Jornal O Autarca

Jornal O Autarca primeiro jornal diario electronico editado na cidade da Beira

PESSOAS & FACTOSPOR: FALUME CHABANE10 DE AGOSTO DE 1972 … FARIDA ISMAIL MENDESHoje é um dia especial em que celebramos m...
11/08/2025

PESSOAS & FACTOS
POR: FALUME CHABANE
10 DE AGOSTO DE 1972 … FARIDA ISMAIL MENDES
Hoje é um dia especial em que celebramos mais um ano da sua vida querida Farida Ismail Mendes. Farida Ismail Mendes destaca-se por ser uma mulher forte, guerreira, mãe, educadora. Através do seu dom natural e sagacidade, Farida é uma daquelas mulheres que se evidenciam pelo seu bastante poder transformador. Uma mulher de tamanha dimensão especial, capaz de alcançar grandes objectivos somente com o trabalho árduo e integridade. Celebrar a vida desta grande mulher remete-me a profunda admiração às suas qualidades sócio-profissionais e humanas. É motivo de muita alegria e orgulho.
Quadro do sector bancário, Farida Ismail Mendes, mãe de três filhos e avó de dois netos, é a querida esposa de Carlos Mendes, uma figura pública e incontornável da Cidade da Beira – com quem cultivo uma estimada relação de amizade. Juntos, Farida e Carlos, desbravaram a mata de Muzimbite, em Dondo, para dar origem ao grande complexo turístico Muzimbite Lodge, uma iniciativa que orgulha a Província de Sofala e testemunha o espírito empreendedor dos sofalenses.
Portanto, Farida além de ser uma mulher sábia, dedicada… tem a felicidade de estar bem ao lado de um homem também muito sábio, trabalhador e dedicado – o grande Carlitos, por muitos apelidado por Turbo: O apaixonado esposo, tal como mostra a sua dedicatória pela ocasião natalícia: “Você é o maior presente que a vida me deu. Cada dia ao seu lado é um privilégio. Cada sorriso seu, a minha felicidade. Hoje, no seu aniversário, eu só quero celebrar você, te encher de amor e lembrar o quanto agradeço por ter você. Parabéns meu amor!”
Celebrar a vida da Farida é celebrar uma grande relação de amor, pelo que a minha admiração, a minha saudação e felicitação é extensiva ao Carlos pela sua história de amor e trabalho. Que a felicidade transborde em cada instante da vossa vida e que a força e a esperança guiem os vossos passos. Desejo-vos que continuem sendo essas pessoas maravilhosas que são e que alegram a vida de todos ao seu redor.
Farida Ismail Mendes nasceu no dia 10 de Agosto de 1972, e neste domingo celebrou o seu 53º Aniversário. Feliz Aniversário, e expresso minha sincera gratidão a nossa amizade e por todos os momentos incríveis que tenho vivido especialmente com o seu grande amor Carlos Mendes. Votos de longa vida!■

“CHIVALE & THOVELA ADVOGADOS”: NOVO PROJECTO DE ADVOGADOS FOCADO NO APOIO EMPRESARIALMaputo (O Autarca) – A Chivale & Th...
09/08/2025

“CHIVALE & THOVELA ADVOGADOS”: NOVO PROJECTO DE ADVOGADOS FOCADO NO APOIO EMPRESARIAL
Maputo (O Autarca) – A Chivale & Thovela Advogados é o novo projecto de advogacia e aconselhamento jurídico lançado, há dias, em Maputo, pelos conceituados Advogados moçambicanos Alexandre Chivale e Shipeni Thovela, ambos sócios e co-fundadores da firma que se apresenta ao mercado com foco no apoio ao tecido empresarial.
Uma das suas principais prioridades consiste no fornecimento de assistência jurídica para ajudar o empresariado moçambicano a reerguer-se, nomeadamente o sector que ficou mais afectado pelos impactos decorrentes da covid-19, terrorismo em Cabo Delgado e manifestações recentes pós-eleitorais.
“Estamos a sair de um contexto extremamente complicado (…), todos esses factores concorrem para que o nosso tecido empresarial seja um pouco mutilado. Então, nós queremos ser um hub, em parceria com o sector privado no sentido de permitir que as empresas sejam cada vez mais capazes de recuperar (…), e nós temos várias formas (…), a própria lei já prevê várias formas de recuperação empresarial” – Alexandre Chivale, falando à margem da cerimónia que marcou o lançamento oficial da Chivale & Thovela Advogados.
Dotada de uma equipe e serviços modernos, dinâmicos e especializados, o escritório oferece soluções jurídicas completas para empresas e investidores, com uma forte presença nos sectores de energia, petróleo e gás, minas e recursos naturais, investimento estrangeiro, contencioso e direito empresarial.
A propósito dos cenários nos sectores de energia, petróleo e gás, minas e recursos naturais, Shipeni Thovela defende a necessidade de revisão dos contratos dos mega-projectos de exploração dos recursos naturais, sugerindo ao governo para identif**ar potenciais vantagens que os moçambicanos podem ter com a exploração dos recursos naturais.
“Entendemos, sim, que é preciso renegociar esses contratos, até porque alguns deles vão expirar em breve e é preciso ter em conta as circunstâncias em que eles foram celebrados (…). Porque a actividade era incipiente em Moçambique, não tínhamos a devida experiência e tivemos que nos submeter a algumas condições pouco favoráveis. Neste momento, mais preparados, temos que voltar a mesa de negociações com os investidores e buscar o melhor para os moçambicanos”
Na sua visão, a Chivale & Thovela Advogados desafia para ser reconhecido como o escritório de advocacia mais inovador e estratégico de Moçambique, oferecendo soluções jurídicas modernas que acompanham as tendências globais e locais, buscando proporcionar segurança jurídica, eficiência e resultados sustentáveis, com um atendimento personalizado para sectores regulados e emergentes.
A Chivale & Thovela Advogados apresenta-se empenhada em garantir que seus clientes, desde grandes corporações até startups, tenham as ferramentas jurídicas necessárias para prosperar num cenário de negócios globalizado e dinâmico. Pretende ser os parceiros jurídicos de confiança em todas as fases do ciclo de vida de um negócio, da criação à expansão e internacionalização.
O escritório é, actualmente, composto por cinco profissionais do direito, dos quais três são advogados seniores que prestam serviços a uma ampla gama de clientes nacionais e internacionais. A empresa oferece serviços em Português e Inglês e o Sócio-Administrador do escritório, Alexandre Chivale, é advogado moçambicano sénior e com larga experiência em matéria de Contencioso, Investimento Estrangeiro, entre outras áreas.

PERFIL DOS SÓCIOS CO-FUNDADORES
ALEXANDRE CHIVALE:
No seu exercício profissional, lidera a prática de Contencioso Estratégico, com actuação destacada em arbitragem nacional e internacional, reestruturação e insolvência, bem como em matérias fiscais e bancárias de alta complexidade.
Licenciado em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e inscrito na Ordem dos Advogados de Moçambique, Alexandre Chivale possui sólida trajectória na representação de grandes empresas, instituições financeiras e investidores estrangeiros em disputas judiciais e arbitrais de elevado valor económico e impacto jurídico.
Presta assessoria jurídica em operações de investimento estrangeiro, com foco na segurança jurídica, estruturação tributária e conformidade regulatória, especialmente em sectores como energia, infraestrutura, serviços financeiros e comércio internacional.
Possui também experiência internacional, tendo participado em projectos de assistência jurídica em países como Angola, Líbano, Emirados Árabes Unidos, Uganda e Burundi, com foco em investimento estrangeiro, banca, arbitragem e recuperação de crédito.
Teve passagem pela academia, como Docente de Direito Processual Civil e Práticas Jurídicas, no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique e na Universidade Técnica de Moçambique, durante cinco anos.

SHIPENI THOVELA:
Na sua actuação profissional, destaca-se nas áreas de Direito Comercial, Societário, Infraestruturas, Recursos Naturais, Energia, Minas, Petróleo e Gás. Shipeni Thovela lidera a assessoria jurídica de grandes projectos empresariais e investimentos em sectores estratégicos, como infraestruturas, recursos naturais e energia.
Licenciado em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e inscrito na Ordem dos Advogados de Moçambique, Shipeni Thovela presta consultoria jurídica em operações societárias, contratos comerciais complexos, projectos de mineração e energia, com especial destaque para os sectores de petróleo, gás e minerais.
Tem experiência no acompanhamento de processos regulatórios, contratos de concessão e parcerias público-privadas, sendo reconhecido pela sua visão estratégica, capacidade de articulação entre o sector privado e o poder público, e compromisso com soluções jurídicas sustentáveis e orientadas ao desenvolvimento. Auxiliou grandes projectos energéticos sediados em Moçambique (Grafite, Pedras Preciosas, Petróleo). Trabalhou um breve período em Londres, na DLA Piper UK, em projectos de energia/infraestruturas (financiamento de projectos).■ (Falume Chabane)

BETTENCOURT CAPECE REELEITO AO CARGO DE REITOR DA UNIZAMBEZE, PARABÉNSBeira (O Autarca) – Com 16 votos, dos 37 possíveis...
09/08/2025

BETTENCOURT CAPECE REELEITO AO CARGO DE REITOR DA UNIZAMBEZE, PARABÉNS
Beira (O Autarca) – Com 16 votos, dos 37 possíveis, o Prof. Doutor Bettencourt Preto Sebastião Capece foi reeleito ao cargo de Reitor da Universidade Zambeze (UniZambeze) para os próximos quatro anos. A eleição decorreu na manhã de sexta-feira, 8 de Agosto, no Anfiteatro dos Grandes Actos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades, na Cidade da Beira, e foi testemunhada pelo Secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior, Edson Macuácua, entre diversas individualidades. Na mesma sessão, o Prof. Doutor Harold Juvenal Chate, com 19 votos, foi eleito ao cargo de Vice-Reitor. Harold Juvenal Chate é, actualmente, o Director da Faculdade de Ciências e Tecnologia da mesma universidade.
O processo de votação contou com a participação de 37 membros do Conselho Universitário, tendo decorrido num ambiente marcado pela transparência e pelo espírito democrático que caracteriza os processos institucionais da universidade. Os eleitos devem, agora, aguardar a homologação e consequente nomeação pelo Presidente da República, que deve acontecer até antes do final do mês em curso.
Resultados para o cargo de Reitor:
• Prof. Doutor Bettencourt Preto Sebastião Capece – 16 votos
• Prof. Doutor Luís Miguel Estevão Cristóvão – 13 votos
• Prof. Doutor Armindo Artur M***a Tambo – 7 votos
• Prof. Doutor Isaú Joaquim Meneses – 0 votos
• Voto em branco – 1
Resultados para o cargo de Vice-Reitor:
• Prof. Doutor Harold Juvenal Chate – 19 votos
• Prof. Doutor Pedro Fernando Chimela Chume – 9 votos
• Prof. Doutor Alexandre Monteiro Hilário Baia – 7 votos
• Prof. Doutora Gaby Ermelinda Ribeiro Monteiro – 2 votos
Como se pode constatar, o grande perdedor desta eleição foi o Prof. Doutor Isaú Joaquim Meneses, que obteve zero votos. Isaú Meneses é uma figura muito ligada ao Partido Frelimo e, inicialmente, havia sido apontado pelos seus 'pares’ como sendo o candidato mais favorito à eleição. Caso tivesse sido eleito, seria o primeiro deficiente visual a dirigir uma universidade em Moçambique.
A reeleição do Prof. Doutor Bettencourt Preto Sebastião Capece revigora o compromisso da Universidade Zambeze com a boa governação universitária.
Nos dias que antecederam a eleição, o Prof. Doutor Bettencourt Capece, Veterinário, especializado em farmacologia, foi vítima de ampla “campanha” difamatória, na tentativa de “assassinar” o seu carácter. Valeu-lhe a sua perspicácia e o bom senso dos membros do Conselho Universitário que evidenciaram excelente capacidade de distinguir o certo do errado, o verdadeiro do falso.
A Universidade Zambeze (UniZambeze) é uma instituição Pública de Ensino Superior, criada pelo decreto nº 77/2007, de 18 de Dezembro. Com sede na Cidade da Beira, está localizada nas 4 províncias da região centro do país, concretamente na Cidade de Mocuba, Vila de Ulónguè, Cidade de Tete, Cidade de Chimoio e Cidade da Beira. O nome Universidade Zambeze deriva do Rio Zambeze que atravessa a zona centro do país, conferindo-lhe importância estratégica para o desenvolvimento de Moçambique e da região austral de África, em virtude do seu enorme potencial em recursos minerais, hídricos e biodiversidade. Enquanto Instituição Pública de Ensino Superior, a UniZambeze privilegia a formação avançada, a pesquisa, extensão e a inovação universitária através da transferência de tecnologia para as comunidades em que se insere e vice-versa.
Actualmente, a UniZambeze conta com 13.204 estudantes, 302 docentes, 7 investigadores, 41 cursos e 41 cursos divididos em 7 faculdades e 4 centros.■ (Redacção)

LABORATÓRIO DE ADN FORENSE ABRE NOVA PÁGINA NA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E DE PATERNIDADE/ MATERNIDADE Maputo (O Autarca) - ...
08/08/2025

LABORATÓRIO DE ADN FORENSE ABRE NOVA PÁGINA NA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E DE PATERNIDADE/ MATERNIDADE
Maputo (O Autarca) - País passa a contar com Laboratório de ADN Forense, instalado na Direcção da Técnica Criminalistica do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), em Maputo.
Uma nota da Procuradoria Geral da República (PGR) assinala que "a entrada em funcionamento do Laboratório de ADN Forense vem consolidar os esforços do Estado na implementação de meios científicos de investigação criminal e de paternidade/ maternidade, em conformidade com os mais altos padrões internacionais".
Salientar que, um laboratório forense de DNA é uma instalação especializada na análise de material genético (DNA) para investigação criminal e outras aplicações forenses. Esses laboratórios desempenham um papel crucial na identif**ação de indivíduos, resolução de crimes e estabelecimento de laços familiares, utilizando técnicas da biologia molecular. (O Autarca)

COLÉGIO LIDUVA: AVALIAÇÕES PARCIAIS PROMOVEM O APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOSBeira (O Autarca) – Termina est...
08/08/2025

COLÉGIO LIDUVA: AVALIAÇÕES PARCIAIS PROMOVEM O APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
Beira (O Autarca) – Termina esta sexta-feira, 8 de Agosto, o período de realização da segunda avaliação parcial trimestral, em cumprimento com o calendário escolar nacional do ensino primário e secundário, aplicável às instituições públicas e privadas.
A nossa reportagem escalou o Colégio Liduva – considerado de eleição para os níveis pré-primário e primário ao nível da Cidade da Beira -, para apreciar o ambiente que caracteriza a instituição nesta época de avaliação ao desempenho dos alunos. Apraz-nos destacar que observamos um ambiente escolar extraordinário, marcado por forte disciplina e rigor em todos os cenários que integram o funcionamento regular de um estabelecimento de ensino recomendável. Os alunos realizam as provas numa atmosfera descontraída, desafiados a dar o seu melhor, sob o acompanhamento atencioso dos professores.
Na fala com o Pedagogo José Mangena Mateus, Director Pedagógico da Liduva, este afirmou que os alunos estão treinados à compreenderem que avaliações passam, mas o conhecimento f**a – enfatizando o compromisso da instituição com a promoção de uma educação de qualidade. Sobre o curso e expectativas da presente avaliação, disse que a realização das provas decorre dentro da normalidade programada e que se espera um aproveitamento muito bom, inspirando-se nos resultados da primeira avaliação parcial trimestral, realizada no primeiro semestre e que teve saldo positivo correspondente a 100%.
Assinalou que a avaliação na Liduva é um processo contínuo e sistemático que permite colectar, analisar e interpretar dados para medir o desempenho acadêmico dos alunos, identif**ar pontos fortes e fracos, e orientar estratégias de melhoria no processo de ensino-aprendizagem. “Ela não se limita apenas a te**es e provas, mas busca diagnosticar o aprendizado, identif**ar necessidades, orientar estudos e avaliar a eficácia do currículo”.
Em resumo, a avaliação no Colégio Liduva representa uma ferramenta poderosa para promover o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. Ela tem sido utilizada de forma contínua, diversif**ada e com foco no desenvolvimento integral do estudante, não apenas como um instrumento de classif**ação, como ocorre na maioria das instituições de ensino.■ (Redacção)

NA MISSÃO DE CONSTRUIR UMA NAÇÃO RECONCILIADA E PRÓSPERA: PASTOR ONÓRIO CUTANE AFIRMA QUE O PRESIDENTE DANIEL CHAPO MERE...
08/08/2025

NA MISSÃO DE CONSTRUIR UMA NAÇÃO RECONCILIADA E PRÓSPERA: PASTOR ONÓRIO CUTANE AFIRMA QUE O PRESIDENTE DANIEL CHAPO MERECE O APOIO DE TODOS OS MOÇAMBICANOS
Maputo (O Autarca) – O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, recebeu ontenm, em audiência, no seu Gabinete de Trabalho, o líder religioso Onório Cutane, num encontro centrado na promoção da reconciliação nacional, da paz e da dignidade humana. A audiência insere-se nos esforços do Chefe de Estado para envolver activamente os líderes religiosos na construção de um Moçambique uno e pacífico, numa altura em que o país enfrenta desafios cíclicos ligados à violência e polarização social.
Falando à imprensa à saída do encontro, o líder religioso manifestou o seu apreço pela abertura demonstrada pelo Presidente da República, sublinhando o carácter acolhedor e humilde do Chefe do Estado. “Hoje tive uma sessão de conversa com o Presidente da República de Moçambique, Sua Excelência o Presidente Daniel Chapo”, afirmou, sublinhando que a audiência foi motivada pela preocupação com as crises sociais que recentemente abalaram o país.
“Como um líder cristão e congregacional, vendo o país a ser devastado por várias crises, das quais as crises sociais que vivenciámos há pouco tempo, sentimos uma necessidade de nos aproximarmos para podermos deixar uma palavra de aconselhamento e de oração à Sua Excelência o Presidente da República e também ao Governo de Moçambique”, disse.
Onório Cutane descreve o encontro como "muito frutífero, muito prazeroso", elogiando a disposição do Presidente Chapo para ouvir e dialogar sobre os problemas do país. “O Presidente é uma pessoa muito humilde, com o coração muito aberto, que isso é muito importante. De longe, as pessoas poderão ter uma outra imagem dele, mas de perto é uma imagem diferente”, declarou.
O líder religioso destacou ainda a necessidade urgente de o país ultrapassar os ciclos de violência que se repetem em períodos eleitorais. “Moçambique é um país que está cíclicamente a passar por violências. Em cada eleição há violência, são guerras, sangue derramado inocentemente e o país precisa de cura”, advertiu.
Para o líder cristão, a solução reside na reconciliação nacional, no amor ao próximo e na valorização da vida humana. “A cura só é possível quando houver reconciliação nacional, quando houver valorização da dignidade da vida humana, da vida dos moçambicanos”, afirmou, acrescentando que “só com amor no coração e com união e com perdão e reconciliação podemos desenvolver o nosso país”.
Onório Cutane considera que o Presidente Chapo merece o apoio de todos os moçambicanos na missão de construir uma nação reconciliada e próspera. “É alguém que é mesmo aberto para os problemas do país, para o bem dos moçambicanos e que precisa de uma chance [oportunidade] para mostrar que é possível reconciliar os moçambicanos e tornar Moçambique um país uno, desenvolvido e para o bem de todos os moçambicanos”, defendeu.
Desde o início do seu mandato, o Presidente da República tem enfatizado que a paz duradoura exige o fim dos discursos de ódio e a promoção de mensagens de união, perdão e amor. Para o Chefe do Estado, os líderes religiosos têm um papel central na coesão social e no combate à intolerância, sendo aliados fundamentais no processo de reconciliação do país.
No final das declarações, Onório Cutane deixou uma bênção à Nação: “O Presidente aceitou a nossa oração, nossos conselhos e, acima de tudo, para o bem de Moçambique, que é Moçambique de todos nós. Deus abençoe o Presidente, abençoe o Governo de Moçambique e abençoe o povo de Moçambique”.■ (Redacção)

08/08/2025
A REALIZAR-SE NO DIA 14 DE AGOSTO, EM MAPUTO: PAÍS ACOLHE O PRIMEIRO CONGRESSO DE GOVERNAÇÃO CORPORATIVA Maputo (O Autar...
08/08/2025

A REALIZAR-SE NO DIA 14 DE AGOSTO, EM MAPUTO: PAÍS ACOLHE O PRIMEIRO CONGRESSO DE GOVERNAÇÃO CORPORATIVA
Maputo (O Autarca) – A Cidade de Maputo vai acolher, no próximo dia 14 de Agosto, o Primeiro Congresso de Governação Corporativa, uma iniciativa do Instituto de Governação Corporativa de Moçambique (IGCmz), em parceria com o Standard Bank e a Universidade Politécnica.
O evento tem como objectivo estimular o debate em torno da governação corporativa e da ética, bem como identif**ar soluções que contribuam para tornar o país cada vez mais atractivo ao investimento externo, promovendo, em simultâneo, a competitividade das empresas e a melhoria do ambiente de negócios.
Sob o lema “O Papel da Governação Corporativa na Era do Redesenho dos Modelos de Negócios”, o congresso visa, também, identif**ar o estágio actual de adopção das boas práticas de governação corporativa nas empresas e os principais desafios que se colocam à sua implementação.
A iniciativa visa, igualmente, promover e encorajar a reflexão sobre as melhores soluções para superar os constrangimentos enfrentados no dia-a-dia por aqueles que lidam com a governação corporativa, entre gestores e decisores.
"Este congresso procura, essencialmente, divulgar esta matéria no país, onde a sua implementação ainda é incipiente. A maior parte das empresas não segue as melhores práticas de governação corporativa. Essa é a realidade", explicou Daniel Tembe, Presidente do Conselho de Administração do IGCmz, que falava durante a conferência de imprensa, decorrida na quarta-feira, 6 de Agosto.
Por sua vez, o Administrador-Delegado do Standard Bank, Bernardo Aparício, realçou a importância da conferência, na medida em que vai ser abordado um tema com potencial para contribuir para a implementação das melhores práticas internacionais no país.
"Enquanto banco, sempre procuramos encontrar formas de melhorar o ambiente de negócios, atrair o investimento para o país e, consequentemente, desenvolver a nossa economia. Por isso, a componente da governação corporativa toca nos dois aspectos, pois não só promove o desenvolvimento económico, como também as melhores práticas internacionais ao nível das organizações", sublinhou.
A oradora principal do congresso será Carolynn Chalmmers, Directora Executiva da Good Governance Academy da África do Sul, reconhecida internacionalmente pela sua experiência e contributos nas áreas da governação corporativa e ética empresarial.
Ao promoverem este congresso, o IGCmz, o Standard Bank e a Universidade Politécnica pretendem criar uma plataforma de troca de experiências, partilha de conhecimento e promoção de boas práticas de governação corporativa no país.
Por isso, para o Director do Instituto Superior de Altos Estudos e Negócios (ISAEN) da Universidade Politécnica, Pedro Baltazar, o evento constitui uma oportunidade ímpar para "colocar Moçambique na linha da frente no que diz respeito à reflexão e à adopção das melhores práticas de governação corporativa ao nível nacional e regional. Este é um movimento irreversível, e Moçambique já vai muito atrasado".
Durante o congresso, serão promovidos debates e painéis sobre diversos temas, estando previstas as participações da Presidente do Conselho de Administração e do Administrador-Delegado do Standard Bank, Esselina Macome e Bernardo Aparício, respectivamente, que vão integrar os painéis sobre Governação Corporativa e Ética, e Gestão de Stakeholders.■ (Redacção/ FdS)

PROJECTO DE RESTAURAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA: JOSH PHILLIPS JUNTA-SE À FUNDAÇÃO CARR COMO DIRECTOR DO DEPARTA...
08/08/2025

PROJECTO DE RESTAURAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA: JOSH PHILLIPS JUNTA-SE À FUNDAÇÃO CARR COMO DIRECTOR DO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO
Chitengo (O Autarca) – A Fundação Carr tem o prazer de anunciar a nomeação de Josh Phillips como o seu novo Director de Desenvolvimento. O Sr. Phillips conta com mais de 14 anos de experiência a trabalhar nos sectores privado e sem fins lucrativos, tanto em Moçambique como nos Estados Unidos. Tem um histórico comprovado em empreendedorismo, investimento e desenvolvimento de negócios orientados para a missão.
Em 2014, Phillips foi cofundador da MicroMoz Investments, uma empresa de investimento focada no apoio a empresas locais em Moçambique. O seu trabalho ajudou a fortalecer as pequenas e médias empresas em diversos sectores — desde a avicultura e a agricultura aos transportes e à construção civil.
Em 2021, lançou a JPAK Ventures, uma empresa sediada nos EUA que fornece cebolas inteiras descascadas a fabricantes de alimentos. A empresa ultrapassou os 5 milhões de dólares em receitas nos primeiros dois anos, demonstrando ainda mais a capacidade da Phillips para escalar empreendimentos impactantes.
“O Josh traz uma rara combinação de perspicácia empresarial, experiência prática e coração”, disse Greg Carr, presidente da Fundação Carr. “A sua formação, os seus profundos laços com Moçambique e o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável fazem dele a pessoa perfeita para a missão da Fundação Carr.”
Phillips é licenciado em Finanças pela Universidade Estadual de Utah. Actualmente reside em Boise, Idaho, com a mulher e os quatro filhos
Como Director de Desenvolvimento, Phillips irá liderar os esforços de angariação de fundos e parcerias da Fundação em apoio do seu compromisso de longa data com a conservação e o desenvolvimento humano, incluindo o seu trabalho emblemático dentro e à volta do Parque Nacional da Gorongosa, no centro de Moçambique.

SOBRE A FUNDAÇÃO CARR
A Fundação Carr é uma organização sem fins lucrativos sediada nos EUA, dedicada à conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento humano. Através de uma parceria público-privada com o Governo de Moçambique, a Fundação co-administra o Parque Nacional da Gorongosa - amplamente considerado um modelo de conservação integrada e de desenvolvimento comunitário.■ (Redacção/ PNG)

AWO NÃO CONSTITUI PERIGO PARA O CANAL DE MOÇAMBIQUEBeira (O Autarca) – “AWO” é a denominação atribuída a nova tempestade...
08/08/2025

AWO NÃO CONSTITUI PERIGO PARA O CANAL DE MOÇAMBIQUE
Beira (O Autarca) – “AWO” é a denominação atribuída a nova tempestade tropical moderada, que resulta da evolução do sistema de baixa pressão que formou-se no dia 05 de Agosto, a nordeste da Ilha de Madagáscar.
No âmbito da vigilância meteorológica dos ciclones tropicais na bacia do sudoeste do Oceano Índico, o INAM,IP – Instituto Nacional de Meteorologia está a acompanhar o evento. Segundo o INAM, de acordo com as projecções actuais, o sistema meteorológico continuará a mover-se em direcção a região equatorial, entretanto, não constitui perigo para o Canal de Moçambique.
Todavia, a instituição salienta que continua a monitorar a actividade ciclónica e apela à população para que continue a acompanhar a informação meteorológica e os avisos difundidos pelas autoridades nacionais competentes. (Redacção)

PESSOAS & FACTOSPOR: FALUME CHABANE06 DE AGOSTO DE 1988 …  TERESA CHUVATeresa Chuva é uma mulher moçambicana com uma his...
06/08/2025

PESSOAS & FACTOS
POR: FALUME CHABANE
06 DE AGOSTO DE 1988 … TERESA CHUVA
Teresa Chuva é uma mulher moçambicana com uma história comum – tal como outras mulheres moçambicanas. A diferença, é que Teresa Chuva destaca-se pelo seu espírito de luta pela vida, dignidade e inspiração. Não é por acaso o seu apelido é CHUVA, "chuva de bênçãos", uma metáfora poderosa que transmite a ideia de uma grande abundância de graças, favores e protecção divinas…
É uma daquelas mulheres tipicamente nascidas para vencer. Forjada nas batalhas da vida, Teresa Chuva celebra hoje, 6 de Agosto, mais um ano de vida com o coração cheio de gratidão e orgulho pelo caminho trilhado.
Nascida em 1988, no Hospital Distrital de Massinga, Província de Inhambane, Teresa Chuva é o verdadeiro retrato da mulher moçambicana resiliente, trabalhadora e determinada. Mãe de quatro filhos - duas meninas e dois rapazes -, Teresa carrega consigo uma história marcada por desafios, superações e conquistas dignas de admiração.
Desde a infância, revelou-se uma mulher guerreira. Sem temer o trabalho e movida pela dignidade, iniciou a sua trajectória como empregada doméstica entre os anos 2007 e 2009. Com humildade, nunca teve vergonha de lutar pelo seu sustento, mantendo aceso o sonho de um dia vestir o uniforme branco da enfermagem.
A vida, porém, traçou outros caminhos. Em 2013, ingressou nas fileiras da Polícia da República de Moçambique (PRM), assumindo com honra e dedicação o compromisso de servir a nação. Foi colocada na Província de Tete, onde, mais uma vez, abraçou novas oportunidades e reinventou-se como empreendedora.
Determinada e multifacetada, começou a vender peixe pende e carne de vaca, lançando as sementes da sua veia empreendedora. Em 2018, dá um passo ousado e visionário ao fundar a Teca Fashion, marca que carrega não só seu nome, mas também o seu espírito criativo e batalhador.
Mesmo entre as exigências da farda, da maternidade e dos negócios, Teresa não desistiu de estudar. Em 2022, coroou o seu esforço ao concluir a licenciatura em Direito - prova viva de que com fé, foco e disciplina, tudo é possível.
Carismática, sorridente e de coração generoso, Teresa Chuva é o tipo de pessoa que ilumina qualquer ambiente por onde passa. Não guarda mágoas e prefere espalhar alegria. Neste 6 de Agosto, ao completar mais um ciclo de vida, ela não hesita em afirmar, com firmeza e orgulho: “Sou uma guerreira!”
A sua história é uma inspiração para todas as mulheres que, apesar das dificuldades, nunca deixam de sonhar, lutar e vencer. Teresa Chuva é mais do que aniversariante do dia - é símbolo de coragem, trabalho e esperança.
Parabéns, Teresa! Que a tua caminhada continue repleta de luz, conquistas e felicidade. Viva a mulher que luta, vence e sorri. Viva Teresa Chuva!■

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “BEIRA COM HISTÓRIA”Beira (O Autarca) – No âmbito das celebrações dos 118 anos da Cidade da Bei...
05/08/2025

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “BEIRA COM HISTÓRIA”
Beira (O Autarca) – No âmbito das celebrações dos 118 anos da Cidade da Beira, que se assinalam no próximo dia 20 de Agosto, Dia da Cidade, terá lugar esta quarta-feira, 06 de Agosto, às 17h, a cerimónia de inauguração da exposição “Beira com História”, na Biblioteca do Centro Cultural Português na Beira.
A exposição resulta de uma compilação de fotografias realizada pelo colecionador Pedro Almeida, moçambicano e apaixonado pela “nossa” cidade, que se dedicou, ao longo dos últimos anos, à recolha de fotografias antigas sobre a edif**ação da Beira.
“Beira com História” reúne sessenta fotografias que “nos” permitem fazer uma viagem pela Beira de outros tempos para compreendermos a actualidade da “nossa” cidade. A exposição divide-se em dois núcleos: Beira – Os primeiros passos (até 1920) e Beira – A transformação.
A inauguração contará, além das explicações de Pedro Almeida, com a participação de António Sopa, investigador sobre a Cidade da Beira. A exposição estará em exibição até dia 30 de agosto, na Biblioteca do Centro Cultural Português na Beira.
SOBRE PEDRO ALMEIDA
Pedro Luiz Almeida, seu nome completo, nasceu em 1955, em Inhaminga, Província de Sofala. Mais tarde, instalou-se na Beira, com a sua família, onde frequentou o Ensino Secundário na Escola Industrial e Comercial Freitas de Andrade. Em Portugal, concluiu os seus estudos em Engenharia Civil.
Não é um historiador, porém, é um apaixonado pela História, tendo já elaborado alguns trabalhos nesta matéria, nomeadamente: “Os primeiros povos a habitarem a Península Ibérica”; “A religião Egípcia no tempo dos Faraós”; e, por último, “A migração dos povos do Norte da África para Sul”, trabalho este que lhe valeu, em 1972, um 2º prémio. No seu regresso, há algumas décadas a Moçambique, e já com um olhar adulto, começa a perceber o quão difícil foi erigir a Cidade da Beira, pelo que se tem dedicado à busca e interpretação de relatos fotográficos e escritos que lhe mostrem essa realidade, pois a cidade nasce, em grande parte, abaixo do nível do mar, no meio de pântanos e mosquitos, graças a um grande esforço de moçambicanos e portugueses.
SOBRE ANTÓNIO SOPA
António Sopa nasceu e cresceu na Cidade da Beira, tendo desenvolvido sua formação académica em Maputo. É licenciado em História, com especialização em Documentação, pela Universidade Eduardo Mondlane. Ao longo da sua carreira, leccionou no ensino secundário e superior. É autor de diversas publicações, incluindo o livro “Alegria é uma coisa rara” (2004). Actualmente aposentado, dedica-se à curadoria e ao desenvolvimento de investigações, com foco na história das artes plásticas em Moçambique, especialmente nas cidades da Beira e Maputo, e na elaboração de um catálogo das publicações periódicas editadas entre 1854 e 1975.■ (Redacção)

Endereço

Manga, Mascarenhas
Beira
2102

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Jornal O Autarca publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Jornal O Autarca:

Compartilhar