Rádio Popular FM

Rádio Popular FM Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Rádio Popular FM, Estação de rádio, Antula Takir, Reino de Antula.

A RÁDIO POPULAR FM uma estação emissora de cobertura Nacional da Guiné-Bissau, Privada, Independente, asseguradora de Informação Geral, com vocação e prioridade para questões nacionais, africanas e universal.

‎‎FRENTE SOCIAL DENUNCIA PERSEGUIÇÃO EM MASSA DOS SEUS MEMBROS‎‎Um dos membros da Frente Social, uma organização que con...
20/11/2025


‎FRENTE SOCIAL DENUNCIA PERSEGUIÇÃO EM MASSA DOS SEUS MEMBROS

‎Um dos membros da Frente Social, uma organização que congrega os sindicatos dois setores sociais, educação e saúde, Oscar Bassangué, denunciou esta quinta-feira, 20 de novembro, a perseguição, em massa, dos membros dessa organização sindical.

‎Oscar Bassangué, que falava em conferência de imprensa de balanço da décima primeira vaga de greve nos setores da educação e da saúde, afirmou que os membros da Frente Social têm sido ultimamente alvos de retaliação por parte do atual regime:

‎”Como podem ver, o nosso presidente da comissão negocial, Sene Djassi, não pode estar aqui hoje. Está a ser perseguido. Não vai ao trabalho e neste momento se encontra num lugar incerto” , denunciou.

‎Oscar Bassangué afirmou que o sindicalismo "é uma liberdade que está plasmada na lei magna do país".

‎“Um sindicalista não pode ser perseguido nem transferido do seu posto de trabalho só porque está a reivindicar melhores condições de trabalho e outros direitos a que tem direito. Fazer uma coisa dessa é violar flagrantemente a liberdade sindical” , afirmou.

‎Oscar Bassangué disse duvidar se o governo liderado por Braima Camará tem colocado a educação e a saúde como prioridade.

‎“O primeiro ministro sempre nos seus discurso tem afirmado que a educação e a saúde são prioridades do seu governo. Mas não cumprindo a sua promessa e conclusão a que chegamos é que não está a pensar na sociedade”, frisou Oscar Bassangué.

‎Por: José Ernesto Djaló





‎‎‎CPLP DESTACA UMA MISSÃO DE 22 ELEMENTOS PARA OBSERVAÇÃO ELEITORAL NA GUINÉ -BISSAU‎‎A Comunidade dos Países de Língua...
19/11/2025



‎CPLP DESTACA UMA MISSÃO DE 22 ELEMENTOS PARA OBSERVAÇÃO ELEITORAL NA GUINÉ -BISSAU

‎A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) constituiu uma Missão de Observação (MOE) de 22 elementos às Eleições Presidenciais e Legislativas antecipadas na Guiné-Bissau, marcadas para 23 de novembro.

‎MOE está no país,l a pedido das autoridades guineenses, em conformidade com os Estatutos da CPLP e com o Decreto Presidencial n.º 06/2025.

‎A MOE da CPLP é chefiada por Luís Diogo de Carvalho, antigo Diretor do Centro de Análise Estratégica da CPLP e integra 22 observadores internacionais, entre os quais diplomatas e técnicos indicados pelos Estados-Membros, deputados designados pela Assembleia Parlamentar da CPLP (AP-CPLP) e funcionários do Secretariado Executivo da CPLP.

‎A missão chegou à Guiné-Bissau esta terça-feira, 18 de novembro, em Bissau, e deverá permanecerá no país até 25 deste mês, tendo sido antecedida pela chegada da equipa avançada do Secretariado Executivo a 15 de novembro, com a finalidade de acompanhar a fase final da campanha eleitoral, o dia da votação, a contagem de votos e o apuramento parcial dos resultados.

‎A MOE articulará ações com outras organizações internacionais presentes, nomeadamente a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Africana (UA).

‎Os observadores serão organizados em equipas a ser colocadas no Setor Autónomo de Bissau (SAB e outras regiões do país.


‎O observadores da CPLP efetuarão o reconhecimento prévio das respetivas zonas de cobertura, a fim de permitir o planeamento adequado das deslocações entre as assembleias de voto a observar no dia da eleição.

‎A CPLP saudou o compromisso das autoridades, dos candidatos presidenciais, dos partidos políticos e da Comissão Nacional de Eleições (CNE), com a realização de eleições pacíficas, inclusivas e simultâneas, que reforça a democracia no espaço lusófono.

‎A declaração Preliminar será emitida no final da missão e proferida publicamente pelo Chefe da Missão.

‎Neste primeiro dia de atividades, o Chefe da MOE presidiu um encontro com os Embaixadores da CPLP acreditados na Guiné-Bissau, nomeadamente Mário Augusto, de Angola, Pablo Cardoso, do Brasil, e Miguel Silvestre, de Portugal, que teceram observações relevantes para o êxito da Missão de Observação Eleitoral da CPLP.

‎Por: Filomeno Sambú







‎‎‎MINISTRO DOS RECURSOS NATURAIS REVELA QUE 11% DA POPULAÇÃO GUINEENSE AINDA  DEFECA AO CÉU ABERTO‎‎O ministro dos Recu...
18/11/2025



‎MINISTRO DOS RECURSOS NATURAIS REVELA QUE 11% DA POPULAÇÃO GUINEENSE AINDA DEFECA AO CÉU ABERTO

‎O ministro dos Recursos Naturais, Malam Sambú, revelou que que 11% da população da Guiné -Bissau ainda continua a defecar ao céu aberto.


‎Malam Sambú defendeu que a Guiné-Bissau precisa de um sistema resiliente para o saneamento, capaz de resistir, adaptar-se às mudanças e garantir um futuro sustentável.

‎Malam Sambú falava esta terça-feira, 18 de novembro, por ocasião do Dia Mundial de Latrinas que se celebra amanhã, 19 de novembro, sob o lema: saneamento básico num mundo em mudanças.

‎O ministro dos Recursos Naturais afirmou que mais de 90% da população da Guiné-Bissau depende da água subterrânea para o consumo doméstico e 77% dos poços tradicionais estão contaminados por cloriformes fecais, consequências diretas da ausência de latrinas e da prática de defecação ao céu aberto:

‎“Quase 99% das nossas populações guineense depende da água subterrânea para o consumo doméstico e 77% dos poços tradicionais estão contaminadas por cloriformes fecais consequências diretas da ausência das latrinas e dá práticas da defecação a céu aberto e 11% ainda continua a praticar a defecação ao céu aberto, uma melhoria significativa em relação ao 16% registado em 2014”, afirmou.

‎Este responsável admitiu que a Guiné-Bissau registou alguns progressos graças à abordagem (Nó Para Cocó na Matu) e ao envolvimento ativo das comunidades.

‎“O país hoje conta com 1789 comunidades que oficialmente declaradas livres de defecação ao céu aberto, abrangendo 52.588 famílias, o que representa 426.159 pessoas” , frisou.

‎ Malam Sambú admitiu que o país carece de um sistema adequado de saneamento líquido, devido à falta de rede de esgoto e de tratamento de águas residuais que tem impactado negativamente o ambiente:

‎Por: José Ernesto Djaló



DIREÇÃO DE PREVENÇÃO DE SAÚDE ANUNCIA POSSIBILIDADES DE MULHERES COM HEPATITES VIRAIS SEREM SALVAS NO PAÍS O diretor-ger...
14/11/2025

DIREÇÃO DE PREVENÇÃO DE SAÚDE ANUNCIA POSSIBILIDADES DE MULHERES COM HEPATITES VIRAIS SEREM SALVAS NO PAÍS

O diretor-geral da prevenção e promoção da saúde, Armando Sifna, afirmou esta sexta-feira, 14 de novembro, que muitas mulheres e crianças foram diagnosticadas com os problemas de hepatites virais, VIH/SIDA e papiloma Vírus, que permite proceder às intervenções precoces que salvam vidas e reduzem os impactos dessas doenças na sociedade.

Armando Sifna disse que graças ao projeto CARES II- programa de pesquisa em Casamança e na Guiné-Bissau sobre saúde sexual e resistência ao VIH/SIDA na Guiné-Bissau- os cidadãos conseguem ampliar o acesso aos serviços essenciais de diagnóstico e tratamento e milhares de pessoas tiveram a oportunidade de realizar te**es e de receber acompanhamento clínico adequado e iniciar tratamento de forma atempada.

“Muitas mulheres e crianças foram diagnosticadas para Hepatites Virais, VIH/SIDA e Papiloma Vírus, que permite fazer intervenções precoces que salvam vidas e reduzem o impacto dessas doenças na sociedade”, reforçou.

O responsável falava no ato da segunda reunião do comité Nacional de pilotagem CARES programa de pesquisa em Casamança e na Guiné-Bissau sobre saúde sexual e resistência ao VIH/SIDA na Guiné-Bissau.

Armando Sifna realçou que um dos pilares marcantes do projeto foi o investimento na formação dos profissionais da saúde, técnicos de diferentes estruturas, em diversas regiões do país, beneficiaram de capacitações que lhes permitem prestar serviços de maior qualidade, segurança e com eficácia.

“Esse reforço de competências é um legado que permanecerá para além da duração do projeto”, indicou.

Segundo dados do Ministério da Saúde Pública, CARES II- programa de pesquisa em Casamança e na Guiné-Bissau sobre saúde sexual e resistência ao VIH/SIDA na Guiné-Bissau- contribui, de forma decisiva, para o reforço da capacidade diagnóstica laboratorial e capacidade de prestação de serviços, incluindo reforços ao sistema Nacional de Saúde, através da instalação de novos equipamentos, a padronização de técnicas e o fortalecimento de vigilância baseada na resistência dos anti-retrovirais”.

O diretor-geral da prevenção e promoção da saúde assinalou, no seu discurso, que com este avanço o país está agora preparado para identificar casos, monitorizar tendências e responder de forma rápida e eficaz às necessidades das populações.

“O marco de grande importância foi a instalação de um aparelho de mamografia no Hospital Nacional Simão Mendes, que permitirá melhorar o rasteiro e o diagnóstico precoce de cancro de mama, uma das principais causas da mortalidade feminina. Esta conquista demonstra que o projeto vai além das doenças inicialmente previstas, contribuindo para o fortalecimento global no setor da saúde”, enfatizou.

Segundo Armando Sifna, outro resultado relevante foi o fortalecimento do sistema de gestão logística de consumíveis e produtos laboratoriais, garantindo maior disponibilidade, melhor controlo e distribuição mais eficiente, tendo apontado este resultado como “passo decisivo para a sustentabilidade dos serviços e para assegurar que nenhum cidadão seja privado de cuidados por falta de materiais essenciais”.

“O projeto CARES II programa de pesquisa em Casamança e na Guiné-Bissau sobre saúde sexual e resistência ao VIH/SIDA na Guiné-Bissau mostrou que quando se trabalha de forma integrada com visão estratégica e compromisso inabalável consegue-se transformar desafios em oportunidades e metas em resultados concretos”, afirmou.

O projeto visa melhorar o Estado da saúde da população da Casamança e da Guiné-Bissau, através do reforço de capacidades dos sistemas de saúde na assistência clínica e comunitária dos problemas ligados ao VIH SIDA, hepatite virais (HPV) e papiloma vírus (VHB).

Por: Namuel Dias

SOCIEDADE CIVIL DENUNCIA VIOLAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA  E MENSAGENS OBSCENAS NA CAMPANHA  ELEITORAL O presidente do Movi...
14/11/2025

SOCIEDADE CIVIL DENUNCIA VIOLAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA E MENSAGENS OBSCENAS NA CAMPANHA ELEITORAL



O presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil, Fodé Caramba Sanhá, denunciou que há violação do código de conduta eleitoral e mensagens com conteúdos obscenas na campanha eleitoral para eleições gerais, legislativas e presidenciais, de 23 de novembro.

Fodé Caramba Sanhá, que falava esta sexta-feira, 14 de novembro, desafiou os candidatos e líderes dos partidos políticos a mudarem os conteúdos das suas mensagens e passar para apresentação dos conteúdos dos seus programas de desenvolvimento para a Guiné-Bissau.

Esta sexta-feira, o Movimento Nacional da Sociedade Civil e a Célula de Monitoramento Eleitoral (OSC E CME) apresentaram o código de conduta e ética eleitoral para as eleições presidenciais e legislativas.

Fodé Caramba Sanhá exortou aos candidatos a apropriarem-se do código de conduta e ética eleitoral para garantir a paz, a segurança e a estabilidade social ao longo do período da campanha eleitoral.

“Que os líderes dos partidos políticos concorrentes às eleições presidenciais e legislativas, se apropriem do código de conduta e ética eleitoral para garantir a paz, a segurança e a estabilidade social ao longo do período da campanha eleitoral e aceitações dos resultados saídos do veredito das urnas após o pleito eleitoral”, disse.

Fodé Caramba Sanhá admitiu que durante as duas semanas da campanha eleitoral a célula de monitorização registou alguns acontecimentos com muita preocupação.

“O comício realizado por um dos candidatos às eleições presidenciais à frente do Hospital Musna Sambu em Catió na região de Tombali, desproporcionalidades dos dispositivos de segurança por candidatos, atos de intimidações e agressões aos apoiantes das candidaturas no setor autônomo de Bissau, são dos registos negativos que ocorreram em duas semanas da campanha eleitoral”, afirmou, relatando uma dose de uso de abordagens que incitam à divisão étnica na Guiné-Bissau.

O presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil apelou, por isso, aos líderes dos partidos políticos e seus apoiantes a pautarem-se pela fair-play nos últimos 8 dias que ainda restam.

Por: José Ernesto Djaló

GOVERNO DETERMINADO EM CRIAR CONDIÇÕES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE QUALIDADE NO PAÍS A diretora-geral do Trabalho, Ass...
13/11/2025

GOVERNO DETERMINADO EM CRIAR CONDIÇÕES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE QUALIDADE NO PAÍS

A diretora-geral do Trabalho, Assucenia Donate de Barros, afirmou que o governo da Guiné-Bissau está empenhado e determinado em criar condições para que a formação profissional possa ser de qualidade, bem como garantir o acesso a empregos dignos, seja sustentável e durável.

A responsável fez essa afirmação esta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, no lançamento do site da Agência Guineense de Emprego e Formação Profissional.

Presidindo a cerimónia, Assucenia Donate de Barros desafiou os jovens a fazerem do site uma ferramenta de mudanças.

Assucenia Donate de Barros sublinhou que o lançamento do site insere-se na visão estratégica da digitalização da Administração Pública, na melhoria da empregabilidade, na promoção das políticas ativas de emprego e na formação profissional.

“ Trata-se de uma demostração clara da vontade política que o governo da Guiné-Bissau tem em investir nas pessoas, na juventude, no nosso futuro, e no crescimento económico. Por isso, desafiamos os jovens a fazerem do site uma ferramenta de mudanças.”, reforçou.

Por sua vez, o diretor-geral da Agência Guineense de Emprego e Formação Profissional, Djibril Demba Baldé, revelou que, de 2017 a 2025, a agência tem trabalhado na formação dos quadros no domínio da formação profissional e, desde então, já formou trezentos e noventa jovens.

Giulia Martini, representante da ENGIM no país, reafirmou o compromisso da organização em promover formação de qualidade, emprego digno e negócios inclusivos, com foco nas pessoas vulneráveis.

Por: Aminata Djanté

MINISTRA DA JUSTIÇA QUER DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS CIDADÃOS GARANTIDOS NA GUINÉ-BISSAUA ministra da Justiça e dos Direit...
13/11/2025

MINISTRA DA JUSTIÇA QUER DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS CIDADÃOS GARANTIDOS NA GUINÉ-BISSAU

A ministra da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria do Céu Silva Monteiro, afirmou que é preciso garantir os direitos fundamentais dos cidadãos, através da boa governação pública.

Maria do Céu Silva Monteiro falava esta quinta-feira, 13 de novembro, na abertura da vigésima quarta edição da reunião de dois dias (13 e 14) do Comex-Comité Executivo da Crefiaf, realizada pelo Tribunal de Contas (TC).

No seu discurso, Maria do Céu Silva Monteiro assegurou que o controlo e a fiscalização apenas têm sentido quando contribuem para salvaguardar o interesse público.

“O governo está a trabalhar para garantir que cada decisão pública tenha como horizonte, o bem-estar colectivo, a equidade, a assistência social e o controlo financeiro”, disse.

Segundo a ministra da Justiça, essas apostas podem permitir aos governos atacarem as necessidades básicas dos cidadãos “nesta era de transformação digital”.

“ É importante reconhecer a relevância da digitalização e da inovação tecnológica, como um instrumento de modernização e de transparente”, defendeu.

Maria do Céu Silva Monteiro reafirmou, no entanto, que o governo de iniciativa presidencial tem como prioridade “a defesa intransigente” dos direitos humanos e a promoção das sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável do país.

Por sua vez, o presidente do Tribunal de Contas, Amadu Tidjane Baldé, disse que as alterações climáticas impõem riscos crescentes à estabilidade económica e social.

Amadu Tidjane Baldé alertou que as ferramentas de análise avançada de dados estão a redefinir os processos de auditoria, exigindo das instituições de controlo uma capacidade de adaptação rápida e eficaz paralelamente.

“Exigindo mecanismos de controlo que possam assegurar a correta aplicação de recursos destinados à mitigação e à adaptação”, assinalou.

O presidente do Tribunal de Contas, sublinhou que é neste quadro que os Crefiaf, enquanto uma associação profissional, cujo objetivo é desenvolver competências institucionais e profissional das diferentes regiões superior de controlo membro, desempenham um “papel determinante” na harmonização das normas internacionais de controlo das finanças públicas da África francófona.



Por: Rozinha Nbitna

FÓRUM DA JUVENTUDE E POPULAÇÃO COLOCA SERVIÇO DE SAÚDE SEXUAL REPRODUTIVA PARA JOVENSO secretário executivo do Fórum Nac...
12/11/2025

FÓRUM DA JUVENTUDE E POPULAÇÃO COLOCA SERVIÇO DE SAÚDE SEXUAL REPRODUTIVA PARA JOVENS

O secretário executivo do Fórum Nacional da Juventude e População, Baite Badjana, anunciou que o Fórum, em colaboração com o Ministério da Saúde Pública, vai colocar em algumas estruturas sanitárias do país o serviço de saúde sexual reprodutiva para adolescentes e jovens.

Baite Badjana, que falava esta quarta-feira, 12 de novembro, à margem do seminário de restituição sobre formação avançada em saúde sexual reprodutiva e políticas públicas direcionadas à oferta de serviços integrados para adolescentes e jovens, afirmou que o serviço de saúde sexual reprodutiva não atingiu o nível máximo, devido à falta de informações de qualidade.

“Estamos a trabalhar na operacionalização e acreditamos que antes de o ano terminar vamos colocar em algumas estruturas sanitárias do país o serviço de saúde sexual reprodutiva para adolescentes e jovens. Há vontade do governo, através do Ministério da Saúde Pública para que esse plano se efetive”, afirmou

Baite Badjana admitiu que é necessário dotar centros de saúde de meios materiais necessários para fazer face aos desafios que enfrentam.

“Na verdade temos técnicos de saúde qualificados, mas não podemos trabalhar sem que os técnicos de saúde e de outras áreas tenham a sua disposição os meios de trabalho”, frisou

O secretário executivo do Fórum Nacional da Juventude e População anunciou ainda criação de uma de um clube de atendimento e de orientação em algumas escolas para jovens e adolescentes terem acesso aos serviços de saúde sexual reprodutiva, bem como a diferentes métodos contraceptivos.

Por: José Ernesto Djaló

12/11/2025

Eleições gerais:

CNCS DENUNCIA QUE MUITAS PÁGINAS DE DIRETOS USARAM LINGUAGENS VIOLENTAS

O presidente interino do Conselho Nacional de Comunicação Social CNS, Domingos Meta Camará, afirmou esta terça-feira, 11 de novembro, que o painel de monitorização constatou que muitas páginas que fazem diretos nas redes sociais estão a usar as linguagens violentas durante a campanha eleitoral no país.

Domingos Meta Camará falava na apresentação do relatório de síntese semanal do painel de monitorização do código de conduta para cobertura eleitoral, de 01 a 09 de novembro.

O presidente do Conselho Nacional de Comunicação Social reconheceu que o pluralismo de informação, a equidade e a linguagem usada “foram moderados” na primeira semana:

“Até esta data, nos seus serviços noticiosos, as rádios tem vindo a dar tratamentos iguais a 12 candidatos a concorrentes às presidências e a 14 partidos e coligações às legislativas, apesar dos concorrentes pecarem por não terem enviado os respetivos programas eleitorais aos órgãos de comunicação social para divulgar os seus projetos que dispõem para o país. Mas nas redes sociais os conteúdos que difundem revelaram algum incitamento à agitação social”, disse.

Domingos Meta Camará apelou, por isso, às diretorias da campanha dos partidos e coligações a convocarem os órgãos de comunicação social sem nenhuma discriminação:

“ Para que todos os órgãos da comunicação social possam beneficiar de coberturas jornalísticas isentas, imparciais e equitativas, conforme recomenda o código de conduta para a cobertura eleitoral”, reforçou.

De acordo com Domingos Meta Camará, o painel de monitorização vai realizar uma visita aos diferentes órgãos de comunicação social, de forma a solicitar o reforço de informações e o respeito ao código de conduta eleitoral, no tratamento das notícias sobre a campanha eleitoral para as eleições gerais do dia 23 de novembro deste ano.

Por: Rozinha M´bitna

PRESIDENTE DO INSPRI ALERTA SOCIEDADE CIVIL A AGIR A TEMPO PARA TRAVAR O DISCURSO DE ÓDIOO presidente do Instituto de Se...
12/11/2025

PRESIDENTE DO INSPRI ALERTA SOCIEDADE CIVIL A AGIR A TEMPO PARA TRAVAR O DISCURSO DE ÓDIO

O presidente do Instituto de Segurança Política e Relações Internacionais, António Nhaga, alerta que se a sociedade civil e os líderes religiosos não agirem a tempo para travar o discurso de oídio nestas eleições gerais, caso contrário a democracia guineense poderá chegar a outro nível e com consequências imprevisíveis

O presidente do Instituto de Segurança Política e Relações Internacionais falava esta terça-feira, 11 de novembro de 2025, em conferência de imprensa sobre os riscos iminentes e o papel da sociedade civil e religiosa na transparência do processo eleitoral no país.

Na sua comunicação, defendeu a necessidade de a sociedade civil e os líderes religiosos intervirem urgentemente na atenuação de discursos de ódio entre os candidatos concorrentes, os partidos políticos e as coligações eleitorais às eleições gerais, legislativas e presidenciais, de 23 de novembro na Guiné-Bissau.

No encontro, foi também divulgado também um estudo de seis meses realizado pela organização sobre a atual situação política no país.

António Nhaga afirmou que o país está dividido entre o Presidente da República cessante, Umaro Sissoco Embaló, e o candidato Fernando Dias da Costa:

“Embora mantenhamos vários encontros com os líderes religiosos, neste caso, Bispos e Imames, mas na verdade ninguém manifestou abertamente em relação a nossa preocupação. Os políticos dão ouvidos a estes senhores”, afirmou, tendo alertado que se a sociedade civil e os líderes religiosas não agirem a tempo a democracia guineense pode chegar a outro nível:

“ Os atores da sociedade civil e os religiosos não devem acompanhar à distância a evolução da situação de [Akazus ruandês], que reina atualmente nos partidos políticos na Guiné-Bissau” , aconselhou.

O também decano da comunicação social guineense realçou o papel crucial da imprensa na disseminação de informação.

Por: Aminata Djanté

‎‎SEGURANÇA RODOVIÁRIA DENUNCIA AUMENTO DE CASOS DE ACIDENTES POR FALTA DE PREPARAÇÃO DE CONDUTORES ‎‎O vice-presidente ...
10/11/2025


‎SEGURANÇA RODOVIÁRIA DENUNCIA AUMENTO DE CASOS DE ACIDENTES POR FALTA DE PREPARAÇÃO DE CONDUTORES

‎O vice-presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Armando Vinha, afirmou que o índice de acidentes rodoviários têm estado a subir, por falta de preparação, com maior incidência nos motociclos.

‎Armando Vinha, que falava esta segunda-feira, 10 de novembro, em entrevista à Rádio Popular, disse que as autoridades devem trabalhar seriamente para garantir segurança rodoviária nas vias públicas e nas estradas do país.

‎Armando Vinha afirmou que o aumento de casos de acidentes rodoviários deve-se à falta de preparação e de conhecimento do código de estrada por parte dos condutores de motociclos.

‎“O número de acidentes nas vias públicas e nas estradas tem estado a aumentar no país, os condutores de motociclos [táxi-moto] não respeitam as regras. Estes acidentes por vezes acontecem porque as pessoas violam tudo e querem ganhar dinheiro a todos custo, sem respeitar o código de estrada", criticou.

‎" Este meio de transporte tem sido utilizado com frequência como fonte de rendimento rápido, colocando diariamente em risco centenas de vidas. A vida é um bem precioso. Não podemos colocar a nossa vida em risco só porque queremos ganhar algo, não", afirmou.

‎O responsável defendeu que é urgente proceder à regularização do sistema de transportes de motociclos na Guiné-Bissau.

‎Armando Vinha apontou a punição de infratores como uma das medidas para desencorajar essa prática.

‎“Os órgãos de comunicação social tem um papel muito fundamental na sensibilização das pessoas. Muitas vezes os condutores cometem infrações de forma negligente. Se não houver a punição, será difícil sanar esta situação", disse.

‎Para Armando Vinha, se houver aplicação de coima acompanhada de punição, retenção da carta de condução, proibir o infrator de conduzir por um determinado período de tempo, poderá ajudar a resolver essa situação e reduzir acidentes nas estradas do país.

‎Por: José Ernesto Djaló



GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU ADMITE QUE ACESSO À ENERGIA NO PAÍS É “MUITO” BAIXOO diretor-geral da energia, Carlos Alberto Ha...
06/11/2025

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU ADMITE QUE ACESSO À ENERGIA NO PAÍS É “MUITO” BAIXO

O diretor-geral da energia, Carlos Alberto Handem, admitiu que o acesso à energia no país é “muito” baixo, por isso pretende com a política Nacional da Energia, dar mais credibilidade “robusta” ao Ministério da Energia e permitir aos parceiros continuarem a apoiar a Guiné-Bissau.

O governante falava esta quinta-feira, 06 de novembro, no seminário da apresentação, discussão e validação das bases orientadoras da Política Nacional de Energia, que decorreu num dos Hotéis da Capital, em Bissau.

Na sua comunicação, Carlos Alberto Handem afirmou que, no universo de 406 milhões de habitantes da África Ocidental da região do Sahel, 208 não têm acesso à eletricidade.

“No universo de 406 milhões de habitantes da África Ocidental da região do Sahel, 208 não têm acesso a eletricidade e 70 por cento das populações vivem nas zonas rurais”, disse.

Sublinhou que um dos desafios das autoridades nacionais é que essa tendência baixe no país e que a população guineense tenha o acesso à energia, razão pela qual o governo está trabalhar para que, a partir dessa política Nacional da energia, dar mais “credibilidade robusta” ao Ministério da energia.

“ Também permite que os parceiros e as empresas continuem a apoiar a Guiné-Bissau para ter uma política nacional de orientação”, acrescentou.

Por sua vez, a consultora do Ministério da energia para a preparação da Política Nacional da energia da Guiné-Bissau, Isabel Cançala de Abreu, disse que a política Nacional da energia surgiu de uma iniciativa de vontade do próprio ministério para garantir a sustentabilidade, a visão, a ambição e colocar a energia no centro do desenvolvimento do país.

“ Queremos uma Política Nacional de Energia que retire partidos da situação atual do país. É uma situação muito benéfica, a partir do momento em que houve a integração com a OMVG, o que prevê o aumento do acesso da expansão da rede elétrica com o projeto apoiado pelo Banco Mundial da Praia. Isso permitirá aumentar a taxa de eletricidade no país”, enfatizou.

Por: Namuel Dias

Endereço

Antula Takir
Reino De Antula
3241

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Rádio Popular FM publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Rádio Popular FM:

Compartilhar