18/12/2025
Quatro agentes de trânsito foram detidos na tarde de hoje pelo disparo e morte de um cidadão nigeriano nas primeiras horas desta manhã na África do Sul🇿🇦🇿🇦🇿🇦
Os agentes de trânsito, com idades entre 25 e 36 anos, são membros do Departamento Provincial de Trânsito do Noroeste (NW).
O coronel Adele Myburgh confirmou que o falecido foi identificado como Osinakachukwu Macus Onu, de 37 anos de idade, cidadão nigeriano que, segundo relatos, se encontrava legalmente no país.
Ele foi baleado e morto por volta das 03h00 de quarta-feira, 17 de dezembro, na estrada N12, em Klerksdorp.
Alega-se que ele estava a ser perseguido por quatro agentes de trânsito durante uma operação.
Durante a perseguição, o falecido terá sido baleado, e o seu veículo foi posteriormente encontrado no meio da estrada, no lado oposto da N12.
O corpo foi encontrado no meio da via.
A polícia foi notificada do incidente e respondeu de forma imediata.
À chegada ao local, constatou-se que os agentes de trânsito envolvidos já tinham abandonado a cena.
As informações recebidas e as investigações preliminares realizadas pelos detetives levaram a equipa a um local em Klerksdorp, onde as armas de fogo oficiais dos suspeitos foram apreendidas para análise balística forense.
Os suspeitos deverão comparecer ao Tribunal de Magistrados de Klerksdorp na quinta-feira, 18 de dezembro, enfrentando acusações de homicídio e obstrução da justiça.
O major-general (Dr.) Naidoo elogiou os detetives da polícia de Klerksdorp pela sua resposta rápida e eficaz.
Além disso, agradeceu a todos os que auxiliaram a polícia com informações que levaram à detenção, garantindo que a justiça seja feita.
Ele apelou aos membros da comunidade para que continuem a colaborar com a polícia no combate ao crime.