30/07/2025
Direitos Humanos: Tráfico de pessoas suscita preocupação das Nações Unidas
O tráfico de pessoas continua, infelizmente, a ser uma ameaça global, impulsionado pelo crime organizado, disse esta quarta-feira, 30 de julho 2025, Cristina Andrade, chefe do Escritório das Nações Unidas sobre Dr**as e Crime na Guiné-Bissau.
Cristina Andrade exprimia inquietação durante o ato de comemoração do Dia Mundial Contra o Tráfico de Seres Humanos, assinalado hoje, em Bissau, no qual confessou que, entre 2020 e 2023, foram detectadas mais de 200 mil vítimas de tráfico de seres humanos em todo o mundo.
De acordo com o responsável, as dr**as são vendidas através das redes sociais e as criança são aliciadas, ou seja exploradas.
Contudo, a chefe do Escritório das Nações Unidas sobre Dr**as e Crime na Guiné-Bissau lamenta que muitos casos não tenham sido denunciados, admitindo que isto de facto suscita a preocupação.
Cristina Andrade afirmou que as redes criminosas organizadas impulsionam essas 200 mil pelas explorações e utilizado também fluxos migratórios e cadeias produtivas globais para facilitar o tráfico.
Entretanto, presente no acto, a Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria Inácia Có Sanhá, afirmou que a Guiné-Bissau enfrenta desafios inerentes relacionados ao tráfico de pessoas, que se manifesta de varias formas na Guiné-Bissau: “ uma das situações mais preocupantes envolve as crianças talibés que, diariamente, vemos mendigando pelas ruas da cidades”.
A governante lembrou que, há bem pouco tempo, as organizações Islâmicas assumiram o compromisso de colaborar com o governo no combate ao fenómeno.
Maria Inácia Có Sanhá assegurou que essas crianças, muitas vezes entregues pelos próprios pais à suposto mestres islâmicos, acabam por ser vítimas de exploração, negligência e em muitos casos redes de trágicos transfronteiriço.
Por este motivo, a Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social desafia à sociedade guineense que não continuem “fechar os olhos perante a realidade”.
Por: M***a Danso/ CNEWS