É News24

É News24 🌍 A É News24 traz notícias na ponta do teu dedo! 📰 Fique por dentro dos destaques sobre política, cultura, desporto, tecnologia e muito mais.

Aqui, discutimos e refletimos sobre os acontecimentos que moldam o nosso mundo. 🔍 Junte-se a nós!

Mateus Saize é o novo ministro da JustiçaO Presidente da República, Daniel Chapo, nomeou ontem, 30 de Janeiro, Mateus da...
30/01/2025

Mateus Saize é o novo ministro da Justiça

O Presidente da República, Daniel Chapo, nomeou ontem, 30 de Janeiro, Mateus da Cecília Finiasse Saize para o cargo de Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, completando, finalmente, o seu Conselho de Ministros.

Mateus Saize, nascido em Mungari, distrito de G**o, província de Manica, é doutorado em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane. O até agora juiz conselheiro do Conselho Constitucional foi docente de Direito das Sociedades (Comerciais), Regulação do Sector Financeiro e Direito das Instituições Financeiras nos cursos de mestrado em Direito e Economia e Gestão na Universidade Zambeze entre 2013 e 2014.

Silva Livone torna-se secretário de Estado

No mesmo despacho presidencial, Daniel Chapo nomeou secretários de Estado para as 10 províncias do País. Na zona norte, o destaque vai para Silva Livone, o actual secretário-geral da OJM, que foi nomeado secretário de Estado na província do Niassa, enquanto Plácido Pereira e Fernando de Sousa assumem as mesmas funções em Nampula e Cabo Delgado, respectivamente.

A nível da zona centro, as escolhas de Chapo recaíram sobre Cecília Chamutota, secretária de Estado em Sofala; Lourenço Lindole, secretário de Estado em Manica; Cristina Mafumo, secretária de Estado em Tete; e Avelino Muchine, secretário de Estado na Zambézia.

Por sua vez, as províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, na zona sul, foram confiadas a Vicente Joaquim, Jaime Neto e Bendita Lopes, respectivamente.

Iraquiano que queimava Alcorão em público encontrado morto na SuéciaA polícia de Estocolmo disse que um homem na casa do...
30/01/2025

Iraquiano que queimava Alcorão em público encontrado morto na Suécia

A polícia de Estocolmo disse que um homem na casa dos 40 anos foi morto a tiros e que cinco pessoas estão atualmente presas

A polícia sueca confirmou o assassinato do refugiado iraquiano e ativista anti-islâmico Salwan Momika na noite de quarta-feira.

Momika, que tinha cerca de 40 anos e ficou famoso por seus eventos regulares de queima do Alcorão, foi morto a tiros, de acordo com a polícia de Estocolmo.

“Cinco pessoas foram presas durante a noite em conexão com o incidente do assassinato”, disse Anna Westberg, do centro de mídia da polícia de Estocolmo, ao Middle East Eye.

“A polícia recebeu o alarme às 23h11. Um promotor foi designado para o caso, e a polícia está cooperando com eles na investigação em andamento”, acrescentou Westberg.

Vídeos amplamente divulgados de seus eventos causaram revolta generalizada em seu Iraque natal, levando a uma disputa diplomática entre Bagdá e Estocolmo.

Enquanto os críticos condenaram os eventos de queima do Alcorão de Momika como incitação, o ativista assassinado os defendeu como atos de liberdade de expressão.

As postagens recentes de Momika na plataforma de mídia social X incluíam memes antimuçulmanos, apoio à campanha militar de Israel em Gaza e pedidos de doações para sua defesa legal em um caso de incitação que ele enfrentou na Suécia.

“Hoje, a segunda sessão do meu julgamento em Estocolmo começará sobre a acusação de incitação movida contra mim pelo promotor público por causa da minha crítica ao islamismo. Vocês podem me apoiar e me ajudar a economizar dinheiro para pagar os honorários do advogado”, Momika postou no X em 16 de janeiro.

Defensora do fim da migração muçulmana para a Europa, Momika era uma figura controversa entre os iraquianos na diáspora.

Najlaa Jassim, uma mulher iraquiana de 40 anos que mora em Istambul, disse ao MEE: “Primeiro, sou contra matar pessoas, e o Alcorão é um livro sagrado celestial que não pode ser tocado. Sou contra atacar religiões.”

O assassinato provavelmente aumentará as tensões entre os governos europeus e os movimentos anti-imigração ascendentes que também se opõem à migração de muçulmanos para a Europa.

𝐅𝐢𝐥𝐢𝐩𝐞 𝐍𝐲𝐮𝐬𝐢 𝐜𝐨𝐛𝐢ç𝐚 𝐭𝐨𝐦𝐚𝐫 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐬𝐢 𝐚 𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐭𝐨𝐜𝐨𝐥𝐚𝐫 𝐝𝐚 𝐏𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐥𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨O ex-Presidente da República, Filip...
30/01/2025

𝐅𝐢𝐥𝐢𝐩𝐞 𝐍𝐲𝐮𝐬𝐢 𝐜𝐨𝐛𝐢ç𝐚 𝐭𝐨𝐦𝐚𝐫 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐬𝐢 𝐚 𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐭𝐨𝐜𝐨𝐥𝐚𝐫 𝐝𝐚 𝐏𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐥𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨

O ex-Presidente da República, Filipe Nyusi, parece ter fortes intenções, e já expressas, de tomar para si a residência protocolar destinada a Presidente da Assembleia da República, na cidade de Maputo.

Avança o semanário Evidências que, na qualidade de antigo alto dirigente do Estado, Nyusi goza de regalias como direito a residência e gabinete protocolares. Parece que ainda não os tem e, ainda na semana passada, esteve hospedado na casa de hóspedes, na Ponta Vermelha, antes de, supostamente, seguir para Nampula e Cabo Delgado, onde tem residências e interesses empresariais.

A cobiçada residência protocolar da AR, que deve ser ocupada pela nova inquilina, Margarida Talapa, está a um minuto da Presidência da República, do outro lado da Av. Julius Nyerere. Ocupa o perímetro da Av. Kwame Nkrumah até à esquina com a Av. Armando Tivane, a mesma que a separa da igreja Santo António da Polana. A referida residência – cuja intenção é torná-la num gabinete do antigo PR – tem um muro de separação com a residência protocolar para a figura de Primeiro-Ministro.

O jornal dá ainda conta que Nyusi manteve para si a residência protocolar onde residiu enquanto Ministro da Defesa, antes de subir à Ponta-Vermelha. A casa sita na Av. Do Zimbabué, na cidade de Maputo.

Dado que, Margarida Talapa, a Presidente da AR, reside na sua residência e ainda não ocupou a casa protocolar, o Estado vê-se na obrigação de pagar um subsídio de renda a Talapa, enquanto não ocupar a casa a si destinada ou se lhe for atribuída outra protocolar.

Fonte: (Jornal Evidências)

𝐎𝐬𝐬𝐮𝐟𝐨 𝐌𝐨𝐦𝐚𝐝𝐞 𝐧ã𝐨 𝐩𝐞𝐧𝐬𝐚 𝐞𝐦 𝐝𝐞𝐦𝐢𝐭𝐢𝐫-𝐬𝐞 𝐝𝐚 𝐥𝐢𝐝𝐞𝐫𝐚𝐧ç𝐚 𝐝𝐚 𝐑𝐞𝐧𝐚𝐦𝐨A Renamo perdeu o estatuto de maior partido da oposição para...
30/01/2025

𝐎𝐬𝐬𝐮𝐟𝐨 𝐌𝐨𝐦𝐚𝐝𝐞 𝐧ã𝐨 𝐩𝐞𝐧𝐬𝐚 𝐞𝐦 𝐝𝐞𝐦𝐢𝐭𝐢𝐫-𝐬𝐞 𝐝𝐚 𝐥𝐢𝐝𝐞𝐫𝐚𝐧ç𝐚 𝐝𝐚 𝐑𝐞𝐧𝐚𝐦𝐨

A Renamo perdeu o estatuto de maior partido da oposição para o PODEMOS, partido que aproveitou a popularidade de Venâncio Mondlane para eleger 48 deputados nas Eleições Legislativas.

A derrota no pleito eleitoral, realizado em Outubro de 2024, ressuscitou os velhos problemas no seio da perdiz, ou seja, a contestação da liderança de Ossufo Momade. Entretanto, apesar da querela, Momade diz que não se vai deixar influenciar por um grupinho de pessoas, vincado que vai dirigir os destinos daquela formação política nos próximos cincos anos.

“Não podemos generalizar e dizer a um grupo de pessoas desmobilizados. Eu também sou desmobilizado. Eu combati e estava lado a lado com o presidente Dhlakama. Só para o vosso conhecimento, realizamos o Congresso no ano passado e não temos cinco anos. Depois do Congresso tenho o direito de governar o partido por cinco anos. Agora, um grupinho de pessoas vir a sede nacional e exigir alguma coisa é normal porque temos abertura para que cada um diga aquilo que vem no coração, mas isso não pode contrariar aquilo que é o pensamento dos nossos órgãos e eles é que decidem o futuro do partido”, disse Ossufo Momade numa entrevista concedida ao DW.

Apesar da ascensão do PODEMOS, força política que antes de abraçar a candidata presidencial de Venâncio Mondlane era um mero desconhecido, Momade garante que a Renamo continua a ser o segundo maior partido em Moçambique.

“A Renamo perdeu o estatuto de maior partido da oposição devido a fraude que todo mundo acompanhou. Observadores nacionais e internacionais viveram essa fraude na tomada de posse do presidente Chapo. Não estiveram vários representantes de muitos países para dizer que eles não estão de acordo com estes resultados assim como a Renamo e outros partidos da oposição que não estão a concordar com esses resultados. Para dizer que nós não podemos ser desprezados e levar um partido que nunca existiu para segundo plano. A Renamo é o segundo maior partido em Moçambique. Podemos ter 28 deputados na Assembleia da República, mas aquilo que é a posição da Renamo é o segundo partido do país”.

De lembrar que a Renamo vai, entre 07 e 08 de Março, em Vilankulo, Província de Inhambane, realizar o Conselho Nacional e a situação política do partido será um dos pontos de agenda.

𝐅𝐫𝐞𝐥𝐢𝐦𝐨 𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐢𝐧𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐫 𝐯𝐚𝐧𝐝𝐚𝐥𝐢𝐬𝐦𝐨 𝐝𝐞 𝐛𝐞𝐧𝐬 𝐞 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢ç𝐨𝐬 𝐩ú𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐞…𝐚 𝐩𝐮𝐧𝐢çã𝐨 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐜𝐡𝐞𝐠𝐚𝐫 𝐚 𝟐𝟓 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐩𝐫𝐢𝐬ã𝐨Decorrente d...
30/01/2025

𝐅𝐫𝐞𝐥𝐢𝐦𝐨 𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐢𝐧𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐫 𝐯𝐚𝐧𝐝𝐚𝐥𝐢𝐬𝐦𝐨 𝐝𝐞 𝐛𝐞𝐧𝐬 𝐞 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢ç𝐨𝐬 𝐩ú𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐞…𝐚 𝐩𝐮𝐧𝐢çã𝐨 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐜𝐡𝐞𝐠𝐚𝐫 𝐚 𝟐𝟓 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐩𝐫𝐢𝐬ã𝐨

Decorrente do estágio sócio-político actual do país após as eleições gerais de 2024, que é caracterizado por vandalização de bens e serviços públicos por populares, as relações jurídicas exigem uma nova abordagem legislativa”.

Este é o primeiro parágrafo da fundamentação do primeiro Projecto de Lei elaborado pela Frelimo, no arranque da X Legislatura da Assembleia da República. Denominado Projecto de Lei “dos crimes de vandalismo de bens e serviços públicos”, o documento visa, de acordo com a fundamentação, “contribuir para a protecção e preservação do património público contra actos de vandalismo que geram um impacto negativo para a economia e para a qualidade de vida dos cidadãos”.

Composto por 26 artigos, o Projecto, que já foi submetido ao Parlamento, penaliza, entre outras acções, a destruição e subtracção de bens públicos; a destruição e subtracção de meios de transporte, de infra-estruturas hídricas, eléctricas e de saneamento; e a “promoção” do vandalismo do bem e serviço público.

O documento, que já começou a ser alvo de chacota nas redes sociais, define o vandalismo como “toda a acção da qual resulta a remoção, danif**ação ou destruição voluntária e ilícita de bens públicos, bem como a obstrução ou perturbação propositada do funcionamento de serviços públicos”.

Por isso, de acordo com o Projecto, quem praticar actos de vandalismo de bem público, perturbar ou frustrar a prestação de serviço público será punido com uma pena de prisão de 5 a 10 anos.

“Quem, com intenção de se apropriar, subtrair para si ou para outrem, coisa móvel pública ou destinada a serviço público, é punido com a pena de prisão de: a) 3 a 7 anos, se o valor do bem for diminuto [que não excede metade do salário mensal mais baixo da Função Pública]; b) 7 a 10 anos, se o valor do bem for elevado [que excede 100 vezes o salário mensal mais baixo da Função Pública]; e c) 10 a 15 anos, se o valor do bem for consideravelmente elevado [que exceder 500 vezes o do salário mínimo mensal da Função Pública]”, propõe a Frelimo.

O Projecto submetido pela Frelimo sugere também uma pena de 10 a 15 anos de prisão a quem causar dano numa infra-estrutura náutica, ferroviária ou rodoviária ou a um meio de transporte náutico, ferroviário ou rodoviário públicos.

“É punido com a pena de prisão de 5 a 10 anos aquele que: a) danif**ar ou destruir o património de uma instituição de educação, saúde ou de ensino; e b) subtrair bens pertencentes à instituição de educação, saúde ou de ensino”, acrescenta.

Para além de p***s de prisão a serem aplicadas a pessoas singulares, o Projecto inclui também p***s aplicáveis a pessoas colectivas. “A pessoa colectiva que praticar, promover ou facilitar qualquer dos crimes previstos na presente Lei é punida com multa de até 900 dias ou com a pena de dissolução, nos termos previstos na Lei Penal”, estabelece.

Entre os agentes praticantes do crime de vandalismo previstos no Projecto está o chamado “facilitador do vandalismo de bens públicos”, que, de acordo com definição estampada no documento, “é uma pessoa singular ou colectiva conectada com os agentes do vandalismo e que financia, viabiliza, facilita ou impulsiona a actividade de vandalismo de bens ou serviços públicos”.

Por isso, “aquele que, individual ou colectivamente, financiar, incitar, impulsionar ou promover a actividade de vandalismo de bens ou serviços públicos é punido com a pena de prisão de 10 a 15 anos”. Porém, “se se tratar de infra-estruturas ou meios de transportes rodoviários, ferroviários e náuticos públicos, a pena é de 20 a 25 anos de prisão”.

Refira-se que o Projecto de Lei da Frelimo nasce a propósito das recentes manifestações populares, convocadas pelo ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane em protesto contra os resultados eleitorais considerados fraudulentos. Os protestos resultaram na morte de mais de 300 pessoas, na sua maioria civis chacinados pela Polícia da República de Moçambique, e na destruição de bens públicos e privados.

Fonte (Carta)

Paul Kagame diz que Ruanda está preparado para um confronto com a África do Sul, se necessárioO presidente do Ruanda, Pa...
30/01/2025

Paul Kagame diz que Ruanda está preparado para um confronto com a África do Sul, se necessário

O presidente do Ruanda, Paul Kagame, declarou que o país está pronto para lidar com um possível confronto com a África do Sul. A afirmação surge após conversas com o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, sobre a situação no leste da República Democrática do Congo (RDC). Kagame criticou declarações públicas de autoridades sul-africanas, afirmando que contêm distorções e ataques deliberados.

Kagame fez questão de esclarecer pontos importantes sobre a atuação militar na região. Segundo ele, a Força de Defesa de Ruanda é um exército legítimo, e o SAMIDRC — força autorizada pela SADC — não deveria estar envolvido na situação, uma vez que age como força beligerante em operações ofensivas. Além disso, destacou que essa presença militar prejudicou os processos de paz e deslocou a força regional da Comunidade da África Oriental.

O presidente ruandês negou que Ramaphosa tenha feito qualquer “aviso” e esclareceu que os soldados sul-africanos mortos na região foram vítimas das FARDC, e não do grupo M23. Kagame frisou que Ruanda está aberto a soluções pacíf**as, mas não hesitará em responder a um eventual confronto.
"…Se a África do Sul quiser contribuir para soluções pacíf**as, isso é muito bom, mas a África do Sul não está em posição de assumir o papel de pacif**adora ou mediadora. E se a África do Sul preferir o confronto, Ruanda lidará com o assunto nesse contexto a qualquer momento", escreveu o presidente do Ruanda em um longo texto na redes sociais.

𝐃𝐚𝐧𝐢𝐞𝐥 𝐂𝐡𝐚𝐩𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚 𝐡𝐨𝐣𝐞 𝐧𝐚 𝐂𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐞𝐱𝐭𝐫𝐚𝐨𝐫𝐝𝐢𝐧á𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐒𝐀𝐃𝐂 𝐞𝐦 𝐇𝐚𝐫𝐚𝐫𝐞O Presidente da República, Daniel Chapo, particip...
30/01/2025

𝐃𝐚𝐧𝐢𝐞𝐥 𝐂𝐡𝐚𝐩𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚 𝐡𝐨𝐣𝐞 𝐧𝐚 𝐂𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐞𝐱𝐭𝐫𝐚𝐨𝐫𝐝𝐢𝐧á𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐒𝐀𝐃𝐂 𝐞𝐦 𝐇𝐚𝐫𝐚𝐫𝐞

O Presidente da República, Daniel Chapo, participa hoje, quinta-feira (30), na Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, a decorrer em Harare, na República do Zimbabué.

Segundo uma nota da presidência da República, a reunião irá avaliar a situação de segurança no leste da República Democrática do Congo, face à recente escalada de violência na província de Goma, assim como obter informações sobre a Missão da SADC na RDC.

Os Chefes de Estado e de Governo irão, igualmente, deliberar sobre as medidas a serem implementadas com vista ao restabelecimento da paz e estabilidade naquela região.

Avião e helicóptero militar colidem e caem em Washington, nos EUAUm avião comercial e um helicóptero militar colidiram n...
30/01/2025

Avião e helicóptero militar colidem e caem em Washington, nos EUA

Um avião comercial e um helicóptero militar colidiram no ar em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, na noite desta quarta-feira (29).

Equipes de buscas trabalham com botes e helicópteros no Rio Potomac, nas proximidades do aeroporto, onde teria caído o avião. Até a publicação desta reportagem, 18 corpos haviam sido resgatados. Não havia registro de sobreviventes, até então.

A agência de notícias Associated Press afirmou que o helicóptero fazia um voo de treinamento no momento do acidente.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em comunicado que está monitorando a situação e pediu orações. "Fui informado sobre o terrível acidente que acabou de ocorrer no Aeroporto Nacional Reagan", afirmou. "Estou monitorando a situação e fornecerei detalhes à medida que surgirem."

Colisão pouco antes do pouso
O avião envolvido na colisão é um Bombardier CRJ700, com capacidade para 65 pessoas e utilizado para voos regionais. De acordo com as autoridades, era um voo da American Airlines que partiu de Wichita, no Kansas, com destino a Washington.

A batida aconteceu quando o avião estava a poucos metros da pista, momentos antes de pousar. A American Airlines confirmou que se trata de uma aeronave da companhia e disse que irá se manifestar assim que tiver mais informações.

O helicóptero é um modelo Sikorsky UH-60 Black Hawk, usado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos. Segundo o Exército americano, nenhum militar sênior estava a bordo.

Todos os pousos e decolagens foram suspensos no aeroporto, que f**a a ap***s 6 km do centro de Washington, D.C., onde está a Casa Branca.

CHAPO EXORTA JUÍZES CONSELHEIROS A GARANTIREM JUSTIÇA CÉLERE E ÍNTEGRAO Presidente da República, Daniel Chapo, destacou ...
29/01/2025

CHAPO EXORTA JUÍZES CONSELHEIROS A GARANTIREM JUSTIÇA CÉLERE E ÍNTEGRA

O Presidente da República, Daniel Chapo, destacou hoje a necessidade de uma justiça mais célere, eficiente e transparente, ao empossar os novos Juízes Conselheiros do Tribunal Administrativo (TA), a quem orientou a pautarem pela ética, compromisso e integridade no exercício das suas funções.

Durante a cerimónia de posse de Arquimedes João Francisco Varimelo, Ivan Agnelo Maluarte Pedro, Milagre João Manhique e Justino Felizberto Justino ao cargo de Juiz Conselheiro do TA, o Mais Alto Magistrado da nação reforçou o compromisso do Governo em fortalecer a Jurisdição Administrativa e consolidar a independência do sistema judiciário.

"A vossa nomeação é um testemunho do mérito e da competência que devem nortear o crescimento na carreira profissional", afirmou o Presidente Chapo, sublinhando que os novos magistrados reforçarão a Jurisdição Administrativa, e enfatizou que esta posse vai impulsionar a implementação do IV Plano Estratégico e Operacional (PLACOR IV) do Tribunal Administrativo, fortalecendo o sistema judiciário nacional.

O Chefe de Estado reafirmou ainda o compromisso do Governo em garantir um sistema de justiça independente e acessível, frisando a necessidade de criação do Tribunal de Contas e da transformação do Tribunal Administrativo em Supremo Tribunal Administrativo. "Vamos trabalhar juntos para garantir que o plano estratégico do Tribunal Administrativo seja cumprido integralmente", assegurou, mencionando o aumento do quadro de funcionários, a capacitação contínua dos magistrados e a expansão da infra-estrutura do Tribunal.

O governante alertou, igualmente, para o crescimento do número de processos administrativos, fiscais e aduaneiros, justif**ando a urgência no reforço do corpo de juízes..
No fim do seu discurso, o Presidente Daniel Francisco Chapo apelou à ética, ao compromisso e à integridade dos empossados. "O povo confia em vós. Honrem o compromisso assumido hoje com dedicação, transparência e responsabilidade", concluiu, demonstrando confiança de que os novos Juízes Conselheiros contribuirão signif**ativamente para a modernização e eficiência da justiça moçambicana.

DEPUTADOS EXORTADOS A CONTRIBUIR PARA A PACIFICAÇÃO DO PAÍS A presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, i...
29/01/2025

DEPUTADOS EXORTADOS A CONTRIBUIR PARA A PACIFICAÇÃO DO PAÍS

A presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, instou aos deputados da RENAMO e do MDM a contribuir para a pacif**ação da sociedade moçambicana para que esta possa se orgulhar das conquistas do país.

Durante o seu discurso Talapa refere a necessidade de os deputados usarem as suas energias para colaborarem na valorização da independência nacional, soberania, unidade nacional, justiça e da democracia.

Margarida Talapa falava, nesta quarta-feira (29), na sede do Parlamento moçambicano, em Maputo, durante o acto de posse dos deputados que "gazetaram" no dia 13 de janeiro do ano em curso.

"Todos somos chamados a encorajar aos nossos compatriotas para exercerem os seus direitos sem afectar os direitos dos seus semelhantes. A nossa forma de ser e estar deve ser exemplo. A Assembleia da República deve ser a digna representante de todos os moçambicanos, independentemente da cor, raça, s**o, origem étnica, lugar de nascimento, estado civil dos pais, profissão ou opção politica".

Na ocasião, os deputados foram felicitados pela presidente da AR pelo gesto de tomada de posse deste grupo para o cumprimento do mandato de 5 anos.

Talapa quer que a Assembleia da República seja a casa de excelência do debate político para a geração de consensos, convivência harmoniosa, respeitando as cores partidárias de cada um.

Foram ao todo empossados 27 deputados da RENAMO e sete do MDM, num acto testemunhado pelos chefes das Bancadas Parlamentares da FRELIMO e do PODEMOS.

MACRON GARANTE APOIAR CHAPO NA SUA JORNADA Daniel Chapo, recebeu nesta terça-feira (29) uma mensagem de felicitações end...
29/01/2025

MACRON GARANTE APOIAR CHAPO NA SUA JORNADA

Daniel Chapo, recebeu nesta terça-feira (29) uma mensagem de felicitações endereçada pelo seu homólogo francês, Emmanuel Macron, pela sua eleição como 5º Presidente da República de Moçambique, manifestando apoio na sua governação.

Segundo uma nota do Gabinete de Imprensa da Presidência da República a qual o Jornal Moçambique teve acesso, o estadista francês congratula por poder fortalecer, junto do Presidente Chapo, a relação bilateral já existente.

“Este é o caso do domínio económico onde os nossos intercâmbios se densif**am, e no domínio do investimento solidário onde a Agência Francesa de Desenvolvimento está a implementar 31 projectos num montante total de 368 milhões de euros. A nossa cooperação em matéria de segurança marítima encontra-se também reforçada com o acordo intergovernamental de defesa assinado em Dezembro de 2023".

Macron espera que, sob a liderança de Chapo, após os desafios recentes enfrentados no país, o governo consiga responder às aspirações de todos os moçambicanos, assegurando ainda a disponibilidade da França para apoiar o país.

Na mesma senda o Chefe de estado recebeu uma mensagem de felicitações endereçada do Rei da Suécia, Carl Gustaf R., expressando votos de bem-estar e felicidades para o povo moçambicano, desejando sucessos no exercício das funções.

MONDLANE REFUTA OS “RUMORES” DE SER PRESIDENTE DA RENAMO, SUCEDENDO OSSUFO MOMADEO presidente eleito pelo povo moçambica...
29/01/2025

MONDLANE REFUTA OS “RUMORES” DE SER PRESIDENTE DA RENAMO, SUCEDENDO OSSUFO MOMADE

O presidente eleito pelo povo moçambicano, Venâncio Mondlane, concedeu, nesta quarta-feira, uma entrevista exclusiva ao programa Balanço Geral, da TV Miramar, apresentado por Jorge Matavel.

Durante a entrevista, Jorge Matavel questionou Mondlane sobre a possibilidade de regressar à Resistência Nacional de Moçambique (RENAMO) e assumir a liderança do partido, sucedendo Ossufo Momade no Congresso Nacional, agendado para os dias 7 e 8 de março, na província de Inhambane.

Circulam informações nos bastidores políticos de que Mondlane teria recebido um convite para ocupar o mais alto cargo dentro da RENAMO. De acordo com membros da própria organização, o seu regresso seria visto como uma oportunidade de revitalizar o partido, que atravessa um período de desafios internos e fragilidade estrutural.

A possível liderança de Mondlane tem gerado intensos debates, tanto entre as bases da RENAMO quanto no cenário político nacional. Muitos veem sua figura como um catalisador de mudanças, capaz de imprimir uma nova dinâmica à organização, enquanto outros apontam para a complexidade de sua relação com a estrutura partidária.

Entretanto, ao ser confrontado directamente sobre esses rumores, Venâncio Mondlane foi categórico ao negar qualquer intenção de retornar à RENAMO, muito menos de disputar a presidência do partido. Em suas palavras, esclareceu que mantém uma relação cordial com o Presidente da RENAMO, Ossufo Momade, mas que não vê espaço para assumir tal responsabilidade.

“Em relação a essa questão, a minha relação com a RENAMO foi tensa no passado, mas, felizmente, hoje vivemos um ambiente de convivência saudável.

Já conversei com o presidente do partido, Ossufo Momade, que entrou em contato comigo algumas vezes. Conversamos, e não há qualquer animosidade entre nós. Pelo contrário, nossa relação agora é amena, cordial e respeitosa”, declarou Mondlane.

O político VM7, reforçou que não há qualquer intenção de disputar o comando da RENAMO no próximo congresso e que o partido já possui quadros qualif**ados para assumir a liderança. “A RENAMO têm muitos quadros internos, muitos competidores. Alguns deles foram candidatos no último congresso.

Eu vejo isso como uma excelente oportunidade para que tomem as rédeas do partido”, acrescentou.

Endereço

Maputo

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando É News24 publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar