TVC MOZ 🚨 NOTICIAS
🚨 ENTRETENIMENTOS
🚨 PUBLICIDADES GRATIS

30/07/2025


Trafico de grogas na Beira: A SERNIC detem mulher com 256 gramas de cannabis sativa...

ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA: MAIS DE 4,3 MILHÕES DE MOÇAMBICANOS PRECISAM DE APOIO URGENTEMais de 4,3 milhões de moçambicano...
16/07/2025

ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA: MAIS DE 4,3 MILHÕES DE MOÇAMBICANOS PRECISAM DE APOIO URGENTE

Mais de 4,3 milhões de moçambicanos vão necessitar de assistência humanitária urgente e protecção este ano, segundo um relatório do Grupo de Segurança Alimentar das Nações Unidas, que alerta para graves défices de financiamento.

De acordo com o documento, a crise humanitária em Moçambique é impulsionada principalmente pelos ataques terroristas no norte do país, que já afectaram mais de 763 mil pessoas, e pelos eventos climáticos extremos, como secas e ciclones, que impactaram cerca de 3,5 milhões de cidadãos em diferentes regiões.

O Grupo de Segurança Alimentar, liderado conjuntamente pela FAO e pelo Programa Mundial para a Alimentação (PMA), sublinha que a insegurança alimentar tende a agravar-se nos próximos meses, devido à conjugação de choques climáticos, conflitos armados e esgotamento das reservas alimentares em várias comunidades vulneráveis.

Segundo a Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (IPC), cerca de cinco milhões de pessoas poderão enfrentar insegurança alimentar aguda severa (Fase 3 ou superior) entre Outubro de 2024 e Março de 2025, colocando milhares de famílias em risco de fome.

Apesar da gravidade da situação, o relatório revela que apenas 11% dos 392 milhões de dólares necessários para prestar assistência a 2,16 milhões de pessoas foram até agora desembolsados, o que compromete a capacidade de resposta das agências humanitárias no terreno.

GOVERNO ALEGA FALTA DE CONDIÇÕES PARA PAGAR SUBSÍDIOS A ESTAGIÁRIOS DE SAÚDEO Governo moçambicano afirmou esta terça-fei...
16/07/2025

GOVERNO ALEGA FALTA DE CONDIÇÕES PARA PAGAR SUBSÍDIOS A ESTAGIÁRIOS DE SAÚDE

O Governo moçambicano afirmou esta terça-feira que não dispõe de condições financeiras para pagar os subsídios aos estudantes finalistas dos cursos de saúde que realizam estágios nas unidades sanitárias públicas.

Segundo o porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, a medida resulta da actual conjuntura económica e da dívida acumulada com outros sectores prioritários, como educação e enfermagem. O Executivo reconhece que a dívida com os estagiários de saúde ronda os 100 milhões de meticais, valor considerado insustentável face às limitações orçamentais do Estado.

A declaração surge após manifestações de preocupação por parte dos estudantes, que contestam a revogação da Lei nº 58/2004, a qual garantia o pagamento de subsídios durante o estágio. Para os estagiários, a decisão do Governo poderá afetar negativamente o seu processo formativo e comprometer a resposta dos serviços de saúde, especialmente em zonas rurais, onde muitos desses estudantes contribuem para suprir a carência de pessoal médico.

O Governo justificou ainda que o subsídio estava restrito aos estudantes de instituições públicas, o que criava desigualdade em relação aos estudantes de universidades privadas, que realizam os mesmos estágios sem qualquer apoio financeiro.

Introduzido em 2004 como um incentivo à formação e retenção de quadros no Sistema Nacional de Saúde, o subsídio para médicos estagiários foi oficialmente descontinuado em 2025, no âmbito de uma revisão legal e orçamental.

Presidente da República, Daniel Chapo, garantiu que esforços estão sendo feitos para materialização da estrada que liga ...
16/07/2025

Presidente da República, Daniel Chapo, garantiu que esforços estão sendo feitos para materialização da estrada que liga Dondo até Inhaminga, na província de Sofala.

‎CARIGE OFERECE BOLSA DE ESTUDO AO JOVEM WILI MOISÉS POR DESENHAR SEU ROSTO EM APENAS 30 MINUTOS NO PAPEL‎‎‎O Presidente...
12/07/2025

‎CARIGE OFERECE BOLSA DE ESTUDO AO JOVEM WILI MOISÉS POR DESENHAR SEU ROSTO EM APENAS 30 MINUTOS NO PAPEL


‎O Presidente do Conselho Municipal da Beira,Albano Carige, ofereceu na tarde hoje,12 de Junho,uma bolsa de estudo ao jovem Wili Moisés após ficar impressionado com o talento do jovem que desenhou seu rosto em apenas trinta minutos num papel A4 usando uma caneta azul.

‎O Edil da Beira, disse ao jovem olha Wili eu estou ficando orgulhoso do seu talento tens uma bolsa de estudo até o fim do curso de Licenciatura em Ensino de Educação Visual na Universidade Licungo.

‎De Salientar,que Wili Moisés tem apenas 17 anos de idade é residente do Bairro de Mascarenhas Desenho o Rosto do edil em 30 minutos usando Técnica de Rabisco no Centro Cultural Português da Beira.

PREÇOS DE PRODUTOS DE PRIMEIRA NECESSIDADE REGISTAM QUEDA DE 0,07% EM JUNHOMoçambique registou uma ligeira deflação de 0...
12/07/2025

PREÇOS DE PRODUTOS DE PRIMEIRA NECESSIDADE REGISTAM QUEDA DE 0,07% EM JUNHO

Moçambique registou uma ligeira deflação de 0,07% no mês de Junho, influenciada principalmente pela redução nos preços de produtos de primeira necessidade, segundo dados divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O relatório indica que a divisão de Alimentação e Bebidas Não Alcoólicas teve o maior impacto, com uma queda de 0,12%, contribuindo para o alívio no custo de vida. Hortícolas como tomate, couve e alface apresentaram reduções entre 7% e 9%, enquanto o feijão manteiga e o coco também baixaram de preço, com variações negativas entre 3% e 6%.

Outro elemento que ajudou na redução da pressão inflacionária foi a diminuição nos preços dos combustíveis. Em comparação com Junho do ano passado, o gasóleo ficou 3,1% mais barato e a gasolina teve uma redução de 1%, impactando positivamente os custos de transporte e de distribuição de bens.

Apesar dessa queda pontual, o acumulado da inflação em 2025 situa-se em 1,20%, ainda reflectindo os desafios económicos que afectam as famílias moçambicanas. As divisões de Alimentação e Restaurantes foram as que mais contribuíram para esse valor, com 0,43 pontos percentuais cada.

O INE alerta, contudo, que a situação económica continua vulnerável a factores externos e internos, como a volatilidade cambial, os custos de importação e a produção agrícola. Recomenda-se, por isso, monitoria constante dos preços e políticas públicas que reforcem o poder de compra das famílias.

10/07/2025

DIREITOS HUMANOS EM MOÇAMBIQUE
Mateus Saize aponta os principais factores de violaçao dos DIREITOS HUMANOS no pais.

PASCOAL RONDA OUVIDO PELA PGR NO ÂMBITO DA VIOLÊNCIA PÓS-ELEITORALO antigo ministro do Interior, Pascoal Ronda, foi ouvi...
10/07/2025

PASCOAL RONDA OUVIDO PELA PGR NO ÂMBITO DA VIOLÊNCIA PÓS-ELEITORAL

O antigo ministro do Interior, Pascoal Ronda, foi ouvido na manhã desta terça-feira pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em Maputo, no âmbito de uma denúncia apresentada por organizações da sociedade civil relativa à actuação das forças policiais durante os protestos pós-eleitorais de 2024.

A audição enquadra-se nos autos em curso no Ministério Público e dá continuidade a diligências iniciadas esta semana, depois de Bernardino Rafael, ex-comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), ter sido igualmente ouvido durante cerca de oito horas na segunda-feira.

Segundo confirmou à agência Lusa uma fonte da PGR, Pascoal Ronda foi chamado a prestar esclarecimentos como parte do processo que visa apurar responsabilidades sobre as acções policiais que resultaram em violência, mortes e destruição de património público e privado durante os protestos que se seguiram às eleições.

A queixa-crime foi apresentada no dia 13 de Março pelo activista social Wilker Dias, director da Plataforma Decide, que imputa a ambos os ex-dirigentes responsabilidades diretas pelas cerca de 400 vítimas registradas, entre mortos e feridos, ao longo de cinco meses de manifestações em várias cidades do país.

Embora nem Ronda nem Rafael tenham sido formalmente acusados até ao momento, as audições representam um passo significativo no escrutínio das ações das forças de segurança, e poderão abrir precedente para novas diligências e eventuais processos judiciais.

A PGR ainda não divulgou declarações oficiais sobre os conteúdos das audições, nem sobre os próximos passos no processo. Organizações civis e observadores internacionais têm reiterado a importância da transparência e responsabilização institucional neste caso, considerado um dos mais sensíveis da jovem democracia moçambicana.

🚨 Caminhão de recolha de lixo no meu país!
10/07/2025

🚨 Caminhão de recolha de lixo no meu país!

NAMPULA SERÁ  A PRIMEIRA CIDADE DO PAÍS A FISCALIZAR O TRÁFEGO REMOTAMENTE AO INSTALAR UM "CHIP" NOS CHAPA CEM. A cidade...
08/07/2025

NAMPULA SERÁ A PRIMEIRA CIDADE DO PAÍS A FISCALIZAR O TRÁFEGO REMOTAMENTE AO INSTALAR UM "CHIP" NOS CHAPA CEM.

A cidade de Nampula, localizada no norte de Moçambique, poderá tornar-se na primeira cidade do país a fiscalizar o tráfego, remotamente, através de um projecto em curso, de instalação de um circuito integrado “chip”, sobretudo nos carros de transportadores semi-colectivos, vulgo “chapa cem”, que operam
naquela circunscricao geográfica.

A informação caiu como uma bomba, no decurso da Il sessão ordinária da Assembleia Municipal da Cidade de Nampula, vinda através do respectivo autarca, Luís Giquira. De entre vários objectivos, o autarca destaca que pretende acabar com o fenómeno de encurtamento de rota na urbe.

Fonte: Jornal TVC MOZ

Endereço

Baixa
Beira

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando TVC MOZ publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar