25/08/2026
PROFESSORA LEVA MOTORIZADA E PRODUTOS ALIMENTARES DO DIRECTOR APÓS DESCONTO DE 500 METICAIS NO SALÁRIO.
Uma professora da terceira classe da Escola Primária de Meluluca, no distrito do Lago, província do Niassa, terá levado a motorizada do director da instituição, alegadamente em reacção a um desconto de 500 meticais efectuado no seu salário.
Segundo o director, o valor foi descontado na sequência de uma falta considerada injustificada, situação que terá sido comunicada às autoridades distritais por meio do mapa de efectividade.
Insatisfeita com o desconto, a docente terá entrado na residência do responsável da escola, retirado a motorizada e levado o veículo para a sua casa, onde o trancou. A intenção, segundo as informações disponíveis, seria vender a motorizada para recuperar os 500 meticais descontados.
O caso chegou ao conhecimento da Polícia, que conseguiu recuperar o veículo e conduziu a professora à unidade policial para prestar esclarecimentos.
Entretanto, o episódio terá ganhado novos contornos no mesmo dia. A docente terá regressado à residência do director e retirado vários produtos alimentares, entre eles massas, leite e açúcar, alegadamente com o propósito de compensar o valor descontado no salário.
O caso foi posteriormente encaminhado ao Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia do Lago, que deverá adoptar os procedimentos administrativos considerados necessários face à ocorrência.