Entre Aspas

Entre Aspas Entre Aspas é uma revista moçambicana que cruza quatro secções: (i) Artes e Cultura; (ii) Tecnologia

22/09/2025
22/09/2025

Está a acontecer, neste momento, a conferência de abertura da Semana Mundial do Turismo

Estamos ao vivo na página oficial da Entre Aspas, a cobrir as incidências do Lançamento da Semana Mundial do Turismo, qu...
22/09/2025

Estamos ao vivo na página oficial da Entre Aspas, a cobrir as incidências do Lançamento da Semana Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de Setembro sob o lema “Turismo e Transformação Sustentável”.

O acto será dirigido pelo Director Nacional do Turismo e com participação do sector privado, representado por diversas associações do ramo.

Bom diaBoa semana!
22/09/2025

Bom dia
Boa semana!

Entre Aspas TalksELLPUTODJ e ProdutorEis o nosso segundo orador da Mesa Redonda sobre “Arte como linguagem de identidade...
19/09/2025

Entre Aspas Talks

ELLPUTO
DJ e Produtor

Eis o nosso segundo orador da Mesa Redonda sobre “Arte como linguagem de identidade e transformação social”, segundo evento de conversa promovido pela Revista Entre Aspas, que responde ao seguimento Cultura & Arte, a ter lugar no dia 24 de Outubro de 2025, às 18h00, no Restaurante Mar à Vista, em Maputo.

Entradas gratuitas!

Para participar e parcerias:
+258 85 73 71 503
[email protected]

Moreira Chonguiça lança “Na ku randza”, música de homenagem a Gito BalóiO renomado músico, empreendedor, estratega e con...
19/09/2025

Moreira Chonguiça lança “Na ku randza”, música de homenagem a Gito Balói

O renomado músico, empreendedor, estratega e conceptualizador de marketing e embaixador cultural moçambicano, Moreira Chonguiça, apresenta hoje (19), “Na ku randza”, o segundo lançamento da sua trilogia musical (tributo à grande lenda da música Gito Baloi), que homenageia os artistas mais influentes de Moçambique neste ano marcante dos 50 anos de independência.

Moreira Chonguiça conta com a participação do vocalista moçambicano em ascensão Pauleta Muholove na música Na ku randza (“Amo-te” em changana), que é uma reinterpretação sincera do clássico do falecido Gito Baloi – uma das vozes musicais mais queridas de Moçambique e de África e co-fundador do icónico trio sul-africano de World Music Tananas.

Esta versão reimaginada preserva a alma do original de Gito Baloi, ao mesmo tempo que lhe dá a sensibilidade distintiva das capacidades de produção de Moreira Chonguiça e a vibrante arte vocal e rítmica de Pauleta Muholove. A colaboração une gerações, misturando legado e inovação para celebrar a riqueza cultural duradoura de Moçambique.

Leia mais em: www.entreaspas.co.mz

Último eclipse solar do ano traz desafios para cinco signos. É um deles?Depois da Lua de Sangue, mais um eclipse promete...
18/09/2025

Último eclipse solar do ano traz desafios para cinco signos. É um deles?

Depois da Lua de Sangue, mais um eclipse promete trazer mudanças para alguns signos. Este domingo, 21 de Setembro, acontece o último eclipse solar do ano. Certamente haverá pessoas com pena de não o conseguirem ver, contudo, podem acabar por ser afectados por esta mudança nos astros.

Segundo o “Oh La Lá”, são cinco os signos mais afectados por estas alterações e pelo eclipse que dá o pontapé de saída para a nova estação do ano.

“Este eclipse não se trata apenas de procurar a perfeição, mas sim de nos conectarmos com a vulnerabilidade para que possamos ouvir-nos, registrar o que está errado connosco e encorajar a fazer as mudanças diárias que nos impulsionam a viver mais alinhados com a nossa versão actual e nossos objectivos futuros”, começam por dizer.

Leia mais em: www.entreaspas.co.mz

Moçambique inicia preparativos para Censo Nacional de Elefantes e de Grandes MamíferosRealizou-se, semana passada, na Ci...
18/09/2025

Moçambique inicia preparativos para Censo Nacional de Elefantes e de Grandes Mamíferos

Realizou-se, semana passada, na Cidade de Maputo, o Seminário de Planificação do Censo Nacional de Elefantes e Grandes Mamíferos, um encontro híbrido que contou com a participação de 86 pessoas, dos quais 51 de forma presencial e 35 de forma virtual.

O Censo Nacional de Elefantes será realizado de 20 de Setembro a 30 de Outubro do corrente ano, em todo o território nacional, e será conduzido pelo Centro de Estudos de Agricultura e Gestão de Recursos Naturais (CEAGRE) em parceria com a BassAir Aviation.

A iniciativa é liderada pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), em colaboração com a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), e com financiamento do Governo da Suécia. Conta ainda com o apoio de diversas instituições, com destaque para a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Durante a abertura, Director-Geral Adjunto da ANAC, Severiano Khoy destacou a relevância deste exercício para avaliar o estado actual da população de elefantes e dos grandes mamíferos no país. Por outro lado, realçou que “Moçambique tem procurado consolidar mecanismos inovadores para a conservação da biodiversidade, e este censo é uma oportunidade única de obter dados robustos que orientem políticas e medidas eficazes para conservar e promover e uso sustentável da fauna bravia.”

Leia mais em: www.entreaspas.co.mz

ADIN e MozParks unem-se para impulsionar crescimento industrial no Norte de MoçambiqueA Agência de Desenvolvimento Integ...
18/09/2025

ADIN e MozParks unem-se para impulsionar crescimento industrial no Norte de Moçambique

A Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) e a MozParks Holding pretendem acelerar a industrialização nas províncias do norte de Cabo Delgado, Nampula e Niassa. A iniciativa, Parques do Norte, tem como objectivo aproveitar o vasto potencial da indústria extractiva da região para impulsionar a criação de empregos, atrair investimento e fortalecer as cadeias de valor locais.

“Parques do Norte é um passo decisivo para desbloquear o potencial do Norte de Moçambique, através da criação de polos de fornecedores que irão gerar empregos e atrair investimento de longo prazo”, afirmou Onório Manuel, Diretor-Geral da MozParks.

Através desta parceria, a ADIN irá apoiar a MozParks no estabelecimento de parques industriais e aldeias para PME estrategicamente localizados em torno de projectos âncora nos sectores da energia, mineração e agroindústria. Estes pólos permitirão que pequenas e médias empresas (PME) participem directamente em cadeias de valor de grande escala, ao mesmo tempo que criam oportunidades para a juventude através de estágios, formação profissional e programas de empreendedorismo.

O Presidente da ADIN, Jacinto Loureiro, destacou que a MozParks é uma organização local, tal como a ADIN, com a missão de promover o desenvolvimento económico do país. Trabalhando em conjunto, as duas instituições podem alcançar muito mais em benefício da população da região norte e das empresas locais, tendo a industrialização como pilar central desta transformação.

Leia mais em: www.entreaspas.co.mz

Crónica ao Remna: um homem fino e de melodias melancólicas Já tinha recebido um comunicado do meu amigo Gil Gune sobre u...
18/09/2025

Crónica ao Remna: um homem fino e de melodias melancólicas

Já tinha recebido um comunicado do meu amigo Gil Gune sobre um concerto intimista de um tal de Remna ao lado de Stewart Sukuma. Fiz o que o meu bom amigo queria – publicar a matéria na “Entre Aspas”. Quando recebi o texto, curiosamente, o termo “tesouro africano”, referindo-se ao guineense, prendeu-me os sentidos por alguns minutos, mas dispensei tal acto. Pensei comigo mesmo: é esta mania de querermos que os nossos eventos sejam bem-vistos.

Em algum momento, não sei a que procura, cruzei-me com Gune a arrumar o palco do X-Hub, ou, pelo menos, fingindo tal exercício, e o tranquilizei sobre a publicação do seu texto. Não pelo Remna, claro, mas por ele próprio. Sobre Remna não sabia nada, até àquela altura. Fiz uma visita rápida à internet, mas era urgente publicar aquilo que (já) tinha, porque o concerto seria para a noite do mesmo dia, 16 de Setembro.

As poucas coisas que descobri, nesta minha curiosidade jornalística, foi o seu apelido (e um par de músicas): Schwarz. Mas achei que fosse outra pessoa. Este apelido até estava algures no comunicado de Gune, mas, não sei porquê, preferi pensar que fosse outra pessoa. Como é possível um Schwarz de Guiné Bissau? Deve ter havido um engano. Só pode. Respondeu-me o meu subconsciente – nunca me deixa na mão.

Voltei ao escritório, ali mesmo no X-Hub (sim, Entre Aspas é um dos projectos em incubação criativa) e ignorei qualquer movimento do outro lado. Não via a hora de terminar as minhas tarefas e me escapulir. Estava exausto. Transpirando cansaço. Para além de “Entre Aspas”, nesta minha penosa rotina, cruzam-se Tindziva e Kuvaninga, para além de uma infinidade de pragas, ou melhor, ideias.

Leia mais em: www.entreaspas.co.mz

Entre Aspas TalksPAK NDJAMENADirector ArtísticoEis o nosso primeiro orador da Mesa Redonda sobre “Arte como linguagem de...
18/09/2025

Entre Aspas Talks

PAK NDJAMENA
Director Artístico

Eis o nosso primeiro orador da Mesa Redonda sobre “Arte como linguagem de identidade e transformação social”, segundo evento de conversa promovido pela Revista Entre Aspas, que responde ao seguimento Cultura & Arte, a ter lugar no dia 24 de Outubro de 2025, às 18h00, no Restaurante Mar à Vista, em Maputo.

Entradas gratuitas!

Para participar e parcerias:
‪+258 85 73 71 503‬
[email protected]

Endereço

Avenida Ahmed Sekou Touré, N. º 1941
Maputo
1000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 20:00
Terça-feira 08:00 - 20:00
Quarta-feira 08:00 - 20:00
Quinta-feira 08:00 - 20:00
Sexta-feira 08:00 - 20:00
Sábado 08:00 - 20:00

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Entre Aspas publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Entre Aspas:

Compartilhar