Sindicato Nacional de Jornalistas - Manica

Sindicato Nacional de Jornalistas - Manica Informação

SNJ Manica e Autarquia de Chimoio, lançam o Prêmio Jornalismo Edição 2025.O Sindicato Nacional de Jornalistas em Manica,...
26/04/2025

SNJ Manica e Autarquia de Chimoio, lançam o Prêmio Jornalismo Edição 2025.

O Sindicato Nacional de Jornalistas em Manica, em parceria com o Conselho Autárquico de Chimoio, procederam esta Sexta feira (25) de Abril, ao lançamento do Prêmio "Jornalismo Municipio de Chimoio 2025.

O acto de lançamento foi marcado pela assinatura do memorando entre o Edil de Chimoio João Ferreira e Secretário Provincial do SNJ Manica Victor Machirica.

O Concurso, visa distinguir as melhores reportagens sobre o Municipio de Chimoio, nas categorias de Tv, Rádio e Jornal.

Em cada Categoria serão distinguidos três profissionais, com premiações de 50 mil meticais para o primeiro lugar, 25 mil meticais para o Segundo lugar e 10 mil meticais ao terceiro lugar.

O anúncio dos vencedores será feito no dis 17 de Julho, dia da Cidade de Chimoio.

Para mais informações, apela se aos concorrentes a contactar o Secretariado Provincial do SNJ Manica, o Edificio cita na Exposição feira, próximo a Rádio Gesom.

*CHUVA DE GOLOS EM TETE: SNJ-MANICA GOLEIA POR 1-6 OS JORNALISTAS DA CASA*Foi preciso uma bola, dois sindicatos e uma bo...
09/04/2025

*CHUVA DE GOLOS EM TETE: SNJ-MANICA GOLEIA POR 1-6 OS JORNALISTAS DA CASA*

Foi preciso uma bola, dois sindicatos e uma boa dose de coragem para enfrentar o calor infernal de Tete, mas no fim, quem teve de pedir água foi a equipa da casa! O Sindicato Nacional de Jornalistas de Manica (SNJ) atropelou e escreveu uma goleada histórica por 1-6 frente aos colegas de Tete, num jogo amistoso que mais pareceu uma aula prática de jornalismo ofensivo, inserido nas celebrações do Dia do Jornalista Moçambicano, a se celebrar a 11 de Abril próximo.

Após uma primeira parte sem golos, os escribas de Manica regressaram do intervalo com mais energia do que o calor escaldante de Tete. Aos 50', Faisal, sem dó nem piedade, deixou três defensores para trás e, com um míssil teleguiado da entrada da área, abriu o placar com um golaço que arrancou aplausos até dos adversários.
Tete ainda empatou, mas foi só um parágrafo de esperança antes do tsunami de golos: o capitão *Surf* assumiu o protagonismo com um golaço à número 10 que trazia nas costas, fazendo o segundo para a turma de Manica, o avançado *Raimundo* apareceu duas vezes a fazer o gosto ao pé, para depois o capitão *Surf*, uma vez mais e com muita classe, voltar a marcar um golo de encher os olhos dos amantes do bom futebol, ampliando a vantagem de Manica e *César*, claro, fez jus ao nome bíblico: de cabeça, marcou o sexto e último, selando o massacre em 1-6.

Mesmo com a derrota, *Tomás Zaba*, do SNJ-Tete, mostrou espírito desportivo e reconheceu a superioridade dos visitantes. Já *Victor Machirica*, sorridente como quem aprova todas as manchetes, exaltou o espírito combativo dos seus jogadores: _*“Viajar mais de 400 km e vencer com esta qualidade mostra o espírito e compromisso da nossa delegação. Igualmente está de parabéns o SNJ-Tete pela organização logística. Aos nossos parceiros de Manica, vai o nosso muito obrigado pelo apoio”*_ , exteriorizou *Machirica*, leitura igualmente feita pela equipa técnica liderada pela dupla *Pedro Tawanda* e *Nelson Benjamim*.

As duas equipas receberam troféus e medalhas, encerrando o dia com fair play e orgulho entre os profissionais da comunicação, provando que, fora das redações, também sabem dar show com os pés.

04/04/2025

Não percam!

*SNJ-MANICA AFINA OS MOTORES RUMO AO DESAFIO INTERPROVINCIAL COM SNJ-TETE VENCENDO OS VETERANOS DE 1° DE MAIO DA SOALPO ...
22/03/2025

*SNJ-MANICA AFINA OS MOTORES RUMO AO DESAFIO INTERPROVINCIAL COM SNJ-TETE VENCENDO OS VETERANOS DE 1° DE MAIO DA SOALPO POR 6-3*

A manhã deste sábado (22) foi marcada por futebol de alto nível e emoção no campo anexo de Textáfrica, onde a equipa do Sindicato Nacional de Jornalistas – SNJ-Manica protagonizou uma exibição de encher os olhos, vencendo por 6 bolas a 3 os experientes jogadores da formação de veteranos do 1° de Maio da Soalpo, num amistoso electrizante.

Com um início de jogo avassalador, os jornalistas não deram espaço para dúvidas e mostraram desde cedo que estavam determinados a dominar o confronto. O avançado *Raimundo Evaristo* inaugurou o marcador aos 9 minutos, e voltou a brilhar aos 24 minutos, assinando o segundo golo, colocando os escribas confortavelmente à frente. Pouco antes do intervalo, o ponta-de-lança *Issufo “Surf”* ampliou para 3-0, numa jogada bem construída, encerrando a primeira parte com superioridade clara para os jornalistas.

Na segunda parte, os veteranos mostraram porquê merecem respeito. Com maturidade e boas trocas de bola, conseguiram reagir com três golos, reabrindo o jogo e aumentando a tensão no relvado.

Mas a resposta dos jornalistas não tardou. *Surf*, inspirado, assinou mais um golo, desta vez com um toque de classe – um chapéu digno de aplausos. O médio *Télio Amone* também deixou a sua marca no marcador, e para coroar a grande exibição, o capitão *Tércio Viola*, com toda sua liderança e técnica, marcou um autêntico golaço de livre directo, fechando a contagem em 6-3, garantindo mais uma vitória motivadora.

O treinador da equipa dos escribas, *Pedro Tawanda*, não escondeu a satisfação:

*“Foi um jogo intenso e bem disputado. Os veteranos deram luta, e isso só eleva o nosso nível. Tiramos boas lições hoje e estamos confiantes para o desafio em Tete. A equipa está focada e preparada para representar Manica com dignidade”*, analisou o timoneiro dos homens da comunicação.

A jornada de preparação continua. Antes da tão aguardada deslocação a Tete, marcada para 6 de Abril, está previsto mais um jogo de controlo, que servirá para limar os últimos detalhes e consolidar o espírito colectivo dos jornalistas de Manica.

_Departamento de Comunicação e Imagem – SNJ-Manica_

02/02/2025
SNJ Manica, reconhecido pelo seu contributo na defesa dos Jornalistas na provincia.O reconhecimento, é da rádio MW em Ch...
08/10/2024

SNJ Manica, reconhecido pelo seu contributo na defesa dos Jornalistas na provincia.

O reconhecimento, é da rádio MW em Chimoio.

O Certificado de mérito, foi recebido pelo Secretário para Assuntos Juridicos e Porta-voz Nelson Benjamim.

O SNJ Manica, continuará focado na defesa dos interesses dos Profissionais da Comunicação Social.

05/10/2024

SINDICATO NACIONAL DE JORNALISTAS

SECRETARIADO PROVINCIAL DE MANICA

COMUNICADO

O Secretariado Provincial do SNJ de Manica comunica que esteve reunido ontem 4/10/2024, em sessão extraordinária, na qual apreciou os seguintes pontos de agenda:

1. Avaliação da cobertura da campanha eleitoral, pelos jornalistas da província de Manica;

2. Apreciação das principais incidências do processo e a observância do perfil e da conduta ética e deontológica dos profissionais;

3. Diversos: Apreciação do informe sobre a participação do mandatário do secretariado provincial, o Secretário para assuntos Jurídicos e Porta Voz, nas celebrações dos 2 anos da Rádio Comunitária MW;

Da análise do primeiro e segundo pontos, o secretariado provincial constatou com satisfação que, apesar das dificuldades logísticas e de natureza diversa, de uma forma geral, os jornalistas da provincia de Manica envolvidos na cobertura do processo, cumpriram a sua missão com zelo e dedicação, tendo primado pelo equilíbrio, objectividade e profissionalismo no tratamento dos actores envolvidos e das materias produzidas;

Apesar de alguns excessos, não houve registo de clivagens de grande montra entre os principais actores politicos, os quais, de um modo geral, facilitaram o trabalho dos jornalistas.

Com efeito, o secretariado constatou que a campanha eleitoral decorreu em ambiente ordeiro, pacífico e foi caracterizada por um clima de urbanidade e civismo, em quase todos os distritos da província.

Em virtude da realização das eleições no dia 9 de Outubro, próxima quarta-feira e com vista a flexibilizar as denúncias e intervenções em caso de ocorrência de situações anómalas, incluindo violência e dificuldades de acesso a informação e aos locais onde se justifique a função jornalística, o SNj em Manica, para a salvaguarda dos mais elevados interesses dos profissionais da Comunicação Social na província, considerou pertinente, a criação de um grupo no WhatsApp com a designação "SNJ Eleições 2024" cuja visão, missão, objetivos e detalhes constam do texto descritivo do próprio grupo.

O grupo será supervisionado por uma comissão, liderada pela Secretária para área de projectos e gênero, Paulina Morteiro. A adesão será feita pelo Link do grupo.

O SNJ em Manica exorta aos seus membros a continuarem a pautar pela responsabilidade, profissionalismo e isenção, exercendo a profissão em estrito respeito as leis e normas estabelecidas no país e pelo código de conduta ética e deontológica do SNJ, pautando sempre pela verdade na difusão de informações atinentes ao pleito.

O SNJ em Manica aproveita esta oportunidade para saudar a todos os jornalistas pelo trabalho árduo e brilhante que tem vindo a realizar para que os políticos divulguem os seus manifestos e os eleitores recebam a mensagem, para melhor votarem no sufrágio de 9 de Outubro.

O SECRETARIADO.

10/09/2024

SINDICATO NACIONAL DE JORNALISTAS (SNJ)

SECRETARIADO PROVINCIAL DE MANICA

COMUNICADO SOBRE O PONTO DE SITUAÇÃO DO CASO RÁDIO COMUNITÁRIA GESOM

O Secretariado Provincial do SNJ- Manica, após tomar conhecimento dos vários eventos que haviam alterado a ordem e o clima normal de trabalho na Rádio Comunitária Gesom (RCG), na cidade de Chimoio, criou uma comissão de trabalho, chefiada pelo secretário para Assuntos jurídicos, legalidade e porta-voz Nelson Benjamim, a qual tinha por missão, compreender o fenômeno, mediar o conflito, reaproximar as partes ora desavindas e encontrar soluções consentâneas ao diferendo.

Conforme oportunamente tornamos público, o referido clima havia sido instalado na RCG devido, por um lado, a falta de pagamento de subsídios aos colaboradores ( 15 meses) e por outro, por ter havido nomeações de nova direcção não consensuais.
A restruturação, visava segundo soube a comissão, imprimir uma nova dinâmica no funcionamento daquele órgão de comunicação social.

Com efeito, após vários encontros com as partes visando minimizar as desinteligências que culminaram, entre outras situações, com a paralisação das emissões e o encerramento das instalações, o SNJ em Manica cumpre informar o seguinte:

1. Que foi alcançado no principio da noite desta terça-feira (10), o consenso entre as partes que vai culminar com a suspensão das reivindicações, o regresso ao trabalho de todos os colaboradores, reabertura das instalações e a retoma das emissões.

2. Ficou igualmente acordado que a coordenação geral da RCG, deverá propor, em definitivo, num futuro próximo, o novo coordenador da Rádio, após ouvir os membros da Direcção da estação;

3. Que daqui em diante, quaisquer medidas que forem tomadas, deverão passar pelo escrutínio dos membros da direcção, como forma de assegurar a transparência que é vital na gestão e evita mal entendidos.

4. Que todos desentendimentos que por ventura venham a observar-se, deverão doravante, serem resolvidos com base no diálogo;

5. As partes reconheceram e desculparam-se por exageros e excessos nos procedimentos anteriores e comprometeram-se a evitar situações similares de agora em diante.

O SNJ em Manica, agradece a abertura, colaboração, compreensão e participação de todos quadros da Gesom, nos diversos encontros que culminaram com o fim das "hostilidades" e o regresso de todos os colaboradores ao trabalho de garantir o direito a informação aos seus ouvintes.

O SNJ em Manica exorta as partes para, no futuro, primarem pelo diálogo, serenidade, cordialidade, decência, legalidade e urbanidade na solução de eventuais conflitos que por ventura possam surgir.

O SNJ em Manica estará sempre a disposição para apoiar qualquer situação que se julgar conveniente e dentro das suas atribuições estatutárias.

O SECRETARIADO

05/09/2024

SINDICATO NACIONAL DE JORNALISTAS-MANICA

COMUNICADO SOBRE O ENCERRAMENTO DA RÁDIO COMUNITÁRIA GESOM

O Secretariado Provincial do SNJ em Manica, tomou conhecimento com profunda preocupação, sobre o encerramento das instalações da Rádio Comunitária Gesom e a suspensão das suas emissões, supostamente pelo Coordenador Geral da mesma rádio, o senhor Sérgio Silva.

Dos contactos que vem efectuando, o SNJ Manica soube que em causa, está um desacordo entre os colaboradores e a direcção da estação.

Dados em nosso poder, indicam que na tarde da Quarta-feira (04 de Setembro), o Coordenador Geral e os colaboradores, reuniram, na esperança de ver o diferendo resolvido.

No entanto, surpreendentemente na manhã desta Quinta-feira, (05 de Setembro), as instalações foram encerradas e as emissões da rádio suspensas, recorrendo-se para o efeito a um contingente policial que desde então, está a vigiar o local.

Supõe - se que tal medida, foi tomada pelo Coordenador Geral e que Polícia presente no local teria sido acionada pelo mesmo.

Tendo tomado conhecimento dessas desinteligências, o SNJ Manica, criou uma comissão de trabalho, chefiada pelo Secretário para os assuntos jurídicos legais, Nelson Benjamim, para se informar do assunto, mediar o conflito e contribuir para a resolução pacifica do assunto.

Com efeito, a referida comissão, manteve um encontro com os colaboradores, esperando que amanhã, Sexta feira (06) de Setembro, se encontre formalmente com o coordenador geral da Rádio Gesom o senhor Sérgio Silva, para ouvir a sua versao dos factos.

O SNJ Manica, lamenta o sucedido que afecta os seus membros em serviço naquela rádio e deixa, de igual modo, os ouvintes da estação privados do direito a informação.

Outrossim, o sindicato apela para calma e serenidade entre as partes e exorta para a necessidade de se encontrar uma solução consentânea às preocupações das partes.

O SNJ Manica, vai continuar a trabalhar junto das partes, para que as emissões sejam retomadas, a Policia seja retirada do local e para que os próximos conflitos, sejam resolvidos na base do diálogo e sem recurso a medidas extremas.

SECRETARIADO.

16/08/2024

SINDICATO NACIONAL DE JORNALISTAS- MANICA

NOTA DE REPÚDIO

O SNJ em Manica tomou conhecimento, com espanto e justificada preocupação, da desqualificação da sua equipa, no torneiro de futebol 11, para o qual foi convidado a participar, no âmbito das celebrações da Semana da SADC, evento organizado pelo Serviço Provincial de Economia e Finanças de Manica.

Comunicado oficialmente no dia 8 de Agosto, depois da realização do primeiro jogo, o SNJ foi convocado para um breve encontro, onde na essência, os organizadores impuseram que o SNJ constituísse o seu plantel com jornalistas idosos, não os jovens, como, regra geral, tem sido prática na equipa de futebol do SNJ na província.

No referido encontro, os organizadores exigiram ainda que o SNJ apresentasse as folhas de salário dos seus atletas, para alegadamente, provarem que são jornalistas, o que prontamente o SNj recusou e repudiou, por configurar uma devassa a vida privada dos jornalistas jogadores e uma prática menos educada e antidesportiva.

Além disso, o SNJ entendeu que aquele acto viola grosseiramente o acordo previamente estabelecido entre as partes, pois tal imputação, para alem de ser absolutamente absurda, já que estava sendo feita apenas contra a equipa dos escribas e não a todas as colectividades participantes do torneio, criava um ambiente sem preferente no torneio.

Com efeito, depois de três jornadas e após ter se qualificado para a final, há menos de 24 horas, a equipa do SNJ foi comunicada que teria sido peremptoriamente desqualificada, alegadamente porque estava a usar jovens jornalistas, na sua equipa onde predominantemente deveriam ser selecionados jornalistas mais velhos.

Para agravar o cenário, esta retirada foi comunicada ao sindicato verbalmente, o que viola grosseiramente as regras básicas na Administração Pública, que impõe que os actos devem ser reduzidos a escrito, em documentos formais, para que sejam confiáveis e produzam os efeitos jurídicas inerentes.

Posicionamento do SNJ

Perante este cenário, o Sindicato Nacional de Jornalistas em Manica, repudia, lamenta e impugna a decisão, que visa, em ultima instância, negar o favoritismo da sua equipa, uma manobra que tem também como objectivo, escamotear a verdade desportiva e impedir os jornalistas, mais uma vez, conquistem o troféu, já que foram campeões em 2023.

Diante desta grosseira violação, o SNJ considera também não haver condições morais e técnicas para que a sua equipa doravante participe dos torneios organizados pelo Serviço Provincial de Economia e Finanças de Manica, até que seja reposta a legitimidade dos processos e mude a actuação grosseira, antiética e não civilizada que caracteriza os gestores dos torneios.

Outrossim, o SNJ alerta que os organizadores não precisavam de enveredar por manobras dilatórias, para escamotear a verdade desportiva.
O SNJ defende transparência, futebol justo e responsável e não tolera manobras preconcebidas e presunçosas que visam beneficiar determinadas equipas em detrimento de outras.

Por Um Sindicato forte, inclusivo e responsável.

SECRETARIADO.

07/07/2024

Sindicato Nacional de Jornalistas

SECRETARIADO PROVINCIAL DE MANICA

Nota de repúdio

O Sindicato Nacional de Jornalistas, Secretariado Provincial de Manica, tomou conhecimento, com justificada tristeza e preocupação, do ferimento de jornalistas de diversos órgãos de comunicação social, que cobriam o jogo de futebol referente a décima jornada do Moçambola 2024, no campo da Soalpo, colocando frente a frente a equipa anfitriã e do Black Bulls.

Segundo relatos de testemunhas, os jornalistas sofreram ferimentos quando os adeptos do Textáfrica começaram com acções de contestação da actuação da equipa de arbitragem, tendo de seguida a Polícia da República de Moçambique (PRM), disparado granadas de gaz lacrimogéneo para supostamente dispersar os manifestantes, numa altura em que os profissionais da imprensa faziam o seu trabalho normal no campo.

Da actuação policial, alguns jornalistas foram afectados, ora por intoxicação pelo gaz lacrimogéneo, ora por queda na tentativa de escapar da 'violencia" policial que disparou a substância indiscriminadamente, para toda a extensão do campo.

Com efeito, o jornalista da TV Sucesso, Nelson Benjamim, contraiu ferimentos graves e fracturou o braço direito e o operador de câmera da TVM, Algy José, perdeu os sentidos em pleno recinto de jogos, após inalar a substância tóxica. Balanço preliminar indica que outros colegas queixam-se de ferimentos de gravidade diversa em resultado das escaramuças.

O SNJ condena de forma veemente o sucedido e manifesta a sua total e profunda indignação pela actuação menos cautelosa da Polícia, que sabendo que no campo também estavam profissionais em serviço, que nada têm a ver com o desenrolar do espectáculo do jogo, decidiu cair por cima de tudo e todos.

A situação, agrava-se quando alguns dos profissionais feridos ou afectados pelo este excesso de zelo de alguns agentes da PRM, não puderam ter atendimento adequado no Hospital Provincial de Chimoio, para onde foram evacuados, uma vez que aquela unidade sanitária de referência na Província de Manica, a hora dos factos, debatia -se com falta de gesso.

Por isso, alguns dos jornalistas feridos estão neste momento abandonados a sua sorte nas suas casas, onde buscam assistência alternativa, estando assim impedidos de desenvolver a sua função de informar o povo.

Outrossim, apelamos às entidades envolvidas na organização deste tipo de eventos, para melhorarem as condições de segurança para doravante assegurar o melhor exercício da actividade jornalística em campos de futebol, sobretudo no campo da Soalpo, onde são recorrentes escaramuças, além de dificuldades de acesso a imprensa para cobertura dos jogos de futebol envolvendo a equipa da casa.

SNJ, 46 anos por um jornalismo Digno, responsável e inclusivo.

*SNJ APLICA GOLEADA DE 4-0 A FORMAÇÃO DA HCB E OCUPA A SEGUNDA POSIÇÃO DA COPA DA INDEPENDÊNCIA EM MANICA*Disputado no p...
18/05/2024

*SNJ APLICA GOLEADA DE 4-0 A FORMAÇÃO DA HCB E OCUPA A SEGUNDA POSIÇÃO DA COPA DA INDEPENDÊNCIA EM MANICA*

Disputado no pelado do Quartel de Chimoio na tarde deste sábado (18), o embate contava para a terceira jornada da prova, tendo sido indiscutível a supremacia dos jornalistas que ao final da primeira parte já venciam por 3 bolas a zero, valendo os golos do médio *Aleixo Xavier* e do avançado *Issufo Jacinto/Surf* que por duas vezes balançou as redes do adversário, sendo um dos golos de penalte.

Quando se esperava que a formação da HCB pudesse reverter o cenário pálido da primeira parte, eis que a dupla de treinador *Pedro Tawanda* e *Nelson Benjamim* decide operar 3 substituições numa só sentada e alterando o sistema tático, com intenção clara de infernizar a vida do adversário.

Dito e feito, não tardou para que a recompensa chegasse. Numa jogada de contra ataque de belo efeito, o capitão do SNJ-Manica *Tércio Viola*, de fora de área e ao seu estilo habitual, desfere um portentoso remate em arco que só foi parar no fundo das malhas do guardes opositor, fazendo o 4-0, resultado com que terminou a partida.

No final do jogo, o timoneiro dos jornalistas, Pedro Tawanda, destacando o "espírito de solidariedade da equipa", afirmou que " o SNJ-Manica está neste torneio [Copa da Independência] para vincar o seu nome, o que passaria pela conquista do título. Temos potencial para tal", assegurou.

Actualmente na segunda posição com 6 pontos, na próxima jornada, a quarta do certame, o SNJ Manica bater-se-á com a equipa da Coca Cola.

Departamento de Comunicação e Imagem, SNJ-Manica, 18/05/2024.

Endereço

Manica/Moçambique
Chimoio
2200

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Sindicato Nacional de Jornalistas - Manica publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar