Revista Banca e Seguros

Revista Banca e Seguros A Revista B&S, é uma revista focalizada nos sectores de banca, seguros e mercado de capitais.

O Banco de Moçambique (BdM) projecta uma "recuperação gradual" da actividade económica para 2026, alicerçada principalme...
06/11/2025

O Banco de Moçambique (BdM) projecta uma "recuperação gradual" da actividade económica para 2026, alicerçada principalmente em projectos "estruturantes" nas áreas de gás natural e minas. A garantia é de que o saldo das reservas internacionais do país também se manterá em "níveis confortáveis" conforme noticiado pela Lusa.
A perspectiva foi partilhada pelo governador do banco central, Rogério Zandamela, durante a abertura do 50.º Conselho Consultivo do BdM, que decorre na cidade de Pemba, em Cabo Delgado. Segundo Zandamela, as projecções para 2026 e o médio prazo indicam uma retoma "sustentada pela implementação de projectos estruturantes em áreas estratégicas e pela melhoria das condições internas de produção".
O governador adiantou ainda que as projecções da inflação apontam para a manutenção de níveis de um dígito no curto e médio prazo. Contudo, Zandamela não deixou de sublinhar a persistência de desafios relevantes, tanto a nível interno como externo.

O Governo aprovou, esta terça-feira (04), a Estratégia de Gestão da Dívida de Médio Prazo (2025-2029). Este instrumento ...
06/11/2025

O Governo aprovou, esta terça-feira (04), a Estratégia de Gestão da Dívida de Médio Prazo (2025-2029). Este instrumento visa estabelecer um quadro prudente para o endividamento público, equilibrando o custo e o risco, com o objectivo de satisfazer as necessidades de financiamento do Estado e garantir a sustentabilidade da dívida no médio e longo prazo.
A aprovação da Estratégia surge num contexto em que a dívida pública tem demonstrado um crescimento contínuo, especialmente a nível interno. A nova estratégia procura, assim, fortalecer a credibilidade da política económica através de uma gestão mais rigorosa e previsível do endividamento.
Durante a mesma Sessão Ordinária, o Conselho de Ministros apreciou também informações relativas ao Relatório de Petições, Queixas e Recomendações tramitadas no primeiro Semestre de 2025, bem como os resultados das recentes reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM).

O Governo anunciou, esta quarta-feira (5), em Belém do Pará, Brasil, que irá formalmente pressionar as economias mais po...
06/11/2025

O Governo anunciou, esta quarta-feira (5), em Belém do Pará, Brasil, que irá formalmente pressionar as economias mais poluentes a aumentar o financiamento e o apoio técnico aos países mais vulneráveis às alterações climáticas durante a COP30. A proposta foi apresentada pelo ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP), Roberto Albino.
O País participa na Cimeira sobre Mudanças Climáticas (COP30) com uma delegação chefiada pelo Presidente da República, Daniel Chapo, que será um dos oradores nos painéis “Clima e Natureza: Florestas e Oceanos” e “Dez anos do Acordo de Paris: Contribuições Nacionalmente Determinadas e Financiamento”.
De acordo com o ministro, a proposta não é apenas um apelo, mas sim um direito. “Somos dos que menos poluem, mas sofremos mais. Precisamos de solidariedade e de justiça climática para reconstruir as nossas infra-estruturas e garantir um futuro sustentável”, declarou Albino.

Moçambique pagou em três meses mais de 41 milhões de dólares (equivalente a 2,642.389.416,00 Meticais) à China pelo serv...
05/11/2025

Moçambique pagou em três meses mais de 41 milhões de dólares (equivalente a 2,642.389.416,00 Meticais) à China pelo serviço da dívida, que lidera entre os credores bilaterais do país, de acordo com um relatório sobre a gestão do Ministério das Finanças,

O relatório sublinha que o serviço da dívida à China foi a que mais pesou nas contas nacionais em três meses, de Janeiro a Março, com 35,51 milhões de dólares em amortizações e 6,77 milhões de dólares em juros.
A dívida de Moçambique à China ascendia por seu turno, no final de Junho, a 1.347 milhões de dólares, o maior credor bilateral e apenas ultrapassada, nos credores multilaterais, pelo IDA (Associação Internacional de Desenvolvimento), do Grupo Banco Mundial, com 2.980 milhões de dólares. E até no final do primeiro semestre representava, 15% do total do endividamento externo de Moçambique, que ascendia então a 9.825 milhões de dólares.

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) está a intensificar as acções de sensibilização para que os seus funcion...
05/11/2025

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) está a intensificar as acções de sensibilização para que os seus funcionários encarem a aposentação como uma nova etapa da vida e não o seu fim, marcada por oportunidades para projectos pessoais rentáveis e dedicação à família e à comunidade. O objectivo é promover acções que incentivam os trabalhadores a planearem este estágio com equilíbrio financeiro, físico e emocional.
A mensagem foi reforçada pela Directora do Seguro Social do INSS, Hermenegilda Carlos, na passada segunda-feira (03), durante a cerimónia de abertura de um seminário sobre a aposentação, que decorre na cidade de Quelimane, província da Zambézia, onde está a capacitar um grupo de 60 funcionários, com idades compreendidas entre os 40 e 45 anos.
A instituição sustenta a sua intervenção na crença de que “envelhecer com dignidade é um direito de todos”. O objectivo é essencialmente transformar a percepção da aposentação, de um termo da carreira, para uma conquista e uma “nova jornada repleta de possibilidades”.

GOVERNO PREVÊ GASTAR 7,4% DO PIB EM 2026 COM AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA O Governo prevê alocar 122,7 mil milhões de m...
05/11/2025

GOVERNO PREVÊ GASTAR 7,4% DO PIB EM 2026 COM AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA
O Governo prevê alocar 122,7 mil milhões de meticais (1,9 mil milhões de dólares) ao serviço da dívida pública em 2026, um valor que equivale a 7,4% do Produto Interno Bruto (PIB) projectado para o mesmo ano. Os dados constam dos documentos de suporte ao Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) 2026, actualmente em apreciação na Assembleia da República, segundo informou a agência Lusa esta terça-feira (4) .
Do montante total, 67,6 mil milhões de meticais (1,05 mil milhões de dólares) serão destinados ao pagamento de juros e 55,1 mil milhões de meticais (857 milhões de dólares) à amortização do capital da dívida. Este valor representa um ligeiro aumento face aos 120,6 mil milhões de meticais (1,8 mil milhões de dólares) orçamentados para 2025, que representavam 7,8% do PIB estimado para esse ano.
Entretanto, os encargos com juros da dívida, que representam 4,1% do PIB , mantêm-se estáveis em termos proporcionais, sustentados por um esforço de consolidação fiscal.

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM, S.A.) e a Associação Moçambicana de Juízes (AMJ) assinaram a 30 de Outubro, um Me...
04/11/2025

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM, S.A.) e a Associação Moçambicana de Juízes (AMJ) assinaram a 30 de Outubro, um Memorando de Entendimento visando garantir a celeridade e a eficácia das decisões do judiciário, particularmente no que concerne aos litígios no âmbito de valores mobiliários. O Presidente do Conselho de Administração da BVM, S.A., Pedro Frederico Cossa, enfatizou a dimensão estratégica desta aliança. Segundo Cossa, a parceria possibilita a "qualificação recíproca dos profissionais de ambas instituições em domínios fundamentais" e que o acordo vai além da formalidade, representando uma oportunidade para transformar o sector financeiro do país:
"O acordo representa uma oportunidade para transformar qualitativamente o mercado de capitais moçambicano, permitindo que a BVM, S.A. e a AMJ assumam protagonismo na defesa de reformas estruturais e possibilitando que o mercado financeiro realize plenamente, o seu potencial como instrumento de inclusão económica e democratização do acesso aos benefícios do progresso nacional," disse Pedro Cossa.
Por sua vez, o presidente da AMJ, Esmeraldo Matavele, defendeu que a solidez da justiça é um pilar para o progresso. Matavele frisou que "não há desenvolvimento sustentável sem uma justiça sólida", vendo o memorando como o início de uma cooperação institucional inédita:
"A assinatura deste memorando representa uma convergência entre dois pilares fundamentais de um Estado moderno, ajudando a reforçar a transparência e a integridade do sistema financeiro nacional. Esperamos que o acordo seja capaz de gerar conhecimento, formar magistrados, prevenir litígios e consolidar ainda mais o Estado de direito democrático em Moçambique," defendeu Matavele.

A dívida pública interna de Moçambique registou um crescimento acentuado de 37.081,2 milhões de Meticais nos primeiros n...
04/11/2025

A dívida pública interna de Moçambique registou um crescimento acentuado de 37.081,2 milhões de Meticais nos primeiros nove meses de 2025. De acordo com o Balanço do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) 2025, referente ao Terceiro Trimestre, o stock da dívida interna atingiu 444.076,8 milhões de Meticais a 30 de Setembro de 2025, um aumento significativo face aos 406.995,6 milhões de Meticais registados no final de 2024.
A maior fatia da dívida gerada neste período deve-se aos Bilhetes de Tesouro, que produziram uma dívida de 228.680,1 milhões de Meticais, embora 200.757,8 milhões de Meticais deste valor já tenham sido amortizados. As Obrigações do Tesouro representavam o maior peso na dívida interna, com 14,8% do total.

O Governo inaugurou esta segunda-feira, 03 de Novembro, no município da Matola, a estrada Khongolote–N1. A infraestrutur...
04/11/2025

O Governo inaugurou esta segunda-feira, 03 de Novembro, no município da Matola, a estrada Khongolote–N1. A infraestrutura, construída no âmbito do Projecto MOVE, teve um custo de 278 milhões de meticais (cerca de 4,35 milhões de dólares), financiados pelo Banco Mundial.
O investimento abrangeu melhorias significativas, como a instalação de um sistema de drenagem, sinalização (vertical e horizontal), passeios, lombas, iluminação pública e baías seguras para peões. O objectivo central é melhorar a mobilidade, acessibilidade e segurança urbana na região metropolitana da Matola.

Endereço

Avenida 24 De Julho, Nº 2096, Prédio Progresso, 6º Andar
Maputo

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Revista Banca e Seguros publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Revista Banca e Seguros:

Compartilhar

Categoria