Entre Aspas

Entre Aspas Entre Aspas é uma revista moçambicana que cruza quatro secções: (i) Artes e Cultura; (ii) Tecnologia

Entre Aspas Anos celebra hoje quatro anos…No dia 10 de Julho de 2021, nasceu a Entre Aspas, uma plataforma multimédia co...
10/07/2025

Entre Aspas Anos celebra hoje quatro anos…

No dia 10 de Julho de 2021, nasceu a Entre Aspas, uma plataforma multimédia com a ousadia de pensar e fazer diferente. Quatro anos depois, consolidamo-nos como um espaço de referência no ecossistema da comunicação moçambicana transversal.

Nestes quatro anos, Entre Aspas tem sido um espaço de encontros, debates e construção de narrativas autênticas sobre o que somos, o que fazemos e o que sonhamos como sociedade. Acreditamos na força das ideias e na urgência de contar Moçambique em todas as suas cores e vozes.

Durante este percurso, fomos construindo pontes entre linguagens, pessoas e territórios, apostando numa comunicação feita com profundidade, sensibilidade e impacto social. Hoje, celebramos com gratidão e renovamos o nosso compromisso de continuar a inspirar, informar e transformar.

Acompanhe o depoimento de Elcídio Bila, director editorial, aqui: https://youtu.be/AkwOTeIO_SA

Saiba mais em: www.entreaspas.co.mz

Para publicidade e parcerias entre em contacto:
[email protected]
(+258) 85 73 71 503



------------
Por favor, acompanhe-nos também pelo canal de WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaB2fwB9xVJcT57utG0G

Entre Aspas Anos celebra hoje quatro anos…No dia 10 de Julho de 2021, nasceu a Entre Aspas, uma plataforma multimédia com a ousadia de pensar e fazer diferen...

SAVE THE DATEA literatura e a arte ganham novas formas na Mostra de Livros de Cartão da Kuvaninga!De 31 de Julho a 02 de...
10/07/2025

SAVE THE DATE

A literatura e a arte ganham novas formas na Mostra de Livros de Cartão da Kuvaninga!

De 31 de Julho a 02 de Agosto, o Instituto Guimarães Rosa, em Maputo, acolhe a primeira edição deste evento único que celebra a criatividade, a sustentabilidade e a força das narrativas artesanais feitas com cartão reaproveitado.

Uma iniciativa que cruza literatura, expressão artística e consciência ambiental.

Iniciativa: Kuvaninga - Cartão d'arte
Produção: Tindziva - Comunicação & Ideias
Co-Produção: Innov'Art
Parceiro de Media: Entre Aspas

Artista brasileiro Mo Chakk realiza workshop para talentos emergentes em MaputoO Dj e produtor Mo Chakk une-se com a Bri...
03/07/2025

Artista brasileiro Mo Chakk realiza workshop para talentos emergentes em Maputo

O Dj e produtor Mo Chakk une-se com a Bridges for Music para organizar um workshop para talentos emergentes em Maputo. O evento terá lugar esta quinta-feira (3), às 17h30, na Incubadora de Negócios Culturais e Criativos – X-Hub.

Mo Chakk decidiu iniciar a sua semana em Moçambique, um dos países mais pobres do mundo, para ter a oportunidade de se envolver com as comunidades locais e aos talentos de base, antes de participar num stream especial do Mixmag Lab no dia 4 de Julho e da sua estreia oficial no dia 5 de Julho, num evento que muito provavelmente esgotará.

A parceria com a organização sem fins lucrativos Bridges for Music, que tem capacitado jovens talentos em todo o continente há mais de uma década, foi uma excelente maneira de assegurar que houvesse um legado relevante como parte desta relevante digressão.

A palestra terá lugar no X-Hub, um espaço para o talento criativo no coração de Maputo e é possível graças ao apoio da Mixmag, Pfwura Ndzilo e dos promotores locais SB Entertainment e Baba Prod.

Leia mais em: www.entreaspas.co.mz

“Narração nocturna”, novo romance de João Paulo Borges Coelho, chega às livrariasChegou esta segunda-feira (30), às livr...
03/07/2025

“Narração nocturna”, novo romance de João Paulo Borges Coelho, chega às livrarias

Chegou esta segunda-feira (30), às livrarias nacionais, o novo romance do escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho. Intitulado “Narração nocturna”, a obra, de 254 páginas, tem como protagonista José Fernandes Júnior, um “indígena”, que recebe de um administrador a encomenda de escrever um texto sobre a história de Chiúta.

Entretanto, ao mesmo tempo em que a personagem escreve para o administrador, uma filha rebelde desafia-lhe a imortalizar determinadas memórias “não oficiais”, as quais são narradas na calada da noite.

A figura de José Fernandes Júnior é muito curiosa, tendo em conta o contexto colonial em que muitos moçambicanos eram iletrados. A personagem contraria a regra e chega a redigir inúmeros documentos importantes, como “Divagações históricas sobre o distrito de Tete” (1944), “Nota histórica sobre o distrito de Tete” (1945), “Narração do distrito de Tete” (1956) e “Comunicação do indígena José Fernandes Júnior, residente no Posto Administrativo da Chiúta, acerca do alemão Carlos Wiese” (1958).

É justamente por José Fernandes Júnior ser um indivíduo influente entre os seus contemporâneos e ter escrito uma série de textos interessantes sobre a História que chamou a atenção de João Paulo Borges Coelho para o retratar em “Narração nocturna”.

Leia mais em: www.entreaspas.co.mz

Fauziya Fliege expõe “Moçambique para o Mundo” na ItáliaA Embaixada de Moçambique, em Roma, teve a honra de receber nest...
30/06/2025

Fauziya Fliege expõe “Moçambique para o Mundo” na Itália

A Embaixada de Moçambique, em Roma, teve a honra de receber neste sábado (29), a exposição de artes plásticas “Moçambique para o Mundo”, da autoria da artista moçambicana Fauziya Fliege. A mostra enquadra-se nas comemorações dos 50 anos da independência nacional, celebrados a 25 de Junho.

Fauziya Fliege, com um talento excepcional e uma visão única, fez a viagem de Ghana a Roma para apresentar as suas obras, que reflectem a rica cultura e a diversidade do continente africano.

A exposição é composta por 10 peças, divididas em duas colecções distintas: uma dedicada à temática atrás das máscaras, com cinco obras que buscam destacar um aspecto pouco mencionado nas artes visuais, mas fundamental: a beleza e a complexidade da experiência gestacional e a outra que celebra a “África Verde”, que reflecte a diversidade de uma África com mais vegetação e a África com menos vegetação.

“Moçambique para o Mundo” é uma exposição que não só homenageia a história do país, mas também promove uma reflexão sobre a identidade africana em um contexto global, onde a luta para prevalecer a vegetação é persistente.

Leia mais em: www.entreaspas.co.mz

Sebastião Coana expõe “Ecos da Terra” na Galeria Katara no QatarA Embaixada da República de Moçambique, no Estado do Qat...
30/06/2025

Sebastião Coana expõe “Ecos da Terra” na Galeria Katara no Qatar

A Embaixada da República de Moçambique, no Estado do Qatar, em parceria com a Katara Cultural Village Foundation, inaugurou este domingo (29) a exposição individual do artista moçambicano Sebastião Coana, intitulada “Ecos da Terra”, que estará patente até 12 de Julho na prestigiada Galeria Katara.

Composta por 18 obras inéditas, a mostra mergulha nas raízes identitárias do artista, evocando as paisagens, sons e silêncios da sua terra natal, Moçambique. As obras, de forte linguagem visual e simbólica, transformam memória e território em poesia pictórica.

A exposição insere-se nas celebrações dos 50 anos da Independência de Moçambique e dos 31 anos de relações diplomáticas com o Estado do Qatar, sendo um momento de afirmação do diálogo cultural entre os dois países.

Como gesto simbólico, Coana deixa também um mural permanente nas instalações da Katara, representando uma ponte artística entre os povos de Moçambique e do Qatar tornando-se um dos artistas internacionais seleccionados a ter sua obra naquele espaço.

Leia mais em: www.entreaspas.co.mz

Resumos de conversas? WhatsApp anunciou opção que não sabia que queriaJá todos passámos pela situação de, depois de um d...
30/06/2025

Resumos de conversas? WhatsApp anunciou opção que não sabia que queria

Já todos passámos pela situação de, depois de um dia de trabalho, ir aos nossos grupos de conversa no WhatsApp e ver dezenas (ou até mesmo centenas) de mensagens trocadas por amigos, colegas ou família e percebermos que, se quisermos perceber o que se passa, temos de ler tudo o que está para trás.

Ao entrar numa conversa e ver o número de mensagens não lidas, poderá clicar nesta informação e será activada a Meta AI - a IA da Meta que se certificará de resumir por pontos os principais elementos da conversa que está a ser tida.

O WhatsApp anunciou agora uma funcionalidade que o ajudará a ter um resumo desta conversa que perdeu. Chama-se ‘Message Summaries’ e recorre a Inteligência Artificial (IA) para gerar um resumo que, de acordo com a Meta, será criado de forma a garantir a privacidade dos utilizadores.

Leia mais em: https://entreaspas.co.mz/whatsapp7.html

Normas culturais podem influenciar o sono e a saúde? Estudos revelamO sono é fundamental para a nossa saúde. Um grande c...
30/06/2025

Normas culturais podem influenciar o sono e a saúde? Estudos revelam

O sono é fundamental para a nossa saúde. Um grande conjunto de dados associa a má qualidade do sono a doenças cardíacas, AVC's, diabetes e depressão. Também existem evidências de que hábitos de sono pouco saudáveis podem levar a disfunção sexual e que a qualidade do sono está associada ao humor.

Os Institutos Nacionais de Saúde recomendam entre sete e nove horas de sono por noite para adultos saudáveis. Mas novos estudos sugerem que esse padrão pode não ser válido em todo o mundo. Na verdade, essas investigações indicam que normas e expectativas culturais influenciam a quantidade de sono que as pessoas precisam para terem uma saúde ideal.

De acordo com o Centro Bronfenbrenner de Investigação Translacional, da Universidade Cornell, é importante entender a grande variedade de práticas de sono à volta do mundo.

Os japoneses, por exemplo, têm uma das menores durações de sono, com uma média de apenas sete horas por noite; além disso, têm uma prática cultural conhecida como 'inemuri' - sestas curtas em público ou no trabalho.

Leia mais em: https://entreaspas.co.mz/sono.html

Descubra os hábitos que estão a escurecer a suas axilas e como evitá-losJá se sentiu inibido em levantar os braços por t...
30/06/2025

Descubra os hábitos que estão a escurecer a suas axilas e como evitá-los

Já se sentiu inibido em levantar os braços por ter as axilas mais escuras? A verdade é que é algo que pode acontecer e existem hábitos que estão a levar a esta situação. Pode pensar que está a fazer tudo de forma correcta, mas a verdade é que está a ficar com a zona debaixo dos braços de certa forma danificada.

Numa altura em que pode andar com roupa mais fresca, larga e até mais despido na praia, as axilas acabam por ser um ponto que deixa mais à mostra. Assim, é provável que as queira ter bem apresentadas e evitar algum desconforto que possa sentir.

Segundo o website Only My Health, tal pode dever-se à forma como está a retirar os pêlos, por exemplo, mas existem mais motivos pelos quais esta zona está a ficar assim.

Leia mais em: https://entreaspas.co.mz/axilas.html

Conserva Mabu: comunidades em acção pela biodiversidade na ZambéziaO Monte Mabu, na província da Zambézia, destaca-se co...
27/06/2025

Conserva Mabu: comunidades em acção pela biodiversidade na Zambézia

O Monte Mabu, na província da Zambézia, destaca-se como um dos locais de maior valor ecológico em Moçambique. Com uma altitude máxima de cerca de 1700 metros e uma floresta de montanha que cobre 7880 hectares, esta região alberga espécies novas para a ciência, possui uma alta taxa de endemismo e inclui espécies listadas na Lista Vermelha da IUCN.

Devido à sua importância ecológica e cultural, é essencial declarar a floresta do Monte Mabu como uma área de conservação comunitária com gestão efectiva.

No âmbito do PROMOVE Biodiversidade, o Projecto de Apoio à Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Comunitário do Monte Mabu, foram criados 11 comités comunitários e foi estabelecida a unidade de gestão, associação conhecida como Conserva Mabu.

Criada em 2023 e sediada em Nangazi, a Conserva Mabu representa os 11 comités comunitários locais na gestão da Floresta de Mabu. Esta unidade de gestão tem se destacado pelo seu engajamento nas actividades de conservação do Monte Mabu entre as quais a delimitação da área proposta para a Área de Conservação Comunitária totalizando 9300 ha.

Leia mais em: https://www.entreaspas.co.mz/mabu.html

Moçambique destaca importância da Inteligência Artificial ética e inclusiva Moçambique está presente no III Fórum Global...
27/06/2025

Moçambique destaca importância da Inteligência Artificial ética e inclusiva

Moçambique está presente no III Fórum Global da UNESCO sobre a Ética da Inteligência Artificial (IA), que decorre de 24 a 27 de Junho de 2025, em Banguecoque, Tailândia, para partilhar a sua visão e estratégias no desenvolvimento e governação de uma IA responsável e adaptada às realidades locais.

Durante o evento, o país destacou a importância de transformar a IA num motor de desenvolvimento sustentável e inclusivo, enfrentando os principais desafios que têm marcado esta área no contexto das economias emergentes.

O país foi representado pelo PCA do INTIC, Lourino Chemane, que abordou as dificuldades associadas à escassez de competências especializadas, às lacunas nas infra-estruturas digitais e à limitada disponibilidade de dados estruturados e de qualidade, especialmente nas áreas de saúde, agricultura e turismo.

Os riscos ligados à segurança Cibernética e à protecção de dados, assim como a ausência de um quadro regulatório específico para a IA, foram igualmente destacados como questões prioritárias para garantir uma adopção segura e eficaz desta tecnologia.

Leia mais em: https://www.entreaspas.co.mz/ia.html

Féling Capela é curador da exposição do jubileu de ouro da Independência de MoçambiqueO fotojornalista Féling Capela é c...
27/06/2025

Féling Capela é curador da exposição do jubileu de ouro da Independência de Moçambique

O fotojornalista Féling Capela é curador da exposição “50 Anos de Vozes, Imagens e Memórias: A Alquimia do Tempo em Nós”, inaugurada esta quarta-feira (25) no Centro Cultural Moçambique-China pelo Presidente da República, Daniel Francisco Chapo.

“Gostei imenso da mostra e da curadoria muito bem conseguida, pois retrata a nossa história com tanta sensibilidade, gostei, parabéns”, referiu o chefe de Estado após apreciar a exposição.

O Presidente Chapo destacou ainda o valor simbólico da mostra. “Esta exposição é um tributo à nossa capacidade de transformar desafios em conquistas”.

Com 18 anos de carreira no Jornal Notícias e passagens como director cultural do Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA), o curador transformou máquinas antigas, jornais e registos áudio visuais em narrativas vivas da resistência moçambicana.

Leia mais em: https://www.entreaspas.co.mz/feling.html

Endereço

Avenida Ahmed Sekou Touré, N. º 1941
Manhiça
1000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 20:00
Terça-feira 08:00 - 20:00
Quarta-feira 08:00 - 20:00
Quinta-feira 08:00 - 20:00
Sexta-feira 08:00 - 20:00
Sábado 08:00 - 20:00

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Entre Aspas publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Entre Aspas:

Compartilhar