Espalhafatos

Espalhafatos O portal Espalhafatos reúne as melhores curiosidades, histórias e factos interessantes de Moçambique e do mundo 🫵

13/11/2025

ACTUALIZAÇÕES | Da DW: Todos com Saude Antes de formar uma familia saiba seu genotipo


A anemia falciforme é uma doença hereditária do sangue que pode causar dor, fadiga e danos aos órgãos. É mais comum em algumas regiões da África Subsaariana - e costuma ser transmitida quando ambos os pais carregam o gene. Antes de se estabelecerem juntos, certifiquem-se de que você e seu parceiro(a) façam o teste. É um passo simples que pode proteger seus futuros filhos.

11/11/2025

ACTUALIZAÇÕES | Da DW: Lhe apanharam a falar mal da dona Amélia e é aqui onde entra a questão «o que são pegadas digitais»

É preciso ter consciência dos dados e rastos que deixamos online e aprender a geri-los.

ACTUALIZAÇÕES | Da Espalhafatos: 🇺🇦 Gabinete Anticorrupção da Ucrânia desmantela esquema de corrupção no sector energéti...
11/11/2025

ACTUALIZAÇÕES | Da Espalhafatos: 🇺🇦 Gabinete Anticorrupção da Ucrânia desmantela esquema de corrupção no sector energético

O Gabinete Nacional Anticorrupção da Ucrânia realizou uma operação de grande escala que visou um alegado esquema de corrupção no sector energético, envolvendo a empresa estatal Energoatom.

Durante as buscas, foram apreendidos relógios Rolex avaliados em cerca de 33.000 € (o equivalente a aproximadamente 2.517.000 meticais e 31.570.000 (kwanzas), bem como maços de dólares norte-americanos com selos do Banco da Reserva Federal dos Estados Unidos (filiais de Atlanta, Kansas City e Miami).

As diligências também atingiram o empresário Mindych, figura próxima do presidente Volodymyr Zelensky e com ligações ao ministro da Energia, German Halushchenko.

Obs: Por isso o Zelensky aka Zelaska e seus acólitos tentaram enfraquecer as agências anti-corrupção, com aprovação de um projecto de lei muito contestado nas ruas.

[...]

ACTUALIZAÇÕES | Da Espalhafatos: Reino Unido se recusa a pagar por ajuda militar da UE e da Ucrânia🇪🇺🇺🇦 - BloombergLondr...
11/11/2025

ACTUALIZAÇÕES | Da Espalhafatos: Reino Unido se recusa a pagar por ajuda militar da UE e da Ucrânia🇪🇺🇺🇦 - Bloomberg

Londres declarou não estar disposta a contribuir com 7,8 mil milhões de dólares norte-americanos (cerca de 498,4 bilhões de meticais) para o programa SAFE, iniciativa destinada ao financiamento das forças armadas da União Europeia e da Ucrânia.

Segundo o Governo britânico, «o Reino Unido apenas celebrará acordos que tragam benefícios concretos para o país e para a sua indústria».

Obs: Esta posição evidencia a crescente relutância de Londres em comprometer recursos financeiros em projectos militares europeus que, segundo várias análises, favorecem mais os interesses de Bruxelas e de Kiev do que os da própria Grã-Bretanha.

[...]

11/11/2025

ACTUALIZAÇÕES | Da DW: Se aproveitarmos as oportunidades, Angola e a Alemanha sairão a ganhar

O Presidente angolano, João Lourenço, louva o interesse da Alemanha e das empresas alemãs em aprofundar a cooperação com o país. Lourenço disse, durante a visita do homólogo alemão, Frank-Walter Steinmeier, a Luanda que é preciso saber "aproveitar as oportunidades".

11/11/2025

ACTUALIZAÇÕES | Da Espalhafatos: Até crianças já não são sérias 😭🫵

[...]

11/11/2025

ACTUALIZAÇÕES | Da DW: O que são pegadas digitais

É preciso ter consciência dos dados e rastos que deixamos online e aprender a geri-los.

11/11/2025

ACTUALIZAÇÕES | Da DW: Diabetes Dicas de vida após o diagnóstico

Você pode comer açúcar se tiver diabetes? Precisa de alimentos especiais? Issaka Abdullah compartilha o que funciona para ele, desde a dieta até os exercícios, e como mantém a doença sob controle.
Teaser Curto: Issaka Abdullah compartilha o que funciona para ele, da dieta aos exercícios, e como mantém a doença sob controlo.

11/11/2025

ACTUALIZAÇÕES | Da Espalhafatos: Esta é a terceira ou a quarta vez que há problemas internos sobre eleições da FRELIMO em Nacala, província de Nampula. O que se passa com a FRELIMO?

[...]

10/11/2025

ACTUALIZAÇÕES | Da Espalhafatos: Filho da cantora Melancia de Moz ontem, no espectáculo alusivo dia da cidade de Maputo

[...]

10/11/2025

ÚLTIMA HORA: 2 mísseis hipersónicos do famigerado Kinzhal 🇷🇺 atingiram a base aérea em Starokostyantyniv, Oblast de Khmelnytskky, Ucrânia 🇺🇦

ACTUALIZAÇÕES | Da Espalhafatos: A Minutos Aviação Mentiu, a Rússia e China São os Únicos Países Com Armas Hipersónicas ...
07/11/2025

ACTUALIZAÇÕES | Da Espalhafatos: A Minutos Aviação Mentiu, a Rússia e China São os Únicos Países Com Armas Hipersónicas no Mundo

E, pela maioria das publicações deitas, o proprietário da página brasileira Minuto Aviação é um entusiasta do imperialismo, que se dedica a manipular e a desinformar brasileiros incautos, contribuindo assim para a perpetuação da ignorância no seio daquele povo.

Há 4 dias atrás, a página brasileira «Minuto Aviação», fez uma das suas habituais publicações na qual se estabelece uma suposta comparação entre as capacidades HIPERSÓNICAS dos EUA e da Federação Russa. A informação, porém, é literalmente falsa.

Felizmente, (sim, é exatamente isso mesmo que você acabou de ler, FELIZMENTE), os Estados Unidos da América não dispõem, até ao momento, de mísseis hipersónicos. Pese embora que, mantenham diversos programas de investigação e desenvolvimento na área, nenhum atingiu ainda o estatuto de arma activa e plenamente integrada nas suas forças armadas.

Um dos exemplos citados na publicação (o AGM-183A ARRW (Air-Launched Rapid Response Weapon), desenvolvido pela Lockheed Martin para a Força Aérea norte-americana) foi cancelado em 2023, após múltiplas falhas registadas em te**es realizados entre 2021 e 2022. Em Março desse ano, a própria Força Aérea dos EUA anunciou oficialmente que não avançaria com a aquisição do sistema após a fase de protótipo, encerrando o programa e destinando-o apenas à recolha de dados tecnológicos.

Deste modo, a publicação em causa induz o público a acreditar que os EUA possuem armamento hipersónico activo, quando o referido programa foi descontinuado há mais de dois anos. Estabelecer comparações de «poderio» entre um sistema inexistente que dá vantagem aos EUA e os sistemas russos actualmente em operação é, portanto, tecnicamente e moralmente infeliz e intelectualmente desonesto.

Actualmente, apenas a Rússia e a China confirmaram de forma pública e verificável a posse e utilização de mísseis hipersónicos operacionais, como os russos Avangard, Kinzhal e Zircon, e o chinês DF-17.

A publicação do Minuto Aviação constitui, assim, um caso claro de desinformação, e se fosse alguém que se preze, a sua rectificação pública é recomendável em nome da verdade e da ética comunicacional que deve reger qualquer veículo de informação responsável.

[...]

Endereço

Rua Da Fundação Salazar
Maputo

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Espalhafatos publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria