Rádio Gwevhane

Rádio Gwevhane Somos uma estacão de rádio localizada no Distrito da Manhiça, Posto Administrativo de Xinavane, Av. Julius Nyerere, sintonizáveis pela frequência 99.10 FM.

Parceiro Oficial: Sideout Studios

25/10/2025
19/10/2025
Já está na hora entre Incomati de xinavane VS Clube de Chibuto quem vai ganhar?
11/10/2025

Já está na hora entre Incomati de xinavane VS Clube de Chibuto quem vai ganhar?

3a.Jornada - 1ª.VoltaSabado dia 11.10.2025 - No Campo de Incomati - XinavaneJogo nº.30 - As 15,00 Horas - Grupo Desporti...
10/10/2025

3a.Jornada - 1ª.Volta
Sabado dia 11.10.2025 - No Campo de Incomati - Xinavane
Jogo nº.30 - As 15,00 Horas - Grupo Desportivo da Incomati X Clubé de Chibuto

Vamos💪🏻

KAWENA ANUNCIA ENCERRAMENTO DEFINITIVO DAS OPERAÇÕES EM MOÇAMBIQUE A Kawena Distributors (Pty) Ltd, empresa com mais de ...
30/09/2025

KAWENA ANUNCIA ENCERRAMENTO DEFINITIVO DAS OPERAÇÕES EM MOÇAMBIQUE

A Kawena Distributors (Pty) Ltd, empresa com mais de 35 anos de presença em Moçambique, anunciou que irá encerrar definitivamente as suas actividades após a reunião de credores marcada para 1 de outubro de 2025.

A direcção da empresa revelou que, apesar dos esforços feitos nos últimos onze meses para salvar o negócio, incluindo contactos ao mais alto nível com o Governo moçambicano, não foi possível garantir os investimentos necessários para a recapitalização.

A empresa aponta como principais razões para a sua queda as grav£s perdas financeiras resultantes dos tumultos e distúrb!os políticos registados entre o final de 2024 e o início de 2025, bem como o atraso no reembolso do IVA em dívida há vários anos. A cr!se de liquidez e a atual incerteza económica em Moçambique agravar4m ainda mais a situação, inviabilizando o acesso a financiamento externo.

O encerramento afecta diretamente centenas de colaboradores, mineiros, clientes e respetivas famílias. A gestão garantiu, no entanto, que o processo será supervisionado por Administradores de Recuperação Empresarial, assegurando que todas as questões pendentes sejam resolvidas de forma justa e transparente, em conformidade com a legislação sul-africana.

“Este não é o desfecho que a gestão, os nossos colaboradores ou os nossos fiéis clientes desejavam”, lamenta o comunicado, agradecendo a confiança e resiliência demonstradas pela comunidade mineira moçambicana ao longo de mais de três décadas de actividades.

A Kawena encerra assim um ciclo marcado pelo orgulho em servir e apoiar trabalhadores moçambicanos, sobretudo ligados ao sector mineiro.

29/09/2025

Essas foram as palavras do novo chefe do posto Administrativo de Xinavane no dia 25 de Setembro

SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL AUMENTA APENAS 49 METICAIS"Números vergonhosos", é desta forma que o Sindicato dos Trabalhadores...
22/09/2025

SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL AUMENTA APENAS 49 METICAIS

"Números vergonhosos", é desta forma que o Sindicato dos Trabalhadores (OTM - CS) classifica os novos salários mínimos aprovados na mesa negocial.

A tabela ainda não é pública, mas Rádio Gwevhane sabe que o salário mínimo nacional aumentou apenas 49,41 meticais, saindo de 4.941,68 para actuais 4.991,09 meticais para o sector de pesca de kapenta.

O aumento mais alto verifica-se no sector da banca e seguros, dos anteriores 17.881,32 para 19.043,61 meticais.

O sector 9 (Função Pública) não teve mexidas.

A Miramar sabe que os novos salários foram aprovados pelo Conselho de Ministros, no dia 02 de Setembro corrente.

13/09/2025

Com as vozes do Nicolau e Jorge Matchine

Novos ataques em Cabo Delgado: Governo não sabe se são terroristas ou NaparamasO Governo diz que ainda não sabe se os no...
05/08/2025

Novos ataques em Cabo Delgado: Governo não sabe se são terroristas ou Naparamas

O Governo diz que ainda não sabe se os novos ataques na província de Cabo Delgado são protagonizados pelos terroristas ou Naparamas, mas garante que as Forças de Defesa e Segurança estão a trabalhar incansavelmente para restabelecer a estabilidade.

COM PROLIFERAÇÃO DE "XIVOTCHONGOS", GOVERNO TRAVA NOVAS LICENÇAS PARA VENDA DE ÁLCOOLO Ministério da Economia anunciou, ...
05/08/2025

COM PROLIFERAÇÃO DE "XIVOTCHONGOS", GOVERNO TRAVA NOVAS LICENÇAS PARA VENDA DE ÁLCOOL

O Ministério da Economia anunciou, esta terça-feira, a suspensão temporária da emissão de licenças para o exercício de actividades económicas relacionadas com a produção e comercialização de bebidas alcoólicas em todo o território nacional.

A medida enquadra-se nos esforços do Governo para conter a proliferação descontrolada de estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas, sobretudo em ambientes públicos e nas imediações de instituições de ensino. Com esta decisão, pretende-se reduzir os efeitos nefastos do consumo nocivo de álcool, principalmente entre os jovens.

De acordo com o comunicado oficial, o Ministério da Economia exerce as prerrogativas que lhe são conferidas por lei e sublinha a necessidade de implementar estratégias de prevenção do consumo precoce de álcool.

O Ministério compromete-se ainda a submeter, em breve, um novo regime jurídico para o controlo da produção, comercialização e consumo de bebidas alcoólicas, com o objectivo de salvaguardar os direitos do consumidor e mitigar os impactos negativos do consumo abusivo.

A decisão surge também após empresários da província de Maputo terem apelado ao Presidente da República, Daniel Chapo, no sentido de travar a produção de bebidas espirituosas, vulgarmente conhecidas como "xivotchongos". O sector privado considera que estas bebidas constituem um problema de saúde pública e afectam negativamente a produtividade, razão pela qual solicitam medidas firmes para conter a sua produção.

Esta acção governamental insere-se num esforço mais amplo para assegurar um ambiente económico e social mais seguro e saudável, face às crescentes preocupações com o consumo de álcool na sociedade moçambicana, especialmente entre a população jovem.

Endereço

Xinavane
Maputo
1122

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Rádio Gwevhane publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Rádio Gwevhane:

Compartilhar