25/08/2025
Se o Vitano Singano não morreu, onde ele está? Não aparece porquê?
Lembram-se do Ibrahimo Mbaruco que até hoje não apareceu?? Não existe corpo e nada. E a policia concluiu ano passado que ele pode ter sido assassinado. Ou seja, ele desapareceu a 7 de abril de 2020 e até hoje, passados 5 anos, nada dele. Na altura, já dizíamos que ele fora assassinado. Mbaruco cobria em palma há 5 anos situações sensíveis e denunciava abusos das forças militares moçambicanas na sua actuação nas zonas onde o "terrorismo" imperava.
Mesmo sem o corpo, o Ministério Público, conforme o artigo 307 e em associação do artigo 323, número 2, do Código do Processo Penal, o Magistrado do MP encerrou a instrução do processo 82/02/2024. Refere o despacho, que não ficou provado que Mbaruco tenha sido raptado ou sequestrado por militares. Mas na altura, testemunhas diziam que ele tinha sido levado para um quartel e sido torturado.
Mas onde está ele então?? Já que cobria assuntos muito sensíveis envolvendo militares....fazem 5 anos e nada dele.
Quando Mbaruco desapareceu...ele deixou a mulher grávida de gémeos. A mulher teve os bebés, Mbaruco nunca viu os filhos...e a viúva não teve apoio...até hoje todos esqueceram dele, um herói que morreu relatando factos verídicos....os gémeos têm 5 anos agora e não sabem onde está o pai e não têm apoio.
E onde está o Singano??
Terá o mesmo destino que Mbaruco? Esperaremos 5 anos para termos a certeza de que ele já não está entre nós???
Pelo menos a OPERAÇÃO PRODUÇÃO, levada a cabo pela figura que foi presidente deste país, trouxe alguns de Niassa para a sua terra no sul...Depois dos chambocos para a construção do tal "Homem novo".
Gostava que instituições ligadas ao jornalismo, OSC, ONGS não esquecessem dos filhos do Mbaruco. Ele era jornalista na rádio comunitária de Palma em Cabo Delgado.
O de boina é Singano e o sem boina é Ibrahimo Mbaruco.