Radio Sintchan ôcco

Radio Sintchan ôcco A característica importante dessa rádio é o exercio da cidadania, representando um canal aberta

Guiné-Bissau "A Guiné-Bissau não está sob tutela da União Europeia nem de Portugal"O Governo de Transição lançou, esta q...
18/12/2025

Guiné-Bissau

"A Guiné-Bissau não está sob tutela da União Europeia nem de Portugal"

O Governo de Transição lançou, esta quinta-feira (18.12), duras críticas à eurodeputada socialista Marta Temido, avisando que a Guiné-Bissau não está sob a tutela da União Europeia (UE) nem de Portugal, país de origem daquela parlamentar.

Na sessão do Parlamento europeu, desta quarta-feira, Marta Temido criticou o golpe de Estado de 26 de novembro na Guiné-Bissau, denunciando ainda um conjunto de "atrocidades" cometidos no país, desde a subida dos militares ao poder.

Em reação, o Governo de Transição, através de um comunicado lido pelo ministro da Comunicação Social, Abdurahamane Turé, lançou ataques.

"A senhora [Marta] Temido ofendeu a dignidade do povo guineense com as suas declarações patéticas, esquecendo-se das relações históricas de amizade e cooperação entre o povo guineense e o povo português", disse Abdurahamane Turé, que voltou a visar a ex-ministra da Saúde de Portugal, agora eurodeputada.

"Como é que esta senhora, eurodeputada Marta Temido, ainda não percebeu que era preferível calar-se do que pedir sanções para a Guiné-Bissau, país amigo de Portugal?", questionou o também porta-voz do Governo de Transição.

Quem também não escapou aos ataques do Governo de Transição é José Ramos Horta, Presidente de Timor-Leste e Presidente interino da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que também criticou a tomada de poder pelos militares na Guiné-Bissau.

"Como é que este senhor, [José] Ramos Horta não aprendeu a melhor forma de se relacionar com a Guiné-Bissau e em particular com as suas forças armadas? Tratar de forma leviana e desrespeitosa os militares guineenses e, por extensão, o próprio povo guineense, revela um claro afastamento da verdade objetiva dos factos. Ramos Horta traiu a responsabilidade moral que lhe é exigida enquanto figura pública que foi um símbolo da paz", concluiu sobre críticas ao líder timorense.

Por CFM

ASSOCIAÇÃO DE PAIS AVALIA PRIMEIRO TRIMESTRE EM 80% E DENUNCIA FALTA DE PROFESSORESO presidente da Associação de Pais e ...
18/12/2025

ASSOCIAÇÃO DE PAIS AVALIA PRIMEIRO TRIMESTRE EM 80% E DENUNCIA FALTA DE PROFESSORES

O presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação afirma que, o primeiro trimestre de aulas decorreu em cerca de 80 por cento, apesar de falta dos professores nas escolas públicas.

Em entrevista sobre o balanço do primeiro trimestre do presente ano letivo na Guiné-Bissau, Lassana Bangura disse que, durante o período da campanha eleitoral, as aulas nas escolas confrontaram-se com grandes dificuldades, devido à ausência de alguns professores bem como os alunos.

Este responsável dos pais e encarregados de educação promete que, no próximo trimestre, a associação vai continuar a exercer pressão junto do Governo, para a liquidação das dívidas para com os professores.

Lassana Bangura apelou ainda às autoridades de Bafatá, para a libertação do camião de grande porte apreendido desde o dia 22 do mês passado, e que na ocasião transportava géneros alimentares destinados às cantinas escolares, os quais correm o risco de se estragarem.

RSM: 18. 12. 2025

MINISTRO DO COMÉRCIO PROMETE FISCALIZAÇÃO NOS MERCADOS PARA CONTER SUBIDA DE PREÇOS NA QUADRA FESTIVA O ministro do Comé...
18/12/2025

MINISTRO DO COMÉRCIO PROMETE FISCALIZAÇÃO NOS MERCADOS PARA CONTER SUBIDA DE PREÇOS NA QUADRA FESTIVA

O ministro do Comércio garantiu que o serviço de inspeção económica será colocado em funcionamento nos mercados do país durante a quadra festiva, com o objetivo de controlar a subida dos preços dos produtos de primeira necessidade.

A declaração foi feita esta quinta-feira, em Bissau, por Jaimentino Có, no final de um encontro mantido com importadores de bens essenciais. Na ocasião, o governante apelou aos comerciantes e retalhistas para que pratiquem preços justos e respeitem o poder de compra da população, sublinhando a necessidade de responsabilidade num período de maior procura.

Entretanto, o presidente da Associação dos Consumidores de Bens e Serviços, Bambo Sanha, defendeu o reforço da segurança nos mercados. Em declarações à imprensa, apelou ao Ministério do Interior para garantir condições que permitam aos cidadãos realizar as suas compras de forma tranquila e segura.

O ministro do Comércio reiterou ainda a sua determinação em combater o aumento injustificado dos preços durante esta quadra festiva, assegurando que o Governo irá acompanhar de perto a evolução do mercado.

Recorde-se que, esta semana, o Conselho de Ministros de Transição instruiu o titular da pasta do Comércio a desenvolver diligências com vista a evitar a especulação e o aumento dos preços dos bens e serviços, com especial destaque para os produtos de primeira necessidade em todo o país.

RSM: 18-12-2025

O Presidente da República de Transição, Major-General Horta Inta-a, determinou a exoneração de todos os membros do Gabin...
18/12/2025

O Presidente da República de Transição, Major-General Horta Inta-a, determinou a exoneração de todos os membros do Gabinete da Presidência da República, com efeitos imediatos, no âmbito do processo de reorganização das estruturas presidenciais.🇬🇼🚨

A decisão consta do Decreto Presidencial n.º 10/2025, divulgado esta quarta-feira pelo Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Presidência da República, através da Nota Informativa n.º 11, datada de 18 de dezembro de 2025.

De acordo com o documento, a medida visa assegurar a adequada reconfiguração da equipa de apoio ao Presidente da República de Transição, num contexto de reorganização institucional em curso.

O decreto estabelece que a exoneração produz efeitos imediatos, implicando a cessação de todas as funções, prerrogativas e benefícios inerentes aos cargos exercidos até à data da assinatura do diploma.

Bissau, 18 de dezembro de 2025
Por DMG TV Digital Mídia Global TV

PRESIDENTE DE TRANSIÇÃO NOMEIA SANDJI FATI COMO CHEFE DA CASA CIVIL O Presidente de transição, major-general Horta Inta-...
18/12/2025

PRESIDENTE DE TRANSIÇÃO NOMEIA SANDJI FATI COMO CHEFE DA CASA CIVIL

O Presidente de transição, major-general Horta Inta-a, anunciou esta quinta-feira (18-12) uma profunda reorganização da estrutura da Presidência da República, que incluiu a exoneração de todos os membros do anterior gabinete e a nomeação de novos responsáveis.

Segundo os decretos presidenciais tornados públicos no princípio desta tarde, a decisão insere-se no processo de reconfiguração das estruturas de apoio ao chefe de Estado, com o objetivo de reforçar a eficácia na condução do atual período de transição política.

Entre as nomeações, destaca-se a do tenente-general Sandji Fati, designado chefe da Casa Civil da Presidência da República de Transição.

Foram igualmente nomeados Gilda Lobo de Pina para o cargo de ministra diretora do Gabinete do Presidente da República de Transição, César Augusto Vieira Fernandes como ministro secretário-geral da Presidência e o brigadeiro-general Dinis N’Canha para as funções de chefe da Casa Militar da Presidência.

RSM: 18-12-2025

𝗗𝗦𝗣 𝗘 𝗖𝗢𝗟𝗘𝗚𝗔𝗦 𝗣𝗢𝗟Í𝗧𝗜𝗖𝗢𝗦 𝗗𝗘𝗧𝗜𝗗𝗢𝗦, 𝗙𝗢𝗥𝗔𝗠 𝗢𝗡𝗧𝗘𝗠 𝗩𝗜𝗦𝗜𝗧𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗣𝗘𝗟𝗢𝗦 𝗕𝗜𝗦𝗣𝗢𝗦 𝗗𝗔 𝗚𝗨𝗜𝗡É-𝗕𝗜𝗦𝗦𝗔𝗨 Os Bispos da Guiné-Bissau visitaram,...
18/12/2025

𝗗𝗦𝗣 𝗘 𝗖𝗢𝗟𝗘𝗚𝗔𝗦 𝗣𝗢𝗟Í𝗧𝗜𝗖𝗢𝗦 𝗗𝗘𝗧𝗜𝗗𝗢𝗦, 𝗙𝗢𝗥𝗔𝗠 𝗢𝗡𝗧𝗘𝗠 𝗩𝗜𝗦𝗜𝗧𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗣𝗘𝗟𝗢𝗦 𝗕𝗜𝗦𝗣𝗢𝗦 𝗗𝗔 𝗚𝗨𝗜𝗡É-𝗕𝗜𝗦𝗦𝗔𝗨

Os Bispos da Guiné-Bissau visitaram, esta quarta-feira, os responsáveis políticos detidos pelos militares após o golpe de Estado, numa missão de caráter humanitário e pastoral. A visita ocorreu num contexto de forte tensão política e de exigências públicas de prova de vida dos detidos.

A delegação episcopal foi liderada pelo bispo emérito de Bissau, Dom José Câmnate na Bissign, e integrou o bispo de Bissau, Dom José Lampra Cá, o bispo de Bafatá, Dom Victor Luís Quematcha, o Vigário-Geral da Diocese de Bissau, padre Davide Sciocco, e o padre Domingos Cá. Os prelados foram recebidos pelo Ministro do Interior e da Ordem Pública do Governo de Transição, Brigadeiro-General Mamasaliu Embaló.

Foram visitados Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC e da plataforma PAI–Terra Ranka; Otávio Lopes, deputado e dirigente do PAIGC; Marciano Indi, deputado do PAIGC; e Roberto N’Besba, dirigente do PRS e membro da direção de campanha de Fernando Dias da Costa.

Após o encontro, Dom Victor Luís Quematcha descreveu a visita como “humana e pastoral” e afirmou que, embora a prisão não seja um lugar ideal para ninguém, encontraram os detidos em boas condições físicas. Disse ainda que transmitiram aos presos uma mensagem de solidariedade humana e espiritual e, como pastores, levaram a mensagem do Evangelho para os confortar.

Logo a seguir à saída dos bispos, uma delegação das Nações Unidas também visitou os detidos.

A Igreja Católica tem mantido contactos discretos com diferentes atores da crise política, numa tentativa de promover diálogo e distensão.

Por: RSM

Em meio à pressão internacional: Conselho Nacional de Transição reúne em sessão extraordináriaO Presidente do Conselho N...
18/12/2025

Em meio à pressão internacional: Conselho Nacional de Transição reúne em sessão extraordinária

O Presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Tomas Djassi, convocou todos os membros do órgão instituído pelo Alto Comando Militar para uma sessão extraordinária agendada para os dias 18 e 19 de dezembro de 2025, sem, no entanto, especificar a ordem de trabalhos.

A convocatória foi emitida no dia 17 de dezembro, mas o Jornal Capital News teve acesso ao documento apenas esta quinta-feira (18.12), um dia após o adiamento da Comunicação à Nação do Presidente de Transição e líder do Alto Comando Militar, responsável pelo golpe de Estado que interrompeu as eleições gerais de 23 de novembro último.

Até ao momento, permanecem desconhecidos tanto os motivos da convocação da sessão extraordinária como as razões que levaram ao adiamento da Comunicação à Nação de Horta-A. Entretanto, a Comunidade Internacional continua a exigir a reposição da ordem constitucional no país.

Na sequência do golpe de Estado, a CEDEAO e a União Africana suspenderam a Guiné-Bissau de todas as suas instâncias. Por sua vez, o Parlamento Europeu apelou ao restabelecimento da normalidade democrática e à conclusão do processo eleitoral.

Por: CNEWS

18/12/2025

Parlamento Europeu exige o restabelecimento da ordem democrática e do processo eleitoral na Guiné Bissau.

RTP/17.12.25

𝗥𝗘𝗙𝗟𝗘𝗫𝗔̃𝗢 - 𝟯𝟮𝗔 𝗱𝗲𝗺𝗼𝗰𝗿𝗮𝗰𝗶𝗮 𝗲́ 𝘁𝗮𝗺𝗯𝗲́𝗺 𝘂𝗺 𝘀𝗶𝘀𝘁𝗲𝗺𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗷𝘂𝗱𝗮 𝗲𝘀𝗰𝗿𝘂𝘁𝗶𝗻𝗮𝗿 𝘂𝗺𝗮 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗲𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗲 𝗰𝗮𝗿𝗮́𝗰𝘁𝗲𝗿 𝗱𝗼𝘀 𝘀𝗲𝘂𝘀 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗻𝘀É verdade...
18/12/2025

𝗥𝗘𝗙𝗟𝗘𝗫𝗔̃𝗢 - 𝟯𝟮

𝗔 𝗱𝗲𝗺𝗼𝗰𝗿𝗮𝗰𝗶𝗮 𝗲́ 𝘁𝗮𝗺𝗯𝗲́𝗺 𝘂𝗺 𝘀𝗶𝘀𝘁𝗲𝗺𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗷𝘂𝗱𝗮 𝗲𝘀𝗰𝗿𝘂𝘁𝗶𝗻𝗮𝗿 𝘂𝗺𝗮 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗲𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗲 𝗰𝗮𝗿𝗮́𝗰𝘁𝗲𝗿 𝗱𝗼𝘀 𝘀𝗲𝘂𝘀 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗻𝘀

É verdade que a democracia é um sistema político. Mas, eu diria que vai além. É uma cultura assente na abertura de espírito para ouvir e aceitar o contraditório. Por isso, começa em casa entre o homem, a mulher e os filhos; nas escolas; e/ou nas associações, passando pelas instituições que representamos ou para as quais trabalhamos.

No entanto, hoje em dia, ela - a democracia -, ajuda-nos a escrutinar e a entender o verdadeiro caráter e/ou a personalidade de um homem numa sociedade aberta, onde a própria democracia é adoptada como um sistema e uma cultura institucional.

Lamentávelmente, e com muita mágoa, diria que o homem guineense está ainda longe de interiorizar e aceitar a democracia como um mecanismo de equilíbrio de poder em casa, na sociedade e no trabalho, onde o debate de ideias é salutar, e onde perder ou ganhar faz parte do próprio jogo democrático.

Por isso, tenho esperança na abertura, na tolerância e no entendimento entre os guineenses, porquanto a democracia é o sistema que escolhemos para as nossas vidas. Daí, acredito que ainda estamos a tempo de recompor-se e salvar do que resta da nossa democracia e da nossa valiosa e sagrada UNIDADE NACIONAL e da nossa GUINEENDADI.

Aveiro, 18 de dezembro de 2025

LC

‼️Guiné-Bissau/ Fernando Dias Da Costa diz não puder fazer comunicação ao vivo, nem conceder entrevista."Povo da Guiné-B...
17/12/2025

‼️Guiné-Bissau/ Fernando Dias Da Costa diz não puder fazer comunicação ao vivo, nem conceder entrevista.

"Povo da Guiné-Bissau,
Por respeito às regras da Embaixada da Nigéria, informo que, enquanto eu estiver na embaixada, não poderei fazer comunicações ao vivo nem conceder entrevistas.

Essa limitação é temporária e não significa silêncio diante dos problemas do nosso país. Continuo firme, atento e comprometido com a verdade, com o povo e com a luta por justiça eleitoral e dignidade nacional.

Continuo mantendo contato com REPUBLICANOS, força viva da nação, comunidade internacional.

Fonte: Mídia da África

ELEMENTOS DO PAIGC E APOIANTES DO FERNANDO DIAS PRESOS EM GABU NA SEQUÊNCIA DO PROTESTO FORAM LIBERTADOS HOJE Cinco elem...
17/12/2025

ELEMENTOS DO PAIGC E APOIANTES DO FERNANDO DIAS PRESOS EM GABU NA SEQUÊNCIA DO PROTESTO FORAM LIBERTADOS HOJE

Cinco elementos do PAIGC de Gabu e apoiantes do candidato Fernando Dias que foram presos no passado dia 12 do mês em curso na sequência de um protesto, já se encontram em liberdade hoje, devido a uma forte negociação da Organização da sociedade civil de Gabu

A informação foi avançada por uma fonte junto à organização da sociedade civil de Gabu. A mesma fonte afirma que foram libertados incondicionalmente.

De recordar que, os elementos ora libertados foram presos na sequência do protesto frente a sede regional do PAIGC que exige a libertação dos detidos no caso de golpe de estado e divulgação dos resultados das eleições gerais de 23 de Novembro.

Sabe-se através da mesma fonte, que a organização da sociedade civil de Gabu tem reunião marcada para amanhã sobre assunto. E depois haverá uma comunicação a imprensa.

Braima fati

EM ATUALIZAÇÃO...

‎GUINÉ-BISSAU | JOGO DA SUPERTAÇA NA GUINÉ-BISSAU TEM OUTRA DATA‎‎A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) anunciou...
17/12/2025

‎GUINÉ-BISSAU | JOGO DA SUPERTAÇA NA GUINÉ-BISSAU TEM OUTRA DATA

‎A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) anunciou a remarcação da partida da Supertaça referente à época desportiva 2025/2026, conforme o Comunicado Oficial n.º 07/FFGB/2025-2026, divulgado esta terça-feira, 16 de dezembro.

‎De acordo com a entidade máxima do futebol nacional, o encontro que marca tradicionalmente a abertura oficial da nova temporada colocará frente a frente o campeão nacional da época anterior, 𝗦𝗽𝗼𝗿𝘁 𝗕𝗶𝘀𝘀𝗮𝘂 𝗲 𝗕𝗲𝗻𝗳𝗶𝗰𝗮, e o vencedor da Taça da Guiné-Bissau, 𝗙𝗖 𝗣𝗲𝗹𝘂𝗻𝗱𝗼.

‎O duelo está agendado para domingo, 21 de dezembro de 2025, às 16h30, no 𝗘𝘀𝘁𝗮́𝗱𝗶𝗼 𝗟𝗶𝗻𝗼 𝗖𝗼𝗿𝗿𝗲𝗶𝗮, em Bissau. A FFGB esclarece que a decisão de remarcação foi tomada no quadro da reorganização do calendário competitivo, visando garantir melhores condições organizativas para o evento.

‎A Supertaça é considerada um dos momentos altos do futebol guineense, reunindo duas das equipas mais destacadas da época anterior e servindo como termómetro competitivo para o arranque da nova temporada. Espera-se uma forte mobilização dos adeptos, num jogo que promete emoção e elevado nível competitivo.

Endereço

Gabú

Telefone

+245969211111

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Radio Sintchan ôcco publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Radio Sintchan ôcco:

Compartilhar