25/10/2025
PESOE 2026: Governo quer recuperar 100 mil hectares de terrenos ociosos(sem ocupação)
O Governo anunciou que pretende recuperar 100 mil hectares de terrenos ociosos(sem ocupação) até ao fim de 2026, no âmbito da implementação do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) para o próximo ano.
A decisão poderá estar relacionada com as recentes ocupações de terrenos por populares em diversas províncias, incluindo os bairros de Tsalala, Matola-Gare, Mathlemele, Machava-Sede, Siduava e Matola-Rio, nas cidades de Maputo e Matola, onde extensas áreas desocupadas foram tomadas para fins habitacionais.
De acordo com o documento do PESOE, o Governo prevê recuperar 15 mil hectares no primeiro trimestre, 25 mil hectares no segundo e 30 mil hectares no terceiro e quarto trimestres, totalizando 100 mil hectares até Dezembro de 2026. O custo estimado para esta operação é de 9 milhões de meticais.
A minha pergunta é: Porque antes de essas terras serem ocupadas pela população para fins habitacionais, o governo não pensou de recuperá-las? Sou depois de serem ocupadas pela população o governo pensa em recuperar essas terras, se os chineses estivessem a ocupar essas terras, o governo pensaria em recuperá-las?
E ainda continua:
Além desta iniciativa, o executivo planeia financiar a construção de 100 casas destinadas ao reassentamento das famílias da lixeira do Hulene, um projecto avaliado em 45 milhões de meticais, a ser executado no quarto trimestre de 2026, na província de Maputo... Continua
Além dessa iniciativa?? Significa que o a iniciativa do governo é de recuperar essas terras, não é exatamente de construir às 100 casas destinadas ao reassentamento das famílias da lixeira do hulene, isto é, a construção dessas 100 casas é um outro plano do governo, não é o principal objetivo, o principal objetivo é só de recuperar essas terras, pois estão ocupadas pela população.
Fonte: https://cartamz.com/destaque/47059/pesoe-2026-governo-quer-recuperar-100-mil-hectares-de-terr