
09/07/2025
Song Pek Kei preocupada com impacto da falta de alunos nas escolas de Macau
Na sessão legislativa desta quarta-feira, nas interpelações antes da ordem do dia, a deputada Song Pek kei que está muito preocupada com a falta de alunos nas escolas e com as consequências que isso terá no financiamento das escolas e na manutenção do trabalho dos professores.
“No ano lectivo de 2022-2023, houve 6.300 vagas para o primeiro ano do ensino infantil e o número de alunos matriculados foi de 5.700. Mas, neste ano, só há 4.000 alunos matriculados. Assim, as escolas com poucos recursos começaram a deparar-se com a falta de alunos para abrir turmas. Os serviços competentes reduziram o rácio professor-turma e optimizaram o regime de turmas pequenas, o que pode aliviar a falta de alunos, mas não conseguiram resolver o problema de as escolas não terem alunos suficientes para abrir turmas”, explicou.
A mesma Song Pek Kei pede, por isso, acções e medidas urgentes ao Executivo.
“O Governo deve, com base no aumento dos respectivos subsídios, apoiar e incentivar as escolas a reforçarem o desenvolvimento da educação com características próprias para atrair mais alunos. Mas, devido à queda da taxa de natalidade e o desenvolvimento desigual da educação, as escolas continuam com dificuldades de exploração. Por isso, o Governo deve adoptar mais medidas, como o estudo da redução dos limites máximo e mínimo do número de alunos por turma e o aumento do número de docentes de renome”, acrescenta.
Na área da saúde, Ngan Iek Hang está preocupado com a obesidade em Macau. E para pôr os residentes em forma propõe um sistema de pontos que premeia quem opte por um estilo de vida saudável.
“Sugiro que se acelerem os estudos, tomando como referência as experiências de sucesso de outras regiões, criando um programa de pontuação com troca de prémios para aqueles que participam em actividades desportivas, consultas de saúde, vacinação, palestras etc., com vista a incentivar os residentes a tomar a iniciativa de gerir a sua saúde”, defendeu o deputado.
Por fim, no que à reciclagem diz respeito, Leong Hong Sai diz que o estado actual demonstra o falhanço dos serviços públicos.
Leong Hong Sai diz que a taxa de recolha de resíduos em Macau ascendeu a 21,7% em 2024. Mas segundo os dados disponibilizados, mais de 30 por cento de materiais recicláveis estavam contaminados por não terem sido recolhidos em tempo útil.
A capacidade dos contentores é de 120 litros, ora, é frequente ver que estes à tarde já estão a transbordar. Noutras regiões, mediante monitorização, os serviços competentes respondem imediatamente quando os contentores de reclagem atingem 98%. Porém, os contentores em Macau estão cheios durante uma média de 4.7 horas, obrigando assim alguns residentes a deitar fora as garrafas de plástico junto destes contentores.
"A capacidade dos contentores é de 120 litros, é frequente ver que estes à tarde já estão a transbordar. Noutras regiões, mediante monitorização, os serviços competentes respondem imediatamente quando os contentores de reclagem atingem 98%. Porém, os contentores em Macau estão cheios durante uma média de 4.7 horas, obrigando assim alguns residentes a deitar fora as garrafas de plástico junto destes contentores", rematou o deputado.
TDM Rádio Macau - João Carlos Malta
Na sessão legislativa desta quarta-feira, nas interpelações antes da ordem do dia, a deputada Song Pek kei que está muito preocupada com a falta de alunos nas escolas e com as consequências que isso terá no financiamento das escolas e na manutenção do trabalho dos professores. “No ano lect...