23/10/2025
POR: Camilo Cogiro
Utopia é um termo essencialmente social. Pode significar uma sociedade ou lugar ideal. Cada autor vai interpretar a palavra “utopia” de uma maneira diferente. A etimologia vem do grego, onde “u” (ou “ou”) tem o sentido de negação, e “tópos” significa “lugar”. Portanto, utopia significa “lugar nenhum” ou “não lugar”. Foi descrita pelas primeiras vezes por filósofos como uma cidade perfeita, onde tudo flui bem e todos os mecanismos sociais funcionam. Pode também representar uma idealização, algo desejável, possível…
Existem vários tipos de utopia, como as utopias materiais, assim como um dia foram o avião ou o telefone. Ninguém, em eras remotas, imaginaria que fosse possível voar intercontinentalmente ou fazer chamadas telefônicas com vídeo. Então, essas realidades foram consideradas utopias. Um filme de ficção científica é cheio de utopias.
No final do século XIX, utopia era quase um sinônimo de socialismo ou comunismo. No seu lugar político, o termo denota harmonia. Mas também tem significado controverso e que carece de discussão, sendo, por algumas pessoas, entendido como algo impossível ou fantasioso.
Eu sou um utopista: sonho o ideal para alcançar o possível. Enxergo nessa palavra significados bons, interpretações relacionadas ao desenvolvimento e à sofisticação.
Na busca pela verdade, perceber opiniões diferentes é algo rico, pois traz novos olhares. Quase tudo tem mais de uma interpretação possível. Então, temos a utopia possível, desejável e a utopia apenas imaginária. Eu me apego às duas para sonhar um mundo melhor.