinas de BoéBissau, 8 de agosto ...
08/08/2025

Guiné-Bissau: Presidente condecora ex-Primeiro-Ministro Rui Duarte Barros com Medalha Colinas de Boé

Bissau, 8 de agosto de 2025- O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, condecorou nesta sexta-feira o ex-Primeiro-Ministro Rui Duarte Barros com a Medalha Colinas de Boé, em reconhecimento “pelo serviço prestado à Nação guineense” durante o seu mandato.

A cerimónia decorreu no Palácio da República, durante o ato de tomada de posse do novo Chefe do Governo, Braima Camará.

Em declarações à imprensa, Rui Duarte Barros disse receber a distinção como uma “surpresa positiva” e destacou o trabalho desenvolvido pelo Executivo que liderou, apoiado pelo Presidente da República.

“A condecoração surgiu num momento em que não esperava. Em nome da equipa, agradecemos o gesto. Cumprimos a nossa missão de estabilizar o País e preparar as eleições simultâneas de novembro”, afirmou.

O ex-Primeiro-Ministro, que recentemente deixou o cargo, garantiu a sua “disponibilidade incondicional” para colaborar com o novo Governo.

“Desejo todo o sucesso a Braima Camará. O cargo não é fácil, mas tenho certeza de que, pela experiência e determinação que possui, irá alcançar bons resultados”, disse.

Braima Camará promete eleições simultâneas justas e transparentes em novembroPor: Ussumane Baldé Bissau, 08 de agosto de...
08/08/2025

Braima Camará promete eleições simultâneas justas e transparentes em novembro

Por: Ussumane Baldé

Bissau, 08 de agosto de 2025- O novo Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, Braima Camará, assegurou, esta sexta-feira, que as eleições simultâneas marcadas para o mês de novembro deste ano serão realizadas de forma justa e transparente. A declaração foi feita logo após a sua investidura no Palácio da República.

“Fui incumbido pelo Chefe de Estado para assumir este cargo até à realização das eleições simultâneas. Pelas informações que recebi do ex-Primeiro-Ministro, Rui Duarte Barros, o processo está 99% concluído, restando apenas cumprir o que determina o Decreto Presidencial”, afirmou.

Conhecido como Ba Quecuto, Camará elegeu a Saúde e a Educação como prioridades da sua governação e adiantou que não prevê grandes alterações na composição do governo anterior.

“Vamos fazer o possível para que o ano letivo 2025/26 arranque dentro do prazo, reforçando o apoio a este setor-chave para o desenvolvimento do país, assim como à Saúde. Estaremos sempre ao lado do povo e, quanto à formação do governo, não haverá muitas mudanças”, garantiu.

O Primeiro-Ministro anunciou ainda que pretende concluir a formação do novo elenco governamental até segunda-feira, 11 de agosto de 2025.

Endereço

CUNTUM ANTIGA GUINÉ-VISÃO
Bissau

Telefone

+245965360944

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando CAP GB publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para CAP GB:

Compartilhar

Tudo aos seus pés

promover-se, nunca foi tão facil, CAP-GB seu conteúdo ganha visibilidade aqui!