
20/01/2025
10% , para PAGAR a MANUTENÇÃO do TEMPLO RELIGIOSO ( ÁGUA , LUZ , ALUGUEL , PINTURA , PAPEL HIGIÊNICO , AR CONDICIONADO , CADEIRAS , LINDOS PÚLPITO , ETC ) ...não é o único
PREÇO que se PAGA pela IGNORÂNCIA de não ler a Bíblia ....o preço maior é perder a salvação...
NÃO DEIXANDO A NOSSA
CONGREGAÇÃO!!!
"Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia."
(Hb 10.25)
- Pensemos quando este texto foi escrito: logicamente NÃO havia denominação religiosa na época ou placa denominacional (católica, batista, assembleia, adventista ou qualquer uma das milhares que hoje existem, alguém poderia ajudar e citar uma?!).
- PAULO repreende os cristãos de Corinto por estarem divididos e estarem em contenda, dizendo que são de Paulo ou Pedro ou Apolo, pois dessa forma "eram carnais," apesar de terem sido contemplados com dons (1 Co 1.11-13; 3:3,4; caps. 12 e 14). Hoje vemos pessoas com certo orgulho afirmarem: "pertenço" a tal ou tal denominação. Lembremos que devemos pertencer a Cristo o qual nos comprou por alto preço (preço de sangue).
- Cristo foi o primeiro a abolir o templo (único legítimo segundo os preceitos do AT) avisando que não f**aria pedra sobre pedra, ou seja, foi o primeiro "desigrejado" (sem sistema religioso, sem templo de pedra) a peitar os religiosos da época que eram dependentes do templo feito de substância morta, amavam o templo e invertiam valores dando mais valor às instituições religiosas, ao dinheiro e posições eclesiásticas que às pessoas (V. Jeremias 7.4).
- O evangelho já havia sido disseminado por todo o mundo conhecido da época, com muito sofrimento e perseguição, só então os primeiros templos religiosos "cristãos" foram erguidos por Constantino, mais de 300 ANOS d.C., para apaziguar sua consciência culpada após descobrir que se enganou feio ao ter mandado executar seu filho e a esposa. Isso bem depois de haver legalizado e se "convertido" ao cristianismo.
- Os primeiros discípulos não precisaram de templo para cumprir o "ide" do Senhor. E em nossos dias por que precisam? Uma das respostas: os templos centralizam as pessoas em lugar específico (fora do lar, fora do ambiente familiar e ainda chamam de "igreja família"), onde centralizam arrecadação e as pessoas são melhor controladas mesmo manipuladas, onde são ensinadas a não questionar. Com o tempo, sem perceber, vão perdendo a capacidade crítica e a nação toda perde (dizendo ser o Brasil maioria "cristã" o país está mergulhado em corrupção, junto com o sistema religioso, contrariando Tiago 1.27).
- Onde o clero tomou o poder, os resultados sempre foram nefastos (vide inquisições católica e protestante). Essa nunca foi a ideia inicial de Cristo, Ele condenava os que desejavam altas posições no Reino, que gostavam de títulos. O maior no Reino deve ser o que mais serve (Mt 23:1-11).
- Judas foi o primeiro "cristão" a cair da graça pelo ganho, querendo lucrar vendeu Jesus, envolvendo-se no amor ao dinheiro fingia estar ao lado de Cristo.
- Onde os primeiros discípulos se reuniam? Nas casas, praças ou qualquer lugar. Ninguém "pertencia" a um lugar específico, a uma denominação religiosa. Por que hoje fazem diferente? A tradição dos homens invalida o mandamendo de Deus, disse Jesus (Mt 15.6). Pela conveniência do sistema, das pessoas que acham isso suficiente, passam a idolatrar denominações e seus líderes e cantores onde são aplaudidos dizendo que estão fazendo a obra. Essa não é a obra que Cristo ordenou.
(Marque a única resposta errada, que representa uma prioridade invertida dos dias atuais)
- Nosso compromisso deve ser:
a) Com Cristo;
b) Com a família e o culto regular dentro dos lares;
c) Com os irmãos em todo e qualquer lugar;
d) Com o evangelho e aos que são carentes do evangelho;
e) Com uma denominação religiosa.
- O "admoestando uns aos outros" (Hb 10.25) não se faz possível, ou f**a muito prejudicado, nas denominações religiosas. Apenas uma pessoa exerce esse papel ou poucas pessoas "autorizadas". Por exemplo, esta mensagem, apesar de externar verdades, dificilmente seria lida em um templo. E ainda pode ser tida de menor valor por ser falada fora do templo e por alguém sem títulos religiosos do sistema.
- Se o lar e a família SÃO tão importantes, por que o culto, que deveria ser DIÁRIO, deve f**ar afastado desse lugar ou CENTRALIZAR-SE em outro lugar?
- No lar pode-se adorar em espírito e em verdade, sem teatros, ritualismo, liturgia, sem o templo emprestando autoridade. Se alguém não faz isso no lar ou qualquer lugar, é porque depende de um templo (lembrando que Cristo não instituiu templo de pedra). A autoridade da Palavra basta (ou não basta?). CRISTO é suficiente em tudo(?). Acrescentar algo é falta de fé, são mandamentos e tradições de homens (é heresia, servidão a um sistema e não a Cristo, dependência, idolatria das mais sutis, cegueira).
- O culto deve ser constante e em todo lugar. Os demais horários fora do culto denominacional não fazem diferença para a comunhão (no sistema religioso denominacional). No denominacionalismo as prioridades são invertidas. Serve-se mais à denominação e menos às pessoas. O culto, comunhão, adoração, união, amor, restringem-se a um horário e lugar. No restante do tempo pouco se sabe das pessoas, do que precisam, dos seus lares e famílias, do que fazem. O pouco de entrosamento restringe-se a umas poucas pessoas (quase só da mesma denominação). Sendo assim, a nação "cristã" está dividida. O poder temporal só permite esse "cristianismo" de fachada porque é o melhor, divido e sem sal, não faz diferença. Eles sabem que se esse "cristianismo" fosse unido representaria perigo e talvez viria a perseguição.
- Como "ir à igreja" se a igreja são pessoas? Se Deus não deseja habitar em templo de pedra ou madeira, mas em pedras vivas, ou seja, pessoas?
- Conclusão: o termo "congregação" se refere a pessoas unidas em nome de Cristo independente do local (Mt 18:20), NÃO a alguma denominação religiosa (qual seria?) ou algum templo religioso feito de pedras onde Deus não deseja habitar (At 7:48).
"A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo" (Tiago 1:27)
Está insípido, portanto inservível, mas custam admitir:
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." (Mateus 5:13)
By Chagas Freitas