Rádio Capital Fm

Rádio Capital Fm Uma nova Rádio Na Guiné-Bissau
(1)

02/08/2025

CFM - Rádio Notícias

Braima Camará líder de uma das alas do MADEM - G15, diz que regressou ao país "a convite do Presidente Umaro Sissoco Embaló", para participar num dialogo político para encontrar uma solução à crise política no país.

Por CFM

Data: 02. 08. 2025

Siga-nos também em www.radiocapital.caster.fm

01/08/2025

AGOSTO NA VIDA DE AMÍLCAR CABRAL E NA HISTÓRIA DO PAIGC: O MÊS QUE MUDOU O RUMO DA LUTA PELA LIBERDADE DA PÁTRIA

Por: Iancuba Djola N’Djai

O mês de agosto ocupa um lugar central e transformador na história da luta de libertação nacional da Guiné e Cabo Verde, bem como na vida e na estratégia revolucionária de Amílcar Cabral. Longe de ser apenas um mês de transição ou preparação, agosto concentrou alguns dos momentos mais decisivos e simbólicos da resistência contra o colonialismo português. Entre todos os acontecimentos, destaca-se de forma incontornável o Massacre de Pindjiguiti, no dia 3 de agosto de 1959, como ponto de viragem.

3 DE AGOSTO DE 1959: MASSACRE DE PINDJIGUITI

Nesse dia trágico, cerca de uma centena de trabalhadores portuários (doqueiros) foram mortos e feridos a tiro pela polícia colonial portuguesa, no cais do Porto de Pindjiguiti, em Bissau. Os trabalhadores estavam em greve pacífica, exigindo melhores condições de trabalho e salários dignos. A repressão brutal revelou ao PAIGC — então ainda numa fase inicial de organização — que tinha apenas 2 anos, 10 meses e 15 dias — os limites da luta legal e sindical sob o regime colonial.

Impacto estratégico imediato

Este massacre teve um impacto direto e profundo sobre Cabral, que, em reunião clandestina no dia em que o PAIGC completou apenas 3 anos de idade, decorrida no dia 19 de setembro daquele ano em Bissau:
a) Convenceu os dirigentes do PAIGC de que a luta pacífica e reivindicativa era inviável dentro do quadro colonial;

b) Determinou que a prioridade seria, doravante, focada na mobilização do campo, especialmente o campesinato, como base estratégica da luta;
c) Propôs a instalação acelerada da direção operativa do PAIGC em Conakry, capital da Guiné-Conacri, país recém-independente, que se tornaria retaguarda política, diplomática e militar do PAIGC durante a luta de libertação nacional.
d) Propôs a transformação daquela dolorosa data numa gesta de solidariedade internacional com o martirizado povo da Guiné e Cabo Verde em luta.

Nascimento de um símbolo internacional
A partir de então, por proposta de Amílcar Cabral, o 3 de Agosto foi institucionalizado como "Dia de Solidariedade Internacional para com os Povos da Guiné e Cabo Verde", servindo como plataforma para mobilizar apoios políticos, sindicais e populares em África, Ásia, Europa, América Latina e nos países socialistas. Foi, assim, internacionalizado o sofrimento e a resistência do povo guineense, ao mesmo tempo que se projetava o PAIGC como um movimento legítimo e estratégico na cena mundial.

OUTROS MARCOS DO MÊS DE AGOSTO NA LUTA DE LIBERTAÇÃO

Além de Pindjiguiti, agosto foi frequentemente um mês de intensa atividade revolucionária:

1. Proclamação da Passagem da luta política e pacífica para ação direta e violenta contra as forças colonialistas portuguesas. No dia 3 de agosto de 1961, no 2° aniversário do Massacre de Pindjiguiti, Amílcar Cabral, líder do PAIGC, "proclama o dia 3 de Agosto de 1961 dia da passagem da nossa revolução nacional da fase da luta política à da insurreição nacional, à ação direta contra as forças colonialistas".

2. I Reunião do Conselho Superior do PAIGC. PAIGC dotado de novos órgãos superiores para luta vitoriosa Em agosto de 1971, na cidade de Boke, República irmã da Guiné, de 9 a 16 de agosto, Amílcar Cabral preside aos trabalhos da I Reunião ordinária do Conselho Superior da Luta, novíssimo órgão superior do PAIGC entre congresso criado por decisão da Reunião alargada do Bureau Político do PAIGC realizado em abril de 1970.

Nesta reunião foram, por proposta de Amílcar Cabral, eleitos os membros dos novíssimos órgãos superiores dirigentes do PAIGC, a saber:
a) Comissão Permanente do Comité Executivo da Luta de 3 membros;
b) Comité Executivo da Luta de 24 membros;
c) Conselho Superior da Luta de 85 membros.
3. Preparação da Assembleia Nacional Popular. Após a decisão histórica da I Reunião do Conselho Superior da Luta em agosto de 1971, um ano depois, o PAIGC, sob a liderança de Cabal.

Bissau, 1 de Agosto de 2025

01/08/2025

MADEM-G15: Ala de Braima Camará apela à calma após decisão do tribunal

O Secretariado Nacional do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), liderado por Braima Camará, apelou "à calma, serenidade e responsabilidade política de todos os militantes, simpatizantes e amigos do Partido" em relação ao Acórdão do Tribunal de Relação que dá razão a Satú Camará, numa disputa de longa data pela liderança da segunda maior força política do país.

A posição consta do comunicado à imprensa tornado público esta sexta-feira, 1 de agosto, após o órgão ter reunido com o Coletivo dos Advogados do Partido, visando obter "informações precisas sobre os processos em andamento nos tribunais".

"Continuamos empenhados em tratar devidamente, com base nos estatutos, o processo de diálogo e reconciliação interna, com vista à unificação da nossa família política e ao reforço da coesão partidária", lê-se no comunicado.

O órgão do MADEM-G15 convida, no entanto, todos os militantes "a manterem-se vigilantes e fiéis aos princípios do partido, evitando discursos divisionistas ou de confrontos, e a continuarem a confiar na direção superior do partido liderada por Braima Camará".

"Reafirmamos o nosso compromisso com os ideais que estiveram na base da criação do MADEM-G15: trabalhar de forma firme e responsável para o desenvolvimento político, económico e social da Guiné-Bissau", reiterou o Secretariado Nacional.

Por: CNEWS

Guiné-Bissau CEDEAO divulga em Bissau programa de apoio a pessoas com deficiênciaA Comunidade Económica dos Estados da Á...
01/08/2025

Guiné-Bissau

CEDEAO divulga em Bissau programa de apoio a pessoas com deficiência

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) promove, em Bissau, o seminário de divulgação do seu mais recente programa de apoio a Pessoas com Deficiência na Guiné-Bissau, com destaque para crianças.

A iniciativa da organização subregional visa apetrechar as organizações de pessoas com deficiência, com dispositivos de vários tipos para ajudar os seus membros, especialmente crianças, a realizarem as atividades do quotidiano, de forma a permitir a sua maior integração social.

O encontro, que decorre entre esta sexta-feira e sábado, num dos hotéis, com a participação de quase todas as organizações guineenses de defesa de pessoas com deficiência, vai ainda permitir um "debate livre" sobre a situação de pessoas com deficiência na Guiné-Bissau.

Os participantes do seminário vão debater ainda, entre outros diplomas, a Convenção das Nações Unidas sobre a Proteção de Pessoas com Deficiência e o Protocolo da Carta Africana dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais.

O guineense, Fernando Jorge D'almada, chefe da Divisão dos Assuntos Sociais na Comissão da CEDEAO, disse aos jornalistas após a abertura do seminário, que um dos objetivos do encontro é também encontrar "estratégia única" cuja implementação seja capaz de minimizar as dificuldades de pessoas com deficiência vítimas de estigma e discriminação no país.

O responsável disse que a CEDEAO pretende trabalhar diretamente com o Governo guineense, que, por sua vez, deverá canalizar os meios às organizações de pessoas com deficiência.

"Não queremos que esse apoio que vamos dar ao Governo seja pontual, mas sim um apoio durável", afirmou Fernando D'almada, que lembrou que o programa é extensivo a todos os Estados-membros da CEDEAO.

O chefe da Divisão dos Assuntos Sociais na Comissão da CEDEAO reconhece que a organização da África Ocidental depara-se com limitações financeiras, ainda assim diz que é possível dar apoio a instituições guineenses, como o Centro de Reabilitação Motora, do bairro de Quelelé, em Bissau, que atravessa dificuldades de vária ordem.

"Penso que podemos fazer alguma coisa, sim. Mas como sabem, a CEDEAO não é uma organização financiadora, mas através dela podemos conseguir recursos para financiar. Vou discutir com a ministra [da Mulher, Família e Solidariedade Social] e vamos pedir a CEDEAO para ajudar", garante Jorge D'almada.

Aquele cidadão da Guiné-Bissau na CEDEAO deixou outra garantia aos guineenses.

"Podem contar comigo, como filho deste país, e tudo farei para que o problema dos deficientes seja resolvido gradualmente", concluiu.

Por CFM

Guiné - BissauFutebol: "Dutur" assume vontade de contribuir para o crescimento dos "Djurtus"O novo preparador físico da ...
01/08/2025

Guiné - Bissau

Futebol: "Dutur" assume vontade de contribuir para o crescimento dos "Djurtus"

O novo preparador físico da seleção nacional de futebol, Luís Mango (Dutur), promete encarar as novas funções com entusiamo e dedicação, para vincar o "firme propósito" de elevar o nível da equipa nacional.

No seu Facebook, "Dutur" reagiu à sua nomeação ao cargo do preparador físico da seleção nacional de futebol, funções que diz encarar com "grande senso de responsabilidade".

Luís Mango expressou agradecimentos à Federação de Futebol da Guiné-Bissau pela confiaça depositada no seu trabalho e de compromisso com o desenvolvimento do futebol nacional.

"Agradeço também a todos os profissionais, colegas e atletas com quem tive o privilégio de trabalhar ao longo da minha carreira - cada experiência contribuiu para que eu chegasse aqui", lê-se na nota de agradecimento.

O técnico formou-se na Escola Nacional da Educação Física e Desportos (ENEFD) e terminou, recentemente, o mestrado em desporto.

Por CFM

Endereço

Bairro Belém, Avenida Combatentes Da Liberdade De Pátria
Bissau

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Rádio Capital Fm publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Rádio Capital Fm:

Compartilhar

Participe no nosso Grupo de WhatsApp

Clique aqui para Participar