19/08/2026
COMANDANTE DISTRITAL DE CHINDE DETIDO EM MOCUBA POR SUSPEITA DE FURTO AGRAVADO E ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA
O Comandante Distrital da Polícia da República de Moçambique (PRM) de Chinde está entre os três indivíduos detidos no distrito de Mocuba, província da Zambézia, por suspeita de envolvimento em crimes de exploração ilegal de recursos minerais, furto agravado e associação criminosa.
Na passada segunda-feira (17 de agosto), fiscais da Autoridade Tributária flagraram numa residência no bairro Aeroporto em Mocuba, um cidadão chinês a processar tantalite, apesar de possuir apenas licença para comercialização. No local encontrava-se também o Comandante Distrital de Chinde e um cidadão português.
Na operação, foram apreendidas 51 toneladas de tantalite, 9.600 dólares e mais de um milhão de meticais. No dia seguinte, foi constatado o desaparecimento de 975.300 meticais e 600 dólares do valor confiscado.
A Polícia confirmou a detenção do comandante no distrito de Mocuba e prometeu um pronunciamento oficial para momento oportuno.