Hlautela Kamaxakeni.

Hlautela Kamaxakeni. informação, poemas, música e cultura geral

*MINISTRO DA SAÚDE JUNTA-SE A COLEGAS NUMA CIRURGIA COMPLEXA NO HOSPITAL CENTRAL DA BEIRA*O Ministro da Saúde, *Ussene I...
16/07/2025

*MINISTRO DA SAÚDE JUNTA-SE A COLEGAS NUMA CIRURGIA COMPLEXA NO HOSPITAL CENTRAL DA BEIRA*

O Ministro da Saúde, *Ussene Isse*, integrou, na manhã desta segunda-feira, 14 de Julho, a equipa médica que realizou uma cirurgia de remoção de um Bócio gigante (tumoração, geralmente benigna, localizada na região anterior do pescoço), com cerca de um quilograma, numa paciente de 26 anos de idade, no Hospital Central da Beira.

Tratou-se de um caso clínico complexo, que vinha sendo acompanhado naquela unidade hospitalar e cuja transferência para o Hospital Central de Maputo já estava a ser considerada, dada a exigência da cirurgia. Contudo, estando presente na cidade da Beira, horas antes de integrar a comitiva da visita presidencial que decorre naquela província, o Ministro da Saúde juntou-se aos colegas do Hospital Central da Beira e participou activamente na intervenção cirúrgica, que teve a duração de 2 horas e 15 minutos , e culminou com a remoção completa do bócio.

O paciente encontra-se em recuperação na enfermaria de cirurgia da mesma unidade sanitária e prevê-se que receba alta hospitalar nos próximos dias.

Refira-se que a participação do Ministro da Saúde em procedimentos clínicos durante visitas às unidades sanitárias insere-se na sua abordagem de governação de proximidade, com ênfase no reforço da confiança entre os profissionais de saúde e os utentes dos serviços públicos, bem como na formação em trabalho de novos profissionais, especialmente na área de Cirurgia.

O Ministro da Saúde permanece na cidade da Beira, tendo participado no comício popular dirigido pelo Presidente da República, Daniel Chapo, tendo participado na sessão do Conselho de Ministros, bem como visitas a algumas unidades sanitárias locais e momentos de diálogo directo com os profissionais de saúde e a população, através dos Comités de saúde.

09/07/2025

Rompimento do prometido

08/07/2025

Crédito: STV

07/07/2025

Identificados três dos quatro indivíduos mortos na Matola

Crédito: OPaís
07/07/2025

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) confirmou, esta segunda-feira, que já foram identificadas três, dos quatro indivíduos mortos na Matola, na última sexta-feira. Sem gravar entrevista, o SERNIC confirma que se trata de Amade António Mabunda, Rachid Amade Khan e Constantino José Cossa, fugitivos da Cadeia de Máxima Segurança.

Os idiv]iduos foram condenados por diferentes crimes. Amade António Mabunda é o primeiro da lista, acusado de homicídio qualificado e condenado a 24 anos de prisão, Rachid Amade Khan, respondia pelo crime de porte e uso de armas proibidas e homicídio qualificado e Rachid Amade Khan, que respondia por armas proibidas e associação para delinquir.

Segundo o SERNIC, os três indivíduos fugiram da Cadeia de Máxima Segurança, B.O, em Dezembro do ano passado, durante a última evasão dos reclusos.

04/07/2025

DESCOBERTO FRAUDE MILIONÁRIA NO TESOURO

Crédito: CartaMZ: 04/07/25

Uma rede de corrupção centrada nos desvios de fundos do Tesouro foi descoberta e desmontada na semana passada, apurou “Carta de Moçambique” de diversas fontes fidedignas ligadas à gestão de finanças públicas. A descoberta foi liderada pelo Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, com quem temos vindo a tentar falar mas sem sucesso. De acordo com as nossas fontes, seis funcionários do Departamento do Serviço da Dívida, na Direcção Nacional do Tesouro, alegadamente implicados no esquema fraudulento foram suspensos.
Os implicados manipulavam o sistema informático da Conta Única do Tesouro (CUT) e empolavam os valores que deviam ser pagos a credores do Estado no âmbito da dívida pública interna (incluindo dívidas às empresas decorrentes de serviços e obras prestados ao Estado mas nunca pagas).
Não apuramos os montantes desviados mas as fontes estimam em vários “biliões de Meticais”. As transferências fraudulentas eram remetidas, depois de empoladas, para alguns credores, e outras para contas de beneficiários fictícios, domiciliadas nalguns bancos comerciais locais.
O esquema estaria a ser investigado há alguns anos, beneficiando também de denúncias de fornecedores de serviços ao Estado. Uma das denúncias indicava que um funcionário do Departamento do Serviço da Dívida pedia 30 por cento (da dívida a saldar) para facilitar pagamentos devidos a empresas prestadoras de serviços.

Não se sabe ainda ao certo em quanto o Estado foi defraudado durante os anos de vigência da fraude. Os números só poderão ser estimados após uma minuciosa investigação forense e auditoria técnica ao sistema informático, contas de bancos e empresas, e uma reconciliação de todas as transações financeiras e ou pagamentos feitos pelo Departamento do Serviço da Dívida nos últimos anos.“Carta de Moçambique” tem vindo, desde a semana passada, a tentar obter detalhes sobre a fraude junto do Ministério da Economia e Finanças (MEF).
Para além de Maleiane não se mostrar disponível, o Director Nacional do Tesouro, Adriano Ubisse, solicitou-nos perguntas por escrito, as quais foram enviadas na semana passada e reenviadas nesta segunda-feira mas nunca foram respondidas. A fraude põe a nu as fragilidades de gestão da Conta Única do Tesouro, sistema central de pagamentos das finanças públicas em Moçambique. (M.M.)

Perdeu a vida ontem no dia 20 de junho de 2025, Atanásio Mário.A TVM e Jornalismo moçambicano está de luto!
21/06/2025

Perdeu a vida ontem no dia 20 de junho de 2025, Atanásio Mário.

A TVM e Jornalismo moçambicano está de luto!

07/05/2025

Polana E

06/05/2025

O resultado de acertar nota!
Singa a página

16/04/2025

destaque da semana

12/04/2025
12/04/2025

MDM Cidade de Maputo
Celebração do dia 7 de Abril 2025
Empossamento da direcção da cidade de Maputo

Endereço

Maputo

Telefone

+258846573206

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Hlautela Kamaxakeni. publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Hlautela Kamaxakeni.:

Compartilhar