22/12/2024
*ESTÁ NA HORA DO _CHAPO_!*
Cada dia que passa, convenço-me de que Daniel Chapo é o homem certo para o momento atípico que, hoje, estamos a vivenciar como pais.
Mesmo quando alguém começou, precipitadamente, a reclamar vitória nas eleições, Chapo sempre se manteve calmo e sereno, pois, sabe que trabalho honesto tinha feito e qual seria o resultado lógico desse mesmo trabalho.
Até este momento, Chapo mantém-se imperturbável e inabalável, ou seja, “na cena dele”, não porque tenha dúvidas dos resultados do seu trabalho, mas, porque respeita e confia nas instituições públicas, democraticamente estabelecidas.
Ontem, quando Venâncio se deu conta da movimentação do Chapo para Cabo Delgado a fim de prestar solidariedade com os afectados pelo ciclone Chido, correu todo nervoso, para dar “live” de última hora, numa tentativa desesperada de desviar as atenções e anular uma acção natural e humanitária de um homem que sempre que age pensando no próximo e no bem comum.
Imaginem se Chapo fosse reactivo como o “Mr. Lives”, quantas lives teria já dado, para o contrapor? Mas, porque estamos diante de um homem calmo, ponderado, dono das suas próprias emoções, que sabe esperar, ciente de que há tempo para tudo debaixo da terra — vemo-lo sereno, “na cena dele” como dizem os jovens.
E isto só confirma uma coisa que já está bem assente nos corações dos moçambicanos de bem: que estamos, de facto, diante de um líder, alguém que não precisa de usar o poder de medo, de manipulação das mentes para se fazer ouvir; alguém que não tem um tirano a habitar na sua mente, que dispensa o tribunal da opinião pública para se cercar da razão, que não promove cancelamentos de pessoas nas redes e nem mobiliza milícias digitais com a função de linchar quem pensa diferente, pois, está com o povo e tem o mesmo pulsar com o povo.
Chapo é esperança e exemplo de um homem firme, que não precisa de mentir nem fingir sentimentos que não existem para manipular a opinião pública. Trata-se de alguém que não tem ódio no coração. E é justamente por isso que, a cada dia, cresce em nós a convicção de que é ele que queremos, porque capaz de unir cada vez mais os moçambicanos e devolver- lhes a sua boa forma de ser e estar…
É Chapo que nos fará esquecer estes dias tenebrosos em que somos ensinados a odiar o outro por ser de um partido diferente que o nosso, por pensar diferente; que somos oprimidos pelos nossos próprios irmãos a ponto de até limitarem a nossa mobilidade e o direito de trabalhar; nestes dias que ensinam aos nossos filhos a matar, criando a ideia de que matar polícia, que também é filho de Deus é cumprir missão de “revolução”, nestes dias que até natal cancelam, algo que não é estranho porque esta “revolução” despreza a instituição família a ponto de separar e criar conflitos dentro dela; dias em que aprendemos a dura lição de que éramos felizes e não sabíamos.
Estamos muito cientes dos desafios que temos pela frente como Nação, e está mais que claro que devemos mudar, para que, conjuntamente, possamos superá-los. É por isso que, a 9 de Outubro passado, escolhemos alguém ciente de que “não devemos fazer a mesma coisa todos os dias e esperarmos resultados diferentes…”
Viva Chapo, o unificador e a esperança do povo moçambicano!
Viva Chapo, um homem livre de ódio e do desejo de vingança!
Viva Chapo, um homem solidário, que se preocupa com os outros e com o trabalho e nunca em amarrar as pessoas para não trabalharem, mesmo quando se sabe que só o trabalho pode salvar Moçambique e moçambicanos dos desafios que têm pela frente!
Viva Chapo, o nosso Presidente, o qual esperamos a confirmação da sua vitória amanhã — para firmarmos a certeza que este país é de todos nós — da RENAMO, MDM, PODEMOS, FRELIMO; para nos abraçarmos na riqueza das nossas diferenças, sem ódio nem preconceitos!
Viva a Unidade e o homem eleito pelo povo, capaz de promovê-la!
_Cidadão Atento_