28/10/2025
                                            “Se quisermos que as Rádios Comunitárias do ICS sejam verdadeiramente a VOZ VIVA DAS COMUNIDADES, temos que continuar juntos, unidos e determinantes”-quem assim o diz é a Directora Geral do Instituto de Comunicação Social. 
Aissa Momade Ali David, falava recentemente em Lichinga, na província de Niassa, aquando da realização da sétima (VII) Reunião Nacional dos Coordenadores das Rádios e Televisões Comunitárias do ICS. 
Comovida pela afirmação que diz “Sustentabilidade começa com o que temos e cresce com o que podemos conquistar juntos”, a Directora Geral do Instituto de Comunicação Social, desafia a todos os quadros da instituição para que continuem juntos, unidos e determinantes, como forma de garantir que as Rádios Comunitárias sejam verdadeiramente a Voz Viva das Comunidades.
Segundo Aissa David, ficou claro ao longo das discussões que o futuro das Rádios e Televisões Comunitárias do ICS dependerá da capacidade de consolidar estruturas organizacionais, fortes e transparentes, investir no capital humano que passa pela valorização dos Coordenadores, Delegados e Voluntários, para além da aposta de parcerias estratégicas com instituições públicas, privadas e internacionais.
De recordar que Aissa Ali David, Directora Geral do Instituto de Comunicação Social proferia estas palavras no encerramento da sétima Reunião Nacional dos Coordenadores das RTVCs do ICS realizada nos dias 26 e 27 de Setembro último, na cidade de Lichinga, província do Niassa sob o lema “ICS, Rádios e Televisões Comunitárias, a Voz Viva das Comunidades”.         
O grau de cumprimento das recomendações da sexta Reunião Nacional das RTVCs do ICS; desafios na produção de conteúdos do IEC-Informação, Educação e Comunicação; Competências, Direitos e Regalias dos Coordenadores e Delegados Distritais; Critérios de Selecção e Retenção de Voluntários; Sustentabilidade das Rádios e Televisões Comunitárias, são alguns dos temas que dominaram a referida reunião.
Texto: Felisberto Guilima RTVC/ICS