É News24

É News24 📰 É News24 — notícia na ponta do teu dedo! Reflete. Participa.

Aqui, não só informamos — estimulamos a reflexão, analisamos o presente e damos voz aos factos.
🌐 Política, cultura, desporto, tecnologia e tudo o que move o mundo.

🔍 Informa-te.

Egito e Irão não gostaram de calhar no jogo e na cidade onde se vão defender os direitos  O sorteio do Mundial 2026 em S...
10/12/2025

Egito e Irão não gostaram de calhar no jogo e na cidade onde se vão defender os direitos

O sorteio do Mundial 2026 em Seattle colocou Egito e Irão frente a frente em uma partida marcada como o "Pride Match", que celebra a comunidade LGBTQ+. As federações de futebol dos dois países expressaram descontentamento, uma vez que ambos criminalizam a homossexualidade.

A Associação de Futebol do Egito pediu à FIFA que mantenha a neutralidade, citando os Estatutos da organização. A Fair Square, uma ONG de direitos humanos, também apresentou uma queixa contra o presidente da FIFA, Gianni Infantino, por supostas violações da neutralidade.

A partida ocorrerá durante o Seattle Pride e a cidade planeja manter suas celebrações LGBTQ+, apesar das objeções das federações. O Irão e o Egito argumentam que as atividades LGBTQ+ são incompatíveis com seus valores culturais e religiosos.

A FIFA enfrentou críticas semelhantes durante o Mundial de 2022 no Catar, onde penalizou jogadores que apoiaram a causa LGBTQ+. As tensões ressaltam a complexidade de misturar o futebol com questões sociais e políticas.

João Matlombe suspende imediatamente actividades da CityLink após acidente que matou sete pessoas na ManhiçaO Ministério...
10/12/2025

João Matlombe suspende imediatamente actividades da CityLink após acidente que matou sete pessoas na Manhiça

O Ministério dos Transportes e Logística anunciou, esta quarta-feira (10), a suspensão imediata das actividades de transporte de passageiros da Empresa Transportes IDEAL, Lda, integrante da marca CityLink, na sequência do grave acidente ocorrido no domingo, 7 de Dezembro, na vila da Manhiça, província de Maputo.

A decisão foi tomada pelo ministro João Jorge Matlombe, que invocou a necessidade de proteger a vida dos cidadãos, ao abrigo das disposições do Código da Estrada e do Regulamento de Transporte em Veículos Automóveis e Reboques. O condutor responsável pelo sinistro também teve as suas actividades suspensas enquanto decorrem os trabalhos de peritagem.

O acidente envolveu um autocarro da CityLink, de matrícula ADL 714 MC, que efectuava uma ultrapassagem sem as devidas precauções, acabando por embater violentamente contra um mini-autocarro do tipo Quantum que seguia no sentido contrário. O impacto fatal resultou na morte de sete pessoas e causou avultados danos materiais. Segundo o comunicado, o motorista infringiu normas previstas no artigo 43 e no artigo 44 do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 1/2011.

Face à gravidade do incidente, o Ministro dos Transportes e Logística criou também uma Comissão de Inquérito, com um prazo de 15 dias para apurar as causas do acidente e apresentar recomendações sobre as medidas a adoptar.

A suspensão vigorará até à conclusão da peritagem e à tomada de uma decisão definitiva sobre a continuidade das operações da empresa. O Ministério reafirma que a prioridade neste momento é garantir a segurança dos passageiros e prevenir a ocorrência de novos sinistros.

Ministra Anuncia "Variantes de Exames" a Partir de 2026 para Combater VazamentosEm resposta ao recente escândalo de vaza...
10/12/2025

Ministra Anuncia "Variantes de Exames" a Partir de 2026 para Combater Vazamentos

Em resposta ao recente escândalo de vazamento dos exames da 9ª classe, que levou à detenção de professores e um diretor de escola, o Ministério da Educação (MINEDH) anunciou um reforço drástico nos mecanismos de segurança, com a principal novidade sendo a adoção do sistema de variantes de exames a partir de 2026.

A Ministra da Educação, Samaria Tovela, revelou que esta medida visa reduzir a vulnerabilidade do processo e, crucialmente, "identificar a proveniência dos enunciados" em caso de futuras violações.

Reforço da Segurança e Rastreabilidade
O novo plano de segurança será implementado em várias frentes:

Codificação e Lacramento: Serão mantidos e reforçados os procedimentos de codificação dos exames e o lacramento dos envelopes para garantir a integridade dos materiais.

Restrição de Acesso: O executivo promete implementar procedimentos mais rigorosos para restringir o acesso aos materiais de exame.

Variantes em 2026: A introdução de múltiplas versões do mesmo exame permitirá que o MINEDH rastreie a origem de qualquer conjunto de questões vazado, apertando o cerco aos responsáveis.

Investigação Continua Sobre Casos Recentes
A governante também abordou o uso dos exames cancelados da nona classe em 14 escolas do distrito de Mandlakazi, reiterando que as investigações continuam para apurar as razões e os culpados, sublinhando que o processo de responsabilização está em curso.

O Paradoxo da Logística e Tecnologia
Ao ser questionada sobre a vulnerabilidade do transporte de exames físicos de distrito em distrito, a Ministra Tovela justificou a prática, apontando para a realidade do país:

“O ato decorre da realidade do nosso país, onde 90% das escolas no país operam em áreas com nenhuma ou fraca existência de corrente elétrica.”

Apesar desta limitação infraestrutural crítica, a Ministra apontou as mesmas escolas rurais como alvo de iniciativas de modernização, como a alocação de "salas de informática", criando um aparente paradoxo entre o desafio logístico e os planos de digitalização.

Com as novas medidas, o governo espera restaurar a confiança pública na integridade dos processos de avaliação nacional.

Ministro da Defesa admite "comportamentos desviantes" na PolíciaCristóvão Chume voltou hoje a admitir "comportamentos de...
10/12/2025

Ministro da Defesa admite "comportamentos desviantes" na Polícia

Cristóvão Chume voltou hoje a admitir "comportamentos desviantes" de membros da polícia moçambicana, que se materializam no envolvimento em diversos crimes, sobretudo raptos, referindo que o Governo está a avaliar mecanismos de recrutamento.

"Em relação à infiltração de agentes do crime na corporação, de aluguer de armas para criminosos, permitam-nos reconhecer que existem de facto na corporação, comportamentos desviantes de alguns agentes da polícia, os quais têm remetido a uma profunda reflexão sobre os procedimentos de recrutamento, seleção de candidatos para a corporação, de modo a assegurar a incorporação de candidatos idóneos", admitiu hoje o ministro da Defesa, Cristóvão Chume.

Ao responder a perguntas de deputados no Parlamento moçambicano, o ministro disse que o Executivo está a avançar com medidas administrativas para travar o envolvimento de agentes da polícia no crime, aplicando medidas que vão até à expulsão, sem descurar procedimentos criminais contra os agentes envolvidos.

"O Governo está a gerar capacidades para a Polícia da República de Moçambique para que assegure a formação e ou a capacitação contínua dos seus agentes, assim como o apetrechamento em meios e equipamentos especializados. Ademais, a Polícia da República de Moçambique, em coordenação com outras entidades públicas e com o apoio da sociedade, está a intensificar medidas de prevenção e combate a este fenómeno", garantiu Chume.

Fonte: Lusa

Governo descarta cobrança de IVA em transações financeiras eletrônicasO Governo de Moçambique, através do Ministério da ...
10/12/2025

Governo descarta cobrança de IVA em transações financeiras eletrônicas

O Governo de Moçambique, através do Ministério da Economia e Finanças, esclareceu esta semana que não haverá incidência do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) sobre as transações financeiras eletrônicas, como transferências via carteiras móveis.

O esclarecimento surge após rumores que davam conta da possível tributação de transferências de dinheiro entre particulares. Segundo o Diretor Geral de Impostos, Moisés Marime, “não há valor acrescentado numa simples transferência de dinheiro entre ‘A’ e ‘B’, e o IVA incide sobre o valor acrescentado, não sobre operações financeiras em si”.

Marime acrescentou que operações financeiras e bancárias estão isentas do IVA, incluindo serviços prestados por carteiras móveis. “Sendo uma operação financeira, as carteiras móveis não têm qualquer imposto”, garantiu.

O Governo apela à calma dos cidadãos e utentes de serviços digitais, reforçando que nunca esteve em cima da mesa a cobrança de IVA sobre este tipo de transações.

Após 53 jogos seguidos a titular pelo Liverpool na Premier League, o terceiro melhor marcador da história dos reds ficou...
09/12/2025

Após 53 jogos seguidos a titular pelo Liverpool na Premier League, o terceiro melhor marcador da história dos reds ficou no banco nas últimas três partidas e nem chegou a entrar em duas delas.

Frustrado com a súbita condição de suplente, Mohamed Salah falou aos jornalistas para acusar o clube de o “atirar para debaixo do autocarro”, dizer que não tem relação com o treinador, Arne Slot, e até criticar a forma dos companheiros de equipa. De repente, fala-se que o último encontro do egípcio em Anfield pode ser já no próximo sábado

Alunos voltam a realizar o mesmo exame de Química que havia sido anulado devido a casos de fraude.Catorze escolas locali...
09/12/2025

Alunos voltam a realizar o mesmo exame de Química que havia sido anulado devido a casos de fraude.

Catorze escolas localizadas nos distritos de Limpopo e Mandlakazi, na província de Gaza, voltaram, esta segunda-feira, a submeter os alunos ao exame de Química que havia sido anulado há cerca de uma semana devido a casos de fraude.

O director Provincial de Educação de Gaza, Ferrão Bambo, reconheceu a ocorrência do problema e apontou a direcção distrital de Mandlakazi como responsável pela situação. Entretanto, vários encarregados de educação mostram-se indignados e pedem que haja responsabilização em todas as instâncias envolvidas.

Moçambicana LAM vai voltar a voar para Portugal, Brasil e Índia - PresidenteO Presidente moçambicano, Daniel Chapo, diss...
08/12/2025

Moçambicana LAM vai voltar a voar para Portugal, Brasil e Índia - Presidente

O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, disse no Porto que a LAM vai retomar voos para três destinos internacionais: Portugal, Brasil e Índia. A prioridade será Portugal, e depois, quando essa ligação estiver consolidada, a companhia avançará para o Brasil e mais tarde para a Índia; antes disso, quer também reforçar ligações regionais como Joanesburgo e Harare.

Sem indicar datas, Chapo afirmou que a retoma para Lisboa “já está na manga” e pode ajudar a baixar preços, hoje dependentes da TAP na rota direta Maputo–Lisboa. Essa ligação tinha sido retomada em novembro de 2023 após quase 12 anos parada, operada com aviões da euroAtlantic, mas foi suspensa em fevereiro de 2025, depois de a LAM reconhecer prejuízos de cerca de 20 milhões de euros nessa rota.

Fonte: Lusa

Uma tendência curiosa surgiu na Alemanha e vem chamando atenção nas ruas e nas redes sociais: o Hobby Do***ng. A prática...
08/12/2025

Uma tendência curiosa surgiu na Alemanha e vem chamando atenção nas ruas e nas redes sociais: o Hobby Do***ng. A prática consiste em passear com um “cão imaginário”, usando coleira e guia, como se fosse real. Apesar de parecer apenas uma brincadeira, a ideia ganhou adeptos e até workshops, onde os participantes aprendem postura, comandos e concentração, tudo voltado para o cão que não existe.

O Hobby Do***ng começou como uma proposta inusitada de uma treinadora na cidade de Bad Friedrichshall, mas rapidamente se espalhou como um fenômeno viral. Quem observa de fora geralmente reage com estranheza ou humor, enquanto os praticantes defendem que a atividade ajuda a focar na própria disciplina e atenção, sem as distrações de um animal real.

Embora pareça uma excentricidade, a prática é real e reflete como as pessoas encontram novas formas de se expressar e se conectar com ideias criativas, mesmo que de forma imaginária.

O Presidente ucraniano procura um plano de paz o mais rapidamente possível, mas um que não belisque a soberania do país....
08/12/2025

O Presidente ucraniano procura um plano de paz o mais rapidamente possível, mas um que não belisque a soberania do país. Esta segunda-feira esteve reunido em Downing Street, Londres, com o primeiro-ministro britânico, o Presidente francês e o chanceler alemão.

Os encontros em Londres, em particular aqui em Downing Street, ocorrem numa altura crítica das negociações do plano de paz para a Ucrânia. Apesar de não ter havido propriamente declarações da parte dos líderes que aqui estiveram reunidos, a imagem que passa é de união. Uma imagem que acabará por chegar ao outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos.

O presidente ucraniano está neste momento sob enorme pressão para assinar um plano de paz e para o fazer rapidamente, uma pressão que vem sobretudo dos Estados Unidos. Talvez essa pressão se explique pelas palavras do presidente Donald Trump, que este domingo acusou Volodymyr Zelensky de não ter sequer lido o plano de paz.

Não houve declarações, mas aquilo que os líderes foram dizendo antes do início da reunião tem também o seu significado.

Zelensky disse que é importante salvaguardar e garantir a união entre a Ucrânia e a Europa.

Os líderes europeus dizem que vão discutir os resultados das negociações entre Kiev e os Estados Unidos, mas reafirmam a importância da Ucrânia e a Europa participarem nas negociações do plano de paz.

Defendem ainda que o cessar-fogo tem de ser duradouro e que é importante a convergência com os EUA de forma a entrar na próxima fase nas melhores condições para a Ucrânia.

Acidente de viação mata 7 pessoas na Manhiça Um violento acidente de viação, ocorrido na manhã deste domingo, envolveu u...
07/12/2025

Acidente de viação mata 7 pessoas na Manhiça

Um violento acidente de viação, ocorrido na manhã deste domingo, envolveu um autocarro interprovincial da transportadora City Link, que fazia a rota Maputo–Quelimane, e uma viatura Toyota Quantum, que seguia o sentido Xinavane-Maputo na EN1, resultando na morte de sete pessoas e no ferimento de nove outras, todas ocupantes da viatura ligeira, na Vila da Manhiça, província de Maputo.

O sinistro ocorreu próximo ao aeródromo da vila, numa zona conhecida como perigosa, devido ao intenso fluxo de veículos e às frequentes manobras irregulares de alguns condutores.

O Chefe da Secção de Instrução e Educação do Departamento de Trânsito, José Novela, confirmou os números durante uma chamada telefónica com “O País”. “O impacto foi extremamente violento, por volta das 07h30. A acção das equipas de socorro foi rápida e eficiente, mas infelizmente não conseguimos salvar as vítimas fatais, devido à gravidade do choque. O óbito das sete pessoas foi confirmado no hospital local.”. Sobre os feridos, Novela acrescentou que “as vítimas feridas receberam atendimento rápido e especializado, com sete tendo alta ao longo do dia e duas permanecendo em observação devido à gravidade das lesões”.

Segundo Novela, o acidente foi causado por ultrapassagem irregular: “De acordo com a avaliação preliminar da Polícia, a manobra de ultrapassagem indevida do autocarro da City Link foi a principal causa do acidente. Infelizmente, este tipo de comportamento imprudente continua a ser uma das principais causas de mortes nas nossas estradas. O impacto foi de tal forma que a frente da Toyota ficou completamente destruída, evidenciando a força do embate. Este tipo de acidente não deixa margem para sobrevivência quando envolve ultrapassagens irregulares”.

A polícia salientou que o trecho da EN1 onde ocorreu o sinistro é crítico, devido à combinação de tráfego intenso, visibilidade limitada e pressa constante de motoristas de transporte de passageiros. “Este troço exige prudência redobrada. Muitos condutores não avaliam os riscos das suas manobras, o que aumenta a probabilidade de sinistros graves”.

Horas após o acidente, a transportadora City Link emitiu um comunicado oficial, lamentando o ocorrido e esclarecendo que nenhum passageiro do seu autocarro se feriu: “É com profundo pesar que informamos a ocorrência de um sinistro envolvendo um dos nossos autocarros, esta manhã, na Vila da Manhiça, quando fazia a rota Maputo–Quelimane. O acidente resultou numa colisão com uma viatura Toyota Quantum, provocando sete vítimas mortais e uma pessoa ferida, todos ocupantes da viatura ligeira. Entre os passageiros do autocarro não se registaram vítimas”.

A empresa ainda endereçou condolências às famílias enlutadas. “Estamos profundamente consternados com o sucedido e, neste momento de muita dor, endereçamos às famílias enlutadas as nossas mais sentidas condolências. Continuaremos a cooperar com as autoridades nos procedimentos subsequentes”.

A Polícia da República de Moçambique informou que foi aberto um processo de investigação para determinar com precisão as circunstâncias do acidente. O procedimento inclui análise das imagens de videovigilância, recolha de testemunhos, reconstituição da dinâmica do embate e perícia mecânica das viaturas envolvidas.

Moçambique: Insurgentes montam portagens clandestinas em MuidumbeSupostos rebeldes estão a montar portagens clandestinas...
07/12/2025

Moçambique: Insurgentes montam portagens clandestinas em Muidumbe

Supostos rebeldes estão a montar portagens clandestinas e a intercetar viaturas, cobrando valores monetários pelo trânsito em algumas estradas do distrito moçambicano de Muidumbe, na província de Cabo Delgado, disseram hoje à Lusa fontes locais.

Segundo fontes locais, um dos casos deu-se na sexta-feira, com os supostos grupos armados a fechar a Estrada Nacional 380 (N380) no troço entre Xitaxi - Chitunda, no distrito de Muidumbe, na província de Cabo Delgado, norte do país, exigindo pagamentos em valores monetários para permitir transitar na via rodoviária.

"Estávamos a viajar para Muidumbe e quase em Chitunda vimos um grupo de terroristas que parou pela estrada e começou a fazer revista em cada carro e a cobrar dinheiro de 10 mil meticais [134 euros] para cada três pessoas" disse a partir de Muidumbe uma das vítimas que pagou pela passagem.

Segundo a fonte, pelo menos 30 pessoas foram vítimas das cobranças pelos supostos insurgentes e algumas contribuições foram feitas pelos familiares para evitar raptos.

"Era um número não menos de 30, todos nós pagamos e graças a Deus chegamos ao destino", disse a fonte, apontando igualmente para a redução da circulação de viaturas ao longo daquela estrada devido ao medo que se está a gerar.

Fonte: Lusa

Endereço

Maputo

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando É News24 publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar