Khapes, LDA - Editora e Livraria

Khapes, LDA - Editora e Livraria A KHAPES, LDA., é uma empresa do ramo Editorial, Livreiro e presta serviços de Papelaria e Reprografia.

Está sediada na Cidade de Chimoio, Província de Manica e aposta na inovação e diversificação dos seus produtos e serviços.

Muitos parabéns à Cidade de Chimoio, pelos 56 anos de elevação à categoria de cidade.
17/07/2025

Muitos parabéns à Cidade de Chimoio, pelos 56 anos de elevação à categoria de cidade.

Nossa agenda cultural para o mês de Julho.
08/07/2025

Nossa agenda cultural para o mês de Julho.

Khapes, LDA - Editora e Livraria Lançamentos"Nikokwe - A Reforma da Pr******taAutor: Mukhwarura15/07/2025A KHAPES, LDA -...
06/07/2025

Khapes, LDA - Editora e Livraria
Lançamentos
"Nikokwe - A Reforma da Pr******ta
Autor: Mukhwarura
15/07/2025

A KHAPES, LDA - Editora e Livraria acolherá o lançamento da 2ª edição da obra "Nikokwe - a Reforma da Pr******ta, de Mukhwarura, pseudônimo de Francelino Wilson, no dia 15 de Julho, pelas 15h30, no salão do Instituto de Ciências de Saúde de Chimoio. A apresentação da obra será feita pela Dra. Flugência Cristina Gravata.

A 2ª edição da obra Nikokwe - A Reforma da Pr******ta foi reditada pela Ethale Publishing e conta com o prefácio do académico e ensaísta Professor Juma Manuel, que convida o leitor a mergulhar numa narrativa vibrante e crítica da realidade contemporânea.

Nesta obra marcante, Mukhwarura revisita temas como a marginalização da mulher, a violência de género e o poder nas sociedades urbanas. A partir do universo da prostituição, o autor questiona normas sociais, desmascara hipocrisias e devolve à mulher o lugar de sujeito activo da sua própria história.

Com uma escrita directa, poética e profundamente engajada, Nikokwe propõe uma reflexão poderosa sobre liberdade, dignidade e justiça social. Diferentemente da primeira edição, esta nova versão é publicada sem censuras, com linguagem explícita e bastante incisiva.

Sobre o autor
Mukhwarura, pseudônimo de Francelino Wilson, nasceu no Hospital Central de Maputo em Moçambique. Com Nikokwe - a Reforma da Pr******ta, sua estreia em livro (AEMO, 2010), venceu o prémio Rui de Noronha (FUNDAC, 2009). Tem publicação literária dispersa em antologias, revistas e jornais, dentro e fora de Moçambique. É docente universitário, investigador e ensaísta. Tem participado de eventos em vários países, entre os quais, Angola, Brasil, Espanha, Moçambique e Portugal.




Teve lugar ontem, dia 04 de Julho, na Escola Santo António em Chimoio, a apresentação do livro "Quem ensinou Avó a conta...
05/07/2025

Teve lugar ontem, dia 04 de Julho, na Escola Santo António em Chimoio, a apresentação do livro "Quem ensinou Avó a contar Estórias" de Nelson Lineu.

O apresentador da obra, Professor Lucas Fopenze, sublinhou que a obra é uma homenagem aos avôs, aos contadores de estórias e ao poder de transmitir sabedoria através das palavras simples carregadas de ternura, imaginação que nos levam de volta à raiz africana que é contar estórias como forma de educar, instruir, embalar como fazia avô Angorete e que Lineu lembra, neste livro, as crianças que estas também, na dor, ajudam, consolam os mais velhos diminuindo-a. Terminou a sua apresentação não só apelando às crianças, mas também aos adultos a desenvolver as virtudes de ouvir e escutar como apela o autor no seu livro.

Para além de apresentacão, houve momentos de declamação de poesia, dança e muita animação. Foi um momento de muita alegria e emoção.

Queremos expressar a nossa inteira gratidão a Direcção da Escola, na pessoa da Directora Irª. Luisa e toda a sua equipe por proporcionar-nos uma tarde vibrante e inesquecível. Queremos igualmente agradecer a todos os presentes e aos alunos que nos abrilhantaram com as suas poesias e danças.

Amanhã, às 15h00, na Escola Santo António - Soalpo. Venha fazer parte desta grande festa. Entradas são grátis!E ainda ha...
03/07/2025

Amanhã, às 15h00, na Escola Santo António - Soalpo. Venha fazer parte desta grande festa.

Entradas são grátis!
E ainda haverá premiação alusivo ao concurso literário "Avó".

"Conto a minha história como forma de partilhar não só o tormento que passei neste caminho à procura de um filho, da paz...
02/07/2025

"Conto a minha história como forma de partilhar não só o tormento que passei neste caminho à procura de um filho, da paz interior, consideração e da empatia, mas também a forma como Deus operou milagres na minha vida, num momento em que não esperava mais." In: Neusa Rodrigues, Além do silêncio - o outro lado da infertilidade, p. 83.

Livro disponível na Khapes, LDA - Editora e Livraria em Chimoio.

Khapes, LDA - Editora e Livraria - Apresentações “Quem ensinou a Avó a contar Estórias”, de Nelson LineuDia 04 de Julho ...
28/06/2025

Khapes, LDA - Editora e Livraria - Apresentações
“Quem ensinou a Avó a contar Estórias”, de Nelson Lineu
Dia 04 de Julho | 15h00 na Escola Santo António.

A KHAPES, LDA - Editora e Livraria acolherá a apresentação do livro “Quem ensinou a Avó a contar Estórias”, de Nelson Lineu, com ilustrações de Idasse Malendza, no próximo dia 04 de Julho, pelas 15h00, na Escola Santo António em Chimoio. O livro foi editado pela Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa e será apresentado por Lucas Fopenze.

Quem ensinou avó a contar Estórias é uma narrativa instigante sobre as relações humanas, a vida, o vazio que a morte deixa nos vivos, a solidariedade e a empatia. Pois com a morte do avô Angorete, um contador nato de estórias para os seus netos, ninguém mais do que a Olga sofria com o facto de a Avó Madalena não saber contar estórias, visto que ela era a única neta que morava com os avós. Contudo, com a morte do seu avô, Olga apercebeu-se de que, mais do que eles, os netos, a avó, Madalena sentia mais falta daquelas estórias que o seu marido Angorete contava para os netos. Assim, a Olga decidiu ajudá-la. O que demonstra também que os mais velhos precisam da ajuda dos mais novos.

Nelson Lineu é Licenciado em Filosofia pela Universidade Eduardo Mondlane. É Professor de Filosofia e de História da Arte na Escola Nacional de Artes Visuais. É membro efetivo da Associação dos Escritores Moçambicanos e membro fundador do Movimento Literário Kuphaluxa, em que foi Diretor Geral da Revista Literatas (Revista de Literatura Moçambicana e Lusófona). É corroteirista da telenovela moçambicana “Maida”, da série moçambicana “A Infiltrada” e da sitcom moçambicana “Peixe na Brasa”. Publicou os livros Sopro (Contos - 2023), O Passo Certo no Caminho Errado (Crónicas - 2021), Asas da Água (Poesia -2019), Cada Um em Mim (Poesia - 2014); como copywriter teve uma passagem pela Anima, Estúdio Criativo e Grow, Agência de Comunicação e Publicidade. Também apresentou e produziu o programa radiofónico literário “Da Palavra ao Livro”.

Lucas Fopenze é Contista, Bacharel e Licenciado em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Pedagógica, delegação da Beira e actua como Professor nesta área de formação desde 2010. É Mestrando no curso de MPL2 - Mestrado em Português Língua Segunda, na Universidade Santiago de Cabo Verde. É autor do livro Baruito e outros defuntos (no prelo).

Para além da apresentação do livro haverá premiação dos três melhores textos alusivo ao concurso literário "Avó" promovido pelo autor em parceria com a KHAPES, LDA - Editora e Livraria.

Junte-se a nós nesta grande festa literária e desperte a criança que está em si!

A KHAPES, LDA., deseja a todos os Moçambicanos Festas Felizes. Que estes 50 anos, sejam o reconhecimento das lutas que v...
25/06/2025

A KHAPES, LDA., deseja a todos os Moçambicanos Festas Felizes. Que estes 50 anos, sejam o reconhecimento das lutas que vencemos e o começo da batalhas que temos pela frente.

Todos Juntos Somos Moçambique!

"Com a idade já bastante avançada, solitário e com dificuldades de usar as mãos, Sthoe, o agente policial que Lucilio Ma...
23/06/2025

"Com a idade já bastante avançada, solitário e com dificuldades de usar as mãos, Sthoe, o agente policial que Lucilio Manjate cria na novela A Legítima Dor de Dona Sebastião e volta a dar vida no romance Rabhia, contrata os serviços de Dezessete, um taxista que no passado o agente suspeitou de ter cometido um crime, para o ajudar a redigir cartas destinadas ao seu antigo estagiário, Bernardo Bastante Sozinho."

Queres saber mais como se desenvolve e termina esta narrativa fascinante? Compre o livro connosco e desfrute do melhor. Um livro de cortar a alma com uma voz.

Temos também disponíveis, do mesmo autor, Rabhia e A Legítima Dor de Dona Sebastião.

Visite-nos e descubra o melhor que há da nossa literatura nacional.

APRESENTAÇÃO DA OBRA LITERÁRIA "MATARAM O NOSSO CHEFE" DE VITORINO UBISSE EM CHIMOIOMataram o nosso chefe é uma colecção...
19/06/2025

APRESENTAÇÃO DA OBRA LITERÁRIA "MATARAM O NOSSO CHEFE" DE VITORINO UBISSE EM CHIMOIO

Mataram o nosso chefe é uma colecção de contos (ficção) inspirados em nossas vivências. Uma crítica social que transcende a barreira do tempo e de gerações. Ao longo dos nove contos que compõem a obra, está sempre presente a intolerância e o conflito de gerações, religiões, culturas e níveis sociais. No texto ignoram-se, propositadamente, as regras da ortografia das línguas bantu. O autor baseia-se em parábolas ou ditados populares para sustentar algumas ideias e ou atitudes dos personagens. Em, Mataram o nosso chefe, conto que dá titulo à obra, escreve-se sobre o executivo, Dimande que cria uma relação amorosa com a sua secretária, Milena, e provoca ira em esposa, Ndola, que, recorrendo aos conselhos das suas amigas, acaba metida em cabalas para ter de volta a atenção do seu marido.

A apresentação da obra terá lugar hoje, dia 19 de Junho, às 15h30, na Biblioteca Provincial de Manica.

Para além deste lançamento haverá também sessão de autógrafos e venda do primeiro livro do autor "Há exorcismo em Njofane", obra de estreia e lançada em 2023.

Queres saber quem são os peregrinos da sobrevivência? Então, leia Francisco Panguana Jr., Prémio Fernando Leite Couto 20...
18/06/2025

Queres saber quem são os peregrinos da sobrevivência? Então, leia Francisco Panguana Jr., Prémio Fernando Leite Couto 2024.

Disponível na Khapes, LDA - Editora e Livraria. Visite-nos!

"Falta-me a disciplina dos memorialistas, a precisão nas datas, o detalhe na descrição. A mim basta-me o tempo que vou v...
17/06/2025

"Falta-me a disciplina dos memorialistas, a precisão nas datas, o detalhe na descrição. A mim basta-me o tempo que vou vivendo, e à base dos impulsos de momento, vou anotando coisas passadas e presentes. Pouco me interessa o que fiz ontem, se discuti com um familiar ou me esqueci de pagar a conta da luz que foi cortada na casa. Interessam-me as dinâmicas, o pulsar de um país novo, os acontecimentos que nos vão espantando, o desnorte na governação e a intrigante bipolaridade deste povo: por um lado a revolta armada, o apoio aos insurgentes que vão atacando vilas e aldeias com uma fúria devastadora sem memória no horizonte das nossas guerras; por outro, a revolta silenciosa, o anuir de uma decisão a não ser cumprida, o cuspir nas costas. Estas são as faces de um país que se alegrou com a independência por uns meros dois a três anos."

In: Ungulani Ba Ka Khosa, Assim Não, Senhor Presidente!, p. 133.

Disponível na Khapes, LDA - Editora e Livraria, cidade de Chimoio.

Endereço

Chimoio

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00
Sábado 08:00 - 13:00

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Khapes, LDA - Editora e Livraria publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria