Revista Banca e Seguros

Revista Banca e Seguros A Revista B&S, é uma revista focalizada nos sectores de banca, seguros e mercado de capitais.

O Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, dirige esta segunda-feira, 22 de Dezembro, a ceri...
22/12/2025

O Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, dirige esta segunda-feira, 22 de Dezembro, a cerimónia de lançamento da primeira pedra da futura fábrica de montagem de telemóveis e equipamentos electrónicos em Moçambique. O projecto, da autoria da empresa Moz-Source, representa um investimento de cerca de três milhões de dólares norte-americanos e assinala um passo histórico no processo de industrialização tecnológica do país.

Numa fase inicial, a produção da Moz-Source estará focada em telemóveis de diversas gamas, incluindo modelos 2G e 4G, bem como computadores portáteis. Numa etapa subsequente, a unidade prevê alargar a sua produção a pequenos electrodomésticos. De acordo com as projecções actuais, a entrada em funcionamento desta fábrica poderá reduzir as importações anuais de telemóveis em cerca de 15%, promovendo a substituição gradual de produtos importados e respondendo às necessidades do mercado nacional e regional.

A TechnipFMC - uma empresa global de petróleo e gás franco-americana, domiciliada no Reino Unido, que fornece serviços p...
22/12/2025

A TechnipFMC - uma empresa global de petróleo e gás franco-americana, domiciliada no Reino Unido, que fornece serviços para a indústria de energia — formalizou a assinatura de um contrato de Engenharia, Aquisição, Construção e Instalação (EPCI) avaliado em aproximadamente 500 milhões de dólares para o projecto Coral Norte. A iniciativa marca a segunda Plataforma Flutuante de Gás Natural Liquefeito (FLNG) liderada pela petrolífera italiana Eni na Área 4 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.
O contrato prevê que a TechnipFMC fabrique e instale dutos, risers flexíveis, manifolds e umbilicais submarinos — componentes essenciais para a conexão entre o leito marinho e a superfície.
A nova unidade contará com seis poços de produção e infraestrutura de liquefação em alto-mar, espelhando o sucesso da plataforma Coral Sul, que opera desde 2022.

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) reuniu, na passada sexta-feira (19 de Dezembro), mais de 50 parceiros so...
22/12/2025

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) reuniu, na passada sexta-feira (19 de Dezembro), mais de 50 parceiros sociais num seminário em Tete para divulgar as vantagens do Decreto de perdão de dívidas. A medida estabelece o perdão de multas e a redução de juros de mora para empresas e trabalhadores por conta própria com dívidas ao sistema de segurança social.
De acordo com o governo, a aprovação deste decreto visa, sobretudo, “aliviar” o sector privado e reanimar a economia nacional. Ao regularizar a situação contributiva das empresas, a medida permite, restituir direitos que garantem que os trabalhadores prejudicados por dívidas acumuladas voltem a ter acesso pleno aos benefícios da segurança social.
Além disso, a medida reduz a pressão financeira sobre os empregadores, facilitando a manutenção dos postos de trabalho actuais e sobretudo, cria um ambiente económico mais favorável à geração de novas oportunidades de emprego.

Caro leitor, receba em anexo o nosso Boletim Diário, um produto da Revista Banca&Seguros. Estaremos juntos de segunda a ...
19/12/2025

Caro leitor, receba em anexo o nosso Boletim Diário, um produto da Revista Banca&Seguros. Estaremos juntos de segunda a sexta-feira.
Boa leitura. 📖

https://issuu.com/bancaesegurosmz/docs/boletim_banca_seguros_19.12.2025

Welcome to Issuu’s blog: home to product news, tips, resources, interviews (and more) related to content marketing and publishing.

O Moza Banco defendeu publicamente em Maputo a adopção de uma abordagem colaborativa para impulsionar a transformação di...
19/12/2025

O Moza Banco defendeu publicamente em Maputo a adopção de uma abordagem colaborativa para impulsionar a transformação digital no sector bancário nacional. Durante o fórum BFSI Moçambique, a instituição destacou o papel estratégico das parcerias tecnológicas como uma ferramenta essencial para a inovação, modernização dos serviços e o fortalecimento da inclusão financeira no país.
A posição foi detalhada por Stélio Matias, director de Sistemas e Tecnologias de Informação do Moza Banco, que sublinhou que a evolução tecnológica não pode ser alcançada de forma isolada. Segundo o responsável, é fundamental que exista uma conjugação de esforços entre as instituições financeiras, as startups, as empresas tecnológicas e o próprio Governo para que os resultados sejam abrangentes.

O director avançou ainda que o Moza Banco pretende evoluir para um modelo de banca como plataforma, com o objectivo de aproximar os serviços dos utilizadores e permitir a participação aberta de parceiros sob uma visão de open banking.

O Governo projecta que a economia nacional cresça 2,8% em 2026. Esta projecção representa uma recuperação face aos 1,6% ...
19/12/2025

O Governo projecta que a economia nacional cresça 2,8% em 2026. Esta projecção representa uma recuperação face aos 1,6% previstos para 2025, ano marcado pelos impactos económicos das manifestações violentas ocorridas após as eleições de 2024. Anunciou o Presidente da República, Daniel Chapo, na quinta-feira 18 de Dezembro, na Assembleia da República, durante a apresentação do Informe Anual sobre o Estado da Nação.
No âmbito, Chapo detalhou que este crescimento será impulsionado pelos sectores de serviços, agricultura e, predominantemente, pelas exportações de Gás Natural Liquefeito (GNL) nas províncias de Inhambane e Cabo Delgado.
Para sustentar a retoma, o Governo trabalha com os seguintes indicadores para o próximo ciclo, exportações estimadas em 8.436 milhões de dólares, uma inflação Média de 3,7% e reservas Internacionais fixadas em 3.234 milhões de dólares (garantindo 4,4 meses de importações).

O Governo aprovou nos primeiros nove meses deste ano, 290 projectos de investimento, avaliados em cerca de 1,8 mil milhõ...
19/12/2025

O Governo aprovou nos primeiros nove meses deste ano, 290 projectos de investimento, avaliados em cerca de 1,8 mil milhões de dólares, capazes de criar 36 557 postos de trabalho. Esse número de projectos aprovados de Janeiro a Setembro incorpora um subprograma dos sectores de comércio e serviços, o correspondente a 90,6% da meta semestral e 68% da meta anual planificada, contra um total de 237 projectos aprovados no mesmo período de 2024.
A informação foi tornada pública pelo ministro da Economia, Basílio Muhate, durante a cerimónia de abertura do primeiro Conselho Coordenador da instituição, que decorre na cidade da Matola, província de Maputo.
Muhate avançou ainda que, no âmbito da operacionalização da Linha de Crédito Especial de Apoio à Comercialização Agrícola, foram financiados 18 intervenientes, num montante de 608 mil dólares, nas províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula, no norte, e Manica, no centro. Para Basílio Muhate, estes avanços reforçam o papel transformador da plataforma na modernização administrativa, na atracção de investimentos e na dinamização da economia nacional.

Caro leitor, receba em anexo o nosso Boletim Diário, um produto da Revista Banca&Seguros. Estaremos juntos de segunda a ...
18/12/2025

Caro leitor, receba em anexo o nosso Boletim Diário, um produto da Revista Banca&Seguros. Estaremos juntos de segunda a sexta-feira.
Boa leitura. 📖

https://issuu.com/bancaesegurosmz/docs/boletim_banca_seguros_18.12.2025

Welcome to Issuu’s blog: home to product news, tips, resources, interviews (and more) related to content marketing and publishing.

Caro leitor, receba em anexo o nosso Boletim Diário, um produto da Revista Banca&Seguros. Estaremos juntos de segunda a ...
17/12/2025

Caro leitor, receba em anexo o nosso Boletim Diário, um produto da Revista Banca&Seguros. Estaremos juntos de segunda a sexta-feira.
Boa leitura. 📖

https://issuu.com/bancaesegurosmz/docs/boletim_banca_seguros_17.12.2025

Welcome to Issuu’s blog: home to product news, tips, resources, interviews (and more) related to content marketing and publishing.

A Mozal S.A. confirmou, hoje (16) que irá suspender as operações na sua fundição de alumínio em Moçambique a partir do d...
16/12/2025

A Mozal S.A. confirmou, hoje (16) que irá suspender as operações na sua fundição de alumínio em Moçambique a partir do dia 15 de Março de 2026. A informação consta de um comunicado de imprensa citado pelo jornal O País.
De acordo com a nota, a Mozal não conseguiu garantir o fornecimento de electricidade suficiente e a preços competitivos para continuar com as operações após esta data. A electricidade a preços competitivos é essencial para a continuidade das operações de qualquer fundição de alumínio, uma vez que representa um dos seus maiores custos, explica a empresa na nota.
Segundo a Mozal, encontrar uma solução tornou-se ainda mais difícil devido às condições de seca que afectam a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), principal fornecedora de energia da Mozal. Historicamente, a maior parte da electricidade para a Mozal tem sido gerada pela HCB, mas as condições de seca significaram que também foi necessária uma quantidade significativa de electricidade proveniente da Eskom, na África do Sul, com custos mais elevados, pode-se ler no comunicado. Diante deste cenário, a Mozal decidiu não adquirir as matérias-primas necessárias para continuar a produção após Março de 2026.
O presidente da Mozal, Samuel Samo Gudo, diz que a empresa compreende como o anúncio é difícil para os trabalhadores da empresa e para os parceiros em Moçambique.
“O foco imediato da Mozal é a segurança e o bem-estar das suas pessoas, bem como a suspensão segura e ordenada das operações na fundição em Março de 2026”, disse Samuel Samo Gudo, citado no comunicado.

Caro leitor, receba em anexo o nosso Boletim Diário, um produto da Revista Banca&Seguros. Estaremos juntos de segunda a ...
16/12/2025

Caro leitor, receba em anexo o nosso Boletim Diário, um produto da Revista Banca&Seguros. Estaremos juntos de segunda a sexta-feira.
Boa leitura. 📖

https://issuu.com/bancaesegurosmz/docs/boletim_banca_seguros_16.12.2025

Welcome to Issuu’s blog: home to product news, tips, resources, interviews (and more) related to content marketing and publishing.

A Noruega disponibilizou um financiamento de 2,5 milhões de euros à Electricidade de Moçambique (EDM), empresa estatal, ...
16/12/2025

A Noruega disponibilizou um financiamento de 2,5 milhões de euros à Electricidade de Moçambique (EDM), empresa estatal, para reforçar a infraestrutura eléctrica do país e garantir o fornecimento de energia a populações afectadas por catástrofes naturais.
O apoio foi formalizado na última sexta-feira (12) em Maputo, através da assinatura de um Acordo de Cooperação que visa especificamente aumentar a resiliência da rede eléctrica nacional face a eventos climáticos extremos.
O embaixador da Noruega em Maputo, Egil Thorsas, sublinhou o objectivo do financiamento, afirmando que se destina a “garantir interrupções mais curtas, restauração mais rápida do abastecimento e um serviço mais fiável para a população de Moçambique”.

Endereço

Avenida 24 De Julho, Nº 2096, Prédio Progresso, 6º Andar
Maputo

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Revista Banca e Seguros publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Revista Banca e Seguros:

Compartilhar

Categoria