Digital Mídia Global TV

Digital Mídia Global TV Entenda como a Digital Mídia Global TV ajuda empresas a expandirem sua presença online.

🌍 Digital Mídia Global TV | Conectando você ao mundo digital! 📡
Somos uma empresa de comunicação e marketing digital, com sede em Bissau, comprometida com o jornalismo de credibilidade e responsabilidade.

Jovens de Madagascar mantêm protestos e exigem renúncia do presidente.🇲🇬🚨Antananarivo — Um movimento crescente de protes...
02/10/2025

Jovens de Madagascar mantêm protestos e exigem renúncia do presidente.🇲🇬🚨

Antananarivo — Um movimento crescente de protesto na ilha africana de Madagascar, apesar de confrontos mortais com as forças de segurança, promete continuar até a saída do presidente Andry Rajoelina.

Milhares, em sua maioria jovens, têm se concentrado nas ruas de Antananarivo nas últimas semanas para cobrar a renúncia do presidente, responsabilizado pela incapacidade de garantir serviços básicos, sobretudo fornecimento confiável de eletricidade e água.

Os cortes de água e as quedas de energia têm se agravado a ponto de, segundo os manifestantes, atrapalharem o estudo e até a alimentação diária. “Ele não mudou nada”, disse Rovatanjoniaina Valisoa Tsimaniva, estudante universitária de 21 anos, que marchou pela capital na terça-feira. “Parece que tudo o que ele disse foram promessas de bêbado. Estamos fartos.”

O grupo Gen Z Madagascar, liderado por jovens e responsável pela coordenação de parte das mobilizações, convocou servidores públicos a aderirem às manifestações e entrarem em greve. A organização tem se inspirado em movimentos juvenis recentes no Nepal, Indonésia e Filipinas, e adotou um símbolo já visto em outros protestos: um crânio sorridente.

As manifestações na última semana foram marcadas por confrontos violentos entre manifestantes e as forças de segurança, que reagiram com gás lacrimogêneo, agressões e prisões, segundo a Organização das Nações Unidas. Pelo menos 22 pessoas foram mortas, informou a ONU — número contestado pelo governo de Madagascar.

A mobilização ganhou novo fôlego após o anúncio do presidente, nesta semana, de que demitira seus ministros — gesto interpretado como tentativa de apaziguar os protestos. Em vez de acalmar os manifestantes, a medida aprofundou a exigência de renúncia do chefe de Estado.

Madagascar atravessa pressão econômica crescente, agravada por novas tarifas comerciais internacionais e por problemas na produção agrícola devido a eventos climáticos extremos. Cerca de três quartos da população vivem na pobreza, cenário que tem deteriorado as condições de vida no país.

Tsimaniva relatou que muitas vezes se sente insegura ao voltar da universidade à noite porque a iluminação pública não funciona. Em casa, sem energia para cozinhar, vai para a cama com fome, contou. Outro manifestante, Rakotoarivao Andritiana Kevin, estudante de direito do terceiro ano, afirmou que, por falta de água, faz diariamente fila em uma to****ra pública por cerca de uma hora e meia para encher um galão. Ele disse ainda que aparelhos eletrônicos e computadores têm sido danificados por variações de energia. “Nossas vidas estão arruinadas. Tudo está desmoronando”, afirmou Kevin, de 20 anos.

As ondas de instabilidade política não são novidade em Madagascar — ex-colônia francesa, o país já viveu diversas repressões a dissidências com uso de forças militares e policiais. O atual ciclo de protestos começou há duas semanas, quando dois vereadores de Antananarivo foram detidos antes de uma manifestação planejada contra os cortes de água e energia; organizações da sociedade civil e jovens interpretaram as prisões como tentativa de silenciar o movimento.

Na terça-feira, depois de impasses, as forças de segurança abriram caminho para que manifestantes chegassem à Praça da Democracia, no centro de Antananarivo — vitória simbólica para ativistas que tentavam alcançar o local durante toda a semana. Pouco depois, porém, houve confronto; policiais lançaram gás lacrimogêneo e dispararam balas de borracha.

A Praça da Democracia tem peso simbólico: foi palco de comícios de apoiadores de Rajoelina durante o golpe que o levou ao poder. Muitos jovens veem ironia no fato de que, hoje, Rajoelina esteja reprimindo manifestantes naquele mesmo local.

Em 2009, o então prefeito de Antananarivo, Andry Rajoelina, liderou protestos em massa contra o presidente da época, citando má gestão e repressão; mais de 130 mortes foram registradas. Após assumir, declarou o “fim da ditadura, da má administração do Estado”, conforme reportou o jornal Le Monde. Atualmente, manifestantes o comparam a um ditador.

O presidente tem alertado para os riscos de um golpe de Estado, como o que ele realizou no passado. Sua porta-voz, Lova Ranoromaro, afirmou que uma tomada de poder colocaria em risco os mais vulneráveis e que parceiros internacionais que já ofereciam apoio financeiro para resolver os problemas de água e eletricidade poderiam retirar esse suporte se o chefe do Executivo fosse derrubado. “Chamadas por um golpe ou por mudanças inconstitucionais de poder não serão toleradas, pois só devolveriam o país à instabilidade”, disse Ranoromaro, acrescentando que o presidente busca diálogo com os manifestantes.

Direitos humanos e grupos civis afirmam que o que diferencia o momento atual é a extensão das paralisações dos serviços e o caráter nacional e juvenil das mobilizações. Segundo Faraniaina Ramarosaona, líder de uma organização de direitos em Madagascar, embora Rajoelina tenha dissolvido o governo, ele não atendeu às demandas dos jovens nem se desculpou pela repressão violenta.

Para alguns manifestantes, a luta não é por cargos políticos. Assim, pedidos recentes do presidente para que cidadãos enviassem currículos com vistas a integrá-los ao governo soaram como desconectados da realidade para muitos jovens. “Estamos lutando por nossos direitos”, disse Tsimaniva.

Bissau, 02 de outubro de 2025
Uma cortesia de Gaelle Borgia / DMG TV Digital Mídia Global TV

ISRAEL IDENTIFICA 250 ATIVISTAS DE FLOTILHA ANTES DE OS LEVAR A TRIBUNAL.🇵🇸🇮🇱🚨A polícia israelita identificou 250 ativis...
02/10/2025

ISRAEL IDENTIFICA 250 ATIVISTAS DE FLOTILHA ANTES DE OS LEVAR A TRIBUNAL.🇵🇸🇮🇱🚨

A polícia israelita identificou 250 ativistas a bordo da Flotilha Global Sumud, intercetada na noite de quarta-feira, e prepara-se para os apresentar ao tribunal com vista a uma eventual deportação, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a polícia afirmou que a operação visa “garantir a ordem pública e frustrar qualquer tentativa de minar a legitimidade das ações do Estado de Israel”.

Segundo a mesma nota, “agentes policiais e soldados trabalham com determinação, profissionalismo e total cooperação com as Forças de Defesa de Israel, o Serviço de Imigração e População, a Autoridade de População e Imigração, forças de resgate e outros parceiros governamentais”.

Entre os detidos encontram-se quatro cidadãos portugueses: a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a atriz Sofia Aparício e os ativistas Miguel Duarte e Diogo Chaves. Este último, estudante, integrou a iniciativa humanitária por recusar, segundo disse, ficar “indiferente” perante “tanto sofrimento”.

A Flotilha Global Sumud, composta por cerca de 50 embarcações, está praticamente desmantelada. Do total de 500 tripulantes, 443 — mais de 90% — estão detidos. Apenas o navio Summertime, que presta apoio jurídico, permanece no Mediterrâneo.

A iniciativa tinha como objetivo quebrar o bloqueio a Gaza e levar ajuda humanitária. No entanto, foi travada pela Marinha israelita, que em pouco mais de 12 horas abordou os navios e deteve os tripulantes.

Mais de 600 agentes policiais, elementos penitenciários e funcionários da imigração participaram na operação, concentrada no porto de Ashdod, onde decorrem os registos e processos legais.
As autoridades israelitas indicaram que a operação prosseguirá até que “o último navio da flotilha” seja formalmente registado.

Israel ofereceu alternativa

O Governo israelita já tinha advertido que não permitiria a chegada da flotilha a Gaza, propondo que a ajuda humanitária fosse entregue às autoridades israelitas para posterior “organização e distribuição”.

A proposta foi rejeitada desde o início pelos organizadores, que, apesar das ameaças e de alegados ataques dissuasores com drones e explosões, decidiram prosseguir viagem até serem interceptados em águas consideradas zona de risco.

Bissau, 02 de outubro de 2025
Por Lusa / DMG TV Digital Mídia Global TV

ATAQUE TERRORISTA A SINAGOGA EM MANCHESTER PROVOCA DOIS MORTOS; AGRESSOR ABATIDO PELA POLÍCIA.🇬🇧🚨Um ataque a uma sinagog...
02/10/2025

ATAQUE TERRORISTA A SINAGOGA EM MANCHESTER PROVOCA DOIS MORTOS; AGRESSOR ABATIDO PELA POLÍCIA.🇬🇧🚨

Um ataque a uma sinagoga em Manchester, na manhã desta quinta-feira, provocou pelo menos dois mortos e deixou três feridos graves, confirmou a polícia local, citada pela BBC.

O suspeito do ataque foi abatido no local por agentes armados.
O incidente ocorreu junto à Sinagoga da Congregação Hebraica de Heaton Park, em Crumpsall. Segundo a polícia, graças ao alerta rápido da comunidade, o agressor foi impedido de entrar no edifício.

O comissário assistente Laurence Taylor, chefe nacional de policiamento antiterrorismo, declarou em conferência de imprensa, em Londres, que o ataque foi oficialmente classificado como terrorismo. Além da morte do agressor, duas pessoas foram detidas.

“Com base nas informações recolhidas, este episódio foi definido como um incidente terrorista. Estamos a avançar rapidamente na investigação e acreditamos conhecer a identidade do atacante”, afirmou Taylor.

O responsável sublinhou que o ataque ocorreu durante Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico, e descreveu o episódio como “devastador” para a comunidade judaica. Anunciou ainda o reforço imediato da segurança em sinagogas e espaços religiosos em todo o país.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, que se encontrava em Copenhaga numa cimeira sobre financiamento à Ucrânia, regressa de imediato a Londres para presidir a uma reunião de emergência com as autoridades de segurança.

“Condeno veementemente este ataque horrendo. Recursos policiais adicionais estão já a ser destacados para proteger as comunidades judaicas em todo o Reino Unido”, declarou.

A embaixada de Israel em Londres também reagiu, classificando o ataque como “abominável e profundamente angustiante” e sublinhando a necessidade de reforçar a segurança da comunidade judaica britânica.

De acordo com as autoridades, a população é instada a não partilhar fotos ou vídeos do ataque nas redes sociais, de forma a não comprometer a investigação em curso.

Serviços de emergência e equipas policiais permanecem no local.

Bissau, 02 de outubro de 2025
Por BBC / DMG TV Digital Mídia Global TV

WANEP GB ALERTA PARA DISCURSOS DE ÓDIO NA PRÉ-CAMPANHA ELEITORAL NA GUINÉ-BISSAU.🇬🇼🚨  A coordenadora da Rede Oeste Afric...
02/10/2025

WANEP GB ALERTA PARA DISCURSOS DE ÓDIO NA PRÉ-CAMPANHA ELEITORAL NA GUINÉ-BISSAU.🇬🇼🚨

A coordenadora da Rede Oeste Africana para a Edificação da Paz na Guiné-Bissau (WANEP-GB), Denise do Santos Indeque, alertou esta quinta-feira (2), em Bissau, para o crescimento de discursos políticos que, no atual período de pré-campanha eleitoral, estão a incentivar o ódio no país.

Em entrevista à Rádio Sol Mansi, por ocasião do Dia Internacional da Não Violência, Indeque lamentou que “discursos de pessoas que deviam ser modelos não são encorajadores, pois convidam à violência”.

A responsável fez um apelo à classe política para que tenha consciência do seu papel na promoção da paz, sublinhando que também os cidadãos devem evitar deixar-se influenciar por posições partidárias que coloquem em risco a estabilidade social.

> “É necessário que cada um assuma a sua responsabilidade na consolidação da paz e tenha a coragem de dizer aos líderes partidários os caminhos da verdade”, reforçou.

O Dia Internacional da Não-Violência, assinalado a 2 de outubro, foi proclamado pelas Nações Unidas em homenagem a Mahatma Gandhi, líder indiano que inspirou movimentos de direitos civis e sociais através da resistência pacífica.

Bissau, 02 de outubro de 2025
Por RSM /DMG TV Digital Mídia Global TV

SINDICATO DOS MAGISTRADOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA GUINÉ BISSAU  DENUNCIA IRREGULARIDADES NA PROMOÇÃO DE PROCURADORES DO...
02/10/2025

SINDICATO DOS MAGISTRADOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA GUINÉ BISSAU DENUNCIA IRREGULARIDADES NA PROMOÇÃO DE PROCURADORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO.🇬🇼⚖️🚨

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público da Guiné Bissau criticou hoje a deliberação que elevou nove procuradores da República à categoria de Procuradores Gerais Adjuntos, por alegadas irregularidades no processo de promoção.

Em conferência de imprensa, o presidente do sindicato, Francisco Nascimento Lopes, afirmou que a decisão padece de vício por falta de fundamentação, contrariando o que prevê o Código do Procedimento Administrativo. Lopes apontou também a existência de irregularidades relativas ao quórum exigido para a tomada de decisões pelo órgão que aprovou as promoções.

“O respeito por critérios legais e objetivos deve orientar a atuação do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público”, declarou o dirigente sindical, exigindo transparência e observância das normas legais no processo de seleção.

Segundo Francisco Nascimento Lopes, os estatutos dos Magistrados do Ministério Público determinam que a promoção à categoria de Procurador Geral Adjunto deve ocorrer por mérito, condicionada à classificação de “muito bom com distinção”.

Procurado para comentário, o Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público ainda não se pronunciou sobre as acusações.

Bissau, 02 de outubro de 2025
Por RSM / DMG TV Digital Mídia Global TV

BURKINA FASO: está sacudindo as correntes coloniais e abraçando a sua própria história.🇧🇫⚖️‼️O presidente Ibrahim Traoré...
02/10/2025

BURKINA FASO: está sacudindo as correntes coloniais e abraçando a sua própria história.🇧🇫⚖️‼️

O presidente Ibrahim Traoré até mudou as vestes dos advogados, substituindo o traje de estilo colonial por belos tecidos indígenas.

Justiça, cultura e orgulho agora andam de mãos dadas, mostrando ao mundo que a África é forte, unida e imparável!

Bissau, 02 de outubro de 2025
Por DMG TV Digital Mídia Global TV

Eleições: Presidente da CRE de Bissau destaca papel dos animadores cívicos e apela à imparcialidade no voto.🗳️🇬🇼‼️ A Com...
02/10/2025

Eleições: Presidente da CRE de Bissau destaca papel dos animadores cívicos e apela à imparcialidade no voto.🗳️🇬🇼‼️

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) lançou oficialmente, nesta quarta-feira, 1º de outubro, a campanha nacional de educação cívica eleitoral, sob o lema “O teu voto conta e faz a diferença”. A iniciativa decorre no âmbito das eleições legislativas antecipadas e presidenciais simultâneas, marcadas para 23 de novembro.

A cerimónia de lançamento teve lugar no Liceu João XXIII, em Bissau, e reuniu 150 animadores cívicos convocados para mobilizar a população. Na ocasião, o presidente da Comissão Regional de Eleições (CRE), Bubacar Sidico Sambú, destacou a relevância do trabalho destes agentes e apelou ao exercício responsável pela função.

“Enquanto animadores cívicos, o vosso papel é essencial para garantir eleições participativas. Esta é uma missão nobre: informar que votar é um direito”, afirmou, sublinhando a necessidade de "total imparcialidade" no processo.

A campanha, que arranca oficialmente nesta quinta-feira, 2 de outubro, será realizada em todo o país. O foco estará na utilização das línguas nacionais, com o objetivo de assegurar uma comunicação eficaz e acessível a todos os eleitores.

Por sua vez, o presidente interino da CNE, M’pabi Cabi, reforçou a importância do engajamento cívico no fortalecimento da democracia guineense.

“O vosso empenho e patriotismo vão permitir o exercício do direito político e participativo dos cidadãos”, disse, defendendo que a campanha seja intensa, objetiva e adaptada às realidades locais.

A CNE apela ainda para que esta mobilização não seja apenas informativa, mas transformadora, garantindo que nenhum cidadão fique à margem do processo eleitoral por falta de informação.

Bissau, 02 de setembro de 2025
Por RSM /DMG TV Digital Mídia Global TV

Resultados completos da segunda jornada da Liga dos Campeões da UEFA 2025/26.🏟️⚽‼️A segunda jornada da fase de grupos da...
02/10/2025

Resultados completos da segunda jornada da Liga dos Campeões da UEFA 2025/26.🏟️⚽‼️

A segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA 2025/26 foi disputada entre terça-feira, 30 de setembro, e quarta-feira, 1 de outubro. Confira todos os resultados:

Terça-feira, 30 de setembro

- Atalanta 2–1 Club Brugge

- Kairat Almaty 0–5 Real Madrid grande exibição ofensiva da equipa espanhola.

-Atlético de Madrid 5–1 Eintracht Frankfurt

- Chelsea 1–0 Benfica – golo solitário de Raheem Sterling garantiu a vitória dos ingleses.

- nter de Milão 3–0 Slavia Praga

- Bodø/Glimt 2–2 Tottenham Hotspur

- Galatasaray 1–0 Liverpool – Mauro Icardi decidiu a partida para os turcos.

- Marselha 4–0 Ajax

Quarta-feira, 1 de outubro

- Barcelona 1–2 Paris Saint-Germain

- Arsenal 2–0 Olympiacos

- Borussia Dortmund 4–1 Athletic Bilbao

- Mónaco 2–2 Manchester City

- Nápoles 2–1 Sporting CP

- Villarreal 2–2 Juventus

- Bayer Leverkusen 1–1 PSV Eindhoven

- Qarabağ 2–0 Copenhaga

- Union Saint-Gilloise 0–4 Newcastle United

Siga e compartilhe

Bissau, 02 de outubro de 2025
Por DMG TV Digital Mídia Global TV

Opinião do Dia: Entre ladrão político e  político que não conta a verdade, qual você prefere?🚨Se tivesse de escolher, pr...
02/10/2025

Opinião do Dia: Entre ladrão político e político que não conta a verdade, qual você prefere?🚨

Se tivesse de escolher, preferia alguém que rouba mas fala a verdade, ou alguém que mente mas finge ser honesto?

Deixa a sua opinião para refletir um pouco!

Siga e compartilhe

Bissau, 02 de outubro de 2025
Por DMG TV Digital Mídia Global TV

Ansu Fati ganha primeira titularidade da época e é decisivo no empate do Mónaco com o Manchester City🏟️⚽🇬🇼🚨Ansu Fati foi...
02/10/2025

Ansu Fati ganha primeira titularidade da época e é decisivo no empate do Mónaco com o Manchester City🏟️⚽🇬🇼🚨

Ansu Fati foi titular pela primeira vez nesta temporada no empate emocionante entre Mónaco e Manchester City, por 2-2, na terça-feira (2), em jogo da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

A partida, disputada no Estádio Luís II, no Principado, foi marcada pelo equilíbrio entre as duas equipas. Pelo lado dos visitantes, Erling Haaland voltou a fazer a diferença, ao marcar dois golos (aos 15’ e 44’) que colocaram o City em vantagem ainda na primeira parte.

O Mónaco, no entanto, não se deixou abalar: Teze empatou aos 18 minutos e, já nos instantes finais, Eric Dier garantiu o ponto precioso ao fazer o 2-2 no tempo regulamentar.

O encontro assinalou a primeira titularidade de Ansu Fati com a camisola do Mónaco nesta época, mostrando a confiança crescente do treinador no jovem atacante espanhol, de origem guineense.

Formado na La Masia, Fati viu a sua progressão no Barcelona travada por várias lesões graves, sobretudo problemas recorrentes no joelho, que o afastaram por longos períodos e dificultaram a consolidação como titular absoluto na equipa catalã.

Para ganhar mais minutos e recuperar confiança, o Barcelona optou por ceder o jogador por empréstimo ao Mónaco, onde Fati tem agora a oportunidade de readquirir ritmo competitivo e confirmar todo o seu potencial.

Bissau, 02 de outubro de 2025
Por DMG TV Digital Mídia Global TV AS MONACO

Presidente cessante Sissoco Embaló promove oficiais das Forças de Defesa e Segurança.🇬🇼🚨O Presidente da República cessan...
02/10/2025

Presidente cessante Sissoco Embaló promove oficiais das Forças de Defesa e Segurança.🇬🇼🚨

O Presidente da República cessante, Umaro Sissoco Embaló, na qualidade de Comandante Supremo das Forças de Defesa e Segurança e em representação do Conselho Superior da Defesa Nacional, procedeu à promoção de vários oficiais, sob proposta do Governo apresentada pelo ministro do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé.

De acordo com a decisão n.º 01/2025, foram promovidos:
- Brigadeiro-General Salvador Soares a Comissário Principal;
- Brigadeiro-General Celso S. Rosa de Carvalho, atual inspetor-geral do Ministério do Interior e da Ordem Pública, a Major-General;
- 1.º Superintendente da Polícia da Ordem Pública, M***a Nambatcha, a Comissário.

As promoções baseiam-se no disposto no artigo 17.º, n.ºs 1 e 2, da Lei 9/2010 (promoção a oficiais-generais) e no artigo 34.º da Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas (Lei n.º 11/2011).

Segundo nota oficial, as promoções deverão ainda ser ratificadas em deliberação na próxima reunião do Conselho Superior da Defesa Nacional.

Bissau, 2 de outubro de 2025
RTB / DMG TV Digital Mídia Global TV

UFOA Bamako 2025: Datas e horários dos jogos da fase de grupos.🇬🇼🏟️⚽🚨 A Seleção Nacional entrará em campo nos dias "5, 8...
02/10/2025

UFOA Bamako 2025: Datas e horários dos jogos da fase de grupos.🇬🇼🏟️⚽🚨

A Seleção Nacional entrará em campo nos dias "5, 8 e 11 de outubro", pela fase de grupos da competição.

Bissau, 02 de outubro de 2025
Por DMG TV Digital Mídia Global TV

Endereço

Praça
Bissau

Telefone

+955231019

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Digital Mídia Global TV publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Digital Mídia Global TV:

Compartilhar