Jornal Magazine Independente

  • Home
  • Jornal Magazine Independente

Jornal Magazine Independente Bem-vindo ao Facebook do Jornal Magazine Independente- Semanário Líder de mudanças.

 !
24/06/2025

!

🥳Queremos transformar seu aniversário em uma celebração inesquecível!🥳🎉🎊🎉Faça parte da nossa página dedicada aos anivers...
17/06/2025

🥳Queremos transformar seu aniversário em uma celebração inesquecível!🥳🎉🎊🎉
Faça parte da nossa página dedicada aos aniversariantes e torne seu dia memorável. Entre em contacto connosco através do numero 84 279 3140 ou pelo nosso WhatsApp 87 768 4840, enviando a foto e uma dedicatória de aniversário. Garanta o seu lugar especial no nosso Jornal. Seu dia merece ser comemorado em grande estilo! 🕺🕺💃

O partido FRELIMO, que governa Moçambique desde a proclamação da Independência Nacional em 1975, decidiu abrir-se ao “es...
17/06/2025

O partido FRELIMO, que governa Moçambique desde a proclamação da Independência Nacional em 1975, decidiu abrir-se ao “escrutínio” interno e externo, 63 anos depois da sua criação, para olhar o passado, o presente e perspetivar o futuro.

Entre os painelistas, o Presidente Honorário da FRELIMO e antigo estadista moçambicano (1986–2005), Joaquim Chissano, acusou o Ocidente de estar a financiar “rios de dinheiro” para destruir Moçambique, de forma a impedir o seu avanço rumo ao desenvolvimento.

No entanto, o académico Hélder Jauna denunciou que, dentro da FRELIMO, há divisões profundas, lutas internas pelo poder, uso de dinheiro para comprar posições e até assassinato de caráter entre membros.

Diante dos desafios que enfrentamos, será que não está na hora de, juntos, olharmos com coragem para dentro e para fora, e nos perguntarmos: o que realmente está a travar o desenvolvimento de Moçambique — as pressões externas ou as fragilidades internas?

O Procurador-Geral da República, Américo Letela, defende a aprovação de uma legislação específica que puna o bloqueio da...
06/05/2025

O Procurador-Geral da República, Américo Letela, defende a aprovação de uma legislação específica que puna o bloqueio das vias com a intenção criminosa ou de prejudicar o funcionamento normal da economia e o impedimento da livre circulação de pessoas. Letela disse na Assembleia da República que o direito à manifestação é constitucional, mas também a Lei-mãe preserva o direito de outrem que não é manifestante. A proposta de lei surge após Moçambique viver manifestações violentas que incidiram, entre outros, em bloqueios de estradas e da fronteira de Ressano Garcia, uma das principais vias de movimentação de pessoas e bens com a África do Sul.

Será que a criação de uma lei contra o bloqueio de estradas representa um avanço na proteção da ordem pública ou um risco à liberdade de expressão e protesto?

Disponivel em todas as bancas!
29/04/2025

Disponivel em todas as bancas!

Celebra-se hoje, 11 de Abril, o Dia do Jornalista Moçambicano, uma data que reconhece a importância de quem informa, que...
11/04/2025

Celebra-se hoje, 11 de Abril, o Dia do Jornalista Moçambicano, uma data que reconhece a importância de quem informa, questiona, investiga e dá voz à sociedade.

Deixamos aqui a nossa saudação especial a todos os jornalistas moçambicanos, especialmente aos do MAGAZINE Independente, que têm demonstrado garra, profissionalismo e compromisso com a verdade.

Que este dia sirva para reforçar a nobre missão que é ser Jornalista.
🎤🧾🖥️📷🎊

O governo e nove partidos políticos assinaram, há dias, em Maputo, o Compromisso Político Nacional para um Diálogo Inclu...
11/03/2025

O governo e nove partidos políticos assinaram, há dias, em Maputo, o Compromisso Político Nacional para um Diálogo Inclusivo, uma iniciativa que traz os termos de referência para o debate nacional, que culminará com a refundação do Estado moçambicano, cujo processo poderá durar, no máximo, dois anos.

A reflexão vai incidir na necessidade de reformar o sistema político, a justiça e o sistema eleitoral, buscando um outro modelo, bem como a promoção e despartidarização das instituições públicas.

Aliás, o investigador e sociólogo Luca Bussotti considera que Moçambique pode ter todas as reformas possíveis, mas, se não houver do lado da Frelimo alguma disponibilidade em ceder o poder, se os eleitores assim o decidirem, a situação não vai melhorar. "Escolher os próprios interlocutores não é uma boa metodologia de trabalho. Se o Venâncio Mondlane foi o candidato presidencial com mais votos na oposição, ele devia ser envolvido desde o primeiro minuto da negociação", defende Bussotti.

O antigo edil de Nacala e ex-membro da Renamo, Raul Novinte, apoiante de Venâncio Mondlane, colocou a boca no trombone, ...
11/02/2025

O antigo edil de Nacala e ex-membro da Renamo, Raul Novinte, apoiante de Venâncio Mondlane, colocou a boca no trombone, em resposta ao rompimento de acordo entre VM7 e o partido PODEMOS, revelando que já previa esta situação, isto porque esta organização política é por si considerada um partido da esquerda e não vai com os ideais da direita defendidos pelo autoproclamado "Presidente do povo". "Eu tentei parar o engenheiro Venâncio Mondlane para não materializar o acordo com o PODEMOS. Foi uma total precipitação. Eu dizia sem papas na língua que o PODEMOS pode ser um aliado da Frelimo, um 'filho deles'," declarou Novinte, sublinhando que "avisei o engenheiro Venâncio do erro que cometia ao celebrar acordo com 'filho da Frelimo'."
Em jeito de reação, o porta-voz do PODEMOS, Duclécio Chico, disse que a decisão de rompimento do acordo, agora tornada pública por meio das redes sociais, não é surpreendente.

!

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) divulgou hoje, 24 de Outubro de 2024, os resultados das eleições realizadas no dia...
24/10/2024

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) divulgou hoje, 24 de Outubro de 2024, os resultados das eleições realizadas no dia 09 de Outubro, confirmando a vitória do partido FRELIMO, tendo obtido nas eleições presidenciais 70.67% de votos. Embora o partido FRELIMO tenha assegurado a maioria dos votos, o anúncio dos resultados ocorre em meio a um clima de tensão crescente no país, marcado por manifestações violentas e profundas alegações de irregularidades eleitorais.

A insatisfação popular explodiu, em grande parte, após o assassinato do advogado Elvino Dias e de Paulo Guambe, ambos pertencentes ao partido PODEMOS. Esses homicídios ocorreram antes mesmo da divulgação dos resultados oficiais, alimentando acusações de repressão política e desencadeando uma onda de protestos. A maioria dos cidadãos afirma que esses assassinatos estão relacionados à tentativa de silenciar vozes críticas e intimidar a oposição.

As manifestações, que começaram como atos de luto e protesto pacífico, rapidamente escalaram para confrontos entre manifestantes e forças policiais. A polícia usou gás lacrimogéneo e balas de borracha contra o candidato do PODEMOS, Venancio Mondlane, intensificando o caos e a indignação popular. Jornalistas que cobriam os eventos também foram alvo da repressão, o que gerou ainda mais críticas sobre o desrespeito às liberdades de expressão e de imprensa.

Além da violência nas ruas, foi convocada uma greve de dois dias, marcada para hoje e amanhã, 24 e 25 de Outubro. A greve, apoiada por membros da oposição, visa denunciar não apenas os assassinatos, mas também as alegações de fraude e manipulação do processo eleitoral.

Com a divulgação dos resultados e o cenário atual de tensão, qual é o vosso parecer em relação à forma como o processo eleitoral foi conduzido?

Address


Opening Hours

Monday 07:30 - 17:30
Tuesday 07:30 - 17:30
Wednesday 07:30 - 17:30
Thursday 07:30 - 17:30
Friday 07:30 - 17:30

Telephone

+258877684840

Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Jornal Magazine Independente posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Jornal Magazine Independente:

  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share