Leste Fm

Leste Fm Página Oficial de Rádio leste fm

18/12/2025

Guiné-Bissau

"A Guiné-Bissau não está sob tutela da União Europeia nem de Portugal"

O Governo de Transição lançou, esta quinta-feira (18.12), duras críticas à eurodeputada socialista Marta Temido, avisando que a Guiné-Bissau não está sob a tutela da União Europeia (UE) nem de Portugal, país de origem daquela parlamentar.

Na sessão do Parlamento europeu, desta quarta-feira, Marta Temido criticou o golpe de Estado de 26 de novembro na Guiné-Bissau, denunciando ainda um conjunto de "atrocidades" cometidos no país, desde a subida dos militares ao poder.

Em reação, o Governo de Transição, através de um comunicado lido pelo ministro da Comunicação Social, Abdurahamane Turé, lançou ataques.

"A senhora [Marta] Temido ofendeu a dignidade do povo guineense com as suas declarações patéticas, esquecendo-se das relações históricas de amizade e cooperação entre o povo guineense e o povo português", disse Abdurahamane Turé, que voltou a visar a ex-ministra da Saúde de Portugal, agora eurodeputada.

"Como é que esta senhora, eurodeputada Marta Temido, ainda não percebeu que era preferível calar-se do que pedir sanções para a Guiné-Bissau, país amigo de Portugal?", questionou o também porta-voz do Governo de Transição.

Quem também não escapou aos ataques do Governo de Transição é José Ramos Horta, Presidente de Timor-Leste e Presidente interino da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que também criticou a tomada de poder pelos militares na Guiné-Bissau.

"Como é que este senhor, [José] Ramos Horta não aprendeu a melhor forma de se relacionar com a Guiné-Bissau e em particular com as suas forças armadas? Tratar de forma leviana e desrespeitosa os militares guineenses e, por extensão, o próprio povo guineense, revela um claro afastamento da verdade objetiva dos factos. Ramos Horta traiu a responsabilidade moral que lhe é exigida enquanto figura pública que foi um símbolo da paz", concluiu sobre críticas ao líder timorense.

Por CFM

18/12/2025

Iaia Zainab Bubacar Djaló, o técnico de saúde colocado no hospital regional de Gabú, alerta sobre as doenças mais frequentes neste período de frio.

Em entrevista exclusiva à Rádio Leste FM, nesta quinta-feira, 18 de dezembro de 2025, Iaia Zainab Bubacar Djaló, o Diretor clínico do Hospital Regional de Gabú, falou das mudanças climáticas e as suas consequências para a saúde da população. Afirmando por outro lado que, o gripe e o palodismo são doenças mais frequentes nas comunidades.

Ainda este responsável clínico do Hospital regional de Gabú recomenda o uso frequente de casaco, sob forma de proteger a pele e, sempre manter o corpo aquecido, nestes momentos de frio.

//Leste FM

18/12/2025

Bispos da Guiné-Bissau visitam políticos detidos e reforçam apelo à paz

Os Bispos da Guiné-Bissau, liderados por Dom José Câmnate na Bissign, visitaram nesta quinta-feira (17.12) Domingos Simões Pereira e outros líderes detidos por militares. A missão, que incluiu Dom Victor Luís Quematcha, Vigário-Geral da Diocese de Bissau, foi recebida pelo Ministro do Interior, Mamasaliu Embaló.

Dom Victor Luís Quematcha afirmou que transmitiram uma mensagem de solidariedade e conforto espiritual aos detidos, destacando que a prisão "não é um lugar ideal para ninguém", mas encontraram-os em "boas condições físicas".

A visita ocorre em meio a pressão internacional: a CEDEAO e a União Africana suspenderam a Guiné-Bissau de seus órgãos após o golpe de Estado de 26.12, e o Parlamento Europeu exige a normalização democrática e a conclusão do processo eleitoral.

Fonte: RSM/CNEWS
Foto RSM

18/12/2025

Em Meio a pressão internacional: Conselho Nacional de Transição reúne em sessão extraordinária

O Presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Tomas Djassi, convocou todos os membros do órgão instituído pelo Alto Comando Militar, para uma Sessão extraordinária nos dias 18 e 19 de Dezembro de 2025, sem no entanto "especificar a ordem do trabalho".

A convocação foi emitida a 17 de dezembro, mas o Jornal Capital News teve acesso ao documento esta quinta-feira (18.12), um dia depois do adiamento da Comunicação à Nação do Presidente de Transição e líder do Alto Comando Militar, responsável pelo golpe de Estado que interrompeu as eleições gerais de 23 de novembro último.

Os motivos da convocação e do adiamento da Comunicação de Horta-A à nação também são desconhecidos. A Comunidade Internacional exige, por outro lado, "a reposição da ordem constitucional".

A CEDEAO e a União Africana suspenderam a Guiné-Bissau de todos os seus órgãos, na sequência do golpe de Estado, e o Parlamento Europeu exige a normalidade democrática e a conclusão do processo eleitoral.

Por: CNEWS

𝐂𝐢𝐧𝐜𝐨 𝐝𝐢𝐫𝐢𝐠𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐏𝐀𝐈𝐆𝐂 𝐝𝐚 𝐑𝐞𝐠𝐢𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐆𝐚𝐛𝐮́ 𝐣𝐚́ 𝐬𝐞 𝐞𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚𝐦 𝐞𝐦 𝐥𝐢𝐛𝐞𝐫𝐝𝐚𝐝𝐞Cinco dirigentes do PAIGC da Região de Gabú, ...
17/12/2025

𝐂𝐢𝐧𝐜𝐨 𝐝𝐢𝐫𝐢𝐠𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐏𝐀𝐈𝐆𝐂 𝐝𝐚 𝐑𝐞𝐠𝐢𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐆𝐚𝐛𝐮́ 𝐣𝐚́ 𝐬𝐞 𝐞𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚𝐦 𝐞𝐦 𝐥𝐢𝐛𝐞𝐫𝐝𝐚𝐝𝐞

Cinco dirigentes do PAIGC da Região de Gabú, que haviam sido detidos no passado domingo, já se encontram em liberdade.
A informação foi confirmada à Rádio Leste FM, esta quarta-feira 17 de dezembro, por uma fonte do partido, que adiantou que entre os libertados se encontra o secretário regional do PAIGC, Amadu Baldé, conhecido por “Perlel”. Segundo a mesma fonte, a libertação dos detidos resultou de várias diligências levadas a cabo, com destaque para a intervenção da direção regional do Movimento Nacional da Sociedade Civil.

Recorde-se que os dirigentes estiveram detidos durante quatro dias nas celas da Polícia de Gabú, na sequência de uma “manifestação pacífica” realizada em frente à sede do Partido. A Acão visava exigir a libertação de políticos detidos no passado dia 26 de Novembro, bem como a divulgação dos resultados das eleições gerais de 23 de Novembro.

Por: Rádio Leste FM

17/12/2025

Guiné-Bissau

Horta Inta-a cancela comunicação ao país

O Presidente de Transição e líder do Alto Comando Militar que dirige a Guiné-Bissau há cerca de um mês, Horta Inta-a, cancelou a comunicação ao país agendada para a tarde desta quarta-feira (17.12), anunciou aos jornalistas o staff da Presidência da República.

A comunicação, apurou a Rádio Capital FM, deverá mesmo acontecer, mas será num dia e hora a indicar pelo Alto Comando Militar.

Esta seria a primeira comunicação de Horta Inta-a após a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) anunciar um novo formato para a transição na Guiné-Bissau, que deverá contar com um governo inclusivo e a libertação de todos os detidos na sequência do golpe de Estado de 26 de novembro.

Na segunda-feira, após conhecer o comunicado final da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, que ameaça aplicar sanções a quem obstaculizar o processo de transição na Guiné-Bissau, o primeiro-ministro de Transição, Ilídio Vieira Té, desvalorizou a posição da organização da África Ocidental, afirmando que "ninguém teme as sanções".

Por CFM

17/12/2025

Guiné-Bissau

Horta Inta-a faz comunicação ao país às 16horas

O Presidente de Transição e líder do Alto Comando Militar que assumiu o poder na Guiné-Bissau vai fazer uma comunicação ao país a partir das 16horas desta quarta-feira (17.12), anunciou o Gabinete de Comunicação da Presidência da República, sem adiantar o assunto que será abordado.

Esta será a primeira comunicação de Horta Inta-a após a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) anunciar um novo formato para a transição na Guiné-Bissau, que deverá contar com um governo inclusivo e a libertação de todos os detidos na sequência do golpe de Estado de 26 de novembro.

Na segunda-feira, após conhecer o comunicado final da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, que ameaça aplicar sanções a quem obstaculizar o processo de transição na Guiné-Bissau, o primeiro-ministro de Transição, Ilídio Vieira Té, desvalorizou a posição da organização da África Ocidental, afirmando que "ninguém teme as sanções".

Por CFM

17/12/2025

Agentes da Saúde Comunitárias da região de Gabú foram “reciclado sobre as consequências da doença de Noma”, nesta quarta-feira 17 de Dezembro. Esta doença afeta as crianças de zero meses a 6 anos de idade, pela Antena Nacional de Noma de Bissau.

Por: Rádio Leste FM

17/12/2025

Movimento Pó de terra: "Soberania do povo não se negocia"

O Movimento Revolucionário Pô de Terra (MRPT) expressou sua posição firme contra as decisões da CEDEAO que disse contrariar a vontade soberana do povo guineense e defende que “a soberania reside exclusivamente no povo e não pode ser sobreposta por instituições regionais ou interesses externos”.

Em comunicado tornado público esta quarta-feira, 17 de dezembro, o movimento cívico refuta e disse não acompanhar quaisquer resoluções da CEDEAO que contrariem a escolha livre e soberana do povo guineense.

O movimento apela à unidade nacional e anuncia ações de consciencialização, resistência cívica e desobediência civil organizada em defesa da dignidade coletiva e do direito do povo decidir o seu destino

"Quem manda é o povo, não a CEDEAO", reforça o Movimento cívico, reafirmando seu compromisso com a verdade e a história.

Por: CNEWS

15/12/2025

Cerca de 50 mulheres hortalistas do bairro de Bada, beneficiárias do projeto “Boa Governação”, recebem nesta segunda-feira a governadora da região de Gabú.

Por: Rádio Leste FM

15/12/2025

Guiné-Bissau suspende participação nas atividades da CPLP por "violação" dos Estatutos da organização

O governo de transição anunciou, esta segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, a suspensão imediata da sua participação em todas as atividades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A decisão foi comunicada à Secretária Executiva da organização, através de uma nota oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades.

Em comunicado, o executivo guineense justifica a decisão por considerar que se tem registado reiterada violação dos Estatutos da CPLP, nomeadamente do princípio da igualdade soberana entre os Estados-membros, bem como do não reconhecimento da Guiné-Bissau enquanto Presidente em Exercício da organização, argumentando ainda que tem sido excluído de reuniões e processos de tomada de decisão, situação que considera incompatível com os princípios fundadores da CPLP, que defendem a participação plena e a concertação político-diplomática entre os seus membros.

No comunicado consultado pela Capital FM, o governo critica ainda a falta de fundamentação clara, de transparência processual e de mecanismos de acompanhamento nas decisões adotadas pela organização, colocando em causa a credibilidade e a legitimidade da CPLP.

Por isso, as autoridades de transição declaram que a Guiné- Bissau manterá suspensa a sua participação nas atividades da Comunidade até que sejam plenamente restabelecidos o cumprimento rigoroso dos Estatutos e o respeito pela Presidência da CPLP.

Por CFM

Endereço

Leste
Gabú

Telefone

+245956333253

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Leste Fm publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar