Meque Raúl Samboco

Meque Raúl Samboco Escritor, Psicólogo,
Docente Universitário & Activista Social

Página oficial do escritor Meque Raúl Samboco, criada com objectivo de trazer reflexões sobre os factos do quotidiano e difundir os seus compostos literários.

12/08/2024

Prezados (as)

Agradeço imensamente pelas mensagens carinhosas enviadas alusivas ao meu aniversário. Muito obrigado!! Muito obrigado!!!

Que Deus abençoe a cada pessoa!

02/06/2024

Quando um casal faz uma lista de compras, e a esposa for sozinha ao supermercado fazer rancho, ela deve comprar exatamente o que consta da lista, e não abrir qualquer espaço para outras compras, tais como roupas, brinquedos e outras coisas.

Em caso dos preços terem sidos alterados, ela deve fazer os cálculos necessários, e registar os novos preços e, imediatamente, informar ao seu parceiro em relação às mudanças efectudas.

Essa gestão permite que o casal consiga explorar melhor as suas finanças e fazer planos colectivos a longo prazo, evitando gastos desnecessários.

Dinheiro de rancho é para rancho, e de roupa é para roupa.

18/05/2024

A melhor gestão financeira conjugal é aquele que tanto marido, como a esposa, sabe dos preços das coisas compradas dentro de casa, incluindo os da cozinha. Quando um dos elementos não sabe quanto se gasta dentro de casa, a sensação de que alguém estar a ser engando, nasce ou aumenta!!!

14/04/2024

"Na verdade, sou um homem comprometido. Sou sério e honesto. Mas...é que não estou muito bem com a minha esposa. E tu és uma pessoa muito especial". Tens sido um amor para mim, e não gostaria de perder a tua linda amizade. Quero estar mais próximo de ti, linda."

Atenção: TOME CUIDADO. É UMA GRANDE ARMADILHA."

13/03/2024

Tive a oportunidade de ler alguns livros que dão grande suporte às relações conjugais, dos quais partilho e recomendo:

1. Casamento blindado: o seu casamento à prova do divórcio – Renato e Cristiane Cardoso;
2. Namoro Blindado - Renato e Cristiane Cardoso;
3. Lar, família e casamento – David Merkh;
4. As Cinco Linguagens do Amor - Gary Chapma;
5. As regras de ouro dos casais saudáveis: um fascinante programa para desenvolver a emoção – Augusto Cury

6. A equação do casamento: o que pode (ou não) ser mudado na sua relação – Luiz Hanns;
7. A Coragem de Ser Imperfeito - Brené Brown;
8. Amar pode dar certo - Eliana Bittencourt Dumet e Roberto Shinyashiki;
9. Os 100 Segredos Dos Bons Relacionamentos - David Níven;
10. Casais inteligentes enriquecem juntos - Gustavo Cerbasi.

Meque Raul Samboco, 2024

Durante o namoro, fazemos vários esforços para conquistar a pessoa que amamos. Somos pessoas presentes, falámos que amam...
03/03/2024

Durante o namoro, fazemos vários esforços para conquistar a pessoa que amamos. Somos pessoas presentes, falámos que amamos a cada mensagem e a cada chamada, damos presentes e fazemos coisas bem difíceis para agradar a pessoa que amamos.
Aliás, é esta atenção, dedicação, presença, sinceridade e honestidade que fazem com que a pessoa que amamos se sinta mais atraída pela nossa pessoa.

Entretanto, depois do casamento, muitas pessoas deixam de fazer esforços importantes para manter a relação estável e apreciável e, naturalmente, conquistar a pessoa que amamos diariamente.

É importante, dentro da agenda do casal, criar espaços para fortalecer a relação, abrindo oportunidades para conversar mais sobre sonhos, br**car um pouco mais, sair para jantar ou apreciar a natureza durante o final de semana, mimar o/a parceiro/a com uma rosa, um presente interessante, ver um filme juntos, entre outras coisas que estejam dentro das condições do casal, ainda que mínimas, porém, que chamem a atenção da sua pessoa amada.

O casamento é uma conquista de cada dia, de cada minuto, de cada segundo, de cada atitude, de cada atenção e de cada valor sentimental prestado.

Meque Raul Samboco

29/02/2024

O genro ou a nora, deve ligar, no mínimo, duas vezes por semana, para os seus sogros com intuito de saudá-los e dizer como as coisas andam no lar. Se os sogros residirem na mesma cidade, devem visitá-los, no mínimo, duas vezes por mês. Ambas as partes!!

Para além de fortalecer os laços familiares e conjugais, este gesto simboliza respeito, consideração, amor, coesão, maturidade e confiança.

Muitos jovens, depois de casar, se esquecem, por completo, dos seus sogros, e só se aproximam dos mesmos, quando as coisa começam a perder o rumo nos seus lares.

Meque Raul Samboco

26/02/2024

Os pais pagam a carinha escolar, não apenas para que as crianças cheguem cedo, mas também, para que elas estejam em segurança. Por isso, é obrigação do motorista ajudar a criança a atravessar a estrada ou deixar num lugar que permita uma travessia segura.

Vejo alguns motoristas de carinhas a deixarem crianças de qualquer maneira, atravessando a estrada sozinhas, perigando a vida das crianças.

Meque Raul Samboco

25/02/2024

Às vezes, quando estamos fora de casa, principalmente, em casa de amigos e familiares, a nossa criança só quer ficar ao celular, e pouco br**ca com os seus primos e amiguinhos, e acabámos por ficar chateados com este comportamento.

Entretanto, nos esquecemos que, diariamente, como pais, falhámos, quando, basta a criança chorar, damos o celular para que ela se cale ou para que fiquemos livres dela.

Precisamos de tomar muita atenção ao usar o celular como mecanismo para que a criança se cale, pois estamos a condicionar o seu comportamento. O uso do celular por parte da criança deve ser acautelado e bem gerido, para evitar que esta tenha fragilidades de se relacionar com outras crianças.

Meque Raul Samboco

24/02/2024

Para além de expor os indivíduos a bactérias prejudiciais à sua saúde e da família, principalmente, a das crianças, levar o celular ao quarto de banho, pode criar desconfiaças e instabilidades no casamento.

Por isso, não leve o celular ao quarto de banho, para o bem da sua saúde, da família e pela saúde do casamento.

Meque Raul Samboco

23/02/2024

Uma das coisas que faz com que o casal comece a perder a conexão, é a ausência frequente do beijo.

Após o casamento, muitos casais retiram o beijo e os abraços do cardápio conjugal, e, aos poucos, perdem a conexão.

Entretanto, a conexão entre dois lábios, para além de ser uma demonstração de carinho, liberta a oxitocina, uma daqueles substâncias químicas que estimula os sentimentos de carinho e apego para com a outra pessoa, o que faz com que, a vontade de ficar ao lado da pessoa se multiplique.

O beijo cria a libertação da serotonina e, também da dopamina, outras substâncias químicas importantes, que provocam o bom humor, uma boa tranquilidade, excelente conexão, euforia e prazer, respectivamente.

Por isso, beije a/o sua/seu esposa/esposo como você beijava quando eram namorados, e continue a revitalizar a relação conjugal todos os dias.

Meque Raul Samboco

22/02/2024

Um bom padrinho de casamento, não é, necessariamente, quem tem muito dinheiro para ajudar nas despesas do teu casamento, mas sim, quem tem o cérebro no lugar.

Os padrinhos não servem apenas para nos ajudar a realizar o nosso casamento, e a representar-nos durante a celebração matrimonial.

Os padrinhos são para a vida, pois haverá momentos em que o dinheiro não vai resolver as dificuldades do casamento, mas sim, um cérebro no lugar.

Por isso, faça uma escolha atenta, reflectida e para a vida, e não somente para a festa do casamento.

Meque Raul Samboco

Endereço

Maputo

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Meque Raúl Samboco publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Meque Raúl Samboco:

Compartilhar