06/11/2024
[...] sim, sobre aqueles 15 meticais da taxa de rádio de difusão… Só para vos elucidar: em Maputo, apenas, somos 1.088 milhões de habitantes (segundo o SENSO de 2017). Então, o Estado, através da Rádio Moçambique, arrecada cerca de 16.320 milhões de meticais (aproximadamente a 255 milhões de dólares). E se somarmos com as outras províncias quanto será?
Atenção que esta taxa por vezes é paga duas ou mais vezes. Quando tens viatura é anual e quando tens mais de uma casa.
Indignação e questionário(s):
Se por um lado, aquele valor não serve para que se promova a nossa música e nem para impulsionar ou impor que as rádios-filhas (já que a Rádio de Moçambique é mãe) toquem as nossas músicas, afinal, para que serve?
Nos meus 40 anos de idade, cresci sabendo que a Rádio Moçambique tem o melhor estúdio de gravação do país. Afinal, quem lá grava? Porque até mesmo os que concorrerem ao Ngoma Moçambique - maior parada musical do país - gravam músicas nos seus estúdios. E por falar em Ngoma, deve-se melhorar substancialmente a comunicação e a cultura de resposta - atempada e eficiente. Porque, explico-me, se alguém faz um email para registo da sua música ao concurso, deve receber, penso eu, um email de resposta a explicar, por exemplo, os motivos pelos quais a referida música não foi admitida, em vez de silêncio.
Outro aspecto: porque esta rádio, cheia de sabichões da música e exímios conhecedores das técnicas de produção, não usa estes fundos, pelo menos, para produzir em massa músicas infantis, para abandonarmos a vergonha que assistimos nas festas de crianças a cada dia 1 de Junho?
Mas, afinal de contas, o que fazem com cada centavo que retiram do cidadão moçambicano? Como são capazes de aparecer a falar de que as nossas músicas não têm qualidade se eles próprios não criam? Pergunto mais: será que há um plano para a reintegração de jovens produtores, donos de estúdios privados, depois de já terem uma idade de reforma ou quando já não tiverem idade para trabalhar? Há, por outro lado, um plano de saúde ou dinheiro para ajudar os músicos doentes e incapacitados que passam a vida nas redes a mendigar por ajuda?
In pesadelo
Sidney Mavie
Imperador da GM Records
06/11/2024