13/07/2022
Duas Caras é um dos maiores nomes do Hip-Hop moçambicano. Seu nome oficial é Hermínio Chissano. Nasceu a 30 de Agosto de 1978, e é filho de Vicente Chissano e Henriqueta Mate.
Passou a infância no bairro do Aeroporto, uma zona periférica da cidade de Maputo. Por estar sempre a ver aviões, nasceu nele o sonho de um dia pilotá-los. Já na adolescência, passou por dois “mundos”: quando ia à cidade brincava com miúdos de classe alta e cobiçava todos brinquedos que eles tinham, e quando voltava à casa encontrava as dificuldades da periferia.
Embora os pais o tenham colocado em boas escolas, Hermínio não nutria muita simpatia pela escola, passava as aulas a desenhar. Nunca chegou a gostar das disciplinas de ciências exactas, como a matemática e física, tanto que nunca conseguiu tirar notas acima de 15 valores nos te**es (as notas em Moçambique variam entre 0 e 20 valores). Por esse aspecto, levou muitas “reguadas”. Ainda tentou compensar com disciplinas como Português e História, mas até hoje acredita que se os pais lhe tivessem matriculado numa escola técnica, onde pudesse desenhar, teria sido um bom aluno, pois já com 12 anos fazia muitos cartoons.
O interesse pela música surgiu nos meados da década de 90, quando ouviu uma música de Will Smith que falava de cowboys. Já o gosto pelo rap começou em 1994, quando ouviu uma faixa de Snoop Dog e Dr.Dre. A partir daí começou a copiar as letras das músicas e cantava em inglês, mesmo sem saber o significado das letras.
Enquanto jovem, sempre sereno e introvertido, decidiu desabafar e expressar-se criativa-mente através do rap. Começou em 1997 e com Denny OG, Dj Damost, Stuped Man e N´Star formou o agrupamento “Tropas do Futuro”. Depois que o grupo se desintegrou formou a Gpro com Djo e Cem Paus (ex-Stuped Man). Em 2003, o agrupamento lançou de forma independente o álbum “Um passo em frente”, no qual Duas Caras mostrou uma linha de RAP consciente e educativa que muitos não conheciam. Com rimas elaboradas cheias de metáforas re