31/01/2025
JARDIM EM FRENTE DE CASA
Contemplação de um jardim florido ou de um refúgio sombreado assim que você chega em casa podem ser o remédio para a correria do dia a dia, não acha?
Que tal planejar a decoração de jardins pequenos para frente de casa e ser acolhido pelo frescor da natureza?
A verdade é que o simples ato de jardinagem pode ser mais do que aquela pausa que você estava precisando, pode ser um meio de cultivar seu bem-estar.
Entretanto, você pode estar se perguntando: como posso transformar o espaço disponível na frente de casa em um jardim acolhedor, mesmo com a correria do dia a dia?
A resposta está em entender as peculiaridades de seu espaço e as plantas que melhor se adaptam a ele.
Assim, você deve esclarecer um ponto em definitivo: a frente da sua casa é ensolarada a maior parte do dia, ou é sombreada por construções vizinhas e prédios mais altos nas proximidades.
Cultivar um jardim pequeno em frente de casa não só vai embelezar seu espaço como também vai aumentar o bem-estar e a conexão da sua família com a natureza.
Conhecer sobre as espécies de plantas, bem como suas necessidades específ**as amplia nossa capacidade de escolher as plantas corretas para os espaços ensolarados e sombreados que temos disponíveis.
Assim, definido qual o tipo de luminosidade que você tem na frente de casa, vamos aos tipos de jardim que melhor se encaixam no seu espaço.
Há dois tipos de jardins pequenos que podem ser facilmente adaptados à frente da sua casa: o jardim colorido e o jardim de sombra. Vamos entender, então, um pouco mais sobre cada um deles a seguir.
O jardim colorido é geralmente cultivado a pleno sol.
Nele, plantas floríferas como rosas, gerânios e buganvílias, que necessitam de sol, são as estrelas.
Por outro lado, o jardim de sombra oferece uma atmosfera serena, com plantas como samambaias, filodendros e orquídeas que se desenvolvem bem em ambientes sombreados ou semissombreados.
Mais adiante veremos uma lista de plantas para os dois tipos de jardim, o jardim que recebe mais sol e o jardim que f**a sombreado a maior parte do dia.
A escolha correta das plantas é essencial, pois garante que elas cresçam saudáveis e vibrantes, compondo, por muitos anos, o ambiente perfeito que você merece.
Mas antes de listar as plantas, vamos ver um pouco sobre como preparar um jardim.
Etapas práticas para montagem do jardim
Antes de embarcar nessa jornada de criar um jardim pequeno para a frente da sua casa, vejamos alguns passos preparatórios.
O planejamento, avaliação e execução de cada um desses passos vão facilitar todas as etapas do seu trabalho.
comece avaliando o espaço disponível.
Note as áreas que recebem sol e as que estão na sombra.
Além disso, observe se existe algum local onde a água tende a f**ar empoçada.
Medição: nada mais é do que medir o espaço para entender o tamanho do jardim e determinar a quantidade de plantas e outros materiais necessários como pedras e vasos.
Teste de Solo: essa parte é para aqueles que preferem ter uma noção melhor do solo e entender seu tipo e pH.
Preparação do Solo: assim, baseado nos resultados do teste, você pode preparar o solo adicionando compostagem, areia ou fertilizantes necessários.
Seleção de Plantas: essa é a parte mais divertida, pois você tem um leque muito grande de opções de plantas, quer você tenha um jardim de sombra ou um jardim de sol.
Esboço do Design: esboce um design básico do jardim.
Misture cores e alturas diferentes, decidindo onde cada planta e outros elementos como pedras e vasos serão colocados.
Preparação de Plantas:
Transplante: se comprou plantas em vasos, prepare-se para transplantá-las para o solo ou então, para vasos maiores, se for o caso.
Cronograma de Manutenção.
Rega e Fertilização: pesquise um pouco sobre as plantas que você escolheu para estabelecer um cronograma de rega e fertilização.
Monitoramento de Pragas: esteja sempre de olho, pois controlar as pragas ainda no início é bem mais simples.
Busca por Conhecimento:
Leitura e Aprendizado: é uma delícia estudar sobre o mundo fascinante das plantas. Aqui você vai encontrar muitas dicas que podem te ajudar com o seu jardim.
Além disso, os livros e revistas especializadas sempre trazem informações valiosas.
Redes de Jardinagem: já pensou em se conectar com comunidades de jardinagem local ou online para troca de experiências e dicas?
Você vai se surpreender com a quantidade de pessoas que buscam informações, que compartilham dicas e adoram expor fotos dos próprios jardins.