Leste Fm

Leste Fm Página Oficial de Rádio leste fm

31/07/2025

“Governo Regional de Gabú assinala o Dia da Árvore”

Neste âmbito, teve início a plantação das plantas florestais nas vias públicas.

Gabú, 31 de julho de 2025

30/07/2025

Direitos Humanos: Tráfico de pessoas suscita preocupação das Nações Unidas

O tráfico de pessoas continua, infelizmente, a ser uma ameaça global, impulsionado pelo crime organizado, disse esta quarta-feira, 30 de julho 2025, Cristina Andrade, chefe do Escritório das Nações Unidas sobre Dr**as e Crime na Guiné-Bissau.

Cristina Andrade exprimia inquietação durante o ato de comemoração do Dia Mundial Contra o Tráfico de Seres Humanos, assinalado hoje, em Bissau, no qual confessou que, entre 2020 e 2023, foram detectadas mais de 200 mil vítimas de tráfico de seres humanos em todo o mundo.

De acordo com o responsável, as dr**as são vendidas através das redes sociais e as criança são aliciadas, ou seja exploradas.

Contudo, a chefe do Escritório das Nações Unidas sobre Dr**as e Crime na Guiné-Bissau lamenta que muitos casos não tenham sido denunciados, admitindo que isto de facto suscita a preocupação.

Cristina Andrade afirmou que as redes criminosas organizadas impulsionam essas 200 mil pelas explorações e utilizado também fluxos migratórios e cadeias produtivas globais para facilitar o tráfico.

Entretanto, presente no acto, a Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria Inácia Có Sanhá, afirmou que a Guiné-Bissau enfrenta desafios inerentes relacionados ao tráfico de pessoas, que se manifesta de varias formas na Guiné-Bissau: “ uma das situações mais preocupantes envolve as crianças talibés que, diariamente, vemos mendigando pelas ruas da cidades”.

A governante lembrou que, há bem pouco tempo, as organizações Islâmicas assumiram o compromisso de colaborar com o governo no combate ao fenómeno.

Maria Inácia Có Sanhá assegurou que essas crianças, muitas vezes entregues pelos próprios pais à suposto mestres islâmicos, acabam por ser vítimas de exploração, negligência e em muitos casos redes de trágicos transfronteiriço.

Por este motivo, a Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social desafia à sociedade guineense que não continuem “fechar os olhos perante a realidade”.

Por: M***a Danso/ CNEWS

30/07/2025

Guiné-Bissau: OIT solicita a devolução de sede da UNTG-CS ao Júlio Mendonça

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) solicitou ao governo guineense que apresente suas observações sobre a alegada entrada de forças policiais e militares nas instalações da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG-CS) em julho de 2021 e maio de 2023, e expressa a esperança de que “o executivo adote as medidas necessárias para evitar a repetição de tais atos”.

O posicionamento da OIT consta nas resoluções do encontro da organização realizado em junho em Genebra, onde Júlio Mendonça estava presente na qualidade de Secretário-geral da UNTG-CS, que está em disputa de liderança há mais de três anos.

Em resposta à queixa emitida pela direção de Júlio Mendonça, o Comitê Internacional do Trabalho disse esperar que “o governo adote as medidas necessárias para dar aos líderes eleitos durante o congresso da UNTG-CS de 2022 plena liberdade para exercerem suas funções sem qualquer interferência das autoridades”.

A OIT apela ao governo no documento a posse de Capital News esta quarta-feira (30/7), para que tome “as medidas necessárias para devolver os gabinetes da UNTG-CS aos seus líderes legítimos e forneça informações sobre o seguimento dado às ações judiciais por eles movidas”.

O Comitê espera que o governo priorize a promoção e a defesa da liberdade de associação, permitindo o desenvolvimento do sindicalismo livre e independente e mantendo um clima social livre de interferências e ações antissindicais, em conformidade com seus compromissos internacionais.

A Direção da UNTG-CS liderada por Júlio Mendonça acusa o governo de cumplicidade no assalto à sua sede e consequentemente, eleição de um antigo sindicalista num escrutínio paralelo que, segundo a organização sindical, não respeitou os estatutos internos.

O Comitê Internacional do Trabalho lamenta que o governo não tenha respondido às alegações, embora tenha sido solicitado a fazê-lo em diversas ocasiões, e solicita que responda o mais brevemente possível. Além disso, apela ao executivo guineense para garantir que, no futuro, os dirigentes e membros sindicais não sofram quaisquer consequências pelo seu envolvimento em atividades sindicais legítimas.

A OIT recorda que os trabalhadores e suas organizações devem ter o direito de eleger seus representantes com plena liberdade, e estes últimos devem ter o direito de apresentar reivindicações em seu nome. O direito das organizações de trabalhadores de elegerem livremente seus próprios representantes é condição indispensável para que possam atuar com plena liberdade.

Por: CNEWS

30/07/2025

Guiné-Bissau

Rio Corubal: Naufrágio resulta em duas vítimas mortais

Um naufrágio trágico ocorreu esta quarta-feira (30.7) no Rio Corubal, no sul da Guiné-Bissau, na localidade de Ganturé, setor de Buba. O acidente resultou em duas vítimas mortais e dois pescadores desaparecidos.

De acordo com um residente local, que falou com o jornal Capital News, apenas um dos cinco pescadores que estavam a bordo foi resgatado. O sobrevivente relatou que o grupo estava tentando atravessar o rio quando o naufrágio ocorreu.

O sobrevivente mencionou que havia mau tempo no momento do acidente, mas não era de grande intensidade. O residente local apelou à comunidade para que, se alguém encontrar um corpo estranho nas águas, entre em contato.

“A situação é preocupante, e a busca pelos pescadores desaparecidos continua. A comunidade local está mobilizada para ajudar nas buscas e apoiar as famílias das vítimas’, disse.

Por: CNEWS

Bafatá: “Demora na emissão de documentos” preocupa cidadãosCidadãos residentes na região de Bafatá, no leste do país, ma...
29/07/2025

Bafatá: “Demora na emissão de documentos” preocupa cidadãos

Cidadãos residentes na região de Bafatá, no leste do país, manifestaram preocupação com a demora na emissão de documentos no serviço de registo civil.

Durante uma visita realizada esta terça-feira, 29 de julho, ao local, o Movimento Assuntos Sociais e Políticos constatou que os cidadãos enfrentam longas esperas para obter os seus documentos, o que afeta negativamente o acesso a direitos e serviços essenciais.

Além da demora, os cidadãos denunciam a existência de cobranças ilícitas por parte de agentes do serviço notariado da região para a obtenção de documentos. Segundo eles, o processo é muitas vezes favorecido por relações de “amiguismo”.

A presidente do Movimento Assuntos Sociais e Políticos da Guiné-Bissau, Mariama Djalo, reconheceu a lentidão do processo, atribuída à falta de materiais e de pessoal. Ela apelou à estreita colaboração dos cidadãos da região de Bafatá para ultrapassar os desafios.

Vale lembrar que o serviço de emissão de registos civis e bilhetes responde às necessidades de toda a população de Bafatá, o que contribui para a morosidade no atendimento.

Leste FM

29/07/2025

A Plataforma das ONGs e Associações da Região de Gabú (PONGAB) promove um curso intensivo de um mês em informática básica, beneficiando profissionais de várias instituições locais.
A iniciativa visa reforçar as competências digitais dos participantes e melhorar o desempenho institucional na região.

Por: Rádio Leste FM

Data: 29-07-2025

29/07/2025

Guiné-Bissau

Bacar Biai exonerado e Fernando Gomes é o senhor que se segue

O Presidente Umaro Sissoco Embaló acaba de exonerar Bacar Biai das funções do procurador-geral da República, nomeando para o seu lugar Fernando Gomes, que assinala um regresso às funções que havia desempenhado.

No Decreto Presidencial lido por Fernando Delfim da Silva, conselheiro político de Umaro Sissoco Embaló, não se fez nenhuma explicação sobre as razões da demissão de Bacar Biai, que dá lugar agora a Fernando Gomes, que havia assumido o Ministério Público guineense.

Fernando Gomes era até aqui, conselheiro do Presidente Umaro Sissoco Embaló, funções que desempenhava desde 2023, quando saiu da Procuradoria-Geral da República.

Gomes, antigo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) e do partido Aliança Socialista, havia desempenhado as funções do procurador-geral da República, entre abril de 2020 e novembro de 2021. Ficou conhecido por ser o procurador-geral que emitiu o mandado de captura internacional contra Domingos Simões Pereira, presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

O mandado, contudo, não teve êxito, após ser severamente criticado por toda a comunidade jurídica guineense e rejeitado pela INTERPOL.

Por CFM

29/07/2025

Entrevista com Adulai Brasil, técnico do Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, no programa "Diario Desportivo".

Adulai Brasil é convidado para o "Diário Desportivo" da Rádio Leste FMO técnico Adulai Brasil, que conduziu o Clube Desp...
28/07/2025

Adulai Brasil é convidado para o "Diário Desportivo" da Rádio Leste FM

O técnico Adulai Brasil, que conduziu o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú ao inédito terceiro lugar na temporada que agora se encerra, é o convidado especial do programa Diário Desportivo da Rádio Leste FM, nesta terça-feira, 29 de julho, às 11h30.

Durante a entrevista, o jovem treinador irá partilhar sua trajetória no futebol, desde os tempos de jogador até o momento atual como técnico.

Adulai Brasil é um dos talentos formados pela Academia Sagres FC de Gabú, instituição que há vários anos se destaca na promoção do futebol na região de Gabú.

Por: Rádio Leste FM

27/07/2025

Guiné-Bissau

Buba: ONG denuncia venda ilegal de terrenos nas áreas protegidas

A Associação Pró-ativos, com sede na cidade de Buba, está preocupada com o desmatamento de floresta na zona protegida do Parque Natural de Lagoa de Cufada.

Segundo o coordenador da Pró-ativos, Nabilai Sambú, esse fato levou a organização a realizar seu encontro anual na Tabanca de N’Djassane, setor de Buba.

O ativista denunciou “a venda ilegal de terrenos, ocupação de alguns espaços dentro do parque e más práticas de alguns caçadores”.

O ambientalista apelou à comunidade residente no parque para maior colaboração na proteção do Parque Natural de Lagoa de Cufada.

Durante quatro dias, de 24 a 27 de julho do ano em curso, na Tabanca de N’Djassane, a organização Pró-ativos levou a cabo várias atividades, como palestras ligadas ao ambiente, visita à Lagoa de Cufada, mangal de Tabanca de Tebe, atos culturais e desportivos.

De salientar que essa atividade juntou a comunidade local e vários estudantes dos setores de Buba, Quebo, Empada e Catio.

Por: Bacari Sambú
CNEWS:27/7/2025

27/07/2025

Guiné-Bissau

RTP exige investigação sobre agressão a jornalista em Bissau

As Direções de Informação da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) repudiam a agressão ao jornalista Waldir Araújo, delegado da RTP na Guiné-Bissau, e apelam às autoridades para uma urgente investigação aos acontecimentos ocorridos no domingo, 27 de julho, e a responsabilização dos seus autores.

No comunicado conjunto, as direções de informação da RTP lembram que "a integridade e segurança dos profissionais é uma condição fundamental para o exercício do jornalismo" e que "todos os atos que as ponham em causa são absolutamente condenáveis".

Por: CNEWS

"Motivações políticas" por trás de espancamento de Waldir Araújo Segundo contou Waldir Araújo, os seus agressores imputa...
27/07/2025

"Motivações políticas" por trás de espancamento de Waldir Araújo

Segundo contou Waldir Araújo, os seus agressores imputaram-lhe a responsabilidade de denegrir a imagem da Guiné-Bissau no exterior, devido às reportagens da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) sobre a situação sociopolítica do país.

O ataque ao jornalista aconteceu na madrugada deste domingo (27.07), no centro de Bissau, por um grupo de pessoas à paisana, segundo apurou à Rádio Capital FM.

As agressões deixaram lesões graves no rosto do jornalista. O delegado da RTP está neste momento na sua residência a receber assistência, mas também várias pessoas, entre elas colegas de profissão, que se deslocaram ao local para lhe prestar a solidariedade.

Waldir Araújo é cidadão guineense e jornalista há vários anos da Radiodifusão Portuguesa (RDP) África, tendo fixado a residência em Bissau, após ganhar, em 2019, um concurso para o delegado da RTP no país.

Por CFM

Endereço

Lisbon
Gabú

Telefone

+245956333253

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Leste Fm publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar