Digital Mídia Global TV

Digital Mídia Global TV Entenda como a Digital Mídia Global TV ajuda empresas a expandirem sua presença online.

🌍 Digital Mídia Global TV | Conectando você ao mundo digital! 📡
Somos uma empresa de comunicação e marketing digital, com sede em Bissau, comprometida com o jornalismo de credibilidade e responsabilidade.

14/12/2025

OPERAÇÃO CEDEAO: Presidente do Senegal chega a Abuja para a 68.ª Cimeira da CEDEAO🇬🇼🇸🇳🚨

O Presidente da República do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, chegou na tarde de ontem (13) a Abuja, capital da Nigéria, onde foi recebido com honras protocolares.

Além de autoridades nigerianas e representantes da instituição regional, membros da comunidade senegalesa residente na Nigéria marcaram presença para dar as boas-vindas ao Chefe de Estado.

Bassirou Diomaye Faye participará, este domingo, na 68.ª sessão da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Bissau, 14 de novembro de 2025
Por RTS / Digital Mídia Global TV

OPERAÇÃO CEDEAO: Presidente de Cabo Verde participa na 68.ª Cimeira da CEDEAO na Nigéria, com foco na crise na Guiné-Bis...
13/12/2025

OPERAÇÃO CEDEAO: Presidente de Cabo Verde participa na 68.ª Cimeira da CEDEAO na Nigéria, com foco na crise na Guiné-Bissau.🇬🇼🚨

O Presidente da República de Cabo Verde, José Mária Neves, já se encontra em Abuja, Nigéria, onde participa na 68.ª Cimeira Ordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), dedicada, entre outros temas, à crise política na Guiné-Bissau.

À chegada à capital nigeriana, o Chefe de Estado cabo-verdiano destacou que a reunião irá debater questões centrais para o futuro da região, nomeadamente a integração económica, a segurança e a estabilidade, a governação e o progresso social.

Segundo o Presidente, a África Ocidental enfrenta atualmente “enormes desafios”, marcados por golpes de Estado, ruturas constitucionais e pela saída de alguns países da organização, designadamente Burkina Faso, Mali e Níger. Recordou ainda que a Mauritânia, membro fundador da CEDEAO, abandonou formalmente a comunidade em 2002.

O Presidente Neves sublinhou igualmente as ameaças persistentes do terrorismo, da insegurança e da instabilidade política, que continuam a fragilizar a região. Nesse contexto, apontou o recente golpe de Estado na Guiné-Bissau e a tentativa de golpe no Benim como exemplos paradigmáticos de um ambiente regional instável e vulnerável, que torna mais complexo o trabalho da CEDEAO.

“A cimeira servirá para discutir todos estes desafios e analisar os cenários futuros para a nossa região”, afirmou, reafirmando a importância de soluções conjuntas e sustentáveis para a paz e a estabilidade na África Ocidental.

Bissau, 13 de dezembro de 2025
Por DMG TV Digital Mídia Global TV

Alto Comando Militar reúne-se com régulos para explicar os motivos do golpe de 26 de novembro.🇬🇼🚨O Alto Comando Militar ...
13/12/2025

Alto Comando Militar reúne-se com régulos para explicar os motivos do golpe de 26 de novembro.🇬🇼🚨

O Alto Comando Militar manteve, neste sábado (13), um encontro com os régulos (autoridades tradicionais) com o objetivo de explicar as razões que conduziram ao golpe de Estado de 26 de novembro, na Guiné-Bissau.

No final da reunião, o porta-voz dos régulos, Mamadu Nene Baldé, prestou declarações à imprensa, afirmando que os militares apresentaram “factos e evidências” para justificar a intervenção.

Segundo Mamadu Nene Baldé, o Alto Comando Militar garantiu que a ação não teve como objetivo a tomada do poder, mas sim evitar um conflito armado no país.

“Os militares mostraram-nos os objetivos que nortearam o golpe, sustentados em factos e evidências, e afirmaram que não era da vontade deles realizar um golpe de Estado, mas sim prevenir uma guerra”, declarou.

O encontro contou com a presença do Presidente da República de Transição, Major-General Horta Inta, do Primeiro-Ministro da Transição, bem como de outros elementos do comando militar.

Bissau, 13 de dezembro de 2025
Por DMG TV / Digital Mídia Global TV

Cabo Verde e União Europeia assinam acordo de apoio orçamental de 20 milhões de euros.🇨🇻🚨A República de Cabo Verde e a U...
13/12/2025

Cabo Verde e União Europeia assinam acordo de apoio orçamental de 20 milhões de euros.🇨🇻🚨

A República de Cabo Verde e a União Europeia (UE) formalizaram um acordo de financiamento no valor de 20 milhões de euros, destinado a apoiar o orçamento nacional e fortalecer sectores estruturantes da economia cabo-verdiana.

O apoio orçamental não reembolsável, anunciado esta sexta-feira em Praia pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, integra a cooperação financeira entre Cabo Verde e a UE no âmbito da parceria estratégica que inclui também investimentos de longo prazo apoiados por mecanismos como o Global Gateway.

Segundo Correia, os 20 milhões de euros “não vão contribuir para o aumento da dívida pública” e serão aplicados em sectores estruturais prioritários, nomeadamente na transição energética, acção climática, economia circular e transição digital, quer no sector público, quer no privado.

O financiamento também prevê o lançamento de projetos de infraestrutura considerados essenciais para o desenvolvimento económico e social do país. Entre estes, o Governo destacou obras previstas nos portos de Mindelo, Porto Novo e Palmeira, que se espera contribuam para melhorar a capacidade logística e de conectividade entre as ilhas.

No contexto da cooperação com a UE, Cabo Verde mantém ainda outros instrumentos de apoio financeiro e técnico, incluindo pacotes de investimento mais amplos em áreas como energia renovável, inovação digital e modernização de infra-estruturas, muitos dos quais são implementados em colaboração com o Banco Europeu de Investimentos e outras instituições europeias.

O anúncio reforça o papel da União Europeia como um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, consolidando uma cooperação que tem sido ampliada nos últimos anos através de mecanismos de financiamento direto e programas de investimento estruturante.

Bissau, 13 de dezembro de 2025
Por RFI / Digital Mídia Global TV

Operação CEDEAO sobre a Guiné-Bissau: Presidente da organização chega a Abuja.🇬🇼🚨O Presidente em exercício da Comunidade...
13/12/2025

Operação CEDEAO sobre a Guiné-Bissau: Presidente da organização chega a Abuja.🇬🇼🚨

O Presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Julius Maada Bio, chegou neste sábado (13) a Abuja, capital da Nigéria, onde irá presidir à sessão ordinária da Autoridade de Chefes de Estado e de Governo da organização regional.

Segundo Maada Bio, a reunião deverá produzir deliberações construtivas sobre os desafios urgentes que a região enfrenta, com destaque para a situação política na Guiné-Bissau e outros dossiers de segurança, estabilidade e governação democrática.

A sessão da Autoridade da CEDEAO está agendada para amanhã e deverá reunir líderes dos Estados-membros para analisar a evolução do contexto político e tomar decisões consideradas determinantes para o futuro da região.

A Digital Mídia Global TV promete acompanhar a reunião minuto a minuto, trazendo atualizações em tempo real. Acompanhe, siga e partilhe para ficar informado sobre todos os desenvolvimentos.

Bissau, 13 de dezembro de 2025
Por DMG TV / Digital Mídia Global TV Ecowas - Cedeao

CEDEAO sob pressão: credibilidade e futuro da organização em jogo no caso da Guiné-Bissau.🇬🇼🚨A Comunidade Económica dos ...
13/12/2025

CEDEAO sob pressão: credibilidade e futuro da organização em jogo no caso da Guiné-Bissau.🇬🇼🚨

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) enfrenta um momento decisivo neste domingo, quando os chefes de Estado e de Governo se reúnem para definir a sua resposta à crise política e institucional na Guiné-Bissau, desencadeada pelo golpe de Estado de 26 de novembro.

Segundo analistas, a forma como a organização abordar este caso será determinante não apenas para a estabilidade do país, mas também para a credibilidade e a própria sobrevivência da CEDEAO enquanto entidade promotora de democracia e boa governação na região.

A Guiné-Bissau foi suspensa de todas as instâncias decisórias da CEDEAO até que a ordem constitucional seja restaurada, após a tomada de poder pelos militares e a suspensão do processo eleitoral. A organização exige o retorno imediato à ordem constitucional, a libertação de todos os detidos e o respeito pela vontade popular expressa nas urnas.

Especialistas e dirigentes sublinham que a resposta regional ao golpe será um teste para a capacidade da CEDEAO de fazer valer os seus princípios em face de desafios crescentes, incluindo golpes em vários Estados-membros e tentativas de desestabilização política.

Os líderes regionais debatem também a proposta de instalação de um governo de transição civil na Guiné-Bissau, com mandato para conduzir reformas e organizar eleições credíveis, bem como outras medidas que possam restaurar a normalidade constitucional e política no país.

A saída adotada por este bloco da África Ocidental poderá ter impacto duradouro sobre a sua capacidade de responder a crises futuras e de manter a coesão entre os Estados-membros.

Bissau, 13 de dezembro de 2025
Por JP/ Digital Mídia Global TV

13/12/2025

Parlamento de Cabo Verde manifesta posição sobre a situação na Guiné-Bissau.🇬🇼🇨🇻‼️

O Parlamento de Cabo Verde pronunciou-se sobre a atual situação política na Guiné-Bissau, manifestando preocupação com os acontecimentos que, segundo os deputados, colocam em causa os princípios democráticos no país.

Durante uma intervenção, um dos parlamentares cabo-verdianos afirmou que Cabo Verde, enquanto país defensor da democracia, não pode permanecer em silêncio perante aquilo que classificou como uma afronta aos valores democráticos.

O deputado sublinhou que a Guiné-Bissau é um país irmão, com o qual Cabo Verde partilha uma história comum de luta, pelo que considera ser um dever posicionar-se ao lado da democracia e do povo guineense.

“O Parlamento e o povo de Cabo Verde não podem ficar em silêncio diante desta situação. Defendemos a democracia e a Guiné-Bissau é um país irmão, com quem travámos lutas conjuntas. Hoje, devemos estar ao lado da democracia e do povo da Guiné-Bissau”, afirmou o parlamentar.

Bissau, 13 de dezembro de 2025
Por PCV/ Digital Mídia Global TV

13/12/2025

Trump volta a gerar polémica com declarações ofensivas sobre países africanos.🇺🇸❓‼️

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a estar no centro de controvérsia após declarações consideradas ofensivas, nas quais classificou determinados países como “nojentos” e utilizou termos depreciativos dirigidos a povos de nações em desenvolvimento, sobretudo do continente africano.

As afirmações reacenderam o debate sobre a relação entre o Ocidente e África, marcada, segundo analistas, por um histórico de exploração de recursos naturais como ouro, diamantes e outras riquezas minerais, frequentemente exportadas a preços baixos para países industrializados.

Críticos das declarações de Trump apontam para a contradição entre a dependência histórica do Ocidente em relação aos recursos africanos e o uso de linguagem considerada desrespeitosa e discriminatória. Para estes observadores, o problema não se limita às palavras do ex-presidente norte-americano, mas também às fragilidades internas de vários Estados africanos.

Segundo essas vozes críticas, a falta de união regional, alegadas fraudes eleitorais, intervenções de forças de segurança em processos políticos e golpes de Estado contribuem para a manutenção de regimes que, em vez de protegerem os interesses nacionais, acabam por facilitar a exploração externa e o empobrecimento das populações.

O debate é ainda ilustrado pelo caso do ex-ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, atualmente detido nos Estados Unidos, acusado de envolvimento no escândalo das chamadas “dívidas ocultas”, que causaram prejuízos estimados em cerca de 2,2 mil milhões de dólares ao Estado moçambicano. O caso é frequentemente citado como exemplo de corrupção interna que agravou a crise económica do país, enquanto alguns dos envolvidos beneficiaram financeiramente.

Manuel Chang aguarda desfecho judicial e eventual deportação, num processo que continua a simbolizar, para muitos, a ironia entre o discurso externo de desvalorização de África e a responsabilidade de dirigentes africanos em práticas que prejudicam os seus próprios povos.

Bissau, 13 de dezembro de 2025
Por DMG TV / Digital Mídia Global TV

13/12/2025

GUINÉ-BISSAU: Siga Batista DENUNCIA 'ATO DE DESESPERO' E 'PROPAGANDA DO REGIME' na tentativa da PGR de Anular Eleições.🇬🇼🚨

O candidato presidencial Siga Batista considerou ontem(12) que as recentes declarações do Procurador-Geral da República da transição, Amadu Tidjane Balde, representam “um ato de desespero protagonizado pela propaganda do regime”.

Em relação às afirmações do magistrado, Siga Batista sublinhou que a alegada impossibilidade de divulgação dos resultados eleitorais não é da competência do Ministério Público, nem pode servir de fundamento para a anulação de eleições.

“O Procurador-Geral da República não tem poderes para declarar eleições nulas ou impedir a divulgação dos resultados porque cada um sabe dos seus resultados a um vencedor. Essa competência cabe exclusivamente ao Supremo Tribunal de Justiça”, afirmou o candidato.

Siga Batista advertiu ainda que o assunto é de extrema seriedade e apelou a Tidjane Balde para que não trate a matéria com leviandade. “Este é um assunto sério é vida do povo guineense que está em causa e deve ser tratado com responsabilidade institucional”, concluiu.

Bissau, 13 de dezembro de 2025
Por DMG TV Digital Mídia Global TV

Bolama: Guarda Nacional detém quatro jovens por roubo de cabos elétricos.🇬🇼🚨O Comando da Unidade Territorial n.º 04/SUL ...
13/12/2025

Bolama: Guarda Nacional detém quatro jovens por roubo de cabos elétricos.🇬🇼🚨

O Comando da Unidade Territorial n.º 04/SUL da Guarda Nacional deteve, na manhã de 12 de dezembro, na cidade de Bolama, quatro jovens com idades compreendidas entre os 19 e os 30 anos, suspeitos de envolvimento no corte e roubo de cabos elétricos subterrâneos no bairro Telegra.

De acordo com a Guarda Nacional, no momento da detenção, os suspeitos encontravam-se na posse de cabos elétricos já cortados, pertencentes ao sistema de fornecimento de energia da cidade de Bolama, bem como de uma picareta, alegadamente utilizada na prática do crime.

Os detidos foram encaminhados às autoridades competentes para a realização dos procedimentos legais previstos.

Bissau, 13 de dezembro de 2025
Fonte: GN – Guarda Nacional / Digital Mídia Global TV

12/12/2025

Mário Fambé Lança Aviso ao Alto Comando Militar: “Tudo o que Estão a Fazer é Nulo”.🇬🇼🚨

O diretor de campanha do candidato presidencial Fernando Dias, Mário Fambé, lançou esta sexta-feira uma dura advertência ao alto comando militar e ao Procurador-Geral da República de Transição, afirmando que “tudo o que estão a fazer é nulo e zero”, porque, segundo ele, a CEDEAO “sabe de toda a verdade”.

As declarações foram feitas num vídeo gravado na Nigéria e publicado na sua página oficial, onde Fambé apelou à calma dos guineenses, garantindo que “tudo será resolvido”, já que, segundo afirma, Fernando Dias é o vencedor das eleições de 23 de novembro.

Por outro lado, Mário Fambé exigiu a libertação imediata de todos os detidos no âmbito da atual crise política, com destaque para Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC e da coligação PAI–Terra Ranka.

“O que Domingos Simões fez? Apenas apoiou um candidato e não fiz nada de mal. Por isso, peço que libertem já todos os detidos. Hoje vocês fazem isto, e amanhã como é que vai ser?”, questionou.

Bissau, 12 de setembro de 2025
Por DMG TV Digital Mídia Global TV

Guiné-Bissau: Líderes da RENAJ e RENLUV-GC expulsos do Espaço de Concertação da Sociedade Civil.🇬🇼🚨O presidente da Rede ...
12/12/2025

Guiné-Bissau: Líderes da RENAJ e RENLUV-GC expulsos do Espaço de Concertação da Sociedade Civil.🇬🇼🚨

O presidente da Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ), Abulai Djaura, foi expulso esta sexta-feira (12.12) do Espaço de Concertação das Organizações da Sociedade Civil (EdC). A decisão estende-se igualmente a Aissatu Camará Indjai, presidente da Rede Nacional de Luta Contra a Violência Baseada no Género e na Criança (RENLUV-GC).

Segundo um comunicado conjunto do EdC e da Frente Popular (FP), a expulsão deve-se ao facto de ambos terem aceite integrar o recém-criado Conselho Nacional de Transição (CNT), estrutura surgida após os acontecimentos de 26 de novembro, classificados pelas organizações como um “falso golpe de Estado”.

As duas plataformas cívicas, que reúnem mais de 50 organizações, manifestaram “profunda indignação” com a composição do que chamam “pseudo Conselho Nacional de Transição”, acusando o órgão de ser inconstitucional e de servir para “legitimar uma tentativa de confiscação da vontade soberana do povo guineense”.

O comunicado sublinha que, ao aceitarem funções num órgão que consideram contrário aos princípios democráticos, Djaura e Camará Indjai colocaram “em causa a credibilidade das organizações que representam”, violando “princípios de legalidade, ética e responsabilidade cívica”.

Perante a situação, o EdC decidiu expulsar os dois dirigentes, decisão que conta com o “total apoio” da Frente Popular.

As organizações reiteraram ainda a sua condenação ao que descrevem como “falso golpe de Estado” e exigiram a publicação imediata e integral dos resultados das eleições presidenciais e legislativas realizadas a 23 de novembro de 2025.

O EdC e a Frente Popular alertaram igualmente a CEDEAO e a comunidade internacional para os “graves riscos” associados à inação perante a crise política no país, reforçando que a sociedade civil rejeita qualquer processo de transição “dirigido por militares ou civis”.

As duas plataformas reafirmaram o seu “compromisso inabalável” com a Constituição, a democracia, o Estado de Direito e a defesa da vontade popular, garantindo que estão prontas a adotar todas as medidas necessárias para salvaguardar esses princípios.

Bissau, a 12 de dezembro de 2025
Por EdC / Digital Mídia Global TV

Endereço

Praça
Bissau

Telefone

+955231019

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Digital Mídia Global TV publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Digital Mídia Global TV:

Compartilhar